Óleos essenciais para herpes labial

Óleos essenciais para herpes labial
BANNER-25-DESCONTO-Lavanda

Herpes labial, às vezes chamado de “ferida febril”, são feridas abertas inflamadas que se formam ao redor da boca. Essas lesões são quase invariavelmente resultantes da ação do vírus herpes simplex (HSV).

Além disso, não há cura para o HSV, embora pesquisas estejam progredindo em direção a uma possível cura ou vacina no futuro.

Inclusive, depois que uma pessoa teve um herpes labial, o estresse, a luz solar ou as mudanças hormonais podem desencadear a ativação do vírus novamente.

Existem remédios de venda livre e prescrição que afirmam tratar a dor e a inflamação causadas por herpes labial. No entanto, pesquisadores estão começando a descobrir que os compostos orgânicos encontrados em alguns óleos essenciais também podem tratar essas feridas na boca.

Algumas cepas de herpes desenvolveram resistência aos medicamentos usados para tratá-las, mas os óleos essenciais podem potencialmente ser eficazes contra elas.

A evidência de que os óleos essenciais podem ter um efeito significativo no herpes labial é limitada e ainda está sendo pesquisada. Ademais, use-os com cautela e mantenha seu médico informado caso queira experimentar um desses óleos.

Além disso, não há monitoramento na produção de óleos essenciais. Portanto, faça uma pesquisa sobre as marcas e sua qualidade, pureza e segurança.

Óleos essenciais para herpes labial

Quais óleos essenciais podem ajudar a tratar herpes labial?

1. Óleo da árvore do chá

O óleo da árvore do chá tem propriedades antivirais, antissépticas e anti-inflamatórias, que podem ser úteis quando você precisa tratar uma ferida de herpes labial.

Um estudo de 2009 descobriu que o óleo da árvore do chá tem um efeito potencialmente antiviral sobre o HSV. No entanto, foi um estudo in vitro. Ou seja, foi feito em amostras isoladas, e o estudo não determinou se o óleo é potente o suficiente para ser muito eficaz.

Para usá-lo, você pode aplicar o óleo da árvore do chá diluído diretamente na ferida, com um cotonete limpo. Porém, certifique-se de diluí-lo com um óleo carreador mais suave para não machucar sua pele.

Além disso, não use o óleo da árvore do chá mais do que duas vezes por dia, ou sua pele pode ficar irritada.

2. Óleo de hortelã-pimenta

O óleo de hortelã-pimenta é outro óleo essencial com propriedades antissépticas.

Inclusive, ele também foi incluído no estudo in vitro do óleo da árvore do chá, cujos resultados foram semelhantes.

Já um estudo de laboratório mais antigo de 2003 sobre o HSV demonstrou que o óleo de hortelã-pimenta teve o potencial de acalmar os sintomas de uma cepa de herpes ativada, mesmo que ela fosse resistente a outros tipos de medicamentos.

Para usar, aplique o óleo de hortelã-pimenta diluído diretamente na ferida inicial para ver se ajuda nos sintomas.

3. Óleo de anis

O óleo da planta de anis mostrou, em um estudo mais antigo de 2008, que inibe o herpes labial.

Além disso, um estudo com bovinos descobriu que o óleo de anis pode inibir o crescimento e o desenvolvimento do vírus. Outro estudo in vitro mostrou propriedades antivirais, potencialmente devido ao β-cariofileno, um composto presente em muitos óleos essenciais.

4. Óleo de orégano

O óleo de orégano é um dos remédios caseiros contra herpes labial mais populares. E isso tem suas razões. Por exemplo, em 1996, foi descoberto que os efeitos do óleo de orégano sobre o HSV eram substanciais.

Já um estudo mais recente mostrou propriedades antivirais semelhantes no óleo de orégano, devido às suas altas concentrações de carvacrol, que é um composto encontrado em muitas plantas aromáticas.

Dica: esfregar óleo de orégano diluído no local da sua ferida de herpes labial, com um pedaço estéril de algodão, pode ajudar a diminuir o tamanho e a inflamação da ferida.

