7 óleos essenciais para verrugas

Óleos essenciais para verrugas
BANNER-25-DESCONTO-Lavanda
Óleos essenciais para verrugas

Sobre Verrugas

Verrugas são elevações na pele causadas pelo vírus do papiloma humano, podendo surgir em praticamente qualquer parte do corpo.

Verrugas são bastante comuns, e a maioria dos tipos é relativamente inofensiva. As verrugas genitais são as mais graves e devem ser examinadas por um médico imediatamente.

Verrugas podem causar desconforto e dor, além de serem esteticamente indesejáveis. Além disso, são contagiosas e podem se espalhar para outras partes do corpo, bem como para outras pessoas.

Existem vários tratamentos caseiros que você pode tentar para remover verrugas, incluindo o uso de alguns óleos essenciais. Mas lembre-se: óleos essenciais precisam ser diluídos antes de entrar em contato com a pele.

1. Óleo de Neem

O óleo de neem é extraído de uma árvore tropical chamada “sempre verde”, também conhecida como lilás indiano. O óleo de neem tem uma longa história como remédio popular, com muitos usos medicinais, incluindo o tratamento de verrugas e herpes labial.

É frequentemente empregado em diversos itens de cuidados pessoais, bem como pesticidas de origem natural.

Estudos mostraram que o óleo de neem possui muitas propriedades antifúngicas e antivirais, que podem ajudar no tratamento de verrugas.

Além disso, o óleo de neem é extremamente potente. Dilua-o com um óleo carreador, como o óleo de jojoba, que também ajuda a disfarçar o odor de mostarda do óleo de neem.

2. Óleo da árvore do chá

O óleo da árvore do chá é extraído do arbusto australiano Melaleuca alternifolia. Ele tem sido usado por séculos para tratar várias condições médicas; repelir insetos; e para limpeza doméstica.

O óleo da árvore do chá é encontrado em muitos produtos de beleza, sabonetes e xampus, podendo ser adquirido em várias concentrações, incluindo algumas já diluídas e prontas para uso.

Em estudos científicos, o óleo da árvore do chá demonstrou ter propriedades antibacterianas, antifúngicas e antivirais, além de acelerar a cicatrização de feridas. As propriedades contidas no óleo podem ajudar no tratamento de verrugas.

O óleo da árvore do chá diluído pode ser diretamente aplicado sobre a verruga, até 2 vezes diariamente. Pode levar alguns meses para ver resultados com o óleo da árvore do chá.

O óleo da árvore do chá foi associado à atividade hormonal, portanto, deve ser usado com cautela por mulheres grávidas ou em amamentação; bem como em crianças.

E lembre-se: se você tiver o óleo essencial altamente concentrado, dilua-o com um óleo carreador antes de usar. Tampouco ingira o óleo da árvore do chá- jamais!

3. Óleo de Casca de Canela

A especiaria comumente usada, a canela, é obtida da casca da árvore Cinnamomum zeylanicum. A canela é rica em compostos antioxidantes e antimicrobianos, possuindo tradicionalmente uma variedade de usos terapêuticos. Tais características podem tornar o óleo de canela também benéfico para o tratamento de verrugas.

O óleo de canela é extremamente potente e, se aplicado puro, pode irritar a pele. Portanto, misture uma pequena quantidade de óleo de canela com outros óleos essenciais, ou com um óleo carreado,r antes da aplicação.

Mulheres grávidas não devem usar o óleo de canela. O óleo de canela tem histórico de uso como emenagogo (ele aumenta o fluxo menstrual).

4. Óleo de Orégano

O óleo essencial de orégano é extraído de uma planta da família da hortelã. Embora você só o conheça como uma erva popular na culinária, o óleo de orégano tem uma longa história de uso, sendo considerado como um remédio caseiro extremamente poderoso e versátil.

O óleo de orégano inclui compostos que proporcionam a ele propriedades antifúngicas, antioxidantes, anti-inflamatórias e analgésicas. Também contém o composto carvacrol, que foi estudado por suas propriedades antivirais. Tais características podem fazer do óleo de orégano uma opção útil para o tratamento de verrugas.

O óleo essencial de orégano é extremamente concentrado e deve ser diluído com um óleo carreador antes do uso, a fim de evitar irritação na pele. Comece usando o óleo diluído uma vez por dia para verificar como sua pele reage a esse óleo potente.

