Óleos essenciais podem aliviar a menopausa?

Óleos essenciais para menopausa
BANNER-25-DESCONTO-Lavanda
Óleos essenciais para menopausa

Visão Geral

Para muitas mulheres, a menopausa é um momento marcante. Ela não só significa o fim da menstruação mensal, mas também marca o declínio da fertilidade da mulher.

Embora algumas mulheres possam notar mudanças aos 30 anos, muitas não experimentarão a menopausa até seus 40 ou 50 anos. Por definição, uma mulher atinge a menopausa quando passa 12 meses consecutivos sem um período menstrual.

Na menopausa, muitas mulheres têm sintomas, como ondas de calor ou fadiga. E esses sintomas podem atrapalhar as atividades do dia a dia. Embora esses sintomas possam ser desconfortáveis, existem maneiras homeopáticas de lidar com eles. Inclusive, óleos essenciais podem ajudar a aliviar alguns dos sintomas que você está enfrentando.

Como os óleos essenciais podem proporcionar alívio?

Se você não estiver interessada em medicamentos prescritos para ajudar a gerenciar seus sintomas, pode considerar soluções alternativas. Dentre as soluções, alguns óleos essenciais podem fornecer alívio quando aplicados em diferentes áreas do corpo.

Esses óleos vêm de várias fontes vegetais e, muitas vezes, podem ser encontrados em sua forma natural. Eles também estão disponíveis em formas prontas para aplicação imediata, como óleos ou cremes.

Os óleos essenciais são usados na aromaterapia. A essência desses óleos é destinada à inalação (diretamente ou por meio de um difusor); ou diluída e aplicada na pele. Contudo, óleos essenciais não devem ser ingeridos.

A seguir, você vai conferir 5 óleos essenciais que podem ajudar a aliviar seus sintomas:

1. Sálvia-sclaréia

As ondas de calor são uma rápida sensação de calor, que pulsa por todo o corpo. Elas podem ser naturalmente aliviadas, ao esfregar três gotas de óleo de sálvia-sclaréia diluído na parte de trás do pescoço ou em todo os pés.

Para um alívio ainda mais rápido, considere adicionar algumas gotas em um lenço ou guardanapo, e inalar suavemente. Isso permite que o óleo entre no seu corpo pelo nariz. Esse processo também pode produzir efeitos semelhantes aos de um antidepressivo.

Acredita-se também que a sálvia-sclaréia ajude a retardar o desenvolvimento da osteoporose. Além do mais, mulheres que estão passando pela menopausa têm um risco aumentado de osteoporose, devido a uma diminuição nos níveis de estrogênio. Durante esse período, a degradação óssea supera o desenvolvimento ósseo.

2. Óleo de hortelã-pimenta

O óleo de hortelã-pimenta pode reduzir o desconforto das ondas de calor. Para isso, adicione não mais do que duas gotas em um lenço. Segure o lenço perto do nariz enquanto respira lentamente.

Este óleo também tem o potencial de proporcionar alívio para eventuais dores abdominais que possam surgir nesse momento. Embora não seja comum após o fim da menstruação, é típico sentir cólicas relacionadas à menstruação (dismenorreia) durante a perimenopausa.

Algumas mulheres podem continuar tendo cólicas, depois que a menstruação cessar completamente. Isso pode sugerir a existência de uma condição médica subjacente. Se você não estiver mais menstruando e sentir cólicas persistentes, consulte seu médico.

3. Lavanda

A lavanda pode ajudar a equilibrar seus hormônios, aliviando o desconforto perineal. Se a área ao redor do seu períneo estiver apertada ou desconfortável, você pode considerar colocar uma compressa fria na área. Você pode adicionar uma gota de óleo de lavanda diluído na compressa, para alívio adicional.

Recomenda-se usar a compressa por até 30 minutos. Se você sentir algum ardor ou queimação, deve remover a compressa e enxaguar a área com água.

A lavanda também pode promover sentimentos de relaxamento, bem como ajuda a melhorar a qualidade do seu sono. Durante esse período, a insônia e outros problemas relacionados ao sono são comuns. Por isso, pode ser benéfico adicionar a aromaterapia de lavanda à sua rotina noturna.

4. Gerânio

Foi descoberto que o gerânio, usado como óleo essencial, também pode ajudar as mulheres na menopausa a gerenciar as mudanças hormonais. Uma ou duas gotas podem ser inaladas em um lenço, para alívio imediato do estresse. O gerânio também é útil para pele seca. Para isso, considere adicionar algumas gotas do óleo diluído à água, durante um banho quente relaxante.