5. Óleo de melissa

Foi determinado que o óleo de melissa inibe a penetração dos vírus do herpes nas células em 96%, para cepas resistentes a medicamentos, de acordo com um estudo de laboratório de 2014. Porém, outras pesquisas estão examinando como a melissa atua nas células do herpes.

Além do mais, como o óleo de melissa pode penetrar na camada da pele e tratar diretamente o vírus do herpes, você pode aplicar o óleo diluído diretamente na ferida até quatro vezes por dia.

6. Óleo de tomilho

O óleo de tomilho é um agente potente; tendo efeitos antivirais sobre o HSV, de acordo com um estudo de laboratório. Contudo, é claro que, se o desencadeante do vírus ainda estiver presente – seja estresse, febre ou exposição prolongada ao sol – o vírus pode reativar mesmo após o tratamento.

7. Óleo de gengibre

Descobriu-se que os componentes do óleo de gengibre reduzem os sintomas do herpes labial, em um estudo de laboratório de 2014.

Além disso, o óleo de gengibre aquece a pele e pode aliviar a irritação da sua ferida bucal. Portanto, aplicar a mistura diluída topicamente pode ajudar na cicatrização.

Porém, considere misturar o óleo de gengibre com alguns dos outros óleos desta lista, em um óleo carreador.

8. Óleo de camomila

Um estudo descobriu que o óleo de camomila é um agente antiviral potencial contra o HSV. Além disso, esse óleo se mostrou potencialmente eficaz no tratamento de cepas resistentes a medicamentos.

Ademais, o óleo de camomila também acalma a pele quando aplicado. Portanto, aplicar o óleo de camomila diluído diretamente em uma ferida de herpes labial, assim que ela estiver se formando, é a maneira mais eficaz de usá-lo.

9. Óleo de sândalo

O óleo de sândalo é conhecido por seu aroma distinto e poderoso, mas seus componentes também podem combater o vírus do herpes labial, de acordo com um estudo de laboratório.

Você pode aplicar o óleo de sândalo diluído diretamente no herpes labial, quando a ferida aparecer. No entanto, o aroma forte do sândalo pode ser irritante para o nariz ou pode sensibilizar a pele. Portanto, misture-o com um dos outros óleos desta lista, bem como um óleo carreador, se optar por usar este remédio.

10. Óleo de eucalipto

Testes de estrutura celular feitos em laboratório revelaram que o óleo de eucalipto pode reduzir a duração e a gravidade das feridas do herpes labial.

Porém, sempre dilua bem o óleo de eucalipto antes de aplicar, e use-o até 4 vezes ao dia.

Existem riscos ao usar óleos essenciais para tratar o herpes labial?

Ao usar óleos essenciais como tratamento tópico para a pele, há várias coisas que você deve ter em mente.

Diluir os óleos que você usa para tratamento com um óleo carreador não abrasivo, como óleo de coco ou óleo de jojoba, vai ajudar a evitar que sua pele fique mais inflamada pela ferida de herpes labial.

Inclusive, vale o aviso de que o uso excessivo de óleos essenciais na sua pele pode enfraquecer a epiderme (camada externa da pele) e dificultar a reparação da pele.

Além disso, certifique-se de não ter alergia ou sensibilidade aos ingredientes dos seus óleos, antes de usá-los. Para isso, faça um teste em uma parte da sua pele com qualquer óleo essencial, antes de aplicá-lo em uma ferida aberta por herpes labial.

Ademais, os efeitos colaterais possíveis do uso de óleos essenciais para tratar herpes labial variam de uma sensação leve de ardor a queimação ou sangramento no local da ferida. Porém, pare de usar o tratamento com óleo se, a qualquer momento, sentir que sua pele está reagindo negativamente.

Conclusão

Lembre-se de que as alegações feitas sobre óleos essenciais não são necessariamente avaliadas por nenhuma instituição de vigilância.

Além do mais, se você tiver feridas de herpes labial persistentes que não desaparecem com o tratamento, pode ser necessário falar com seu médico sobre métodos de procedimento preventivo.

Deixe um comentário