Gestantes não devem fazer uso do óleo de orégano.

5. Óleo de Olíbano

O olíbano é um óleo essencial extremamente popular usado na aromaterapia e em remédios caseiros. Esse óleo tem sido usado por muitas culturas há vários anos, sendo um ingrediente importante para os rituais religiosos e tradicionais.

Ele também é utilizado como remédio medicinal para uma variedade de doenças. Também tem sido usado como produto de limpeza doméstica e beleza.

O olíbano possui propriedades adstringentes, antimicrobianas e de cicatrização de feridas, que podem ajudar no tratamento de verrugas.

Coloque 1 ou 2 gotas do óleo misturadas com 1 a 6 gotas de óleo carreador, em uma bola de algodão. Coloque a bola de algodão na verruga e cubra com um curativo. Repita 2 vezes por semana até que sua verruga desapareça.

Você também pode adicionar algumas gotas do óleo diluído em uma compressa fria, e aplicar na área 2 vezes por dia.

Não use óleo de olíbano se estiver grávida, amamentando ou se estiver tomando medicamentos anticoagulantes.

6. Óleo de Cravo

O óleo de cravo é obtido da flor seca em botão, oriunda de uma árvore que é originária da Indonésia. Quando moído, é usado como o condimento de cozinha comum. O cravo tem uma longa história como um remédio tradicional para diversas enfermidades, incluindo verrugas.

O óleo de cravo é único porque tem propriedades antissépticas e é conhecido por causar dormência na pele, tornando-o uma boa escolha para o tratamento de verrugas dolorosas. Também pode ter algumas propriedades antivirais, o que o tornaria mais útil no tratamento de verrugas.

O óleo de cravo diluído pode ser aplicado na área afetada 1 ou 2 vezes por dia.

O cravo pode causar sangramento anormal e não deve ser usado por pessoas que têm distúrbios hemorrágicos; bem como aquelas que estão tomando medicamentos anticoagulantes.

7. Óleo de cipreste

O óleo de cipreste é obtido das folhas e caules da árvore de cipreste sempre verde, cultivada em muitas partes do mundo. É comumente usado em sabonetes e perfumes.

O óleo de cipreste é valorizado há muito tempo, devido ao seu uso como remédio medicinal no tratamento de feridas, acne, dores de cabeça, dores musculares e infecções respiratórias.

Há também evidências de que possui propriedades antivirais para o vírus herpes simplex-1, que é um dos vírus que causa verrugas.

O óleo essencial de cipreste deve ser diluído com um óleo carreador, como o óleo de jojoba, antes de ser aplicado na pele. Pode ser usado várias vezes ao dia, porém, não deve ser usado por mulheres grávidas.

Antes de usar um novo óleo essencial

Todos os óleos essenciais têm o risco de causar reações alérgicas. Antes de usar um óleo essencial na pele, é recomendável fazer um teste de sensibilidade.

Dilua o óleo essencial com um óleo carreador. Aplique uma pequena quantidade do óleo essencial diluído na parte interna do antebraço ou pulso. Verifique sinais de reação alérgica na área após 24 horas.

Reações alérgicas podem ser:

  • irritação na pele, como vermelhidão, coceira, erupção cutânea ou urticária
  • tontura
  • falta de ar ou chiado
  • batimento cardíaco acelerado
  • anafilaxia

Mulheres grávidas e lactantes devem consultar seu médico antes de usar óleos essenciais. Além disso, antes de usar óleos essenciais em crianças ou ao redor delas, consulte um pediatra . Não use óleos essenciais em bebês, tampouco, em pessoas com asma.

Alguns óleos essenciais podem ser inadequados para pessoas que tomam determinados medicamentos de prescrição e de venda livre.

Óleos essenciais podem ser prejudiciais e nunca devem ser consumidos. Busque orientação de um aromaterapeuta qualificado para obter detalhes adicionais.

Quando procurar um médico

Visite um médico se suas verrugas ficarem mais dolorosas, ou se espalharem para outras partes do corpo. Um médico pode fornecer diversos tratamentos em consultório, bem como prescrição que, ambos, podem remover verrugas de maneira rápida e eficiente.

Vale lembrar que verrugas genitais são o tipo mais grave de verruga e devem ser avaliadas por um médico imediatamente.

Deixe um comentário