Tudo o que você precisa saber sobre remoção de marcas de pele

Remoção de marcas de pele
BANNER-25-DESCONTO-Lavanda
Você pode remover as marcas de pele com opções cirúrgicas, incluindo a criocirurgia. Além disso, alguns remédios caseiros e produtos de venda livre podem ajudar as marcas de pele a secar e cair.
Remoção de marcas de pele

As marcas de pele são crescimentos macios e não cancerígenos, que normalmente se formam nas dobras da pele do pescoço, axilas, seios, área da virilha e pálpebras. Esses crescimentos são fibras de colágeno soltas que ficam alojadas em áreas mais espessas da pele.

As marcas de pele também são extremamente comuns, afetando quase metade da população, como afirma a especialista Kemunto Mokaya. De acordo com Mokaya, as marcas são mais comuns entre adultos mais velhos, pessoas com sobrepeso e pessoas com diabetes.

Essas lesões cutâneas geralmente são inofensivas, mas podem ser dolorosas quando presas por joias ou roupas. Ademais, se esses crescimentos forem incômodos, há alívio disponível. E pensando nisso, separamos a seguir alguns remédios caseiros, produtos de venda livre e opções cirúrgicas para se livrar das marcas de pele.

Remédios caseiros para marcas de pele

As marcas de pele geralmente não exigem tratamento ou uma visita ao médico. Se você optar por removê-las, pode ser possível fazer isso com produtos que já estão no seu armário de remédios, ou na cozinha. Quanto ao efeito, a maioria dos remédios caseiros seca a marca de pele até que ela encolha e caia.

Óleo Melaleuca

O óleo de melaleuca, que possui propriedades antivirais e antifúngicas, é seguro para uso na pele quando diluído em um óleo carreador.

Primeiro, lave a área afetada. Em seguida, usando um cotonete ou algodão, massageie suavemente o óleo sobre a marca de pele. Coloque uma bandagem sobre a área durante a noite. Continue este tratamento por diversas noites até que a marca seque e se desprenda.

Casca de banana

Não jogue fora as cascas de banana antigas, especialmente se tiver uma marca de pele; pois elas podem ajudar a secá-la. Esse benefícios podem ser provenientes das propriedades antioxidantes que há nelas.

Para usar esse método, coloque um pedaço de casca de banana sobre a marca, e cubra com uma bandagem. Faça isso todas as noites até que a marca caia.

Vinagre de maçã

Mergulhe um cotonete no vinagre de maçã, e coloque o cotonete sobre a marca de pele. Envolva a área em uma bandagem por 15 a 30 minutos, e depois lave a pele. Repita diariamente por algumas semanas.

A acidez do vinagre de maçã quebra o tecido ao redor da marca de pele, fazendo com que ela caia.

Vitamina E

O envelhecimento pode contribuir para as marcas de pele. Como a vitamina E é um antioxidante que combate rugas e mantém a pele saudável, a aplicação dela líquida sobre uma marca de pele pode fazer com que o crescimento desapareça em alguns dias.

Massageie o óleo sobre a marca e a pele circundante, até que ela caia.

Alho

O alho ajuda a melhorar a aparência da pele, reduzindo a inflamação. Para se livrar naturalmente de uma marca de pele, aplique alho esmagado sobre a marca, e cubra a área com uma bandagem durante a noite.

Lave a área de manhã. Repita até que a marca de pele encolha e desapareça.

Produtos de venda livre para marcas de pele

Junto de remédios caseiros, vários produtos de venda livre (OTC), que podem ser encontrados em supermercados e farmácias, são capazes de remover com segurança uma marca de pele.

Além disso, kits de congelamento usam crioterapia (o uso de temperaturas extremamente baixas) para destruir o tecido indesejado da pele.

“Lesões benignas, como marcas de pele, requerem temperaturas de -4°F a -58°F para destruí-las”, disse Mokaya.

Ademais, ela recomenda procurar um kit de remoção de verrugas ou marcas de pele de venda livre que alcance a temperatura mais baixa, quando usado adequadamente. E, enfim, Mokaya ressalta que cremes de remoção e crioterapia podem causar irritação e dermatite de contato. No entanto, ainda podem ser eficazes para uso a curto prazo.

