Top 10 remédios caseiros para fungos nas unhas

Remédios caseiros para fungos nas unhas
BANNER-25-DESCONTO-Lavanda
Você pode conseguir tratar os fungos nas unhas dos pés em casa, com alguns óleos essenciais e outros produtos com propriedades antimicrobianas e antifúngicas, como o Vicks VapoRub.
Remédios caseiros para fungos nas unhas

O fungo nas unhas dos pés, também chamado de onicomicose, é uma infecção fúngica cujo sintoma mais evidente é a descoloração branca, marrom ou amarelada nas unhas dos pés. Essa infecção pode se espalhar e fazer com que as unhas fiquem mais grossas ou se rachem.

Seja na temporada das sandálias ou não, o fungo nas unhas dos pés geralmente não é algo agradável para se ver nos pés. Existem muitos tratamentos que você pode experimentar, e alguns deles podem ser naturais.

O que mata o fungo nas unhas rapidamente de forma natural?

Os antifúngicos orais de prescrição, como terbinafina (Lamisil) ou fluconazol (Diflucan), são tradicionalmente usados para tratar o fungo nas unhas dos pés. Esses tratamentos costumam ser eficazes, mas podem causar efeitos colaterais graves, como desconforto no estômago, tonturas, problemas graves na pele e icterícia.

Isso pode ser o motivo pelo qual muitas pessoas prefiram remédios caseiros. Pensando nisso, listamos 10 tratamentos caseiros mais recomendados.

1. Vicks VapoRub

O Vicks VapoRub é uma pomada tópica. Embora seja projetado para suprimir a tosse, seus ingredientes ativos (cânfora e óleo de eucalipto) podem ajudar a tratar o fungo nas unhas dos pés.

Um estudo de 2011 descobriu que o Vicks VapoRub teve um “efeito clínico positivo” no tratamento do fungo nas unhas dos pés. Outro estudo de 2016, envolvendo pessoas vivendo com HIV, confirmou essa descoberta.

Para usar, aplique uma pequena quantidade de Vicks VapoRub na área afetada, pelo menos, uma vez por dia.

2. Extrato de raiz de jarro

O extrato de raiz de jarro (Ageratina pichinchensis) é um antifúngico feito a partir de plantas da família das margaridas.

Um estudo de 2008 mostrou que o remédio é eficaz contra o fungo nas unhas dos pés, assim como o medicamento antifúngico ciclopirox.

Para o estudo, o extrato de raiz de jarro foi aplicado na área afetada a cada terceiro dia no primeiro mês, duas vezes por semana no segundo mês e uma vez por semana no terceiro mês. Um estudo de 2020 em pessoas vivendo com diabetes mellitus confirmou essas descobertas.

3. Óleo de árvore do chá

O óleo de árvore do chá, também chamado de melaleuca, é um óleo essencial com propriedades antifúngicas e antissépticas.

De acordo com o Centro Nacional de Saúde Complementar e Integrativa dos Estados Unidos, alguns estudos clínicos em pequena escala mostraram que o óleo de árvore do chá pode ser eficaz contra o fungo nas unhas dos pés.

Pincele o óleo de árvore do chá diretamente na unha afetada, duas vezes ao dia, com um cotonete.

4. Óleo de orégano

O óleo de orégano contém timol, que possui propriedades antifúngicas e antibacterianas, como afirma uma revisão de 2016.

Para tratar o fungo nas unhas dos pés, aplique o óleo de orégano na unha afetada, duas vezes ao dia, com um cotonete. Algumas pessoas usam o óleo de orégano e o óleo de árvore do chá juntos.

Ambos os produtos são potentes e podem causar irritação ou reações alérgicas. Combiná-los pode aumentar esse risco.

5. Óleos ozonizados

Os óleos ozonizados são óleos como o azeite de oliva e o óleo de girassol, que são “injetados” com gás ozônio.

De acordo com pesquisa de 2020, esse tipo de exposição ao ozônio, em baixas concentrações por curtos períodos, pode inativar muitos organismos, como fungos, leveduras e bactérias.

