Óleos essenciais para hemorroidas

Óleos essenciais para hemorroidas
BANNER-25-DESCONTO-Lavanda

Visão Geral

As hemorroidas são veias inchadas em torno do reto e ânus. Quando elas estão dentro do reto são chamadas internas. E aquelas que podem ser vistas e sentidas fora do reto são externas.

Quase três em cada quatro adultos têm hemorroidas em algum momento. Existem fatores de risco que podem torná-lo mais propenso a ter hemorroidas, como gravidez e obesidade; mas, às vezes, sua causa é desconhecida. As hemorroidas podem causar:

  • Sangramento durante e após movimentos intestinais.
  • Inchaço e caroços ao redor do ânus.
  • Irritação dolorosa.

Uma vez que as hemorroidas são causadas pelo inchaço das veias sanguíneas, os óleos essenciais com propriedades anti-inflamatórias podem ajudar no tratamento.

Vale ressaltar que óleos essenciais devem ser diluídos em um óleo carreador, antes de serem aplicados na pele. Os óleos essenciais também podem ser inalados, a partir de algumas gotas em um lenço ou em um difusor. Entretanto, óleos essenciais não devem ser ingeridos.

Olíbano (Frankincense)

A antiga tradição oriental de tratar a dor e a inflamação com olíbano está atualmente em ascensão, em termos de popularidade. O olíbano não apenas acalma a inflamação, mas também combate certos tipos de bactérias que causam infecção, além de aliviar a dor.

O óleo essencial de olíbano pode ser diluído com um óleo carreador, como óleo de coco ou óleo de jojoba, e aplicado na hemorroida. Os óleos essenciais demonstram propriedades anti-inflamatórias quando são inalados. Portanto, você pode usá-los na aromaterapia.

Óleo Essencial de Murta

O óleo essencial da planta de murta pode tratar a dor e o sangramento causados pelas hemorroidas, como mostram algumas pesquisas. Além do mais, ele também foi eficaz para pessoas que não respondiam aos medicamentos padrão contra hemorroidas.

O óleo de murta pode ser misturado com 30 ml de creme frio, para ser aplicado na hemorroida. Porém, ele deve ser diluído antes da aplicação, pois a aplicação de óleos essenciais não diluídos, muitas vezes, causa reações alérgicas e irritação da pele.

Óleo Essencial de Castanha da Índia

Em 2012, pesquisadores sugeriram que o extrato de semente de castanha da Índia pode melhorar a dor e reduzir o inchaço, quando usado como remédio para hemorroidas e varizes. Portanto, se você sofre de varizes ou hemorroidas frequentes, pode adquirir um creme já misturado para aplicar diretamente na hemorroida externa.

A castanha da Índia pode retardar a coagulação do sangue e não deve ser usada antes de qualquer cirurgia. Para pessoas alérgicas ao látex, isso também pode desencadear uma reação semelhante.

Óleo Essencial de Casca de Canela

O óleo essencial de casca de canela estimula o crescimento de tecido saudável e alivia a inflamação, de acordo com vários estudos. No entanto, a aplicação do óleo essencial de casca de canela em uma hemorroida externa deve ser feita com cuidado. Além disso, a diluição de 3 a 5 gotas de óleo essencial de canela para cada 30 ml de óleo de coco derretido, ou óleo de amêndoa doce, produz efeitos anti-inflamatórios. Entretanto, pessoas com pele sensível não devem usar óleo essencial de canela topicamente.

Óleo Essencial de Cravo

O óleo essencial de cravo pode ser adquirido em sua forma pura ou usado em uma mistura com um creme. Em pessoas que têm fissuras anais crônicas, que, às vezes, acompanham as hemorroidas, o creme de óleo de cravo mostrou melhorar a pressão anal.

Você pode comprar creme de óleo de cravo na internet ou em lojas de produtos naturais. Você pode fazer o seu próprio ao misturar o óleo essencial com um creme à base de óleo inodoro e hipoalergênico – 3 a 5 gotas para cada 30 ml de creme. Contudo, o óleo de cravo pode ser irritante para pessoas com pele sensível.

