10 óleos essenciais para tosse

Óleos essenciais para tosse
BANNER-25-DESCONTO-Lavanda
Óleos essenciais para tosse

Visão Geral

Antes de começar a falar sobre os óleos para tosse vou falar um pouco sobre o uso de óleos essenciais que pode atrair você devido às suas qualidades naturais. Eles são extraídos de plantas cultivadas em todo o mundo. Quando você usa óleos essenciais para aliviar sintomas relacionados a uma condição de saúde, isso é conhecido como terapia alternativa complementar. Esses métodos são considerados fora dos tratamentos médicos típicos.

De modo geral, a prática da aromaterapia envolve o uso de óleos essenciais. Isso tem a ver com o ato de inalar óleos para estimular o seu corpo. Você também pode optar por aplicar óleos diluídos na pele. Eles também são comumente difundidos no ar com um difusor de óleos essenciais. Os óleos essenciais devem ser usados com cuidado, pois são potentes e não regulamentados. Você deve consultar um médico em casos de uma tosse grave ou se tiver outra condição de saúde.

Óleos essenciais para tosse

1. Óleo essencial de eucalipto

O óleo essencial de eucalipto é reconhecido por sua capacidade de tratar tosse e doenças respiratórias associadas, como faringite, bronquite e sinusite, de acordo com este estudo. A análise do Eucalyptus grandis mostrou um aumento da imunidade, atuando como inibidor de bombas de efluxo, influenciando a capacidade do corpo de lidar com bactérias.

O óleo essencial de eucalipto está sendo investigado como um medicamento anti-tuberculose. Muitos produtos disponíveis na farmácia incorporam óleo de eucalipto para aliviar a congestão, incluindo alguns tipos de pastilhas para tosse e pomadas vaporizantes. Um estudo com crianças concluiu que o uso de pomada vaporizante aliviou a tosse noturna e a congestão das crianças, ajudando-as a ter uma melhor noite de sono.

Para inalação, utilize 12 gotas do óleo essencial em 3/4 de xícara de água fervente três vezes ao dia.

2. Óleo essencial de canela

A canela, frequentemente usada como tempero na culinária e panificação, tem uma história de auxílio no tratamento da bronquite. Um estudo conclui que o óleo essencial de canela pode ser útil para deter patógenos do trato respiratório, se emitido no ar por um curto período de tempo. O óleo essencial de canela atua contra bactérias comuns que se reproduzem. Experimente difundir o óleo essencial no ar ou inalar algumas gotas diluídas em uma tigela de água quente.

3. Óleo essencial de alecrim

O alecrim é uma planta encontrada em todo o mundo. Ele pode proporcionar alívio respiratório ao acalmar os músculos da traqueia. Também está associado ao tratamento da asma, de acordo com este estudo. O alecrim é mais comumente misturado com um óleo carreador e aplicado na pele.

Assim como com o óleo de canela, experimente inalar o óleo de alecrim diluído para obter alívio.

4. Óleo essencial de noz-moscada

Na hora da tosse, você pode descobrir que o óleo essencial de noz-moscada faz total diferença. Um estudo com coelhos constatou que inalar noz-moscada, ou óleos derivados da noz-moscada, diminuiu o fluido do trato respiratório.

Experimente adicionar óleo essencial de noz-moscada no seu difusor para ver se ajuda na sua tosse. Ajuste a quantidade de óleo de noz-moscada que você difunde, com base nos resultados do alívio da congestão. A noz-moscada ajuda a soltar secreções (é um expectorante).

5. Óleo essencial de bergamota

Você sabia que o óleo de bergamota é um inimigo da congestão? Tudo isso porque ele contém a molécula cânfora, que está relacionada no alívio do fluido do trato respiratório, de acordo com um estudo.

Experimente o óleo essencial de bergamota em seu difusor ou umidificador para ver se ele alivia sua tosse.

6. Óleo essencial de cipreste

Assim como a noz-moscada e a bergamota, o óleo de cipreste contém cânfora. Essa molécula pode ajudar a reduzir a congestão respiratória quando inalada.

Encha uma tigela com água quente e adicione algumas gotas de óleo de cipreste para ver se ele tem algum efeito sobre sua tosse e congestão.

7. Óleo essencial de tomilho

Um estudo descobriu que o tomilho pode ser usado como um agente antimicrobiano para condições respiratórias.

Os pesquisadores estudaram o tomilho e outros óleos essenciais para determinar a melhor maneira de usá-los, para combater patógenos do trato respiratório. A pesquisa chegou à conclusão de que o tomilho deve ser dispersado de forma rápida, com uma elevada concentração durante um intervalo de curto tempo.

