Óleos essenciais para resfriado: eles podem tratar?

Óleos essenciais para resfriado
BANNER-25-DESCONTO-Lavanda

Por que experimentar?

A maioria das pessoas conhece o desconforto de um resfriado e se esforça ao máximo para encontrar remédios. Se o seu medicamento padrão para resfriado não está proporcionando alívio, considere o uso de métodos alternativos para tratar seus sintomas, como óleos essenciais: eles podem tratar sintomas como congestão e até mesmo encurtar a duração do seu resfriado.

Óleos essenciais para resfriado

Os benefícios dos óleos essenciais

Óleos essenciais são uma alternativa a medicamentos de prescrição e de venda livre (OTC). Inclusive, alguns óleos essenciais podem ajudá-lo a dormir. E um sono adequado pode ajudar a prevenir resfriados.

Além do mais, pesquisas mostram que pessoas que dormem menos de seis horas por noite têm quatro vezes mais chances de pegar um resfriado, do que aquelas que dormem sete horas por noite ou mais.

Óleos essenciais que promovem relaxamento e sono incluem:

  • lavanda
  • camomila
  • bergamota
  • sândalo

O que diz a pesquisa

Embora óleos essenciais tenham sido usados como remédios populares por séculos, não há muita pesquisa científica que apoia sua eficácia contra o resfriado comum. No entanto, alguns estudos os apoiam.

Por exemplo, um estudo de 2010 mostrou que inalar vapor com óleo essencial de camomila ajudou a aliviar os sintomas do resfriado. Um estudo separado de 2010 descobriu que o óleo de melaleuca, também conhecido como óleo da árvore do chá, tem propriedades antivirais.

Vale ressaltar também que um resfriado severo pode se transformar, às vezes, em um caso desagradável de bronquite. Conforme uma análise de 2010, o eucalipto possui propriedades antivirais e antimicrobianas. Essas propriedades têm sido historicamente usadas para tratar o resfriado comum. O óleo de eucalipto inalado ou oral e seu componente principal, o 1,8-cineol, podem combater vírus e problemas respiratórios, como bronquite, com segurança. O eucalipto também é usado para criar uma compressa fria para reduzir a febre.

Já o óleo de hortelã-pimenta é usado como descongestionante natural e redutor de febre. Além disso, ele contém mentol, um ingrediente encontrado em pomadas tópicas que ajuda a aliviar a congestão. Um estudo in vitro de 2003 evidenciou a atividade antiviral do óleo de hortelã-pimenta. O mentol também é usado em muitas pastilhas para a tosse, com intuito de ajudar a aliviar a garganta irritada e acalmar a tosse.

Como usar óleos essenciais para resfriado

A Associação Nacional de Aromaterapia Holística dos Estados Unidos (NAHA) recomenda vários métodos para usar óleos essenciais.

A inalação de vapor é como uma sauna de óleo essencial. Para alcançar resultados mais eficazes, siga estas etapas:

  • Coloque até sete gotas de óleo essencial em uma panela grande ou tigela de água fervente.
  • Incline-se sobre a tigela (mantenha cerca de dez centímetros de distância ou você pode ter uma queimadura de vapor) e cubra a cabeça com uma toalha para criar uma tenda.
  • Feche os olhos e respire pelo nariz por até dois minutos de cada vez.

Para inalar diretamente os óleos essenciais, cheire-os diretamente do frasco; ou, adicione até três gotas em uma bola de algodão ou lenço, e inale. Você também pode adicionar algumas gotas no travesseiro antes de dormir.

Além do mais, uma maneira relaxante e menos intensa de usar óleos essenciais é no banho. Para isso, misture 2 a 12 gotas em uma tigela com 1 colher de sopa de óleo carreador, e adicione a mistura à água do seu banho.

Além disso, você pode aliviar dores de cabeça ao aplicar uma gota de óleo de hortelã-pimenta diluído nas têmporas.

