6 melhores remédios para terçol

Remédios para terçol
BANNER-25-DESCONTO-Lavanda
Você pode tratar um terçol em casa, com remédios caseiros e medicamentos de venda livre (OTC). Se essas opções não ajudarem a resolver, é recomendável conversar com um médico.
Remédios para terçol

As pálpebras têm muitas glândulas sebáceas minúsculas, especialmente ao redor dos cílios.

A acumulação de pele morta, sujeira ou óleo pode obstruir esses pequenos orifícios. As bactérias podem se desenvolver dentro deles e causar um terçol, semelhante a uma espinha, que às vezes é doloroso. Isso também é conhecido como hordeol.

Ademais, as bactérias Staphylococcus aureus ou Staphylococcus epidermidis causam cerca de 90% a 95% de terçóis.

“Os terçóis geralmente desaparecem por conta própria, em 7 a 10 dias”, disse a Dra. Michele Green, dermatologista cosmética com sede em Nova York.

Aqui estão 6 maneiras de acelerar o processo de cicatrização de terçol.

1. Use uma compressa morna

Uma compressa morna é a maneira mais eficaz de tratar um terçol. O calor ajuda a trazer o pus para a superfície, dissolvendo-o para que o terçol possa drenar naturalmente.

Para fazer isso, molhe um pano limpo com água morna. Assegure-se de que a água não esteja excessivamente quente. Esprema o tecido para que esteja úmido, mas não gotejante. Em seguida, coloque-o suavemente sobre o olho por cerca de 10 a 15 minutos. Não aperte ou tente perfurar o terçol.

Para manter o pano quente, reaqueça-o a cada 30 segundos mergulhando-o em água morna e torcendo-o. Repita a compressa cerca de quatro vezes ao dia para obter resultados ideais.

Além disso, em vez de usar uma compressa de pano quente, você pode usar um saquinho de chá morno. Inclusive, o chá preto funciona melhor porque ajuda a reduzir o inchaço e possui propriedades antibacterianas.

Para usar esse método do chá, adicione água fervente a uma xícara, depois coloque um saquinho de chá (como se você fosse bebê-lo). Deixe que o chá infunda por aproximadamente um minuto. Espere até que o saquinho de chá esfrie o suficiente para colocar sobre o olho, depois mantenha-o no olho por cerca de 5 a 10 minutos. Aqueça-o a cada 30 segundos mergulhando-o em água morna e torcendo-o. Utilize um sachê de chá distinto para cada olho.

“Você pode usar chá preto como compressa duas vezes ao dia, para reduzir o inchaço e o desconforto associado a um terçol”, disse Green.

No entanto, a umidade pode irritar a pele em algumas pessoas. Portanto, você também pode fazer uma compressa seca colocando um pouco de arroz cru em uma meia, e aquecendo-a no micro-ondas por 20 segundos. Certifique-se de pressionar a saliência para ajudar a drenar.

Realize esse procedimento de três a quatro vezes diariamente.

2. Limpe suas pálpebras com sabonete suave e água

Green aconselha que você evite produtos químicos sintéticos agressivos, ao limpar a área dos olhos. Em vez disso, os ingredientes devem ser hipoalergênicos e não irritantes, disse ela.

“A pele ao redor dos olhos é muito mais fina do que o resto do seu rosto. Portanto, você precisa ter cuidado com os produtos que aplica na área dos olhos”, disse Green.

Ela recomenda usar o OCuSOFT para limpar as pálpebras, pois mostrou ser eficaz contra as bactérias comumente encontradas na pálpebra. Sua fórmula mata efetivamente sete cepas de bactérias, de acordo com Green.

Você também pode escolher um xampu para bebês sem lágrimas e misturá-lo com água morna. Use um cotonete ou pano limpo para limpar suavemente as pálpebras. Você pode fazer isso todos os dias até que o terçol desapareça.

Inclusive, limpar as pálpebras também ajuda a prevenir futuros terçóis.

Outra opção é usar uma solução salina. Essa ação pode contribuir para estimular a drenagem e romper as membranas bacterianas.

3. Use medicamentos de venda livre

Use óleos essenciais, para aliviar a dor. Siga as instruções de um aromaterapeuta para garantir que você esteja tomando a dose correta.

4. Evite usar maquiagem

Evite usar maquiagem se tiver terçol, pois ela pode irritar ainda mais o olho e atrasar o processo de cicatrização.

Você também pode transferir bactérias adicionais para a maquiagem e ferramentas, adicionando outra infecção ao terçol. por isso, lave regularmente seus pincéis reutilizáveis.

