7 Melhores Óleos essenciais para picadas de insetos

Óleos essenciais para picadas de insetos
BANNER-25-DESCONTO-Lavanda

Óleos essenciais para picadas de insetos: Os óleos essenciais são extratos destilados altamente concentrados de determinadas plantas e, em algumas situações, podem ser usados como um tratamento alternativo eficaz para ajudar a aliviar os sintomas causados por picadas de insetos.

Óleos essenciais para picadas de insetos

Hoje em dia, os óleos essenciais são amplamente utilizados para saúde, limpeza, massagens e outros fins. Uma das razões para seu uso é ajudar a aliviar o desconforto causado por picadas de insetos.

Para aqueles que buscam um método mais natural para aliviar a dor, os óleos essenciais são uma ótima opção. Eles desempenham um papel importante na aromaterapia, cuja técnica envolve a difusão dos óleos no ar ou sua aplicação direta na pele – nesse caso, os óleos são misturados com um óleo carreador.

Quais são os melhores óleos essenciais para picadas de insetos?

Há diversos óleos essenciais que podem ajudar a tratar picadas de insetos. São eles:

1. Manjericão (Ocimum spp.)

O manjericão é um óleo com propriedades anti-inflamatórias leves que podem contribuir para o alívio da irritação. As propriedades antimicrobianas da planta previnem infecções. Isso o torna ótimo para todos os tipos de picadas de insetos, especialmente picadas de abelhas.

Um estudo de 2013 documentou notáveis qualidades anti-inflamatórias do manjericão. Embora o estudo tenha testado apenas em camundongos, foi notado que o óleo essencial de manjericão pode ajudar a aliviar os sintomas da inflamação artrítica. Essas propriedades anti-inflamatórias são encontradas em muitas variedades, incluindo manjericão-doce, manjericão tailandês e manjericão sagrado.

2. Cânfora (Cinnamomum camphora)

Esta planta é parente da canela e tem sido usada desde tempos antigos para tratar dor, irritação e inflamação. Também pode auxiliar na diminuição do desconforto provocado por picadas de insetos. Quando isso acontece, cria-se uma reação na pele, como uma sensação de calor formigante.

3. Camomila (Matricaria recutita/chamomilla, Chamaemelum nobile)

A camomila é adicionada em muitos produtos para a pele e loções, devido aos seus efeitos emolientes calmantes. Com picadas de insetos, o óleo ajuda com vermelhidão, coceira e irritação. Este remédio floral pode acelerar a cicatrização e a recuperação.

Um estudo de 2011 comparou a camomila com um creme de hidrocortisona 1% para irritação de pele. Isso ajudou as lesões a cicatrizarem muito mais rápido, enquanto reduzia a dor, inflamação e coceira.

4. Lavanda (Lavandula angustifolia)

A lavanda é um óleo essencial popular favorito para tratar picadas de insetos. Este óleo (ao contrário da maioria dos outros óleos essenciais) pode ser aplicado diretamente nas picadas. Tem propriedades calmantes semelhantes às da camomila e também pode aliviar a dor.

Pode ser especialmente útil para picadas de aranha, de formiga-de-fogo e de abelha. A lavanda demonstrou ter notáveis efeitos anti-inflamatórios em nível celular, de acordo com um estudo de 2012. Experimente-o para obter alívio de picadas de insetos de diversas espécies.

5. Hortelã (Mentha spp.)

Os óleos essenciais de hortelã (como hortelã-pimenta e menta) podem ser uma ótima opção, se forem diluídos primeiro. Eles proporcionam alívio da dor e resfriamento, quando entram em contato com a pele. A hortelã também pode ajudar a manter os insetos afastados, evitando picadas futuras.

As hortelãs também são ótimas para tratar coceira e as picadas mais dolorosas, como as de formigas-de-fogo. Uma revisão de 2013 analisou os benefícios anti-inflamatórios da hortelã-pimenta, juntamente com outra espécie de hortelã: a hortelã-chocolate.

6. Alecrim (Rosmarinus officinalis)

O óleo de alecrim é outra opção para aliviar a dor das picadas de insetos, prevenindo também as infecções. Certifique-se de diluir o óleo de alecrim com um óleo carreador, antes de usar.

Um estudo de 2011, realizado em ratos, descobriu que o alecrim tem qualidades potentes anti-inflamatórias. Tão potentes que o óleo essencial conseguiu aliviar a inflamação no cólon, devido à colite. No entanto, são necessários estudos em humanos para explorar isso mais a fundo.

