Como usar óleos essenciais para queimaduras

Óleos essenciais para queimaduras
BANNER-25-DESCONTO-Lavanda
Óleos essenciais para queimaduras

Pode-se utilizar óleos essenciais para queimaduras?

Os óleos essenciais de todos os tipos estão se tornando cada vez mais populares, como remédios caseiros alternativos. Eles podem ser usados eficazmente para cuidados com o cabelo, alívio da dor, picadas de insetos, e muito mais.

Alguns tipos de óleos também podem ser usados para tratar pequenas queimaduras menores. Em contrapartida, queimaduras graves necessitam de avaliação médica.

Além do mais, óleos essenciais devem ser diluídos com um óleo carreador, antes de serem aplicados na pele. Outra forma de usar óleos essenciais é por meio da aromaterapia por inalação. Entretanto, eles jamais devem ser ingeridos.

Vamos orientá-lo sobre os melhores óleos essenciais para queimaduras, especialmente de primeiro grau. Estudos mostram que eles funcionam, e aqui está como usá-los com segurança e sucesso:

Quais óleos são mais indicados para tratar queimaduras?

1. Camomila (Chamomilla ou Matricaria)

A camomila tem sido tradicionalmente usada para curar feridas, bem como para pele. Ela é também um aditivo popular em loções e produtos para a pele.

Assim como o aloe vera, a camomila tem propriedades emolientes, hidratantes e rejuvenescedoras da pele. Estudos mostram que a camomila pode ajudar a curar pequenas queimaduras, incluindo queimaduras solares.

2. Eucalipto (Eucalyptus globulus)

O eucalipto é um óleo essencial tópico popular, especialmente para a cura de feridas e queimaduras. Ele também possui propriedades adstringentes, anti-inflamatórias e antimicrobianas.

Nesta revisão de 2015, o eucalipto foi elogiado por tratar queimaduras, bem como outros problemas de pele, como cortes, piolhos e picadas de insetos. Além disso, ele também pode desempenhar um papel na prevenção da infecção em queimaduras.

3. Zimbro (espécies de Juniperus)

Os óleos essenciais de muitos zimbros foram usados na medicina popular, como cicatrizantes de feridas. Isso inclui árvores semelhantes, como cedro e cipreste, da família Cupressaceae.

De acordo com um estudo de 2015, um ingrediente ativo do óleo de zimbro, o tujona, pode ajudar na cicatrização; na prevenção de infecções; e, no alívio da inflamação como antimicrobiano. Estudos recentes, como este de 2016, confirmam seu teor de tujona.

Além disso, um estudo de 2011 também mostrou que algumas espécies de cedro contêm tujona. Um estudo de 2012 revelou a presença de pineno no zimbro. Acredita-se que esse composto ajude na cicatrização de feridas e, potencialmente, na redução de cicatrizes causadas por queimaduras.

4. Lavanda (Lavandula angustifolia)

A lavanda é frequentemente mencionada em estudos de óleos essenciais como um ótimo cicatrizante para queimaduras. Ela possui: propriedades analgésicas; capacidade de reduzir a inflamação; e, atividade antimicrobiana.

Um estudo de 2012 mostrou que o óleo essencial de lavanda ajudou a acelerar a recuperação de feridas; bem como reduziu a inflamação em mulheres submetidas a cirurgia durante o parto.

5. Orégano (espécies de Origanum)

Muito mais que uma erva de cozinha, o óleo de orégano é um dos óleos essenciais mais amplamente usados, com forte evidência de atividade antimicrobiana. Além disso, ele também foi estudado em relação a feridas e queimaduras tópicas.

Um estudo de 2011 em animais examinou uma pomada de ferida de orégano, sálvia e hipericão. Descobriu que o orégano pôde contribuir para uma cicatrização mais rápida de feridas, incluindo queimaduras. E em uma revisão de 2015, o orégano (e o manjerona) também foram mencionados como analgésicos.

6. Hortelã-pimenta (Mentha piperita)

Espécies de menta, especialmente a hortelã-pimenta, têm sido usadas e pesquisadas há anos no gerenciamento da dor tópica. Isso pode torná-las úteis, principalmente, para queimaduras.

Uma revisão de 2011 de óleos essenciais para alívio da dor mencionou a hortelã-pimenta como um analgésico muito eficaz. Esta revisão de 2015 também considerou o óleo de hortelã-pimenta na prevenção de doenças e no alívio dos espasmos de dor. Além disso, ele também ajudou a reduzir a inflamação.

7. Pinheiro (espécies de Pinus)

Os óleos essenciais de pinheiro contêm pineno, que, segundo estudos, reduz a inflamação, mata patógenos e reduz cicatrizes. Isso pode tornar os óleos essenciais de pinheiro úteis para o tratamento de queimaduras.

Um estudo de 2012 sobre compostos de árvores de pinheiro também descobriu que eles podem atuar como cicatrizantes anti-inflamatórios substanciais.

8. Sálvia (espécies de Salvia)

As espécies de sálvia também podem ser cicatrizantes bem suportados para queimaduras. Entre as variedades de sálvia, a sálvia-esclareia (Salvia sclarea) é uma das mais comuns e acessíveis.

As sálvias são antibacterianas, o que pode ajudar a reduzir as chances de infecção em queimaduras. A sálvia também é mencionada em uma revisão de 2010 e 2015 por suas propriedades antimicrobianas. Ela foi ainda usada em um estudo de 2011 em animais, juntamente do orégano e hipericão, para o tratamento de feridas.

