5 remédios caseiros para sarna

Remédios caseiros para sarna
BANNER-25-DESCONTO-Lavanda
Certos remédios caseiros e práticas de limpeza podem ajudar a tratar uma infecção por sarna, bem como prevenir a reinfecção. No entanto, pode levar alguns dias para a coceira desaparecer.
Remédios caseiros para sarna

O que é sarna?

A erupção cutânea da sarna é uma condição de pele causada por ácaros minúsculos chamados Sarcoptes scabiei. Os ácaros escavam a pele, causando coceira e desconforto. Eles podem provocar erupções, vermelhidão e bolhas na pele. A ausência de tratamento não resulta na eliminação da sarna, sendo, esta, altamente contagiosa. A fêmea do ácaro da sarna escava sob a pele e deposita ovos, que eclodem alguns dias depois, movendo-se para a superfície da pele e reiniciando o ciclo.

Além do mais, muitos tratamentos tradicionais para a sarna podem causar efeitos colaterais graves. Algumas pessoas não respondem a esses tratamentos e podem desenvolver resistência. Portanto, você pode optar por usar remédios caseiros naturais para tratar sua sarna.

Entretanto, se você estiver grávida, amamentando ou tiver alguma preocupação médica, consulte seu médico antes de usar qualquer remédio.

1. Óleo de árvore do chá

O óleo proveniente da árvore do chá apresenta-se como uma terapia tópica eficiente para a sarna, uma vez que atenua a coceira e promove a cicatrização da erupção cutânea na pele. Por outro lado, não funciona tão bem em ovos que estão mais profundos na pele. Você também pode adicionar algumas gotas de óleo da árvore do chá em um frasco de spray, e borrifar na sua roupa de cama.

Uma revisão de estudos de 2016 sugere que o óleo da árvore do chá é uma opção de tratamento promissora para a sarna, especialmente para casos que não melhoraram com tratamentos típicos. O óleo da árvore do chá mostrou ser eficaz no tratamento da sarna em testes laboratoriais e em pessoas, embora sejam necessários mais ensaios controlados randomizados em larga escala. Além disso, é possível ser alérgico ao óleo da árvore do chá. Portanto, se desenvolver uma reação alérgica, interrompa o uso.

O óleo da árvore do chá é:

  • antibacteriano
  • anti-inflamatório
  • acaricida (capaz de matar ácaros)
  • antipruriginoso (alivia a coceira)

2. Neem

Óleo de neem, sabonetes e cremes podem ser um tratamento alternativo útil para a sarna. Ele possui propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas e analgésicas.

Os componentes ativos do neem mostraram matar a sarna em testes laboratoriais. Este estudo de 2008 descobriu que o uso de xampu de extrato de semente de neem curou, com sucesso, a sarna em cães infestados. A maioria dos dez cães apresentou melhora após sete dias. Após 14 dias de uso do xampu, oito dos cães foram totalmente curados, e os dois restantes tinham apenas alguns ácaros. Contudo, são necessários mais estudos em humanos e com tamanhos de amostra maiores.

3. Aloe vera

O gel de aloe vera possui efeitos suavizantes e cicatrizantes na pele exposta ao sol. Ele também pode aliviar a coceira e matar a sarna. Além disso, um estudo de 2009 constatou que o gel de aloe vera foi tão bem-sucedido quanto o benzoato de benzila (um tratamento comum receitado), no tratamento da sarna. Ademais, não foram observados efeitos colaterais.

Todavia, este foi um estudo pequeno, testando apenas 16 pessoas com aloe vera. Pensando nesse aspecto, são necessários tamanhos de amostra maiores. E se você usar o gel de aloe vera, certifique-se de comprar um gel de aloe vera puro, sem aditivos.

4. Pimenta caiena

A pimenta caiena pode ser usada para aliviar a dor e a coceira da sarna. Algumas pessoas acreditam que também pode matar o ácaro da sarna, mas a evidência científica para isso é escassa. A capsaicina da pimenta caiena dessensibiliza os neurônios da pele quando aplicada topicamente; e um estudo de 2010 descobriu que o creme de capsaicina foi eficaz na redução da dor crônica em tecidos moles, quando usado por três semanas. De todo modo, sempre faça um teste de contato na pele antes de usar.

5. Óleo de cravo

O óleo de cravo possui propriedades antimicrobianas, anestésicas e antioxidantes, que contribuem para seus poderes cicatrizantes; além de ser um eficaz inseticida. Inclusive, um estudo publicado em 2010 mostrou que o óleo de cravo foi eficaz na eliminação da sarna. Os testes laboratoriais usaram sarna de coelhos e porcos. Além disso, o óleo de noz-moscada foi um pouco eficaz, e o óleo de ylang-ylang foi o menos eficaz. Entretanto, são necessários mais estudos em humanos para demonstrar todo o potencial desses óleos.

Apesar de os estudos serem predominantemente baseados em relatos pessoais, os óleos essenciais a seguir são sugeridos para o tratamento da sarna:

  • lavanda
  • tomilho
  • hortelã-pimenta
  • ylang-ylang
  • semente de anis
  • cravo
  • capim-limão
  • laranja
  • noz-moscada

Limpeza

O ácaro da sarna pode sobreviver por até quatro dias, quando não está em um hospedeiro humano. Então, é importante tratar sua casa para evitar uma reinfestação. Lave toda a roupa de cama, roupas e toalhas em água quente (122°F ou 50°C) e seque-as em uma secadora quente. Itens que não podem ser lavados devem ser selados em sacos plásticos por pelo menos cinco dias. Se várias pessoas moram em uma casa onde foi descoberta uma infecção, todos devem passar pela mesma rotina de limpeza, independentemente de terem sido mordidos ou não.

Quando procurar um médico

Não espere se livrar imediatamente da erupção cutânea da sarna, pois pode levar algum tempo, e a coceira pode persistir à medida que a erupção começa a cicatrizar. No entanto, se você ainda estiver experimentando sintomas após algumas semanas de tratamento, deve procurar um médico; pois ele pode determinar com certeza se você tem sarna por meio de um teste cutâneo. Ademais, seu médico pode receitar um creme para usar; e casos mais graves podem exigir medicamentos prescritos.

Conclusão

A sarna não se curará da noite para o dia, e você pode sentir coceira por um bom tempo. Por outro lado, praticar hábitos saudáveis durante o tratamento pode ajudá-lo a ver resultados mais rapidamente. Descanse um pouco mais e faça exercícios se puder. Coma o mais saudável possível, pois todos esses fatores ajudarão você a se recuperar mais rápido.

Além disso, esteja ciente de que a sarna é contagiosa, e tome medidas para garantir que você não infecte outras pessoas. Portanto, concentre-se em melhorar a cada dia e cuidar o melhor possível de si mesmo.

Deixe um comentário