7. Melaleuca (Melaleuca alternifolia)

O óleo essencial de melaleuca é famoso por suas qualidades anti dor, anti-inchaço e anticoceira. Também é antimicrobiano, prevenindo infecções bacterianas. Portanto, isso o transforma em um excelente recurso para combater o desconforto causado pelas picadas de insetos.

O óleo essencial de melaleuca pode ser usado para combater todos os tipos de picadas de insetos: mosquitos, carrapatos, formigas-de-fogo, aranhas, abelhas, percevejos e pulgas.

A habilidade da melaleuca de interromper a coceira pode ser sua melhor característica. Um estudo de 2012 mostrou que o óleo essencial de melaleuca preveniu a coceira nos olhos melhor do que certos medicamentos.

Como usar óleos essenciais para picadas de insetos?

Como você usa um óleo em uma picada de inseto depende como você prefere. Dilua primeiro, e aplique diretamente na picada; ou se for cobri-la com um curativo, coloque o óleo nele.

Soluções comuns incluem água (no caso de spray de insetos), óleo ou loção (no caso da pomada). Aqui estão alguns métodos comuns e fáceis para aplicar óleos em picadas.

Aplicação direta

Evite a aplicação direta de óleos essenciais. Misture-os com um óleo carreador – geralmente 5 gotas para cada 28 ml de óleo carreador – e depois aplique na pele.

Spray diluído

A maioria dos óleos essenciais deve ser diluída antes de ser aplicada. A aplicação direta pode causar queimação e ardor na pele. E isso pode piorar os sintomas das picadas de insetos.

Para criar um spray diluído, preencha um frasco de spray com água. Misture 2 a 3 gotas de óleo essencial com 2 a 3 gotas de óleo carreador líquido, para cada 28 ml de água. Agite antes de usar, e borrife sobre as picadas de insetos.

Pomada

Você pode criar sua própria pomada com óleos essenciais adicionados. Existem algumas maneiras de fazer isso; e uma delas é fazendo sua própria pomada simples. Adicione algumas gotas de óleo essencial em um óleo carreador, como óleo de coco, óleo de jojoba ou, até mesmo, uma pomada de cera de abelha. Adicione cerca de 2 a 3 gotas para cada 28 ml, e misture bem. Você também pode fazer isso com seu creme, hidratante, pomada ou bálsamo favorito.

Banho

Se você tiver várias picadas por todo o corpo, experimente um banho de óleo essencial. Adicione cerca de 15 gotas do seu óleo preferido (ou uma combinação de óleos) na mesma quantidade de um óleo carreador. Agite e depois adicione ao seu banho. Você pode complementar isso com aplicação tópica direta nas picadas mais dolorosas.

Quando procurar um médico

Os óleos essenciais podem proporcionar alívio para algumas pessoas que sofrem com picadas de insetos. No entanto, para outras, o alívio pode ser limitado.

Se os óleos essenciais não estiverem funcionando para suas picadas de insetos, você pode consultar com seu farmacêutico ou médico para descobrir outras opções. Embora esses óleos ofereçam um ótimo remédio natural, como forma de substituir abordagens químicas ou farmacêuticas, eles não podem ser considerados uma cura, pois não funcionam para todos.

Alguns óleos essenciais podem causar sensibilidades em algumas pessoas. Certifique-se de fazer um pequeno teste de pele, antes de aplicar generosamente qualquer óleo essencial.

Tenha em mente também que distintos óleos essenciais podem provocar respostas diversas, tanto positivas quanto negativas. Se um óleo causar uma reação, pode haver outro óleo que funcione melhor para você.

Se você tiver uma reação alérgica intensa, interrompa imediatamente o uso desse óleo. Consulte seu médico se começar a sentir sintomas preocupantes, como urticária na pele, dificuldade respiratória e outros. Se você tiver asma, os óleos essenciais podem desencadear um ataque de asma.

Além disso, certifique-se de não está apenas aplicando óleo essencial em uma picada muito perigosa e venenosa. Aprenda a reconhecer as marcas de picadas de aranhas venenosas, como a aranha-marrom ou a viúva-negra. Inicialmente, essas picadas podem parecer coceira e alguns incômodos, mas podem ser muito dolorosas ou até mesmo fatais.

Se você suspeitar que pode ter sido picado por uma aranha venenosa, procure atendimento médico imediatamente. Não aplique óleos essenciais até que seu médico tenha confirmado que a picada não é de uma aranha venenosa.

Deixe um comentário