Óleos essenciais para rugas? Veja 20 opções para adicionar a sua rotina

Óleos essenciais para rugas
BANNER-25-DESCONTO-Lavanda
Óleos essenciais para rugas

O que você pode fazer

Quando se trata de tratamentos para rugas, as opções parecem infinitas. Deve escolher um creme ou um hidratante antienvelhecimento leve? E quanto a um sérum de vitamina C ou um gel à base de ácido?

Se você procura tratamentos à base de ingredientes naturais, pode considerar a possibilidade de criar o seu próprio sérum antienvelhecimento, com a ajuda de óleos essenciais para rugas.

Embora óleos essenciais não possam eliminar rugas, eles podem ajudar a minimizá-las. Além disso, eles podem também a:

  • Aumentar o colágeno.
  • Uniformizar o tom da pele.
  • Melhorar a sua tez.
  • Reduzir a inflamação.
  • Promover a renovação celular da pele.
  • Proteger a sua pele contra danos ambientais.

Passo 1: Escolha uma base antioxidante

Você, provavelmente, deve saber que alimentos ricos em antioxidantes, como frutas vermelhas e vegetais de folhas verdes, podem ajudar a prevenir doenças crônicas, devido aos seus efeitos sobre os radicais livres.

Ademais, os antioxidantes também podem ter um impacto sobre as rugas, por meio de óleos essenciais; os quais controlam a atividade de eliminação dos radicais livres. Além desse benefício, os óleos essenciais podem ajudar a prevenir os efeitos prejudiciais do estresse ambiental diário, como poluição do ar, luz solar e fumaça.

Vale ressaltar, no entanto, que óleos essenciais devem ser diluídos em um óleo carreador, antes de tocar na pele.

Agora, continue lendo para saber mais sobre algumas das diferentes bases antioxidantes, que você pode usar para a sua terapia de rugas com óleos essenciais.

Alecrim

Esta erva é conhecida por suas propriedades antimicrobianas e antioxidantes. No que diz respeito à saúde da pele, as defesas antioxidantes naturais do alecrim podem ajudar a prevenir danos causados pelos radicais livres.

Além do mais, o alecrim também está disponível como óleo essencial.

Inclusive, um estudo de 2014 observou resultados significativos, após sete dias de uso de óleo essencial de alecrim em doses de 10 mg/kg. O alecrim também pode beneficiar a sua pele aumentando a circulação e reduzindo a inflamação geral. A maioria desses benefícios está relacionada a extratos alcoólicos das folhas.

Limão

Este poderoso antioxidante é rico em vitamina C e é frequentemente encontrado em produtos antienvelhecimento de venda livre. Conforme uma pesquisa realizada em 2017, o óleo essencial de limão é caracterizado por suas propriedades antioxidantes e antimicrobianas. No entanto, tenha cuidado para não expor a sua pele ao sol, após aplicar limão ou outros óleos essenciais cítricos.

Sálvia sclarea

A sálvia é um tipo de arbusto parecido com sempre-viva. A sálvia sclarea, parente da sálvia tradicional, é diferente tanto no sabor quanto no uso medicinal. Essa planta tem um sabor mais doce e agradável. De acordo com um estudo de 2016, a sálvia sclarea possui propriedades antioxidantes, que podem ajudar a prevenir danos ao DNA e às proteínas.

Isso pode se traduzir em benefícios antienvelhecimento, quando usada na pele. A sálvia sclarea também tem efeitos antimicrobianos.

Óleo essencial de cenoura selvagem

Este vegetal de raiz possui propriedades ocultas em suas sementes. Por exemplo, a semente de cenoura foi usada no passado como relaxante muscular, bem como remédio para baixar o açúcar no sangue. Além disso, um estudo de 2012 em ratos descobriu que a semente de cenoura também tem propriedades protetoras do fígado. Ademais, autores de um estudo de 2014 também observaram atividades antioxidantes no óleo.

Passo 2: Opte por um produto para amaciar, hidratar e revitalizar

No que diz respeito a linhas finas e rugas, a hidratação é talvez um dos benefícios mais importantes que os óleos essenciais podem oferecer.

A hidratação ajuda a reter a água na sua pele. Conforme envelhece, os seus níveis naturais de hidratação tendem a diminuir. Por isso, produtos hidratantes, como óleos essenciais, podem ajudar. Além do mais, pele devidamente hidratada pode melhorar a sua tez geral.

