10 remédios para unhas encravadas: naturais, medicamentosos e muito mais

Remédios para unhas encravadas
BANNER-25-DESCONTO-Lavanda
Unhas encravadas causam dor, vermelhidão e inchaço. Por outro lado, remédios caseiros e tratamentos médicos podem ajudar a aliviar os sintomas e prevenir futuras infecções.

Unhas encravadas são um problema comum, especialmente para pessoas que usam sapatos muito apertados ou que não permitem que seus pés respirem.

Aproximadamente 20% das pessoas enfrentam uma unha encravada em algum momento de suas vidas. Os sintomas de uma unha encravada podem incluir dor e inchaço do dedo do pé. Às vezes, a unha pode ficar infectada.

Porém, existem muitos tratamentos para unhas encravadas, desde remédios caseiros à cirurgia. Na maioria dos casos, você pode tratar uma unha encravada em casa com medicamentos de venda livre ou remédios caseiros. No entanto, se a unha estiver infectada ou causando dor intensa, pode ser necessário procurar um médico para o tratamento.

Remédios para unhas encravadas

O que causa unhas encravadas?

Uma unha encravada ocorre quando o canto ou a borda da unha do pé se curva e cresce para dentro da pele circundante, podendo causar dor, vermelhidão e inchaço. A condição é muito comum em homens e mulheres, sendo o dedão do pé o mais propenso a ser afetado.

As causas comuns de unhas encravadas são:

  • trauma na unha do pé, como bater o dedo.
  • usar sapatos muito apertados.
  • cortar as unhas dos pés muito curtas.
  • cortar as unhas dos pés em um ângulo.
  • má higiene dos pés.
  • suor excessivo (hiperidrose).
  • certos medicamentos, incluindo inibidores do receptor do fator de crescimento epidérmico.

Para evitar infecções, é importante tratar as unhas encravadas assim que ocorrerem. Casos leves podem exigir tratamento mínimo com remédios caseiros, enquanto casos graves podem necessitar de intervenção cirúrgica.

10 remédios comuns para unhas encravadas

Os seguintes tratamentos podem ajudar a aliviar a dor e promover a cicatrização de uma unha encravada.

1. Deixe de molho em água morna e sabão

Deixar o pé afetado de molho pode ajudar a reduzir o inchaço e aliviar a dor. Você pode deixar o pé de molho em água morna e sabão por até 20 minutos de cada vez. O sabonete Castela representa uma escolha vantajosa. Além disso, adicionar sais de Epsom à água pode trazer alívio adicional.

2. Deixe de molho em vinagre de maçã

O uso generalizado do vinagre de maçã, como remédio para diversas finalidades, é comum nos dias atuais. Inclusive, para unhas encravadas. Ademais, acredita-se que o vinagre de maçã tenha propriedades antissépticas, anti-inflamatórias e analgésicas, embora as evidências científicas sejam limitadas.

Para experimentar este remédio, prepare uma bacia de água morna combinada com 1/4 de xícara de vinagre de maçã. Deixe o pé afetado de molho por até 20 minutos diariamente. Seque bem o pé após o molho.

3. Coloque fio dental ou algodão na área

Alguns especialistas recomendam colocar pequenos pedaços de algodão ou fio dental encerado sob a borda de uma unha encravada, para estimular o crescimento adequado da unha. No entanto, nem todos os grupos médicos concordam.

De acordo com o Colégio Americano de Cirurgiões de Pé e Tornozelo, colocar algodão sob a unha pode aumentar a dor e permitir que bactérias prejudiciais prosperem. Por outro lado, molhar o algodão ou o fio dental em álcool antes da aplicação pode ajudar a reduzir esse risco.

4. Aplicar pomada antisséptica

O uso de pomada antisséptica ou creme de venda livre pode promover a cicatrização e reduzir o risco de infecção. Para isso, aplique a pomada na unha dos pés afetada, seguindo as instruções do fabricante, por até três vezes ao dia (geralmente).

Essas pomadas podem incluir:

  • neomicina (Neosporin).
  • bacitracina/polimixina B (Polysporin).
  • mupirocina (Bactroban).

Certifique-se de enfaixar a unha dos pés após a aplicação.

5. Use sapatos e meias confortáveis

Sapatos e meias muito apertados podem apertar os dedos dos pés. Inclusive, calçados inadequados são uma das principais causas de unhas encravadas. Para ajudar a prevenir o desenvolvimento ou agravamento de uma unha encravada, use sapatos e meias (ou meias-calças) que se ajustem, mas que ainda deixem espaço suficiente na área dos dedos dos pés. Durante o processo de cicatrização, evite sapatos, ou use sandálias o máximo possível para limitar a pressão nas unhas dos pés.

