Pode usar óleos essenciais para psoríase?

Óleos essenciais para psoríase
BANNER-25-DESCONTO-Lavanda
Óleos essenciais para psoríase

Óleos essenciais para psoríase Se você está lidando com manchas pruriginosas e desconfortáveis de psoríase, saiba que não está sozinho. Esta condição de pele relativamente comum pode se manifestar a qualquer momento, apresentando uma coloração rosa ou vermelha, com escamas prateadas em tons de pele mais claros, tons salmão com escamas prateadas em tons de pele médios, e tons de violeta ou marrom escuro com escamas cinzas em tons de pele mais escuros.

As crises frequentemente causam desconforto, mas o alívio pode vir de diversas formas, desde medicamentos a terapia de luz e, potencialmente, óleos essenciais. Os óleos essenciais são comumente utilizados na aromaterapia e em outras terapias alternativas para uma gama de questões de saúde, incluindo condições de pele. Se você aplicar óleos essenciais na pele, eles devem ser primeiramente diluídos com um óleo carreador.

Os óleos essenciais não são destinados a serem ingeridos e não devem ser consumidos. Há também uma limitada investigação sobre o uso de óleos essenciais no tratamento da psoríase. Além do mais, grande parte dos dados acessíveis consiste em relatos empíricos. Os óleos essenciais não são recomendados como a primeira opção de tratamento para a psoríase.

Você deve usá-los apenas como terapia complementar ao seu tratamento regular. Você também deve consultar seu médico antes de adicionar óleos essenciais à sua rotina de tratamento, pois ele pode ajudar a determinar se os óleos essenciais são uma boa opção para você. Eis uma análise dos óleos que podem ter benefícios no controle da psoríase.

Óleo de coco para a psoríase

O óleo de coco não é considerado um óleo essencial, mas possui propriedades anti-inflamatórias que podem ajudar a aliviar a dor da psoríase. É amplamente considerado um ingrediente suave. Por esse motivo, frequentemente é recomendado como tratamento para a psoríase no couro cabeludo. O óleo proporciona hidratação à pele e às camadas de escamas. Quando usado sozinho, o óleo de coco geralmente não causa efeitos colaterais. O óleo é rotineiramente usado como ingrediente na culinária, bem como é seguro para consumo. Ele pode ser ingerido ou aplicado externamente, com poucas, se houver, interações. O óleo de coco é frequentemente usado como óleo carreador para óleos essenciais. Por isso, não consuma óleo de coco se houver qualquer adição de óleos essenciais. Você pode utilizar o óleo de coco de diversas formas. Tente ingerir até duas colheres de sopa de óleo de coco virgem diariamente. A substância ácido láurico em seu interior pode bloquear a entrada de bactérias e vírus no seu corpo. Também é possível aplicar generosamente o óleo de coco virgem nas regiões afetadas. Pode ser mais eficaz se aplicado diretamente na pele após o banho. Se você sentir dor, coceira ou outros sintomas incomuns após o uso do óleo de coco, pare de usá-lo e consulte seu médico.

Óleo essencial de árvore do chá para a psoríase

O óleo da árvore do chá provém das folhas de uma planta nativa da Austrália. Diz-se que o óleo tem propriedades antibacterianas, antivirais e antifúngicas. Também pode apoiar a função imunológica saudável. Se você coçar uma área afetada pela psoríase, considere aplicar óleo da árvore do chá na região. Isso pode ajudar a afastar infecções e aliviar a inflamação. No entanto, não use muito este óleo potente, pois ele pode ressecar a pele e piorar a situação. De acordo com a National Psoriasis Foundation, não há estudos científicos que confirmem ou neguem a eficácia do óleo da árvore do chá na psoríase. Irritações adicionais na pele ou reações alérgicas são possíveis. Para determinar se você é alérgico, teste uma pequena área da pele antes de usar o óleo em uma área maior. Algumas pessoas encontram alívio ao usar produtos comerciais que contêm óleo da árvore do chá. Você pode encontrar este ingrediente em produtos que vão de xampus a sabonetes e loções.

Óleo de rícino para a psoríase

O óleo de rícino não é um óleo essencial, mas pode ser usado como ‘uma fórmula' para aplicar um óleo essencial na pele. Você pode incorporar óleos essenciais a uma base de óleo de rícino, antes de aplicar. Isso ajuda a diluir o óleo essencial, prevenindo quaisquer efeitos adversos. Este emoliente natural também ajuda a amaciar a pele. Relatos anedóticos sugerem que o óleo de rícino prensado a frio pode ajudar a acelerar a cicatrização e a hidratar áreas de pele seca e escamosa, quando usado diariamente. Também se acredita que a aplicação do óleo de rícino diretamente na pele ajude a remover toxinas. Isso pode melhorar a função imunológica, aumentando o número de células linfocitárias para o combate de doenças no seu corpo. O óleo de rícino vendido em lojas pode ser processado quimicamente, ou proveniente de sementes que foram pulverizadas com pesticidas. Por isso, leia os rótulos com cuidado e proceda lentamente para evitar efeitos colaterais, como irritação da pele. Além do mais, não use este óleo se estiver grávida ou se estiver amamentando.