Quando procurar um médico

Outras condições da pele, como verrugas e pintas, podem se assemelhar a marcas de pele. Como algumas pintas podem ser cancerígenas, é melhor fazer com que suas marcas de pele sejam examinadas por um médico. Seu dermatologista ou médico de família poderá diagnosticar as marcas de pele. Eles provavelmente farão isso por meio de um exame visual pessoal; mas a telemedicina também pode ser uma opção.

Grande parte das marcas de pele é crescimento não cancerígeno. Porém, se a sua for atípica ou parecer suspeita, seu médico poderá realizar uma biópsia como precaução.

Procedimentos cirúrgicos para marcas de pele

A remoção cirúrgica de marcas de pele é um procedimento ambulatorial comum. Após anestesiar a área com um anestésico local, seu médico pode realizar um dos seguintes procedimentos, com base no tamanho e na localização da marca de pele:

  • Cauterização. Seu médico usa calor para remover a marca de pele.
  • Criocirurgia. Seu médico pulveriza uma pequena quantidade de nitrogênio líquido sobre a marca de pele, a fim de congelar o crescimento.
  • Eletrocauterização. Seu médico também pode queimar a marca de pele com uma corrente elétrica especializada.
  • Ligação. Marcas de pele às vezes podem ser removidas, ao cortar o fluxo sanguíneo com um fio cirúrgico.
  • Cirurgia. Isso simplesmente envolve seu médico cortar a marca de pele na base, com tesouras cirúrgicas. O tamanho e a localização da marca de pele determinarão a necessidade de curativos ou pontos.

Dicas pós-remoção

Infecções e complicações geralmente não ocorrem com a remoção de marcas de pele. Após a remoção, algumas pessoas desenvolvem uma cicatriz, que pode desaparecer lentamente com o tempo.

Após a remoção de uma marca de pele em casa, aplique uma pomada antibiótica na área afetada e mantenha-a coberta com uma bandagem, como faria com um corte. Isso reduz o risco de infecção. Ademais, consulte o seu médico se a área se tornar dolorosa ou sangrar.

Se você passar por um procedimento médico para remover uma marca de pele, as instruções do seu médico podem incluir a recomendação de manter o ferimento seco por pelo menos 48 horas; e, depois, lavar suavemente a área com água e sabão.

Seu médico também pode marcar uma consulta de acompanhamento para verificar o ferimento, e remover quaisquer pontos (se necessário).

O que causa marcas de pele?

Não está claro o que exatamente causa as marcas de pele. Como geralmente aparecem em dobras da pele, o atrito pode desempenhar um papel. Sabemos que elas são compostas por vasos sanguíneos, e colágeno envolvidos por uma camada externa de pele.

Além disso, estudos mostram uma correlação entre o papilomavírus humano (HPV) e as marcas de pele. A resistência à insulina, que pode levar ao diabetes tipo 2 e à pré-diabetes, também pode desempenhar um papel no desenvolvimento das marcas de pele. Pessoas com resistência à insulina não absorvem eficazmente a glicose da corrente sanguínea.

De acordo com um estudo de 2010, a presença de várias marcas de pele está associada à resistência à insulina, um alto índice de massa corporal e altos níveis de triglicerídeos.

Ademais, marcas de pele também são um efeito colateral comum da gravidez. Isso pode ser devido às hormonas da gestação e ao ganho de peso. Em casos raros, várias marcas de pele podem ser um sinal de um desequilíbrio hormonal ou um problema endócrino.

Pode haver também uma conexão genética. Por isso, não é incomum que vários membros da família as tenham. Porém, as marcas de pele não são contagiosas.

Conclusão

As marcas de pele são geralmente inofensivas e, portanto, o tratamento não é necessário – a menos que elas causem irritação.

Embora os remédios caseiros e os produtos de venda livre possam ser soluções eficazes e econômicas, consulte o seu médico se uma marca de pele não responder ao tratamento em casa, sangrar ou continuar crescendo.

Ademais, vários procedimentos podem remover com sucesso uma marca de pele com dor e cicatrizes mínimas.

Deixe um comentário