6. Enxague bucal Listerine

O enxaguatório bucal Listerine pode ajudar a tratar o fungo nas unhas dos pés porque contém mentol, timol e eucalipto, cujos componentes têm propriedades antibacterianas e antifúngicas. É por isso que é um remédio popular para o fungo nas unhas dos pés.

Os defensores desse tratamento recomendam deixar o pé afetado de molho em uma bacia de Listerine, de cor âmbar, por 30 minutos diariamente.

7. Alho

Um estudo de 2019 sugeriu que o extrato de alho poderia ter propriedades antifúngicas. No entanto, é preciso conduzir estudos adicionais para validar essa afirmação.

Você pode tratar o fungo nas unhas dos pés com alho cortado ou esmagado, na área afetada, por 30 minutos diariamente.

Pode ser melhor tratar as unhas de dentro para fora, com cápsulas de alho, uma vez que esse método emite menos odor. Contudo, é recomendável obedecer às orientações do fabricante.

8. Vinagre de maçã

Existem apenas evidências anedóticas que apoiam o vinagre como tratamento para o fungo nas unhas dos pés. Há um estudo de 2017 sobre o vinagre de maçã, que sugere que ele tem propriedades antimicrobianas. Dito isso, mais pesquisas são necessárias para determinar seu efeito real sobre o fungo nas unhas dos pés.

Se você quiser experimentar o vinagre, deixe o pé afetado de molho em uma parte de vinagre, para duas partes de água morna, por até 20 minutos diariamente.

9. Probióticos

A pesquisa mostra que probióticos podem ajudar a prevenir o crescimento de vários fungos, reduzindo as chances de uma infecção.

Considere consumir mais alimentos contendo probióticos, ou tomar suplementos que contêm esse componente, como uma estratégia preventiva.

10. Outras opções naturais

De acordo com pesquisas, há outras opções à base de plantas que podem ser eficazes no tratamento do fungo nas unhas dos pés. São elas:

  • Espirulina (Arthrospira maxima)
  • Resina de árvore de abeto
  • Extrato de própolis

Quando procurar um médico

Na maioria dos casos, o fungo nas unhas dos pés é considerado um problema estético. Contudo, pode desencadear complicações graves em pessoas específicas.

Pessoas com diabetes têm maior probabilidade de contrair o fungo nas unhas dos pés. Além disso, as infecções podem, por sua vez, contribuir para o desenvolvimento de úlceras dessas pessoas.

Portanto, você não deve usar remédios caseiros para o fungo nas unhas dos pés, se tiver diabetes ou um sistema imunológico enfraquecido. Entre em contato com seu médico para orientações apropriadas.

Como matar o fungo nas unhas dos pés mais rápido?

Se você deseja se livrar rapidamente de um fungo nas unhas dos pés, a melhor coisa a se fazer é consultar um médico para obter medicamentos sob prescrição, como o fluconazol (Diflucan).

Remédios naturais podem aliviar seus sintomas, mas não há certeza de que eles vão funcionar. E mesmo que funcionem, provavelmente levará mais tempo.

Conclusão

Remédios caseiros podem ser mais eficazes do que medicamentos sob prescrição, para o tratamento de fungo nas unhas dos pés de intensidade leve a moderada. Embora os remédios caseiros geralmente tenham menos efeitos colaterais, não há muitas evidências científicas afirmando que eles funcionam.

Muitos fatores entram em jogo no tratamento do fungo nas unhas dos pés, como a penetrabilidade da unha, a gravidade da infecção e a saúde em geral.

Ademais, para resolver a questão do fungo, os remédios caseiros podem levar mais tempo – podendo levar meses – do que os medicamentos tópicos sob prescrição, ou os antifúngicos sistêmicos orais. Vale lembrar também que a reinfecção é comum.

Uma vez que a infecção desapareça, mantenha suas unhas dos pés secas, limpas e bem aparadas.

Casos graves podem causar dor e danos irreversíveis nas unhas dos pés. Se você tentar remédios caseiros para tratar a infecção que não funcionam, ou causam efeitos colaterais, consulte seu médico.

Deixe um comentário