Por que meu cabelo é Tão oleoso?

Por que meu cabelo é tão oleoso?
BANNER-25-DESCONTO-Lavanda

Por que meu cabelo é Tão oleoso? Cabelos saudáveis produzem uma certa quantidade de sebo, ou óleo, como uma forma de hidratar o couro cabeludo e proteger os fios. A quantidade de óleo produzida varia de acordo com o tipo de cabelo, hábitos de higiene e outros fatores relacionados ao estilo de vida.

Às vezes, esse óleo natural pode se acumular nos cabelos, especialmente na raiz. Isso confere aos cabelos uma aparência lustrosa que algumas pessoas consideram como suja.

Se você acha que seus cabelos podem estar mais oleosos do que deveriam, continue lendo. Este artigo abordará as causas do cabelo oleoso, produtos que podem controlar a produção de óleo e alguns remédios caseiros para quando seus cabelos parecerem excessivamente oleosos.

Por que meu cabelo é tão oleoso?

Causas

O óleo em seus cabelos faz parte do sistema de defesa do seu corpo para os delicados fios do couro cabeludo.

Esse óleo se mistura com suor e sujeira, revestindo seu couro cabeludo e, às vezes, a parte superior da cabeça. Isso é normal e, na maior parte, inevitável.

Por outro lado, praticar uma boa higiene capilar, lavando o couro cabeludo com frequência e de maneira adequada com um xampu, limpa o óleo e proporciona um novo começo aos seus cabelos.

Mas alguns tipos de cabelo são propensos ao acúmulo de óleo, podendo chegar a um nível visível em menos de 24 horas. Às vezes, exercícios intensos, uso excessivo de produtos capilares ou, até mesmo, sair em um ambiente excessivamente úmido ou quente podem desencadear um dia de cabelo oleoso.

Lavagem Excessiva

Uma causa um tanto inesperada de cabelo oleoso é a lavagem excessiva. Sim, é possível que isso seja causado por lavar o cabelo com muita frequência.

E sabe por quê? Porque cada vez que você lava o cabelo com xampu, envia ao couro cabeludo o sinal para produzir mais sebo. Portanto, se você estiver lavando o cabelo com muita frequência, seu couro cabeludo entende que precisa produzir muito mais óleo – resultando no acúmulo de oleosidade no couro cabeludo.

Tipo de Cabelo

Cabelos lisos são especialmente propensos a acumular óleo.

Isso ocorre porque o fio de cabelo não tem textura ou ondulação. Então o óleo escorrega diretamente pelo fio de cabelo e se acumula por toda a cabeça. E quando os cabelos estão pendurados retos, torna o óleo ainda mais visível.

Produtos

Outra causa de cabelos oleosos é o tipo de produtos que você usa.

O sebo é um tipo de óleo, o que significa que simplesmente lavá-lo com água não o dissolve. Enxaguar o cabelo apenas com água ou pular a etapa do xampu e usar apenas condicionador pode permitir que o óleo se acumule.

Embora não seja fácil perceber o óleo quando o cabelo está secando, ele rapidamente parece oleoso algumas horas depois.

Isso ocorre porque apenas certos ingredientes, encontrados na maioria dos xampus, podem quebrar o óleo que se acumula nos cabelos.

Xampus para Cabelos Oleosos

Existem xampus especiais que fazem um trabalho especialmente bom para limpar seus cabelos oleosos.

Quando o excesso de sebo é dissolvido, você perceberá que seus cabelos ficam frescos, limpos e sem óleo por um período mais longo. Alguns xampus recomendados por especialistas para cabelos oleosos incluem:

  • Shampoo Terapêutico Neutrogena T/Sal: Este xampu é muito apreciado por especialistas porque contém ácido salicílico como ingrediente ativo. O ácido salicílico quebra o óleo da sua cabeça e couro cabeludo melhor do que os xampus regulares.
  • Shampoo Balanceador Aveda Scalp Benefits: Tem como objetivo purificar o couro cabeludo, incorporando ingredientes como equinácea e sálvia. Esses ingredientes visam: refrescar o couro cabeludo, eliminar células mortas, e deixar os poros e glândulas sudoríparas sob seus cabelos livres de obstruções.
  • Shampoo de Óleo de Árvore de Chá Chi: A marca Chi é conhecida por produtos que protegem e fortalecem a cutícula do cabelo, mesmo quando o cabelo foi danificado pelo calor. Este xampu de tratamento de óleo não é diferente. O óleo da árvore do chá quebra e lava a oleosidade e os detritos do couro cabeludo.
  • Shampoo Desintoxicante de Óleo para Alívio do Couro Cabeludo Redken: A abordagem do xampu da Redken para cabelos oleosos visa fazer uma limpeza profunda do couro cabeludo. O óleo de eucalipto e a casca de citrus são ingredientes que fazem como que esse xampu funcione para resolver problemas de caspa e tratar um couro cabeludo oleoso.

Remédios Caseiros

Você também pode trabalhar no tratamento de cabelos oleosos usando remédios caseiros simples. Existem vários ingredientes que podem ajudar a combater cabelos que ficam oleosos.

Óleos Essenciais

Ter alguns óleos saudáveis para os cabelos na mão pode fazer maravilhas, que podem minimizar o acúmulo de óleo no couro cabeludo.

Embora possa parecer contraproducente aplicar óleos na tentativa de tornar o cabelo menos oleoso, certos óleos essenciais funcionam para quebrar o sebo e esclarecer os poros do couro cabeludo.