Óleo essencial de lavanda para a psoríase

De acordo com uma revisão científica de 2015, o óleo de lavanda é um dos óleos essenciais mais estudados. É frequentemente usado para uma variedade de condições, incluindo arranhões ou cortes, dores de cabeça e dores musculares. O óleo de lavanda também demonstrou ter propriedades antibacterianas e antifúngicas bem-sucedidas contra diferentes bactérias, quando as medicinas tradicionais falharam. No caso de estar enfrentando situações estressantes, pense em aplicar óleo de lavanda diluído sobre as têmporas. Isso pode ajudar a acalmar sua mente, o que pode reduzir certos gatilhos emocionais da psoríase. O óleo de lavanda também pode ajudar a reduzir a coceira na pele, quando misturado com um creme e aplicado na pele. No entanto, grávidas, lactantes e pessoas com diabetes devem evitar o uso do óleo de lavanda. O uso excessivo deste óleo pode causar náusea, vômito ou dores de cabeça. Assim como outros óleos essenciais, você pode tentar aplicar algumas gotas de óleo de lavanda na pele, quando diluído com um óleo carreador, como o óleo de coco. Algumas pessoas adicionam gotas de óleo de lavanda diluído em um óleo carreador à água do banho.

Óleo essencial de gerânio para a psoríase

Algumas fontes afirmam que o óleo de gerânio pode melhorar a circulação, reduzir a inflamação e, até mesmo, aliviar o estresse. Elas também dizem que o óleo promove o crescimento e a regeneração de células saudáveis. Porém, dilua bem este óleo. Você pode experimentar efeitos colaterais leves ao aplicar este óleo na pele, mesmo quando diluído. O óleo de gerânio comumente causa reações alérgicas ou outras reações na pele. Sempre faça um teste de pele antes de aplicar qualquer óleo essencial em áreas maiores da pele. O óleo de gerânio é reconhecido por sua capacidade de desacelerar ou interromper o fluxo sanguíneo. Tenha cuidado se tiver pressão alta ou estiver em risco de doenças cardiovasculares. Para questões de pele que vão desde acne à dermatite, você pode tentar misturar até cinco gotas de óleo de gerânio com um óleo carreador, como o óleo de coco. As recomendações sugerem aplicar esta mistura nas áreas afetadas duas vezes ao dia até ver melhora.

Óleo essencial de hortelã-pimenta para a psoríase

O óleo de hortelã-pimenta pode ajudar a reduzir a coceira e a dor em torno das placas de psoríase. Esse óleo também combate a coceira causada por problemas que vão desde bolhas de herpes a infestações por sarna. Uma revisão de 2015 observou que existem 25 espécies diferentes de hortelã-pimenta, com mais de 600 variedades. No entanto, não importa a planta que você use, é o mentol do óleo que dá à hortelã-pimenta seu efeito. Em doses pequenas, a hortelã-pimenta geralmente não causa efeitos colaterais. Porém, há uma pequena chance de uma reação alérgica, então, fique atento a quaisquer sinais e sintomas incomuns após a aplicação. Um remédio caseiro popular envolve a combinação de uma xícara de água destilada com cinco a sete gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta, em um frasco de spray. Você pode borrifar esta mistura na pele dolorida e com coceira para alívio.

Óleo carreador de argan para a psoríase

O óleo de argan é um óleo carreador, não um óleo essencial. É rico em vitamina E, que hidrata a pele. Além disso, pode aprimorar o metabolismo da pele, diminuir a inflamação e oferecer proteção contra a exposição solar. O óleo de argan pode funcionar na psoríase porque é tanto anti-inflamatório quanto antisséptico. Isso significa que o óleo tem propriedades que ajudam a reduzir vermelhidão, ressecamento, inchaço e coceira. Note que óleos de argan culinários e cosméticos não são a mesma coisa. Você não deve ingerir o óleo de argan cosmético. Reações alérgicas são raras, mas você deve interromper o uso se sentir desconforto. Como o óleo de argan não é um óleo essencial, ele pode ser aplicado diretamente na pele ou misturado com óleos essenciais para uma combinação de resultados.

Óleo essencial de semente de cominho preto para a psoríase

Também conhecido como “óleo de semente de cominho preto”, este óleo vem de uma planta chamada Nigella sativa, ou cominho preto. De acordo com um estudo de 2012, ele tem propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas, antifúngicas e antiparasitárias. Isso significa que ele pode potencialmente ajudar em uma variedade de problemas de pele, desde aqueles causados pela psoríase àqueles causados por parasitas. Pode ajudar a acalmar a inflamação e acelerar o processo de cicatrização da pele. O óleo de semente de cominho preto também pode ser um excelente hidratante e, até mesmo, reduzir a espessura das placas de psoríase. As sementes de cominho preto podem retardar a coagulação do sangue e diminuir a pressão sanguínea. Portanto, pessoas com distúrbios de coagulação, diabetes ou pressão baixa devem consultar um médico antes de usar. Grávidas também devem evitar o uso do óleo de semente de cominho preto. Além do mais, o óleo de semente de cominho preto é um óleo carreador. Ou seja, você pode aplicá-lo diretamente na pele ou misturá-lo com um óleo essencial antes de aplicar. Essa abordagem deve contribuir para reduzir a coceira e proporcionar hidratação à pele.

