10 remédios caseiros para pés inchados

Remédios caseiros para pés inchados
BANNER-25-DESCONTO-Lavanda
Você pode reduzir o inchaço dos seus pés com remédios caseiros, incluindo hidratação, massagem e mudanças na dieta. Porém, pode ser necessário um tratamento adicional para a causa subjacente.
Remédios caseiros para pés inchados

O inchaço indolor dos pés ou tornozelos é comum e pode ocorrer por diversos motivos. As causas dos pés inchados podem incluir:

  • ficar em pé por muito tempo
  • sapatos inadequados
  • gravidez
  • fatores dietéticos
  • certas condições médicas

Quando o fluido se acumula nos tecidos, isso é chamado de edema. Embora o edema geralmente se resolva por conta própria, há alguns remédios caseiros que podem reduzir o inchaço mais rapidamente e aumentar o seu conforto. Aqui estão 10 sugestões para experimentar.

1. Beba água o suficiente

Ingerir líquidos o suficiente pode ajudar a reduzir o inchaço. Quando o corpo não está hidratado o bastante, há uma maior propensão para reter líquidos, contribuindo para o inchaço.

2. Use meias de compressão

Algumas pessoas têm os pés inchados devido à insuficiência venosa, quando o sangue se acumula nas pernas porque não retorna efetivamente ao coração.

Nesse caso, meias de compressão podem ser uma opção, bem como para pessoas com inchaço devido à linfedema: quando o fluido linfático se acumula e causa inchaço.

No entanto, não deve usar meias de compressão se tiver doença arterial periférica, pois pode afetar o suprimento sanguíneo.

As meias de compressão estão disponíveis em diferentes pesos e compressões. Pode ser melhor começar com meias mais leves e, depois, encontrar aquelas que proporcionam mais alívio.

3. Faça um banho de sal Epsom frio por cerca de 15 a 20 minutos

Muitas pessoas usam sal Epsom (sulfato de magnésio) para dor muscular, mas o conselho desse sal diz que também pode reduzir o inchaço e a inflamação. A teoria é que o sal Epsom retira toxinas e aumenta o relaxamento. No entanto, não há evidências científicas suficientes para confirmar isso.

4. Eleve os pés, de preferência acima do coração

Apoie seus pés em almofadas ou travesseiros ao dormir ou sentar. Se estiver tentando reduzir o inchaço dos pés durante a gravidez, tente elevar os pés várias vezes ao dia também.

Entretanto, evite ficar em pé por longos períodos.

5. Mexa-se!

Se ficar sentado ou em pé em uma área por um longo período, como, por exemplo, no trabalho, pode ter os pés inchados. Por isso, tente se movimentar um pouco a cada hora.

Por exemplo, vá até a sala de descanso, dê uma volta no quarteirão no almoço, ou movimente os joelhos e tornozelos.

6. Alimentos e suplementos ricos em magnésio

A retenção de líquidos pode ser um sinal de deficiência de magnésio. Portanto, consumir alimentos ricos em magnésio pode ajudar a aumentar seus níveis de magnésio.

Alguns alimentos ricos em magnésio para adicionar à sua dieta incluem:

  • amêndoas
  • castanhas de caju
  • espinafre
  • batatas
  • arroz integral

A maioria dos homens adultos precisa de 410–420 miligramas (mg) de magnésio por dia, e as mulheres precisam de 310–320. Se não estiver obtendo o suficiente na dieta, um médico pode recomendar suplementos.

Além disso, sempre procure aconselhamento médico antes de tomar suplementos de magnésio, especialmente se tiver uma condição renal ou cardíaca.

7. Reduza o consumo de sal

O sódio está diretamente relacionado à retenção de líquidos no corpo. Inclusive, um estudo indicou que homens com 60 anos ou mais, com alto consumo de sódio, têm mais probabilidade de ter inchaço nas pernas.

Portanto, reduzir a ingestão de sódio pode ajudar a diminuir o inchaço do corpo, incluindo o dos pés.