Inclusive, o óleo de hortelã-pimenta e óleo de melaleuca limpam profundamente os cabelos.

Para isso, passe uma ou duas gotas desses óleos pelos cabelos entre as lavagens, tendo cuidado para não aplicar óleos essenciais puros diretamente na pele. Você também pode mesclar óleos essenciais com outros componentes, para criar uma máscara capilar relaxante.

Você pode encontrar óleo de hortelã-pimenta e óleo de melaleuca na internet.

Vinagre de Maçã

Usar vinagre de maçã (VM) como um enxágue ocasional para cabelos oleosos tem sido anedoticamente bem-sucedido.

As pessoas que acreditam nisso creem que o VM quebra o óleo, enquanto altera o pH do seu cabelo e couro cabeludo; tornando-o menos propenso ao acúmulo de óleo em primeiro lugar.

Se você quiser experimentar este remédio:

  1. Combine até 10 colheres de chá de VM com cerca de um galão de água morna.
  2. Deixe o cabelo de molho na mistura por alguns minutos, após lavar com xampu e condicionador.
  3. Enxágue todo o VM do cabelo quando terminar.

Aloe Vera

O uso de aloe vera remove o excesso de sebo e também pode promover a circulação no couro cabeludo.

Você pode usar algumas gotas de aloe vera puro, como tratamento condicionante leave-in; ou limpar o cabelo com essa planta, como parte da sua rotina.

Soluções Rápidas

Você pode estar ‘preso' entre as lavagens para cabelos oleosos. Principalmente após um treino ou em um dia quente, é bom ter algumas soluções rápidas à mão para minimizar a aparência de óleo nos cabelos.

Xampu Seco

O shampoo seco pode opacificar e secar suas raízes, ao absorver o óleo. Porém, tenha em mente que usar xampu seco com muita frequência entre as lavagens pode levar à irritação do couro cabeludo.

Amido de Milho ou Talco para Bebês

O amido de milho e o talco para bebês têm o mesmo conceito do xampu seco, porém, com apenas um ingrediente natural.

Pode ser um pouco complicado aplicar a quantidade certa de amido de milho ou talco para bebês no cabelo. Ambos ingredientes podem secar o couro cabeludo rapidamente, então, use apenas um pouco na coroa da cabeça para tornar as raízes oleosas menos óbvias.

Lenços Absorventes de Óleo

Lenços absorventes de óleo são normalmente usados para absorver o excesso de óleo da pele facial. Se você estiver em apuros, pode usá-los para absorver rapidamente a oleosidade do cabelo. Para tanto, concentre-se na raiz do cabelo e no couro cabeludo para se livrar da parte oleosa.

Dicas de Estilo de Vida

Às vezes, simplesmente mudar seus hábitos de cuidados pessoais pode reduzir a quantidade de óleo em seus cabelos. Portanto, aqui estão algumas dicas de estilo de vida que podem ajudar nos níveis de oleosidade dos seus cabelos.

Use Xampu para Bebês

Se você não estiver pronto para investir em um xampu especializado e destinado a reduzir o óleo, tente usar um xampu suave feito para os couros cabeludos sensíveis de bebês e crianças pequenas.

Os ingredientes desses produtos devem dissolver a oleosidade de sua cabeça, sem estimular seu couro cabeludo a produzir sebo extra.

Aumente (ou diminua) a frequência de lavagem do cabelo

Isso exigirá um pouco de tentativa e erro para descobrir, mas se você perceber que seu cabelo está frequentemente pesado por excesso de óleo, há chances de que você precise mudar sua rotina de beleza.

Experimente passar um ou dois dias entre as lavagens, se estiver acostumado a lavar todos os dias, e veja se isso faz diferença.

Se você só lava o cabelo duas ou três vezes por semana, ou espera até depois de um treino suado ou um dia úmido para lavar o cabelo, tente lavá-lo com mais frequência.

Evite Escovar Entre as Lavagens

Toda vez que você escova o cabelo, está arrastando sebo e suor do couro cabeludo para dentro da cutícula do seu fio. Quando você distribui o óleo por todo o cabelo, o couro cabeludo produz mais. Portanto, escove menos para manter a situação da oleosidade no mínimo.

Evite a chapinha

Semelhante ao ato de escovar cabelo, a chapinha move o óleo por toda a cutícula do cabelo. Além da prancha, outras ferramentas quentes para o cabelo também aplicam calor próximo à raiz do cabelo, o que pode ativar as glândulas sudoríparas.

Troque as Fronhas de Travesseiro

Lembre-se de lavar suas fronhas com frequência: uma vez por semana é uma prática recomendada. Caso contrário, toda vez que você se deita, está deitado na acumulação de óleo e suor do seu cabelo dos dias passados.

Você pode acordar ‘do zero', garantindo que suas fronhas estejam mais limpas o possível.

Conclusão

Alguns tipos de cabelo são mais propensos ao acúmulo de óleo do que outros. Mas há muitos remédios caseiros, produtos para cuidados com cabelos e trocas de rotina de beleza que você pode fazer para reduzir a aparência oleosa de suas madeixas.

Mesmo que você sinta que tentou de tudo, provavelmente há um truque ou dois que você não conhece.

Lembre-se: o óleo faz parte da maneira como seu corpo protege o couro cabeludo, e não há nada sujo ou errado em um pouco de acúmulo de oleosidade nos cabelos.

Porém, se você estiver preocupado com a quantidade de suor, ou se seu couro cabeludo estiver frequentemente irritado, consulte um dermatologista para obter conselhos especializados.

Deixe um comentário