18 óleos essenciais para foco

BANNER-25-DESCONTO-Lavanda

Antes de falar sobre os óleos essenciais para foco, preciso dizer que os óleos essenciais são compostos concentrados, que são extraídos das plantas por meio de destilação a vapor ou água; ou métodos mecânicos, como a prensagem a frio. Óleos essenciais são mais comumente usados na prática da aromaterapia, através da inalação ou aplicação na pele (nesse caso, eles devem ser diluídos).

Existem quase 100 óleos essenciais mais populares, cada um associado a determinadas alegações de saúde, incluindo foco, motivação e aumento de energia.

Continue lendo para saber quais óleos você pode usar para ajudar a diminuir a fadiga e aumentar seus níveis de energia, motivação e foco.

5 óleos essenciais apoiados por pesquisas

Alguns óleos essenciais têm pesquisas clínicas que apoiam a alegação de que podem aumentar a energia e aliviar a fadiga.

Óleos que diminuem a fadiga e aumentam o foco são:

Óleo essencial de hortelã-pimenta

Um pequeno estudo de 2013 concluiu que o óleo essencial de hortelã-pimenta é eficaz para prevenir a fadiga e melhorar o desempenho no exercício.

Óleos essenciais de laranja-doce e hortelã

Um estudo de 2016 concluiu que a inalação de óleos essenciais de laranja-doce (Citrus sinensis) e hortelã (Mentha spicata) poderia melhorar o desempenho atlético.

Óleos essenciais de hortelã e alecrim

Outro estudo de 2016 (desta vez feito em camundongos) descobriu que a mistura de óleo essencial de hortelã com o óleo essencial de alecrim tinha efeitos benéficos na aprendizagem e na memória; bem como em marcadores de tecido cerebral de oxidação que ocorrem com a idade.

Óleo essencial de alecrim

Um estudo de 2012 mostrou, pela primeira vez, os efeitos estimulantes do óleo de alecrim e como ele afeta os estados de humor; bem como a atividade das ondas cerebrais e o sistema nervoso autônomo.

Posteriormente, um estudo de 2018, envolvendo crianças com idade escolar, confirmou que o alecrim poderia ajudar na concentração e na memória, melhorando bastante a memorização na escola.

Óleo essencial de limão

Um estudo mais antigo de 2008 concluiu que o óleo de limão aumenta positivamente o humor.

No entanto, mais pesquisas são necessárias sobre o óleo essencial de limão. Contudo, os aromas de frutas cítricas, normalmente, têm sido considerados revigorantes.

Outros óleos essenciais que afirmam aumentar os níveis de energia, humor e foco

Defensores da aromaterapia sugerem que existem muitos óleos essenciais os quais oferecem benefícios para aumentar a energia, ao mesmo tempo que ajudam a melhorar o foco e a motivação.

A tabela a seguir mostra quais óleos essenciais aumentam a energia, o humor ou a criatividade. Entretanto, pesquisas futuras precisarão especificar e estudar essas alegações.

Óleo essencialBenefícios alegados
Bergamota Energizante
Canela Aumenta a energia
EucaliptoEstimula o cérebro e melhora a energia
OlíbanoEquilibra o sistema nervoso
Manjericão francêsEstimula as glândulas adrenais
GengibreEnérgico
Toranja Aumenta a energia
Bagas de zimbroMelhora os níveis de energia
LimaEleva o humor ou motiva a criatividade
Capim-limãoRevigora os sentidos
PinhoProporciona um impulso de energia
TomilhoAumenta a energia e melhora o ânimo
Laranja selvagemEleva o humor

Como usar óleos essenciais?

Embora alguns defensores de óleos essenciais misturem os óleos com loções ou os apliquem em bandagens, as formas mais comuns de usar óleos essenciais na aromaterapia são:

  • Inalação direta. Você pode respirar o cheiro do óleo essencial usando um inalador individual, que, muitas vezes, inclui gotas flutuantes de óleo essencial em água quente.
  • Inalação indireta. Você também pode respirar o aroma usando um difusor de ambiente, para espalhar o aroma pelo ar. Outra forma de inalação indireta é colocando gotas em um lenço ou algodão.
  • Massagem. Você pode massagear o óleo essencial diluído na pele. Certifique-se de diluir o óleo essencial com um óleo carreador, como óleo de coco, óleo de amêndoa ou óleo de abacate, antes de aplicar na pele.

Riscos potenciais

As alegações de saúde relacionadas a óleos essenciais, às vezes, são exageradas; e as evidências que as sustentam podem ser insuficientes.

Se você estiver tomando medicamentos ou tiver uma condição de saúde grave, fale com seu médico antes de usar óleos essenciais.

Se você planeja usar um óleo essencial topicamente, faça teste de sensibilidade aplicando 1-2 gotas em seu cotovelo ou pulso, cobrindo a área de teste com um curativo. Se dentre 24 horas você sentir coceira, ver vermelhidão ou uma erupção cutânea, o óleo não deve ser usado em sua pele.

Se você planeja usar óleos essenciais em seu filho, converse com o pediatra antes de começar.

O óleo essencial de limão (e qualquer outro cítrico) torna a pele muito sensível. Portanto, não exponha sua pele ao sol, se tiver aplicado um óleo cítrico.

Ao difundir óleos essenciais no ar, considere quem mais pode estar exposto, incluindo mulheres grávidas, lactantes, pessoas com asma, crianças ou animais de estimação, pois alguns óleos essenciais podem ser perigosos para determinadas pessoas.

Conclusão

Se você costuma recorrer a uma xícara de café, refrigerante açucarado ou bebida energética para combater a fadiga, pode tentar aumentar sua energia com um óleo essencial em vez disso. Escolha entre os óleos de alecrim, hortelã-pimenta ou limão.

Mas antes, discuta isso com um médico, e reflita outras maneiras de lidar com seus momentos de baixa energia. Ademais, o seu médico pode recomendar alguns hábitos a serem inclusos no seu dia a dia, como dieta, sono e exercícios, a fim de manter seus níveis de energia mais elevados. Além disso, ele também pode garantir que sua fadiga não seja um sinal de algo mais sério.

Deixe um comentário