Fatores de risco a considerar

Sempre pesquise o óleo específico que pretende usar antes de incorporá-lo em seu plano de tratamento. Cada óleo tem suas próprias precauções e interações. Apesar de serem todos de origem natural, os óleos essenciais podem ter substâncias notavelmente poderosas. Por esse motivo, eles devem ser tratados como medicamentos e usados com cuidado. Os óleos essenciais geralmente não são recomendados para bebês, crianças, ou para grávidas ou lactantes. Alguns óleos podem interagir com determinados medicamentos ou problemas de saúde. Por isso, você deve conversar com seu médico sobre os óleos que deseja usar, para complementar seu atual plano de cuidados com a psoríase. Alguns óleos essenciais também são tóxicos para animais de estimação. Isso é verdade tanto para o contato direto com a pele quanto para a inalação. Considere armazenar os óleos essenciais em um local inacessível a crianças e animais de estimação. Quanto ao seu difusor, a Sociedade Americana para a Prevenção de Crueldade contra Animais (ASPCA) recomenda o uso em um espaço bem ventilado, ou em um cômodo que seu animal de estimação não possa acessar. Além do mais, o veterinário do seu pet ou outro profissional médico pode fornecer recomendações mais específicas.

Outras opções de tratamento

Mudanças no estilo de vida

Manter uma dieta variada que inclua frutas e legumes frescos, grãos integrais, peixes gordos e óleos saudáveis para o coração pode ajudar algumas pessoas a controlar os sintomas da psoríase. Você pode descobrir que reduzir o consumo de alimentos processados, ou carboidratos simples e eliminar o álcool, diminui o número ou a gravidade das crises. Os ácidos graxos ômega-3 podem ajudar a reduzir a inflamação e lubrificar as células do corpo. É uma boa ideia conversar com um médico ou farmacêutico sobre qualquer suplemento ou vitamina que você esteja interessado em tomar, em conjunto de seus medicamentos atuais. Exercícios regulares podem reduzir a inflamação e aliviar o estresse, que são fatores-chave no controle da psoríase. Use roupas confortáveis que afastem a umidade para proteger a pele. É importante não exagerar, pois isso pode desencadear uma resposta de estresse no corpo, o que pode piorar a psoríase. Embora a luz solar possa ser benéfica para a psoríase, lembre-se de usar protetor solar quando estiver ao ar livre.

Saúde física e mental

Converse com um médico ou farmacêutico sobre opções para reduzir o custo de seu tratamento, incluindo descontos em medicamentos diretos das fábricas. Você também pode procurar um Centro de Saúde próximo que ofereça atendimento de baixo custo ou sem custo. A psoríase afeta não apenas a saúde física, mas também a saúde mental. Novas opções de terapia online ou baseada em texto permitem que você se conecte com um terapeuta no conforto de sua casa, com alguns planos de pagamento começando por volta de US$ 60 por semana.

Terapias holísticas

Se você procura outras terapias alternativas, pode considerar a acupuntura. Embora haja poucos efeitos colaterais ou riscos, quando a acupuntura é realizada por um profissional certificado, ela pode causar novas lesões na pele. Por isso, é importante monitorar sua condição e interromper a acupuntura se isso ocorrer.

Apoio social

Entidades, como a Fundação Nacional de Psoríase do Estados Unidos, disponibilizam comunidades de apoio na internet. Você também pode encontrar outras pessoas com o mesmo diagnóstico em aplicativos de mídia social ou fóruns de mensagens. Às vezes, é possível encontrar grupos de apoio locais através do consultório do seu médico ou do hospital.

Conclusão

Existem muitas opções que você pode experimentar em casa para controlar sua psoríase. Mesmo que não sejam a primeira escolha recomendada de tratamento, é possível contemplar a utilização de óleos essenciais. Algumas pessoas relataram resultados positivos com o uso de óleos essenciais, para aliviar os sintomas da psoríase. No entanto, mais pesquisas são necessárias para determinar quão eficazes eles são como tratamento. Além do mais, como qualquer tratamento potencial, existem benefícios e riscos ao usar óleos essenciais. Considere conversar com seu médico para determinar se os óleos essenciais são um tratamento que pode funcionar para você. Discuta possíveis efeitos colaterais e interações com os medicamentos que você possa estar tomando. Se você decidir usar óleos essenciais, certifique-se de entender como aplicá-los com segurança em seu corpo e como usá-los em um difusor.

Deixe um comentário