8. Óleo essencial de gerânio

O extrato de gerânio ajuda no tratamento de infecções no trato respiratório superior, incluindo bronquite. Pesquisadores analisaram vários estudos que mediram o efeito do extrato de gerânio em casos de tosse. Todos, exceto um estudo, mostraram uma conexão entre o uso do extrato de gerânio e o alívio dos sintomas de tosse.

Outro estudo mostrou que a administração de gotas líquidas de extrato de gerânio aliviou os sintomas de resfriados comuns, reduzindo a duração da doença.

Pesquise sobre extratos de gerânio ou experimente algumas gotas de óleo de gerânio em seu difusor, ou diluídas em um banho, para ver se isso ajuda a aliviar sua tosse e outros sintomas associados.

9. Óleo essencial de hortelã-pimenta

Esta erva comum contém mentol. Muitas pessoas usam este óleo essencial para aliviar a congestão, embora haja falta de evidências de que ele realmente ajude. Um estudo concluiu que a inalação de mentol, na verdade, não alivia os sintomas, mas as pessoas que o inalam se sentem melhor de qualquer maneira.

Para obter a sensação de alívio da sua tosse, você pode tentar inalar o óleo essencial de hortelã-pimenta com seu difusor ou em uma tigela de água quente.

10. Óleo essencial de lavanda

Sua tosse pode ser um sintoma de asma. Você pode descobrir que o óleo essencial de lavanda ajuda nos sintomas da sua asma. Um estudo indica que a inalação de óleo de lavanda inibiu a resistência das vias aéreas causada pela asma brônquica.

Tente inalar a lavanda com a inalação de vapor, um difusor ou diluída em um banho quente, para ver se isso pode ajudar na sua tosse.

Como usar óleos essenciais

Há diversas maneiras de utilizar os óleos essenciais. Os óleos, em sua forma pura, são muito potentes e geralmente requerem algum tipo de diluição antes de serem usados. Não aplique óleos essenciais diretamente na pele. Misture-os com um óleo carreador. Geralmente, a receita é de 3 a 5 gotas em um óleo carreador, como óleo de amêndoa doce, azeite de oliva ou óleo de coco aquecido.

Métodos para diluir óleos essenciais são:

  • Misturá-los com óleos carreadores para aplicação direta na pele
  • Adicioná-los em uma tigela de água quente para inalar o vapor infundido com óleo
  • Utilizar um difusor, um umidificador ou um frasco de spray para colocá-los no ar
  • Misturá-los em um óleo e depois adicionar no banho ou em outros produtos de spa

Você pode desejar inalar óleos essenciais diretamente do frasco, mas faça isso apenas por um curto período de tempo, devido à sua potência. Nunca ingira óleos essenciais.

Riscos e possíveis complicações no uso de óleos essenciais

Os óleos essenciais exigem precaução no seu uso. A produção de produtos de óleo essencial não é regulamentada pela Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA), portanto, a qualidade e o conteúdo dos óleos podem variar.

Não há dosagens médicas específicas recomendadas para óleos essenciais. Por isso, é aconselhável discutir o uso desses óleos com seu médico, para garantir que não haja interferência com outras condições de saúde. Antes de iniciar o uso de óleos essenciais, consulte seu médico se estiver grávida, amamentando ou tomando outros medicamentos.

Não adie a busca por atendimento médico se tiver uma tosse grave. Embora os óleos essenciais possam oferecer algum alívio em casa, sintomas graves ou persistentes exigem avaliação médica e diagnóstico.

Esteja ciente de que alguns óleos essenciais podem desencadear efeitos colaterais ou reações alérgicas.

Os efeitos dos óleos essenciais nas crianças variam, mas não há pesquisas específicas sobre o assunto. É aconselhável conversar com seu médico antes de usar óleos essenciais em seus filhos. Quanto às mulheres grávidas e lactantes, não existem estudos conclusivos, portanto, é necessário precaução extra ao utilizar óleos essenciais. Opte por óleos que tenham sido comprovados como seguros para bebês, crianças, gestantes e lactantes.

Resumo e Perspectivas

Pode ser benéfico usar óleos essenciais para aliviar sua tosse. Esteja ciente de que há uma falta de pesquisa definitiva sobre esse método de tratamento. Use óleos essenciais com cautela e certifique-se de diluí-los adequadamente. Introduza apenas um óleo essencial de cada vez. Nunca adie o tratamento médico se sua tosse for grave ou se você tiver outros sintomas associados.

Deixe um comentário