Remédios caseiros para crupe

Remédios para crupe
BANNER-25-DESCONTO-Lavanda

Crupe é uma infecção viral do trato respiratório superior, que afeta aproximadamente 3% de todas as crianças de 6 meses a 3 anos de idade. Além disso, ela também pode afetar crianças mais velhas e adultos.

Na maioria dos casos, o vírus parainfluenza causa crupe, o que significa que não há uma cura para a condição. No entanto, existem muitos tratamentos médicos e domésticos que podem ajudar você ou seu pequeno a se sentirem melhor.

Continue lendo para obter mais informações sobre como reconhecer o crupe, quais tratamentos podem ajudar em casa, e quando é hora de procurar um médico.

Remédios para crupe

Utilizando sintomas para alcançar um diagnóstico de crupe

Embora a crupe possa afetar tanto crianças quanto adultos, a condição geralmente impacta significativamente as crianças.

O sintoma característico da crupe é uma tosse áspera e latente. Porém, outros sintomas podem incluir:

  • respiração rápida
  • rouquidão ao falar
  • estridor inspiratório, um som agudo de chiado quando a pessoa respira
  • febre de baixa intensidade (embora nem todos tenham febre quando têm crupe)
  • nariz entupido

Esses sintomas geralmente pioram à noite, e chorar também os torna mais intensos.

Ademais, médicos geralmente não realizam testes para diagnosticar o crupe. A condição é tão comum que eles, geralmente, podem reconhecer os sintomas por meio de um exame físico.

Se um médico desejar uma confirmação completa de que uma criança tem crupe, ele pode solicitar um raio-X ou teste de sangue para procurar sinais.

Embora a crupe possa fazer a tosse de uma criança parecer terrível, a condição geralmente é altamente tratável. Estima-se que 85% dos casos de crupe sejam leves.

Remédios que você pode usar em casa

Medidas de conforto

Choro e agitação podem piorar os sintomas de uma criança, fazendo com que ela sinta que é mais difícil respirar. Às vezes, o que pode ajudá-las é o conforto.

Para tanto, você pode oferecer muitos abraços ao seu filho, ou assistir a um programa ou filme favorito. Outras medidas de conforto incluem:

  • dar a ele um brinquedo favorito para segurar
  • tranquilizá-lo com uma voz suave e calmante
  • massagear as costas dele
  • cantar uma música favorita

Alguns pais podem dormir com ou perto de seu filho quando ele tem crupe. Dessa forma, você pode tranquilizá-lo mais rapidamente, pois a condição geralmente piora à noite.

Hidratação

Permanecer hidratado é vital em quase qualquer doença, incluindo a crupe. Às vezes, bebidas calmantes, como leite morno, podem ajudar a criança a se sentir melhor. Além disso, picolés, gelatina e pequenos goles de água também podem manter a criança hidratada.

Se a criança chorar sem lágrimas ou não tiver tantas fraldas molhadas, provavelmente precisa de mais líquidos. Caso não consiga fazê-la beber nada, chame o pediatra.

Lembre-se de que adultos com crupe também precisam de líquidos. Por isso, beber frequentemente líquidos frios pode ajudar.

Posicionamento

Muitas crianças acham que conseguem respirar melhor quando estão sentadas e ligeiramente inclinadas para a frente. No entanto, deitar pode dar a sensação de que não conseguem respirar tão bem.

Para ajudá-las, você pode construir uma “fortaleza de travesseiros”, a fim de que elas durmam sentadas. Ademais, abraços também são muito úteis para manter as crianças sentadas.

Umidade

O ar umidificado (quente e úmido) pode ajudar a relaxar as cordas vocais de uma pessoa, reduzindo a inflamação que pode dificultar a respiração.

A notícia positiva é que a maioria das pessoas possui um umidificador doméstico embutido: o chuveiro.

Portanto, se a criança estiver com dificuldade para respirar, leve-a para o banheiro e ligue o chuveiro até que o vapor escape. A criança pode respirar o ar quente e úmido. Embora a pesquisa não tenha realmente comprovado que isso ajuda a reduzir a irritação das vias aéreas, ajuda as crianças a se acalmarem e a melhorarem a respiração.

No entanto, você não deve fazer com que a criança respire vapor de uma panela de água fervente; pois algumas delas já sofreram queimaduras faciais ou queimaduras nas vias aéreas pelo vapor muito quente.

O ar frio também pode ajudar. As opções incluem um umidificador de ar frio ou respirar ar frio. Isso pode incluir ar frio ao ar livre (agasalhe primeiro a criança) ou até respirar na frente de uma porta aberta do freezer.

Óleos essenciais

Óleos essenciais são substâncias refinadas, derivadas de frutas, vegetais e plantas. As pessoas os inalam ou os aplicam (diluídos) na pele, devido a vários motivos de saúde.

As pessoas recorrem a diversos óleos essenciais para auxiliar no tratamento de enfermidades respiratórias. Exemplos são:

  • anis
  • fruto de funcho amargo
  • hortelã-pimenta
  • melaleuca

Contudo, mesmo que esses óleos possam ser vantajosos para adultos, há escassez de informações sobre sua segurança em crianças.

Além disso, há a possibilidade de uma criança ter uma reação alérgica. Por exemplo, o óleo de hortelã-pimenta pode desencadear laringoespasmo e complicações respiratórias em crianças com menos de 2 anos. Além disso, o óleo de eucalipto também deve ser evitado, devido a possíveis efeitos colaterais em crianças – alguns graves.

Ademais, alguns óleos essenciais (como os de anis e melaleuca) podem exercer efeitos semelhantes aos hormônios, em crianças pequenas. Por esse motivo, é melhor evitá-los na maioria das crianças com crupe.

Redutores de febre sem receita médica

Se o seu pequeno tiver febre ou dor de garganta, além dos sintomas de crupe, redutores de febre sem receita médica podem ajudar.

Se a criança tiver mais de 6 meses, você pode dar a ela acetaminofeno (Tylenol) ou ibuprofeno (Advil). Porém, não se esqueça de seguir cuidadosamente as instruções de dosagem.

Crianças com menos de 6 meses só devem tomar acetaminofeno. Além do mais, você pode ligar para o pediatra da criança, a fim de obter uma dosagem com base na concentração do medicamento e no peso da criança.

Quando entrar em contato com um médico

Como a crupe geralmente não causa uma febre alta, é difícil saber quando chamar um médico ou procurar tratamento.

Além da intuição de um pai ou cuidador sobre quando procurar ajuda, aqui estão alguns outros sintomas que indicam que é hora de chamar o médico:

  • uma tonalidade azul nas unhas ou lábios
  • histórico com mais de dois episódios de crupe em um ano
  • histórico de prematuridade e intubação anterior
  • abertura nasal (quando uma criança tem dificuldade em respirar e suas narinas se abrem frequentemente)
  • início súbito de uma tosse áspera (o crupe geralmente causa sintomas leves no início, e atinge o pico cerca de um a dois dias após o início dos sintomas)
  • chiado em repouso

Às vezes, outras doenças mais graves podem se assemelhar à crupe. Um exemplo é a epiglotite, uma inflamação da epiglote.

Embora raramente as crianças com crupe necessitem de hospitalização, algumas precisam. Por isso, pensando nisso, os médicos podem prescrever esteroides e tratamentos respiratórios para ajudar a criança a respirar mais facilmente.

Conclusão

A maioria dos pais pode tratar a crupe de seu filho em casa. Entretanto, se você estiver preocupado que os sintomas de seu filho estejam piorando, procure atendimento médico imediato.

Deixe um comentário