Uma vez que a sua pele tenha um equilíbrio adequado de hidratação, ela deve tornar-se mais suave com o tempo. Manter a sua pele hidratada também pode melhorar a renovação celular da pele, ajudando a reduzir a aparência de rugas.

Rosa

As rosas são amplamente conhecidas como uma das flores mais populares em todo o mundo. Certas espécies também são usadas medicinalmente.

Extratos de rosas Damasco têm propriedades antioxidantes e antibacterianas potenciais. Ademais, um estudo de 2017 descobriu que o óleo de rosa reduziu a dor e a ansiedade. Esse extrato pode ser especialmente útil na renovação e regeneração celular da pele, um processo importante para prevenir a pele com aparência opaca.

O óleo de rosa também tem efeitos anti-inflamatórios, o que pode ajudar a reduzir o vermelhidão e a aparência estressada da pele.

Sândalo

O óleo de sândalo é conhecido há muito tempo devido a seus efeitos anti-inflamatórios, sendo usado para tratar doenças de pele relacionadas.

Como óleo essencial, o sândalo também possui propriedades hidratantes devido a emolientes naturalmente presentes, que ajudam a reter a água da sua pele. Eles também podem reduzir a aparência de rugas, agindo como um preenchimento.

Os efeitos adstringentes do sândalo também podem promover a renovação celular da pele, ajudando a manter a pele hidratada e livre de acúmulo de células mortas.

Gerânio

Os extratos de gerânio já foram estudados como possíveis remédios para resfriados. As propriedades anti-inflamatórias intrínsecas do gerânio podem ser benéficas no manejo de sinusite e bronquite. Além disso, o gerânio também foi estudado por seu potencial equilíbrio de hidratação e renovação celular da pele, em pessoas com acne.

Ylang-ylang

O ylang-ylang pode não ser um ingrediente amplamente conhecido, mas é amplamente utilizado na indústria de fragrâncias.

Originária da costa asiática, o ylang-ylang também está sob investigação devido às suas propriedades relacionadas ao combate ao envelhecimento. De acordo com uma pesquisa realizada em 2015, os óleos provenientes desta planta contêm antioxidantes que têm potencial para contribuir na renovação da pele.

Durante o estudo, pesquisadores examinaram especificamente a capacidade do ylang-ylang de ajudar a reparar danos às proteínas e lipídios da pele. Eles encontraram uma atividade significativa de eliminação de radicais livres por esses antioxidantes. Não é à toa que, devido a esse potencial, mais empresas de cosméticos estão adicionando ylang-ylang aos seus produtos antienvelhecimento.

Helicriso

O helicriso é uma flor aromática nativa da Ásia e da África, sendo parente do girassol. Seu óleo essencial pode ter propriedades de renovação, que reduzem a inflamação.

Inclusive, um estudo de 2014 com pessoas submetidas a cirurgia descobriu que a flor tem propriedades anti-inflamatórias e antissépticas. No entanto, são necessários mais estudos clínicos para determinar a sua segurança e eficácia.

Néroli

Os óleos essenciais de néroli são feitos a partir de flores da árvore de laranja-amarga. De acordo com o Centro Nacional de Saúde Complementar e Integrativa dos Estados Unidos (NCCIH), o óleo essencial de laranja-amarga pode ajudar em uma variedade de doenças de pele, principalmente relacionadas a infecções fúngicas, como pé de atleta e coceira na virilha.

Já no tratamento de rugas, o néroli pode ajudar a reconstruir a elasticidade da pele, bem como gerar novas células da pele.

Romã

A romã ganhou popularidade como aditivo alimentar, nos últimos anos. No entanto, este fruto multifacetado também oferece uma série de vantagens para a saúde.

De acordo com um estudo de 2014, o óleo de romã tem potencial de reduzir o estresse oxidativo, que leva à formação de radicais livres. Também pode ajudar a reduzir:

  • inflamação
  • fotoenvelhecimento ou manchas solares
  • células de câncer de pele

Olíbano

Originário do Oriente Médio e da Índia, o óleo de olíbano é agora um dos óleos essenciais mais comuns em todo o mundo.

Tão comum que pesquisadores de um estudo de 2003 descobriram que o óleo de olíbano pode ajudar a reduzir (ou prevenir) o aparecimento de manchas solares. Inclusive, isso pode melhorar o tom da pele, ao mesmo tempo em que reduz a aparência de rugas. Além disso, o óleo também pode ajudar a gerar novas células da pele.

