Óleos para tratar cabelos secos

Óleos para tratar cabelos secos
BANNER-25-DESCONTO-Lavanda
Óleos para tratar cabelos secos

O cabelo possui três camadas distintas. A camada mais externa produz óleos naturais, que conferem um aspecto saudável e brilhante aos cabelos, além de protegê-los contra quebras. Essa camada pode se deteriorar devido ao contato com água clorada, exposição a climas secos, processos químicos de alisamento, ou uso de produtos de estilização quentes. Quando o cabelo se deteriora, ele fica com uma sensação de ressecamento e aspecto opaco.

Na maioria dos casos, cabelos secos podem ser tratados com remédios caseiros. Inclusive, tratar os cabelos com óleos pode ajudar a hidratar os fios e o couro cabeludo. Mas lembre-se de que, como o óleo repele a água, geralmente é mais eficaz aplicar óleos em cabelos secos.

Este artigo aborda: os diversos tipos de óleos que podem ajudar a hidratar cabelos secos e opacos, como usá-los, e os possíveis efeitos colaterais.

Óleo de coco para cabelos secos

O óleo de coco é rico em ácidos graxos ômega-3 hidratantes e vitamina E, conhecida por conferir brilho aos cabelos e ser essencial para a saúde do couro cabeludo. A falta de saúde do couro cabeludo pode ocasionar cabelos sem brilho.

Como usar

Se você tem cabelos muito grossos ou cacheados, pode usar uma pequena quantidade como condicionador leave-in, sem que o cabelo fique oleoso. Ou ,senão, aqueça o óleo esfregando-o nas palmas das mãos. O calor abrirá a cutícula do cabelo, permitindo que o óleo entre nos fios, em vez de permanecer apenas na superfície.

Deixe agir pelo tempo que desejar, podendo até deixá-lo durante a noite; e lave e condicione normalmente. Porém, pode ser necessário enxaguar duas vezes para remover completamente o óleo.

potenciais Efeitos colaterais

Alergias ao óleo de coco são raras. Mas, se for alérgico, não use-o na pele ou nos cabelos. Já os sinais tópicos de uma reação incluem vermelhidão, urticária e erupções cutâneas.

Óleo de oliva para cabelos secos

Assim como o óleo de coco, o óleo de oliva também contém vitamina E e ácidos graxos. Além disso, possui emolientes amaciantes, como esqualano e ácido oleico, que tornam o cabelo super macio. Embora a maioria das evidências seja anedótica, algumas pesquisas mostram que o óleo de oliva pode hidratar bastante o cabelo.

Como usar

Não é necessário usar uma grande quantidade de óleo de oliva para condicionar o cabelo, especialmente se os fios forem finos ou curtos. Dependendo do comprimento do cabelo, e caso deseje saturar as pontas ou o couro cabeludo, você precisará de cerca de 1 ou 2 colheres de sopa desse ingrediente. Para cabelos longos e espessos, pode ser necessário até 1/4 de xícara.

Massageie o óleo no cabelo seco; podendo deixá-lo coberto com uma toalha quente ou uma touca de banho por até 15 minutos. Em seguida, use um pente de dentes largos para pentear o óleo, antes de enxaguar completamente.

Potenciais Efeitos colaterais

Existem poucos riscos à saúde no uso de óleo de oliva para cabelos secos, a menos que você seja alérgico a azeitonas. Ademais, se não enxaguar completamente, o cabelo pode ficar oleoso.

Óleo de abacate

O óleo de abacate é rico em gorduras, minerais e antioxidantes, cujos elementos são essenciais para cabelos fortes e saudáveis. Os ácidos graxos podem ajudar a reparar cabelos secos ou danificados, protegendo o couro cabeludo contra danos ambientais. A fruta também é uma fonte natural de biotina, que um estudo de 2012 sugere fortalecer os cabelos, resultando em uma aparência menos ressecada.

Como usar

Você pode aplicar o abacate em uma máscara capilar e deixá-lo agir por até 3 horas; e, depois, enxaguar completamente. Ou, você pode usá-lo como tratamento de óleo quente, aquecendo suavemente o óleo de abacate em um frasco de vidro submerso em água quente; e, em seguida, aplicando-o nos cabelos recém-lavados. Deixe atuar durante 20 minutos, antes de proceder ao enxágue.

potenciais Efeitos colaterais

O abacate é geralmente considerado seguro, mas se você nunca o consumiu antes, considere fazer um teste aplicando uma pequena quantidade de óleo no antebraço. Depois, aguarde 24 horas para garantir que não tenha reações.

Óleo de amêndoas

O óleo de amêndoas é repleto de ácidos graxos ômega-9 (que podem adicionar brilho e estimular potencialmente o crescimento de novos cabelos), vitamina E e proteínas, que podem fortalecer os cabelos; prevenindo a quebra. Este óleo derivado de nozes amacia o cabelo com suas qualidades emolientes, que protegem e hidratam os fios.