Além disso, descarte qualquer produto para os olhos, como rímel e delineador, com mais de três meses. Descarte também quaisquer produtos que você tenha usado enquanto tinha terçol, pois podem conter bactérias.

5. Evite usar lentes de contato

Se tiver hábito de usar lentes de contato, use óculos até que seu terçol se cure; uma vez que as bactérias da infecção podem entrar em contato com as lentes e espalhar o terçol.

Mude para um novo par de lentes de contato quando o terçol se curar, a fim de evitar uma reinfecção.

6. Realize uma massagem na região para estimular a drenagem

Você pode massagear a área em combinação com lenços umedecidos, para promover a drenagem. Para isso, massageie a pálpebra suavemente com as mãos limpas.

Depois que o terçol drenar, mantenha a área limpa e evite tocar nos olhos. Se doer, pare de massagear.

Perguntas frequentes

O que desencadeia um terçol?

Um terçol é causado por uma infecção bacteriana. A maioria dos casos é causada por Staphylococcus aureus ou Staphylococcus epidermidis.

É possível espremer um terçol?

Os terçóis são causados por bactérias. Portanto, não esprema, aperte ou toque em um terçol. Pode parecer tentador, mas espremer liberará pus na própria pálpebra e pode levar a uma infecção mais ampla.

Além disso, converse com um médico se os remédios caseiros não ajudarem a resolver.

O terçol é contagioso?

O terçol não é totalmente contagioso. Logo, você não pode pegar um terçol ao entrar em contato com uma pessoa que o tem. Como é um fenômeno de inflamação local, sua irritação não pode ser transmitida a outras pessoas por contato casual.

No entanto, se você cutucar o terçol, pode espalhar as bactérias para outras partes do corpo. Você também pode introduzir bactérias adicionais na área, o que pode causar uma infecção secundária.

Por isso, para evitar a propagação de bactérias, lave sempre as mãos antes e depois de tocar em um terçol.

Como prevenir terçol?

Para evitar um terçol, lave as mãos com água e sabão antes de tocar nos olhos. Remova a maquiagem dos olhos todas as noites antes de dormir. Você também pode limpar as pálpebras com um cotonete embebido em água morna e sabonete suave, ou xampu.

Ter um terçol aumenta o risco de ter outro. Por isso, usar compressas mornas regularmente pode ajudar a evitar que outro se forme.

Além do mais, evite tocá-lo para que a propagação de bactérias e irritação se reduza – a menos que esteja limpando ou aplicando compressas mornas no terçol. Se precisar tocar no terçol, certifique-se de que suas mãos estejam limpas. Depois, lave as mãos novamente.

Ademais, lavar as fronhas com frequência é outra medida que você pode tomar para evitar terçóis.

Quanto tempo leva para um terçol desaparecer?

Um terçol pode durar várias semanas (e até meses) se não for tratado, embora você não deva deixá-lo progredir por meses.

Se o terçol durar mais de duas semanas, consulte um médico.

Como fazer um terçol desaparecer rapidamente?

O processo de cicatrização de um terçol pode durar cerca de 7 a 10 dias, com tratamento domiciliar. Dito isso, você pode obter pomadas ou compressas de venda livre que podem ajudar a acelerar a cicatrização.

Os terçóis raramente são um problema médico sério, mas podem ser irritantes. Eventualmente, eles se romperão e drenarão.

Quando devo procurar um médico?

Se o terçol estiver causando dor intensa e interferir em suas atividades diárias, consulte um médico; pois ele pode receitar uma pomada antibiótica, como eritromicina, que você aplica por 7 a 10 dias. No entanto, pesquisas mostram que antibióticos tópicos nem sempre são eficazes.

Se o terçol durar mais de duas semanas ou não melhorar com remédios caseiros, converse com um médico. Além disso, consulte um médico se tiver terçóis recorrentes, pois pode ser sinal de uma condição subjacente, como conjuntivite, blefarite ou celulite.

Além do mais, outros sintomas que devem ser discutidos com um médico incluem: vermelhidão e inchaço crescentes na pele que está ao redor do terçol; ou inflamação e crostas na área dos olhos, sem apresentação de um caroço visível.

Além disso, se notar alterações na sua visão que não desaparecem depois de piscar, ou se seus olhos ficarem sensíveis à luz, consulte um médico imediatamente.

E por fim, se os sintomas não melhorarem, talvez seja necessário consultar um oftalmologista para tratamento mais especializado. Esse especialista pode drenar o terçol, especialmente se for interno ou estiver afetando sua visão.

Deixe um comentário