Óleos essenciais têm validade após abertos?

Óleos essenciais têm validade após abertos
BANNER-25-DESCONTO-Lavanda
Óleos essenciais têm validade após abertos

A medicina alternativa tornou-se uma opção popular no mundo da saúde atual. E com a medicina alternativa, surge o uso de óleos essenciais. Esses óleos podem ser usados por vários motivos: desde a aromaterapia à prevenção de doenças.

Se você não costuma usar muito o óleo, pode estar se perguntando se ele tem prazo de validade. E a resposta é sim, ele tem!

Vamos analisar por que óleos essenciais têm prazo de validade e revisar a vida útil média de óleos essenciais específicos, já que alguns duram mais do que outros. Continue lendo abaixo.

Por que óleos essenciais têm prazo de validade?

Assim que você abre um novo frasco ou recipiente de óleos essenciais, ele entra em contato com o oxigênio. É aí que começa um processo chamado de oxidação. O processo de oxidação implica na alteração das conexões de oxigênio entre as células para conexões de carbono.

Quando um óleo entra em contato com oxigênio, luz e calor, sua composição começa a mudar. Com o tempo, ele começa a perder sua força e eficácia. É por isso que a maioria dos óleos essenciais é vendida em frascos de vidro âmbar – o vidro mais escuro oferece melhor proteção contra a luz ultravioleta.

Isso significa que os óleos essenciais estragam ou “ficam ruins?

Os óleos essenciais não estragam como os alimentos, mas eles mudam ao longo do tempo. Como é difícil determinar como esses óleos se transformam, também é difícil determinar se eles são seguros para uso.

De todo modo, a conclusão é que não se deve inalar, bem como aplicar na pele, óleos essenciais vencidos.

É possível prolongar a validade dos óleos essenciais?

Aqui estão algumas dicas de como prolongar a validade dos seus óleos essenciais.

Reduza a exposição ao oxigênio

Para evitar que seus óleos essenciais expirem precocemente, além de garantir que eles permaneçam potentes, minimize o tempo em que a tampa fica fora do frasco. Quanto mais tempo o frasco ficar destampado, mais o óleo fica exposto ao oxigênio do ar.

Além disso, certifique-se de fechar muito bem a tampa no frasco. Se não estiver bem fechada, o oxigênio ainda pode entrar no frasco e iniciar o processo de oxidação.

Mantenha longe da luz e do calor

O melhor lugar para armazenar seus óleos essenciais é em um local fresco e seco, como um armário de cozinha ou o armário do seu banheiro. Mantenha seus óleos longe da luz solar direta ou de qualquer outra fonte direta de calor e luz.

Também é melhor comprar ou usar recipientes de vidro colorido escuro para seus óleos. Quanto mais opaco o vidro, mais proteção ele oferece contra a oxidação.

Use recipientes menores para armazenar seus óleos

Recipientes menores evitam que o oxigênio fique preso no frasco quando ele é aberto. Isso impede que a oxidação ocorra mais cedo do que deveria, prolongando a vida dos seus óleos.

Como você pode saber se seu óleo essencial está vencido?

Assim que você abrir um frasco de óleo, deve acompanhar quanto tempo o possui. Uma maneira prática de fazer isso é pegar uma caneta e escrever a data em que abriu o rótulo.

Se o seu óleo não estiver datado, aqui estão algumas indicações para saber se é a hora de descartá-lo:

  • O cheiro do óleo mudou desde que você abriu o frasco.
  • A cor mudou ou ficou turva.
  • A consistência está mais espessa ou mais fina do que estava quando você o abriu.

Qual é a melhor maneira de descartar óleos essenciais vencidos?

Se você tiver óleos essenciais vencidos, pode ser tentador despejá-los no ralo para se livrar deles. No entanto, há uma maneira melhor de se livrar desses óleos antigos, sem entupir suas tubulações ou prejudicar o meio ambiente.

Aqui estão algumas dicas para descartar adequadamente seus óleos:

  • Consulte sua cidade/município para ver como descartar seus óleos. As regras e regulamentos podem variar de um lugar para outro, portanto, certifique-se de conhecer os procedimentos da sua área.
  • Se você tiver uma empresa de gerenciamento de resíduos que recolhe seu lixo, entre em contato com eles para perguntar como descartar melhor seus óleos. Eles provavelmente terão um procedimento para a disposição de produtos químicos.

Como reciclar os recipientes de óleo essencial

Depois de se livrar dos seus óleos vencidos, você pode querer reutilizar ou reciclar os recipientes onde eles estavam armazenados.

Para fazer isso, primeiro coloque os recipientes em uma pia e encha-os com sabão e água. Deixe-os de molho durante a noite e, em seguida, enxágue e seque. Agora você pode usá-los para o que quiser!

Se houver algum cheiro residual, você pode deixá-los de molho em uma mistura à base de água e álcool isopropílico.

Principais conclusões

Os óleos essenciais têm uma vida útil, mas há muitas maneiras de garantir que eles permaneçam potentes e frescos.

Certifique-se de minimizar o tempo em que eles ficam expostos à luz e ao ar. Assim, você poderá desfrutar de seus óleos por um longo tempo!

Deixe um comentário