9. Hipericão (espécies de Hypericum)

Mais conhecido por ajudar na depressão, o hipericão foi originalmente usado para curar feridas. Além do mais, seu óleo essencial pode ser útil para queimaduras também.

O hipericão possui propriedades antimicrobianas e anti-inflamatórias, que podem ajudar a aliviar queimaduras e prevenir infecções. Um estudo de 2011, realizado em animais, encontrou evidências de que a erva poderia curar feridas, em combinação com os óleos de orégano e sálvia.

10. Árvore do chá (espécies de Melaleuca)

Esta planta australiana tem uma ótima reputação como óleo essencial antimicrobiano e anti-inflamatório. Isso pode torná-lo um ótimo remédio para queimaduras.

A revisão de 2015 sobre óleos essenciais atribuiu ao óleo da árvore do chá as propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas. Isso o torna muito útil para feridas de queimadura. Uma revisão de 2010 também observou o óleo da árvore do chá como um dos anti-inflamatórios mais estudados.

11. Tomilho (Thymus vulgaris)

Os componentes presentes nos óleos essenciais de tomilho, conhecidos como timóis, são citados nesta análise datada de 2011. Nesta revisão, vale a pena notar que eles têm qualidades evidentes de alívio da dor. Os timóis também são encontrados em outros óleos essenciais de ervas, especialmente do bergamota.

Um levantamento realizado em 2010 sustentou que o timol presente no tomilho possui propriedades anti-inflamatórias. Ambas propriedades tornam o óleo essencial um ótimo candidato para a cicatrização de queimaduras.

Como tratar queimaduras com óleos essenciais

Nunca aplique óleos essenciais puros e não diluídos diretamente em queimaduras. Isso pode piorar as queimaduras, causando inflamação e dor.

O uso de óleos essenciais para tratar queimaduras menores é completamente seguro, se forem usados corretamente; e você pode aplicá-los de várias maneiras em queimaduras.

Compressa

Usar uma compressa simples é a melhor abordagem para queimaduras muito recentes. Para fazer:

  1. Adicione cerca de 5 gotas do seu óleo essencial escolhido em 1 xícara de água morna. Você pode misturar diferentes óleos essenciais juntos, se desejar.
  2. Após agitar o óleo com a água, mergulhe um pano limpo e aplique.
  3. Repita até que a água para a compressa tenha acabado.

Continue fazendo compressas e aplicando diariamente até que a ferida comece a cicatrizar.

Pomada, bálsamo, loção ou unguento

Outro método é usar um produto hidratante ou óleo carreador, com os óleos essenciais escolhidos.

Entretanto, vale ressaltar que essa abordagem é ideal para queimaduras que já estão cicatrizando. Usar produtos oleosos pode cobrir queimaduras recentes e aprisionar bactérias, o que pode piorar uma infecção. Este método é melhor para ajudar a curar e hidratar a pele queimada, não para evitar infecções. Além disso, evite aplicar este método em queimaduras recentes ou de segundo grau.

Quando a inflamação diminuir, misture seus óleos essenciais com uma loção ou óleo carreador. A proporção de 5 gotas de óleo para cada 30ml do produto funciona melhor.

Produtos hidratantes, loções, cremes e unguentos são ótimas opções. Você também pode misturá-los com óleos carreadores, que aprimoram a eficácia dos óleos essenciais.

Alguns dos melhores óleos carreadores são:

  • azeite
  • óleo de coco
  • óleo de abacate
  • óleo de jojoba
  • óleo de girassol

Aplique a mistura diretamente na queimadura em cicatrização, até que ela desapareça.

Se você sentir piora da inflamação, coceira ou erupção cutânea, pare imediatamente de usar óleos essenciais. Ademais, você pode ter uma reação alérgica a um óleo essencial específico. Portanto, a maneira mais fácil de evitar isso é fazer um teste em uma pequena área da pele, antes de aplicar na queimadura.

Vale lembrar também que não recomendamos ingerir óleos essenciais. Alguns são tóxicos e a qualidade varia. Lembre-se de que os óleos essenciais não são aprovados nem regulamentados. Por isso, você deve escolher um óleo de uma marca de confiança.

Quando procurar um médico

Para queimaduras de primeiro grau leves e queimaduras solares, os óleos essenciais são remédios caseiros seguros. Em alguns casos, eles também podem ajudar em algumas queimaduras de segundo grau pequenas.

No entanto, se você tiver uma queimadura de segundo grau, é sábio consultar um médico primeiro. Bolhas, dor, inchaço, vermelhidão e até infecção significam que pode ser uma queimadura de segundo grau. Por isso, o risco de infecção grave é maior nesses casos.

Por essa razão, o mais importante é consultar um médico imediatamente, se tiver uma queimadura de terceiro grau ou uma infecção. Se você notar que a sua pele está descolorida, com textura áspera ou de couro, vai saber que é uma queimadura de terceiro grau. Além disso, sempre consulte um médico, mesmo que não sinta dor intensa.

Se as queimaduras forem muito extensas e se espalharem pelo corpo, consulte um médico. Não dependa exclusivamente de óleos essenciais ou de tratamentos caseiros, exceto para queimaduras pequenas e leves.

Deixe um comentário