6. Tome um analgésico de venda livre

A acetaminofeno (Tylenol) pode ajudar a aliviar a dor de uma unha encravada. Efeitos colaterais são incomuns, a menos que você tome mais do que a quantidade diária recomendada de 2 comprimidos de 325 miligramas (mg) a cada 4 a 6 horas. Ademais, tampouco exceda 10 comprimidos em 24 horas; e não tome com álcool.

Se houver inchaço, o ibuprofeno (Advil) pode ser uma opção melhor, pois alivia tanto a dor quanto o inchaço. Alguns efeitos colaterais comuns do ibuprofeno incluem dor abdominal, desconforto estomacal e diarreia.

E não se esqueça de tomar todos os analgésicos de venda livre conforme as orientações do fabricante ou de um médico.

7. Use um protetor para os dedos dos pés

Um protetor para os dedos dos pés oferece uma barreira acolchoada para unhas encravadas, e está disponível como anéis que se encaixam na área afetada, ou como uma cobertura para o dedo inteiro. Algumas marcas de protetores para os dedos dos pés, como a Dr. Scholl's, vêm com um gel medicado para ajudar a amolecer as unhas dos pés, com intuito de facilitar o corte. Porém, use o tratamento conforme as instruções até que a unha encravada desapareça.

8. Experimente uma órtese para os dedos dos pés

Órteses para os dedos dos pés são dispositivos finos compostos que mantêm o dedo no lugar, protegendo a pele enquanto uma nova unha cresce. Além disso, elas ajudam no tratamento e prevenção de unhas encravadas. Você pode encontrar órteses para os dedos dos pés online e em algumas farmácias.

9. Consulte seu médico sobre antibióticos orais

Seu médico pode prescrever antibióticos orais para uma infecção grave de unha encravada, a qual não responde a outros remédios e tratamentos. Antibióticos orais ajudam a reduzir a dor e o inchaço, além de combater a infecção.

Alguns sinais de infecção podem incluir:

  • aumento de vermelhidão.
  • dor pulsante.
  • aumento de inchaço.
  • pus.
  • calor no dedo do pé afetado e na sua área circundante.
  • odor desagradável.

Alguns antibióticos usados para tratar unhas encravadas infectadas são: ampicilina (Omnipen), amoxicilina (Amoxil, Moxatag) e vancomicina (Vancocin).

10. Considere a remoção da unha

Se uma unha encravada não melhorar com remédios caseiros, pode ser necessário remover parcial ou totalmente a unha. Ao usar anestesia local, um médico pode remover parte da borda da unha, a matriz da unha subjacente ou parte da placa de crescimento central.

Em casos graves e recorrentes, o médico pode recomendar a remoção completa da unha encravada. Esta é a última opção, cuja solução potencialmente dolorosa pode aumentar o risco de infecção; além de aumentar o risco de uma unha do pé deformada, à medida que ela cresce novamente.

Quando procurar um médico

Problemas leves nos pés, como unhas encravadas, podem causar complicações graves em algumas pessoas. Se você tiver uma unha encravada e diabetes, ou outra condição que cause má circulação, ou se tiver um sistema imunológico comprometido, consulte o médico.

Você também deve consultá-lo se:

  • a dor e o inchaço forem graves.
  • remédios caseiros não melhorarem a condição.
  • você tiver uma reação alérgica a um remédio caseiro na pele.
  • tiver dúvidas sobre como cuidar de uma unha encravada.

Perspectivas e prevenção

A maioria das unhas encravadas não é séria. Com os cuidados adequados em casa, elas devem melhorar em uma semana ou mais, sem causar danos permanentes. Por outro lado, se elas não forem tratadas, podem causar dor intensa e infecção, cujos sintomas podem se espalharem para camadas mais profundas da pele.

Além disso, é comum que as unhas encravadas se repitam, especialmente se você não tomar medidas para evitá-las.

Conclusão

Embora causem desconforto, as unhas encravadas são, em geral, passíveis de tratamento doméstico. Portanto, usar sapatos que se ajustem corretamente, cortar as unhas dos pés em linha reta e deixar os pés de molho podem ajudar a prevenir unhas encravadas.

Geralmente, as unhas encravadas cicatrizam sem causar danos permanentes. No entanto, às vezes, podem levar a complicações graves. Ademais, consulte seu médico se você tiver uma condição subjacente que o coloque em risco a complicações, como diabetes.

Deixe um comentário