Lavanda

Você pode ter ouvido falar dos benefícios do óleo de lavanda para o estresse e o sono. Porém, esses benefícios podem se estender também à pele. Além do mais, o óleo de lavanda está disponível em muitas formas, incluindo óleos essenciais.

Vale informar que o estresse oxidativo causado por radicais livres pode danificar a pele. No entanto, a própria flor tem antioxidantes para combater os radicais livres e reduzir o estresse em geral. Esses efeitos também podem ter capacidades calmantes para a pele que está estressada e com aparência opaca.

Passo 3: Escolha o seu óleo carreador

Antes de aplicar um óleo essencial na pele, ele deve ser diluído em um óleo carreador.

Um óleo carreador pode reduzir a intensidade do óleo essencial, para que não irrite a sua pele e faça o produto durar mais tempo; permitindo que seu investimento valha a pena.

Ademais, óleos carreadores também têm benefícios adicionais de hidratação, que é fundamental para qualquer regime de cuidados da pele contra rugas. Agora, continue lendo para saber mais sobre alguns dos óleos carreadores mais comumente usados, para ver qual pode ser o melhor para você.

Jojoba

Conhecida pela textura cerosa das suas sementes, a planta de jojoba tem sido usada para uma variedade de doenças de pele, desde que foi descoberta como um tratamento medicinal popular. Além do mais, as sementes ricas fornecem uma abundante hidratação, tornando-a um ótimo óleo carreador para óleos essenciais. Vale lembrar que uma pele devidamente hidratada pode ajudar a reduzir a aparência de rugas.

Além disso, o óleo de jojoba é empregado no tratamento de:

  • acne
  • inflamação
  • lesões cutâneas
  • estimulação do colágeno

Óleo de vitamina E

Do ponto de vista nutricional, a vitamina E é um poderoso antioxidante, que pode, inclusive, reduzir o colesterol. Como óleo essencial, a vitamina E também pode ajudar a reparar a sua pele topicamente.

Pesquisadores sabem há muito tempo que o óleo de vitamina E não apenas ajuda a uniformizar o tom da pele, mas também pode combater os radicais livres que podem levar ao câncer de pele. Como óleo carreador, a vitamina E tem potencial para aumentar os efeitos rejuvenescedores dos óleos essenciais.

Óleo de semente de uva

Historicamente, os gregos antigos usavam este óleo para fins medicinais. Hoje, o óleo de semente de uva é conhecido pelas suas propriedades antioxidantes.

De acordo com o NCCIH, esta forma de óleo de semente de uva é mais comumente usada para inflamação e feridas. Como o óleo de vitamina E, o óleo de semente de uva oferece potencial de nutrição e rejuvenescimento.

Óleo de damasco

O óleo de damasco, assim como os óleos de vitamina E e de semente de uva, pode também proporcionar elementos adicionais de nutrição e rejuvenescimento.

Na verdade, o óleo de damasco já possui altos níveis de vitamina E. Embora não seja feito da fruta, esse óleo é oriundo das sementes de damasco. Inclusive, as sementes contêm altos níveis de ácidos linoleico e oleico, que são considerados ácidos graxos essenciais para uma pele limpa.

Além disso, um relatório de 2019 descobriu que a composição de ácidos graxos do óleo de damasco faz com que ele seja absorvido facilmente, sendo ideal para pele seca. Portanto, se você tem rugas e pele seca, este óleo carreador pode proporcionar alguns benefícios extras.

Óleo de amêndoa

Em termos de potência, o óleo de amêndoa é semelhante a:

  • Vitamina E
  • Damasco
  • Óleo de semente de uva

Assim como esses outros óleos, o óleo de amêndoa também possui qualidades nutritivas e rejuvenescedoras. De acordo com um estudo de 2018, o óleo de amêndoa tem benefícios anti-inflamatórios significativos, que são usados em doenças de pele relacionadas, como eczema e psoríase.

E para fins antienvelhecimento, o óleo de amêndoa também pode melhorar:

  • tez
  • pele seca
  • cicatrizes
  • tom de pele

Óleo de abacate

Frequentemente notados por suas gorduras saudáveis para o coração, os abacates também têm suas referências no que tange à medicina alternativa e aos cuidados com a pele. Além do mais, o óleo de abacate é um antioxidante natural, o qual possui efeitos anti-inflamatórios.

Ao procurar óleo de abacate, procure o óleo feito a partir das sementes, pois há relatos que dizem que elas têm efeitos mais potenciadores de colagénio.

