Tratamentos Naturais para Neuropatia Periférica

Tratamentos Naturais para Neuropatia Periférica
BANNER-25-DESCONTO-Lavanda
Tratamento para dano nos nervos periféricos pode variar, dependendo da condição subjacente. Medidas como relaxar em um banho quente e fazer exercícios regulares podem oferecer algum alívio.
Tratamentos Naturais para Neuropatia Periférica

Neuropatia periférica é uma condição que causa fraqueza, dor e dormência em suas extremidades (geralmente mãos e pés).

Seus nervos periféricos enviam mensagens do cérebro e da medula espinhal para o resto do seu corpo. Quando esses nervos estão danificados, essas mensagens são interrompidas, afetando a forma que seu corpo responde à dor, temperatura e outros reflexos.

Algumas coisas que podem causar esse dano são:

  • diabetes mellitus
  • lesão traumática
  • alcoolismo
  • infecção

Os sintomas da neuropatia periférica podem surgir de forma súbita ou progredir gradualmente ao longo do tempo.

Os métodos de tratamento variam de acordo com a causa da condição. Muitos métodos naturais e tradicionais se concentram em aliviar os sintomas da dor.

Sintomas da neuropatia periférica

Os sinais da neuropatia periférica variam de acordo com o tipo de nervos afetados. Existem três tipos: nervos motores, nervos sensoriais e nervos autônomos.

Nervos motores

Seus nervos motores enviam mensagens do cérebro aos músculos, para que você possa controlar seus movimentos.

Se seus nervos motores forem afetados, você pode ter sintomas como:

  • fraqueza muscular ou atrofia
  • dificuldade para mover os braços ou pernas
  • espasmos musculares ou contrações incontroláveis
  • reflexos diminuídos

Nervos sensoriais

Os nervos sensoriais enviam mensagens de outras partes do corpo para o cérebro, acionando seus sentidos. Quando você experimenta uma sensação de frio ou toca algo afiado, está usando seus nervos sensoriais.

Se sua neuropatia periférica afetar seus nervos sensoriais, você pode sentir:

  • formigamento ou dormência
  • sensibilidade ao toque
  • sensação diminuída
  • incapacidade de sentir mudanças de temperatura ou dor ao calor e frio
  • perda de reflexos e coordenação

Nervos autônomos

Esses nervos controlam funções involuntárias e semivoluntárias, como pressão arterial, frequência cardíaca, funções da bexiga e transpiração.

Se seus nervos autônomos forem afetados pela neuropatia periférica, você pode ter os seguintes sintomas:

  • náusea
  • vômito
  • tontura ao ficar de pé ou mudar de posição de sentado para em pé
  • suor excessivo
  • incapacidade de controlar as funções intestinais e da bexiga
  • ritmo cardíaco irregular
  • dificuldade para engolir

8 tratamentos naturais para neuropatia periférica

O tratamento para neuropatia periférica depende da causa. Alguns tratamentos comuns envolvem fisioterapia, cirurgia e injeções para aliviar a pressão dos nervos. Outros tratamentos visam reduzir a dor e o desconforto com analgésicos de venda livre, como ibuprofeno ou aspirina.

Há também uma série de tratamentos naturais para ajudar a reduzir os sintomas da neuropatia periférica.

1. Vitaminas

Alguns casos de neuropatia periférica estão relacionados à deficiência de vitaminas. A vitamina B é essencial para a saúde de seus nervos. Uma deficiência pode levar a danos significativos nos nervos.

Embora você possa obter vitamina B através de suas refeições, seu médico também pode recomendar um suplemento. Mantenha a dose recomendada para evitar toxicidade e piorar os sintomas.

A vitamina D também pode contribuir para que o desconforto nos nervos seja evitado. Geralmente, a sua pele produz vitamina D em resposta à exposição à luz solar. Uma deficiência pode causar dor na neuropatia; e tomar um suplemento pode ajudar a reduzir os sintomas da doença.

2. Pimenta caiena

A pimenta caiena contém capsaicina, um ingrediente que dá picância às pimentas quentes. A capsaicina tem sido usada em cremes tópicos devido às suas propriedades analgésicas. Ela diminui a intensidade dos sinais de dor enviados pelo corpo.

Incorporar pimenta caiena em sua dieta, ou tomar um suplemento de capsaicina, pode ajudar a reduzir a dor da neuropatia.

Pomadas tópicas de capsaicina também podem ser usadas no corpo. Embora possa queimar no começo, o uso contínuo vai reduzir as sensações da neuropatia.

Certifique-se de discutir esse método de tratamento com seu médico, antes de usá-lo, para evitar sintomas adversos.

3. Parar de fumar

Fumar afeta a circulação sanguínea, e faz com que os vasos sanguíneos se contraiam, permitindo menos fluxo de sangue oxigenado. Sem circulação sanguínea adequada, você pode sentir aumento de dormência e dor de sua neuropatia periférica. Eliminar o hábito de fumar pode ajudar a melhorar seus sintomas. Utilize essa situação como incentivo para implementar transformações positivas em sua vida.

4. Banho quente

Tomar um banho quente pode ser reconfortante e alivia os sintomas da dor de neuropatia. Tudo isso porque a água quente aumenta a circulação sanguínea por todo o corpo, diminuindo os sintomas de dormência.

Se seus nervos sensoriais forem afetados pela neuropatia periférica e você não tiver sensibilidade à temperatura, tenha cuidado para não deixar a água do banho muito quente.

5. Exercício

Exercícios regulares podem ajudar a combater a dor e melhorar sua saúde em geral. Ser ativo pode reduzir seus níveis de açúcar no sangue, o que, por sua vez, pode reduzir ou retardar os danos nos nervos. O exercício também aumenta o fluxo sanguíneo dos seus braços e pernas, reduzindo o estresse. Além do mais, esses fatores ajudam a reduzir o desconforto e a dor.

6. Óleos essenciais

Alguns óleos essenciais, incluindo camomila romana e lavanda, ajudam a aumentar a circulação no corpo. Eles também têm propriedades analgésicas e anti-inflamatórias que podem estimular a cura.

Para isso, dilua óleos essenciais (algumas gotas) com 30 ml de um óleo carreador, como o azeite de oliva. Aplique esses óleos diluídos na área afetada, a fim de reduzir as dores agudas e formigamentos da neuropatia periférica.

7. Meditação

Técnicas de meditação podem ajudar pessoas com sintomas de neuropatia a conviverem com sua dor. Isso pode ajudar a reduzir o estresse, melhorar suas habilidades de enfrentamento e diminuir a intensidade da dor. Adotar uma abordagem “mente & corpo” é uma técnica não invasiva que lhe proporciona mais controle sobre sua condição.

8. Acupuntura

A acupuntura promove a recuperação natural do organismo, estimulando os pontos de pressão no corpo. Essa técnica desencadeia o sistema nervoso a liberar substâncias químicas, que podem alterar a experiência ou o limiar da dor. A acupuntura ajuda a fornecer um equilíbrio de energia ao corpo, que pode afetar seu bem-estar emocional.

Conclusão

Prevenir é mais eficaz do que tratar. E manter seus níveis de açúcar no sangue dentro da faixa normal ajudará a evitar que sua neuropatia piore. Se sua neuropatia estiver relacionada ao consumo de álcool, pare de beber agora.

Remédios naturais também são eficazes para aliviar os sintomas de dor da neuropatia periférica. No entanto, certifique-se de consultar seu médico, antes de participar de um novo método de tratamento. Se você apresentar sintomas irregulares ao usar remédios naturais, ou se suas condições piorarem, visite um médico imediatamente.

Deixe um comentário