A pesquisa também sugere que este óleo essencial tem efeitos antiansiedade e antidepressivos.

5. Manjericão

Se você está procurando maneiras de aumentar seus níveis de estrogênio ou melhorar seu humor, considere adicionar a aromaterapia de manjericão à sua rotina diária. O manjericão também pode ser útil contra ondas de calor, quando diluído e aplicado nos pés ou esfregado na parte de trás do pescoço.

6. Citrus

A aromaterapia de óleo cítrico pode ter vários benefícios para a saúde das mulheres que têm sintomas da menopausa. Pesquisadores de um estudo de 2014 descobriram que mulheres pós-menopausa as quais inalaram esse óleo essencial tiveram menos sintomas físicos, bem como um aumento no desejo sexual.

Além de uma diminuição na pressão arterial sistólica, elas também tiveram uma melhora na frequência cardíaca e nas concentrações de estrogênio.

O óleo cítrico também possui propriedades anti-inflamatórias, o que pode ajudar com quaisquer dores que você possa estar sentindo.

Tenha cuidado, no entanto, com os óleos cítricos, pois eles podem tornar sua pele sensível ao sol. Por isso, evite a luz solar direta ao aplicar óleos cítricos diluídos na pele.

Fatores de risco a considerar

Converse com seu médico antes de usar óleos essenciais para aliviar a menopausa. Afinal, seu médico poderá lhe informar se os óleos afetarão os medicamentos que você pode estar tomando. Além disso, você também deve verificar com seu médico se tem alergias conhecidas, já que alguns óleos podem conter alérgenos potenciais.

Se você planeja usar óleos essenciais, certifique-se de entender as instruções com antecedência. A aplicação direta desses óleos na pele pode ser prejudicial. Portanto, certifique-se de diluir o óleo essencial de sua escolha com um óleo carreador. Óleos de coco, jojoba e oliva são exemplos de óleos carreadores comuns. Uma boa regra é adicionar 30 ml de óleo carreador para cada 12 gotas de óleo essencial; e misturar.

Além disso, você sempre deve fazer um teste de sensibilidade, antes de fazer uma aplicação completa. Para fazer isso, aplique o óleo diluído em uma pequena área da pele. O interior do braço é geralmente um bom local para isso. Aguarde 24 horas para ver se sua pele apresenta inflamação ou irritação. Se isso ocorrer, interrompa o uso. Se nada acontecer, deve estar tudo bem para fazer uma aplicação completa.

Se você estiver usando um óleo em spray, certifique-se de estar em uma área com ventilação adequada.

Como a menopausa é tradicionalmente tratada?

Quando você começa a ter sintomas da menopausa, deve marcar uma consulta com seu médico, pois ele pode fornecer informações úteis, à medida que você inicia sua jornada na menopausa.

Ademais, a terapia medicamentosa é tipicamente usada para tratar os sintomas da menopausa. Para muitas mulheres, isso pode significar terapia hormonal. Inclusive, a terapia hormonal é o tratamento mais eficaz para ondas de calor e suores noturnos. Você pode tomar doses de estrogênio em forma de comprimido, adesivo, gel ou creme. Algumas mulheres também podem precisar de progestina.

Vale reforçar que o estrogênio também pode aliviar a secura vaginal. O hormônio pode ser aplicado diretamente na vagina, por meio de um comprimido de baixa dose, anel ou creme; onde será absorvido pelo tecido vaginal.

Diversos fármacos estão à disposição para proporcionar alívio das ondas de calor, tais como antidepressivos e gabapentina (Neurontin). Entretanto, mulheres que não podem usar a terapia de estrogênio, muitas vezes, tomam gabapentina.

Contudo, seu médico também pode fazer recomendações fitness e de dieta. Além disso, certas mudanças no estilo de vida também podem ajudar a reduzir os sintomas.

Perspectiva

A menopausa é um período de mudanças extremas, mas pode ser gerenciável. Seja qual for a sua preferência, seja por terapias tradicionais ou alternativas, você tem opções de alívio. Entretanto, converse com seu médico sobre quaisquer preocupações que você possa ter. Desta forma, você e ele possam, juntos, desenvolver um plano de tratamento mais adequado.

Deixe um comentário