Quanto aos difusores de aromaterapia, eles são um método menos direto de inalar óleos essenciais. Difusores elétricos e de vela oferecem uma dispersão leve de óleo; e, vaporizadores proporcionam uma difusão mais intensa.

Riscos e advertências

Óleos essenciais geralmente são seguros quando usados em baixas doses. Porém, eles são potentes e, portanto, devem ser manuseados com cuidado. Ademais, você não deve ingerir óleos essenciais. Quando usados puros na pele, os óleos essenciais podem causar queimaduras, inflamação, coceira e erupções cutâneas. Para reduzir o risco de irritação, dilua os óleos essenciais com um óleo carreador, como:

  • óleo de jojoba
  • óleo de amêndoa doce
  • azeite
  • óleo de coco
  • óleo de semente de uva

Antes de usar óleos essenciais em crianças ou bebês, consulte seu médico ou um aromaterapeuta certificado. Para crianças, a NAHA recomenda usar três gotas de óleo essencial para cada 30 ml de óleo carreador. Para adultos, a NAHA recomenda usar de 15 a 30 gotas de óleo essencial para cada 30 ml de óleo carreador.

Além disso, vale ressaltar que óleo de hortelã-pimenta não deve ser dado a crianças menores de seis anos. De acordo com um estudo de 2007, o mentol causou parada respiratória em crianças pequenas e fez com que bebês desenvolvessem icterícia.

Além do mais, inalar grandes quantidades de óleos essenciais ou por longos períodos de tempo pode causar tonturas, dor de cabeça e náuseas.

E se você estiver grávida ou tiver uma condição médica grave, não deve usar óleos essenciais sem consultar seu médico.

Tratamentos tradicionais para sintomas de resfriado

Não há uma cura conhecida para o resfriado comum. Isso significa que, se você tem um resfriado, a única coisa que pode fazer é deixá-lo seguir seu curso. Além da utilização de óleos essenciais, existem também outras formas de aliviar os seus sintomas, tais como:

  • acetaminofeno ou ibuprofeno para febre, dor de cabeça e dores leves
  • medicamentos descongestionantes para aliviar a congestão e limpar as passagens nasais
  • gargarejo com água salgada para aliviar a garganta irritada e a tosse
  • chá quente com limão, mel e canela para acalmar a garganta irritada
  • líquidos para se manter hidratado

Inclusive, se a sua mãe lhe deu sopa de galinha quando você estava resfriado, ela tinha as suas razões. De acordo com uma pesquisa realizada em 2000, a sopa de galinha apresenta propriedades anti-inflamatórias que auxiliam na redução da gravidade das infecções respiratórias. A sopa de galinha e outros líquidos quentes, como chá quente, ajudam a soltar a congestão e prevenir a desidratação.

De acordo com uma revisão de 2007, a equinácea pode ajudar a prevenir resfriados e encurtar sua duração. E se você estiver no início dos sintomas, pastilhas de zinco tomadas dentro de 24 horas também podem encurtar a duração de um resfriado.

O que você pode fazer agora para alívio do resfriado

Se você pegar um resfriado, experimente inalar vapor com óleos essenciais para ajudar a desobstruir a congestão. Além disso, beba bastante líquido e descanse o máximo possível. A maioria dos resfriados melhora dentro de uma semana. Entretanto, se o seu persistir ou se você tiver febre persistente, tosse ou dificuldade para respirar, consulte seu médico.

A forma mais eficaz de prevenir um resfriado futuro é manter o seu sistema imunológico em boa saúde. Para tanto, você pode contribuir com isso ao fazer uma dieta equilibrada, além de dormir adequadamente e se exercitar de forma regular. Além do mais, vale lembrar que o momento de aprender sobre óleos essenciais, bem como comprar os suprimentos de que precisa, não é quando você está doente. Portanto, aprenda tudo o que puder agora para estar pronto para usá-los nos primeiros sinais dos sintomas. Para isso, comece com alguns óleos básicos, como lavanda, hortelã-pimenta e melaleuca.

Deixe um comentário