Para tanto, opte por versões com baixo teor de sódio dos seus alimentos favoritos, e evite adicionar sal às refeições. Ademais, verifique os rótulos dos alimentos industrializados, e escolha produtos frescos em vez de alimentos pré-embalados ou processados, que geralmente contêm sal adicionado.

8. Controle o seu peso

evidências crescentes de uma ligação entre obesidade e edema.

Tudo isso porque o peso corporal elevado pode afetar a circulação sanguínea, levando ao inchaço das extremidades inferiores.

Isso também pode colocar uma pressão extra nos pés, causando dor ao caminhar. Além do mais, dificuldades ao caminhar podem levar a um estilo de vida mais sedentário, e a falta de movimento pode aumentar o risco de inchaço.

Por isso, perder peso pode ajudar a aliviar a pressão nos pés e, possivelmente, reduzir o inchaço. Contudo, procure aconselhamento médico se tiver preocupações com o seu peso.

9. Massageie os pés

A massagem pode ser eficaz para pés inchados devido ao linfedema, e também pode promover o relaxamento.

Para isso, massageie os pés em direção ao coração, com movimentos firmes e alguma pressão. Isso pode ajudar a mover o fluido linfático para fora da área e reduzir o inchaço.

10. Aumente o consumo de alimentos ricos em potássio

Uma deficiência de potássio pode contribuir para pressão alta e retenção de água. Se não tiver restrições dietéticas, considere consumir alimentos ricos em potássio.

O potássio ajuda porque o sódio contribui para a retenção de água, e o potássio reduz os efeitos do sódio no corpo.

Alguns alimentos ricos em potássio incluem:

  • damascos secos
  • lentilhas
  • abóbora
  • batata
  • feijão
  • suco de laranja

Como dica, experimente beber suco de laranja ou leite desnatado em vez de refrigerante. Se tiver alguma condição médica, especialmente problemas renais, converse com seu médico antes de adicionar grande quantidade de potássio à sua dieta.

Quando procurar um médico

Remédios caseiros podem ajudar a controlar os pés inchados, mas podem não ser eficazes para todo mundo. Se uma opção não surtir efeito, pense em experimentar outra.

Se os remédios caseiros não ajudarem, se tiver inchaço em apenas um pé ou se notar outros sintomas, fale com um médico.

Além do mais, esses sintomas podem indicar uma condição de saúde que requer tratamento.

Inclusive, um médico pode receitar diuréticos se achar que medidas médicas são necessárias para reduzir a retenção de fluidos.

Perguntas frequentes

Como você pode eliminar rapidamente os pés inchados?

Remédios caseiros podem não ter um efeito imediato no inchaço, mas elevar os pés pode trazer alívio. Um médico pode receitar um diurético, como o furosemida (Lasix).

Qual é um remédio natural para pés inchados?

Elevar ou massagear os pés, caminhar, tomar banhos com sais de Epsom e reduzir o consumo de sal são algumas maneiras naturais de reduzir ou gerenciar o inchaço dos pés.

O que é melhor para beber para pés inchados?

A água é a melhor escolha, mas, ocasionalmente, suco de laranja sem açúcar pode adicionar potássio à sua dieta.

Quais são os remédios de venda livre para pés inchados?

É melhor procurar um médico se tiver os pés inchados, para verificar se há condições subjacentes. No entanto, você pode comprar meias de compressão de 15 mmHg sem receita médica, e estas são consideradas seguras para a maioria das pessoas usar.

Resumo

Os pés inchados podem ocorrer por muitas razões.

Remédios caseiros, como beber água suficiente, elevar os pés e usar meias de compressão, podem ajudar. No entanto, em alguns casos, um médico pode recomendar diuréticos ou outro tratamento para lidar com uma condição de saúde subjacente.

Portanto, consulte um profissional de saúde antes de tomar qualquer suplemento, pois até mesmo suplementos naturais podem ter efeitos adversos ou interferir com outros tratamentos.

Deixe um comentário