Como usar

Você pode misturar o óleo de amêndoas com outro óleo, como o de coco, para fazer uma máscara capilar; ou aplicar o óleo (geralmente aconselha-se o óleo de amêndoas doces) diretamente nos cabelos, dando atenção especial às pontas.

Efeitos colaterais potenciais

Qualquer pessoa com alergia a nozes deve evitar o óleo de amêndoas, pois mesmo o uso tópico pode desencadear uma reação séria.

Outros óleos carreadores para cabelos secos

Óleos carreadores diluem e levam os óleos essenciais para o interior do fio de cabelo, onde têm a chance de agir mais profundamente. Aqui estão algumas opções de óleos carreadores para experimentar nos cabelos:

  • O óleo de argan é muito hidratante, devido ao seu teor de vitamina E e ácidos graxos.
  • O óleo de rícino possui propriedades antioxidantes, antimicrobianas e anti-inflamatórias, que podem ajudar a eliminar a caspa.
  • O óleo de jojoba pode ser muito hidratante, devido à sua composição de vitaminas A, B, C e E, além de minerais como zinco e cobre.
  • O óleo de macadâmia também é rico em ácidos graxos e vitaminas, resultando em cabelos lisos e brilhantes. Porém, não deve ser usado por pessoas alérgicas a nozes.

Como usar

  1. Misture completamente 2 a 3 gotas de óleo essencial com 1 colher de sopa de óleo carreador; pois 2 colheres de sopa devem ser suficientes para cobrir toda a cabeça.
  2. Massageie a mistura nos cabelos secos ou úmidos.
  3. Permita que a ação ocorra por, no mínimo, 10 minutos; em seguida, enxágue.

Se você planeja usar o óleo nos cabelos secos como um creme alisador, e, depois, não vai enxaguá-lo: uma pequena quantidade, equivalente ao tamanho de uma moeda, é mais do que suficiente.

potenciais Efeitos colaterais

Desde que você não seja alérgico a nenhum ingrediente do óleo carreador, não há muito risco associado a esses óleos. No entanto, o uso excessivo pode deixar o cabelo com aparência oleosa.

Óleos essenciais para cabelos secos

Os óleos essenciais são derivados de plantas, e muitos deles podem beneficiar a saúde do cabelo e do couro cabeludo. Esses óleos são frequentemente diluídos com óleos carreadores. As opções de óleos essenciais mais benéficas para cabelos secos são:

  • árvore do chá
  • lavanda
  • sândalo
  • alecrim
  • tomilho
  • sálvia esclareia
  • gengibre
  • eucalipto
  • ylang-ylang
  • rosa
  • gerânio

Como usar óleos essenciais no cabelo

Você pode adicionar 5 gotas de um óleo essencial, como árvore do chá, diretamente no seu xampu ou condicionador. Ou, você também pode criar uma máscara capilar misturando algumas gotas do seu óleo essencial favorito com um óleo carreador, e, em seguida, aplicá-la nos cabelos (especialmente nas pontas). Deixe a mistura agir por pelo menos 15 minutos e depois enxágue completamente.

Dica: uma vez misturados com um óleo carreador, alguns óleos essenciais, como alecrim e hortelã-pimenta, podem ser aplicados diretamente no couro cabeludo.

potenciais Efeitos colaterais

Sempre faça um pequeno teste de contato, antes de aplicar óleos essenciais nos cabelos ou na pele. Além disso, óleos essenciais precisam ser diluídos com um óleo carreador, porque são concentrados e podem causar uma reação. A seguir, você confere a lista de óleos essenciais, os quais são mais propensos a causar uma reação alérgica, de acordo com uma revisão de estudos de 2012.

  • ylang-ylang
  • sândalo
  • capim-limão
  • absoluto de jasmim
  • cravo
  • lavanda
  • hortelã-pimenta

Precauções ao usar óleos no cabelo

Se você tem cabelos muito secos, talvez queira usar uma grande quantidade de óleo. Porém, certifique-se de não usar demais, pois isso pode deixar o cabelo pesado e de difícil enxágue.

Além disso, ao usar um óleo essencial, certifique-se de diluí-lo com um óleo carreador. Afinal, usar um óleo essencial sem um óleo carreador pode resultar em dermatite de contato, ou algo mais comumente conhecido como uma erupção cutânea vermelha, e coceira.

Conclusão

O cabelo seco ocorre quando a camada mais externa da fibra capilar se deteriora. E isso pode acontecer devido à exposição prolongada ao sol, a um clima seco, ao calor, ou à estilização química.

Além do mais, vale ressaltar que o uso de óleos pode restaurar a umidade nos cabelos, podendo ser usados como máscara capilar, condicionador leave-in ou, até mesmo, adicionados diretamente ao seu xampu. Contudo, só certifique-se de diluir sempre um óleo essencial, para que evite uma reação alérgica.

Deixe um comentário