13 remédios caseiros para fascite plantar

Remédios caseiros para fascite plantar
BANNER-25-DESCONTO-Lavanda
Remédios caseiros para fascite plantar

O que é a fascite plantar?

A fascite plantar é uma condição comum nos pés, que causa dor em um ou ambos os calcanhares. Isso ocorre quando os ligamentos da fáscia plantar dos seus pés, que atuam como amortecedores de choque, ficam danificados e inflamados.

Se você está enfrentando dor no calcanhar – e isso está interferindo nas suas atividades diárias – experimente estas dicas rápidas para alívio.

1. Aplicar óleo essencial de lavanda

De acordo com um estudo de 2015, o óleo essencial de lavanda tem propriedades anti-inflamatórias que o tornam um possível tratamento para a dor causada pela inflamação. Para fazer a aplicação, dilua uma ou duas gotas do óleo essencial de lavanda com um óleo carreador, como o azeite ou o óleo de coco, e massageie a parte inferior dos seus pés. Você também pode adicionar algumas gotas a um banho quente para os pés.

2. Usar sapatos de apoio

Tente usar sapatos que ofereçam um bom suporte para o arco e que tenham um salto baixo – especialmente se você vai passar muito tempo em pé. Isso ajuda a sustentar a fáscia plantar, a fim de evitar uma possível inflamação.

3. Usar palmilhas ortopédicas

Seu médico pode recomendar palmilhas ortopédicas ou almofadas para os pés, para ajudar a distribuir seu peso de forma mais uniforme; especialmente se você tiver arcos elevados. Você pode encontrá-las prontas na maioria das farmácias, ou seu médico pode mandar fazer algumas sob medida para seus pés. Após alguns meses, você pode parar de usá-las.

4. Usar uma tala noturna

As talas noturnas ajudam a aliviar a fascite plantar, ao esticar seus arcos e panturrilhas durante a noite. Elas costumam funcionar melhor para pessoas que têm fascite plantar há, pelo menos, seis meses. A maioria é projetada para ser usada durante um a três meses, e está disponível em modelos rígidos e macios.

5. Substituir tênis esportivos antigos

Se você sempre usa os mesmos tênis para fazer exercícios, certifique-se de substituí-los regularmente. Indicações de que é hora de adquirir um par novo envolvem:

  • Desgaste nas solas
  • Alongamento dos calcanhares
  • Moldagem das palmilhas no formato do seu pé
  • Desgaste no interior do sapato
  • Formação de bolhas nos pés
  • Dor nova nos pés, pernas ou costas

Corredores devem substituir seus tênis esportivos a cada 645-805 km. Não corredores devem substituir os tênis esportivos a cada seis meses ou mais, dependendo de com que frequência os usam.

6. Alongar

Para aliviar a dor causada pela fascite plantar, tente alongar suavemente o arco do pé e a panturrilha. Por exemplo, tente dar um passo à frente com uma perna, e aproxime o pé da outra perna o máximo possível do chão.

7. Massagem

Você pode realizar técnicas simples de massagem para aliviar a dor nos calcanhares. Use os polegares para massagear os arcos e os calcanhares, trabalhando das bolas dos pés até o calcanhar. Você também pode usar uma bola de golfe para massagear os arcos. Para isso: coloque o pé sobre a bola de golfe; segure-se em um objeto estável; e role a bola de golfe sob os arcos.

8. Aplicar gelo

Enquanto um cubo de gelo pode ser um bom massageador, uma compressa de gelo pode ajudar a reduzir a inflamação. Cubra a compressa de gelo com um pano ou toalha fina, e aplique-a sobre a área dolorida três a quatro vezes ao dia, por 15 a 20 minutos de cada vez. Você também pode rolar um cubo de gelo sob o pé, da mesma forma que com a bola de golfe (mencionado acima).

9. Perder peso

Carregar peso extra coloca mais pressão na fáscia plantar. Se você está com sobrepeso, perder alguns quilos pode ajudar a aliviar parte dessa pressão. Por isso, trabalhe com seu médico para criar um plano de longo prazo, o qual se concentre em uma dieta equilibrada e exercícios regulares.

10. Descansar

Às vezes, a fascite plantar é um sinal de que seus pés simplesmente precisam descansar – especialmente se você pratica esportes de alto impacto regularmente. Dar um tempo aos seus pés por alguns dias pode ajudar a reduzir a inflamação, permitindo que sua fáscia plantar se cure. Enquanto você se recupera, experimente uma atividade de baixo impacto, como a natação.

11. Tomar AINEs

Os medicamentos anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), como ibuprofeno (Advil, Motrin), funcionam para reduzir a inflamação do corpo. Portanto, isso pode ajudar a aliviar a dor dos pés, causada pela fáscia plantar inflamada. Além disso, assegure-se de não exceder a dose recomendada, e esteja atento às possíveis interações com outros medicamentos.

12. Fazer terapia TENs

A terapia de estimulação elétrica nervosa transcutânea (TENs) alivia a dor por meio de estimulação elétrica de baixa voltagem. É um tratamento não invasivo que pode ser feito por um profissional, ou por conta própria com uma unidade TENs.

Quando procurar um médico

Em alguns casos, você pode precisar de tratamento adicional para a fascite plantar. Se a dor no pé não responder a nenhum tratamento caseiro, entre em contato com seu médico; pois, talvez, ele possa realizar testes adicionais ou raios-X para descartar outras causas da dor no pé. Para casos graves de fascite plantar, você também pode precisar de fisioterapia ou injeções de esteroides.

Deixe um comentário