óleo de argan

O óleo de argan é uma substância rica, feita de árvores frutíferas de argan. Nativo de Marrocos, este óleo tem sido historicamente utilizado para:

  • comer
  • cuidados com a pele
  • cuidado capilar

Hoje, você pode encontrar vários produtos de modelagem e cremes contendo argan.

Como óleo carreador, o óleo de argan pode ajudar a aumentar a elasticidade da pele, durante seu tratamento de rugas.

De acordo com um estudo de 2015, o óleo de argan melhorou a elasticidade da pele, anteriormente perdida, de mulheres na pós-menopausa.

Nesse estudo, mulheres participantes usaram óleo de argan diariamente durante dois meses. Os resultados foram mais significativos, em comparação com as mulheres do grupo de controle que usaram azeite.

Como usar

Você precisará diluir o óleo essencial selecionado com um óleo carreador de sua escolha, antes de aplicá-lo na sua pele.

Você pode usar uma garrafa separada para misturar, ou pode adicionar os óleos essenciais à garrafa de óleo carreador. Uma boa regra é usar cerca de 10 gotas de óleo essencial para cada 15 ml de óleo carreador.

Depois de misturar o seu soro, é uma boa ideia fazer um teste de contato. Isso deve ser sempre feito antes do uso generalizado – especialmente se planeja aplicar a mistura no seu rosto.

Para fazer isso, escolha uma pequena área de pele longe do rosto. A parte interna do cotovelo é uma opção comum. Se notar qualquer reação dentro de 24 horas, pode ser alérgico ao óleo e deve interromper o uso. Também pode considerar adicionar menos gotas de óleo essencial à mistura.

Para obter os melhores benefícios antienvelhecimento, você deve usar óleos essenciais duas vezes ao dia. Aliás, você pode pensar como se eles fossem um creme para rugas, que precisam ser usados diariamente para obter resultados máximos.

Efeitos colaterais e riscos potenciais

Embora os óleos essenciais sejam derivados naturalmente de plantas, esses produtos não são totalmente isentos de riscos. As plantas podem causar reações alérgicas em algumas pessoas, mesmo que você não tenha alergias a plantas normalmente.

Se estiver aplicando óleos cítricos diluídos na pele, a exposição ao sol pode causar queimaduras. Por isso, evite a exposição ao sol ao usar esses óleos:

  • Limão
  • Toranja
  • Outros óleos essenciais de frutas cítricas

Se for alérgico a um determinado óleo, você pode apresentar sinais de:

  • Urticária
  • Vermelhidão
  • Inchaço
  • Erupções cutâneas
  • Coceira
  • Espirros
  • Nariz escorrendo

Ademais, a anafilaxia também é possível. Trata-se de uma reação alérgica grave e potencialmente fatal, caracterizada por dificuldades respiratórias e inchaço significativo. Se acha que está tendo esse tipo de reação, procure ajuda médica imediatamente.

Uma forma de reduzir o risco de reações alérgicas é fazendo um teste de contato, antes de usar. Para ter certeza de que um óleo não causará uma reação, é recomendável fazer o teste duas vezes ao dia, durante cinco dias, no máximo.

Além do mais, vale reforçar que óleos essenciais não devem ser ingeridos. Também é importante lembrar que os óleos essenciais não são regulamentados quanto à segurança ou eficácia. Portanto, se um produto parece bom demais para ser verdade, provavelmente é.

Conclusão

Os óleos essenciais podem ser incorporados à sua rotina de cuidados de antienvelhecimento. Contudo, é importante falar com o seu dermatologista antes de usá-los. Além disso, escolha outros óleos para:

  • Complementar os benefícios dos óleos essenciais.
  • Proteger a pele da inflamação.
  • Agir como um óleo carreador para os óleos essenciais.

Além do mais, muitos dos óleos listados acima estão disponíveis como óleos essenciais. Porém, adicione um de cada vez à sua rotina, pois isso pode ajudar a evitar reações a produtos de venda livre ou com prescrição que você já está usando.

Além disso, vale lembrar que qualquer novo remédio contra rugas pode levar até três meses para ter efeito. Por isso, se não ver melhorias após alguns meses de uso de óleos essenciais, consulte o seu dermatologista; pois ele pode recomendar outros produtos ou tratamentos.

Portanto, antes de iniciar uma nova rotina de cuidados com a pele, ou adicioná-la à sua rotina atual, fale com o seu médico (ou dermatologista) para discutir quaisquer riscos potenciais ou interações negativas.

Deixe um comentário