Óleo Essencial de Hortelã-Pimenta

Uma vez que o óleo essencial de hortelã-pimenta tem se mostrado eficaz no tratamento da síndrome do intestino irritável (SII), algumas pessoas sugerem que ele também pode ajudar com as hemorroidas. O mentol, que é o componente calmante do óleo de hortelã-pimenta, quando combinado com suas propriedades anti-inflamatórias, pode ajudar a aliviar a pressão ao redor do ânus e tornar os movimentos intestinais menos dolorosos.

Todavia, pessoas com pele sensível devem evitar óleos essenciais de hortelã-pimenta. E lembre-se de diluir bem este óleo essencial antes de usá-lo.

Óleo da Árvore do Chá

O óleo da árvore do chá mata bactérias, reduz a inflamação e promove a cicatrização. O óleo da árvore do chá sozinho é muito forte para ser aplicado diretamente na pele, especialmente na pele inflamada e sensível ao redor de uma hemorroida. No entanto, você pode fazer um unguento de óleo da árvore do chá ao misturar com um ou dois óleos essenciais desta lista, e diluindo-o bem com óleo de jojoba ou óleo de coco. Depois, aplique com moderação na área afetada.

Óleo Essencial de Endro

O óleo essencial de endro atua como um agente anti-inflamatório e pode ser misturado com óleo da árvore do chá, hamamélis e óleo de cipreste, para criar um unguento forte no combate às hemorroidas. No entanto, dilua este óleo essencial com um óleo carreador, como óleo de amêndoa doce ou óleo de coco, para proteger a sua pele.

Óleo Essencial de Cipreste

O óleo de cipreste demonstrou propriedades antimicrobianas, calmantes e adstringentes, que podem melhorar o fluxo sanguíneo e aliviar a dor de uma hemorroida externa. Para isso, aplique o óleo de cipreste misturado com um óleo carreador, para evitar queimar a pele. Vale lembrar que pessoas com pele sensível devem abster-se de usar o óleo de cipreste na pele. Além disso, considere difundir este óleo no ar, em virtude de seus efeitos antimicrobianos.

Efeitos Colaterais e Riscos

Quando empregar óleos essenciais no tratamento de hemorroidas, é fundamental garantir a higiene e a secura da região circundante após a aplicação. Nunca tente “queimar” ou dissolver a pele ao redor de uma hemorroida, pois isso aumentará a dor e poderá aumentar o risco de infecção. Os óleos essenciais constituem uma solução de aplicação tópica exclusivamente para hemorroidas externas. Portanto, nunca tente tratar uma hemorroida interna inserindo um óleo essencial em seu interior – a menos que esteja usando um supositório aprovado por um médico.

Além disso, os óleos essenciais devem ser diluídos com um óleo carreador, antes do uso: geralmente 3 a 5 gotas para cada 30 ml de óleo de amêndoa doce, azeite ou outro óleo tópico. Os óleos essenciais podem ser tóxicos e não devem ser ingeridos. Ademais, os óleos essenciais não são regulamentados e, portanto, você deve escolher seus produtos e marcas com cuidado.

Alguns óleos essenciais também podem apresentar riscos de toxicidade e, embora a maioria seja tratamentos relativamente suaves e de baixo risco, não há substituto para um cuidado de um médico. Se você tiver algum dos seguintes sintomas, não tente tratá-los por conta própria:

  • Sensação dolorosa e inchaço que persistem por mais de uma semana.
  • Caroços dentro do ânus que parecem estar crescendo.
  • Constipação crônica e recorrente.
  • Sangramento severo do ânus.

Por isso, consulte um médico para avaliação e elaboração de um plano de tratamento.

Conclusão

Os óleos essenciais são um método de tratamento de hemorroidas, que está ganhando mais atenção. Entretanto, precisamos ainda de mais pesquisas para entender quão eficazes são os óleos essenciais, em comparação com outros tratamentos tradicionais para hemorroidas. Além disso, vale reforçar que tratar suas hemorroidas em casa com óleos essenciais é um tipo de tratamento caseiro de risco relativamente baixo, e existem muitas opções para experimentar.

Deixe um comentário