Óleos essenciais para contusões

Óleos essenciais para contusões
BANNER-25-DESCONTO-Lavanda
Óleos essenciais para contusões

Óleos essenciais podem tratar contusões?

Óleos essenciais são remédios naturais populares e fáceis de usar em casa. Eles também têm potencial para serem recursos benéficos no tratamento de contusões. Inclusive, herbalistas e outros praticantes apresentam argumentos baseados em evidências para o uso de óleos essenciais em contusões.

Curiosamente, algumas pesquisas atuais também apoiam o uso de certos óleos para contusões.

O que acontece quando você tem uma contusão?

Contusões são manchas escuras que se formam na pele, podendo ser de cor violeta escura, azul, verde, amarela, ou até mesmo vermelha ou marrom.

As contusões, também chamadas de equimoses, podem ocorrer por diversos motivos. Você pode desenvolver uma contusão: após bater acidentalmente em algo; por estar em uma colisão; ou, por sofrer outros tipos de contato.

A descoloração ocorre devido ao rompimento de vasos sanguíneos, que ficam logo abaixo da pele. Isso acontece como resultado de pressão extrema ou trauma contuso, onde a pele não é rompida.

Contudo, ao invés de sangrar externamente, como costuma ocorrer em uma ferida, o sangramento ocorre apenas sob a pele. A descoloração que você vê é coagulação sanguínea subcutânea.

óleos essenciais para contusões e como usá-los

A seguir, estão os melhores óleos essenciais para tratar dor ou a descoloração relacionada a contusões.

De modo geral, os óleos essenciais tendem a ser bastante irritantes quando aplicados diretamente sobre a pele. Por isso, você deve evitar o contato com óleos essenciais não diluídos. Em vez disso, dilua-os em um óleo carreador e adicione a mistura a uma compressa quente, para aplicação.

Os óleos também podem ser misturados com loção tópica, creme ou óleo carreador. Para tanto, misture 5 gotas de óleo essencial para cada 30 ml do produto que você usa ou armazena.

Além disso, múltiplos óleos também podem ser usados diretamente na pele ou em produtos. Nesse caso, aplique os óleos diluídos diretamente na pele conforme necessário. Ademais, fazer isso duas vezes ao dia é o recomendado.

Entretanto, se ocorrer irritação alérgica na pele, pare imediatamente de usar óleos essenciais. Tampouco use óleos essenciais internamente.

Arnica (Arnica montana)

A flor de arnica é um dos remédios herbais mais populares para contusões.

Ela mostrou acelerar a cicatrização, reduzir rapidamente o tamanho da contusão e restaurar o tom normal da pele; e é também analgésica.

Além do mais, em um estudo de 2016, pacientes cirúrgicos receberam arnica tópica para equimoses. A erva ajudou a curar essas contusões mais rapidamente do que um placebo.

Topicamente, o óleo essencial de arnica pode ajudar a curar contusões de maneira mais rápida. Duas vezes ao dia, aplique algumas gotas do óleo essencial diluído na pele machucada, mas não quebrada. A arnica também está disponível como remédio homeopático.

Frankincense (Boswellia spp.)

O frankincense também é recomendado para reduzir a aparência e o tamanho de contusões de forma mais rápida. Além disso, suas qualidades anti-inflamatórias também podem ajudar a aliviar a dor.

Um teste de 2013 colocou o óleo essencial de frankincense à prova para contusões, juntamente à cúrcuma. Os resultados mostraram que ele foi tão eficaz quanto sprays de venda livre, para a cicatrização de contusões.

Para isso, aplique algumas gotas do óleo essencial diluído nas áreas da contusão, duas vezes ao dia.

Helichrysum (Helichrysum italicum)

Também chamado de flor eterna, o helichrysum é frequentemente usado por aromaterapeutas para contusões.

Uma revisão de 2013 descobriu que o helichrysum tem propriedades anti-hematoma. Inclusive, se aplicado rapidamente, o óleo essencial reduz o tamanho e a aparência da contusão; acalmando também a inflamação.

Para usá-lo, aplique imediatamente o óleo diluído na pele não quebrada, após a lesão. Reaplique conforme necessário para alívio da dor.

Lavanda (Lavandula officinalis)

A lavanda é um óleo essencial fácil de obter, sendo amplamente conhecido. Assim como o helichrysum, acredita-se que a aplicação rápida de lavanda, logo após a lesão, possa reduzir a aparência de contusões.

Além do mais, um estudo de 2015 confirmou isso em mulheres que tiveram contusões graves ao redor dos pontos no períneo, após o parto; sendo que a lavanda também aliviou a dor delas.

Para usar óleo essencial de lavanda, aplique imediatamente 5 gotas na pele não quebrada, no local ocorreu a contusão. Entretanto, a aplicação direta do óleo pode ser desconfortável para alguns. Se for o caso, experimente em uma compressa quente.

Alecrim (Rosmarinus officinalis)

Os compostos antioxidantes do alecrim podem estimular a cicatrização e reduzir a dor durante um tratamento. Ademais, ele é mencionado como útil para contusões, em estudos de 2013 e 2017.

Todavia, nunca use alecrim diretamente na pele, pois pode ser irritante. Para isso, combine-o com um óleo carreador.

Hipérico (Hypericum perforatum)

O hipérico é usado hoje em massagens, para ajudar na dor da contusão e acelerar o tempo de recuperação.

Um estudo de 2017 mostrou que ele pode ser útil para úlceras de decúbito. Essas úlceras são muito parecidas com um tipo de contusão. No entanto, o estudo foi limitado.

Outro estudo de 2018 mostrou que o hipérico ajudou na dor e na contusão, após o parto cirúrgico. Nesse estudo, ele foi usado com outra erva: a mil-folhas.

Para usá-lo, aplique o óleo diluído diretamente na área machucada para alívio.

Cúrcuma (Curcuma longa)

Em um estudo de 2013, a cúrcuma foi observada ao lado do frankincense, com intuito de promover alívio da dor e uma cicatrização melhor.

A cúrcuma foi provavelmente mais responsável pelo alívio da dor, devido às suas propriedades anti-inflamatórias; enquanto o frankincense ajudou a melhorar a aparência da contusão.

Para usar, aplique o óleo essencial diluído diretamente no local da contusão.

Losna (Artemisia absinthium)

Uma revisão de 2014 sobre a losna faz referência à sua utilidade para a dor e cicatrização de feridas ao redor do mundo. Em diversas culturas, a planta demonstra ser altamente eficaz na amenização dos aspectos mais doloridos das contusões.

Contudo, o óleo essencial de losna pode ser muito irritante para a pele. Por isso, observe reações ou irritações; e comece com 1 a 2 gotas para cada 30 ml de óleo carreador, antes de aumentar para 5 gotas.

Mil-folhas (Achillea millefolium)

Em um estudo de 2018, em conjunto do hipérico, a mil-folhas ajudou na dor e na aparência da contusão. Inclusive, ela pode acelerar a recuperação em contusões de todos os tipos.

Como usar: aplique o óleo essencial diluído de mil-folhas diretamente nas contusões, com a pele não quebrada.

Quando devo procurar um médico para contusões?

A maioria das contusões não é preocupante e pode ser tratada facilmente em casa. Elas também desaparecem eventualmente por conta própria, sem tratamento.

Você deve procurar um médico imediatamente (e evitar o uso de óleos essenciais) se:

  • você tiver dor extrema, inchaço ou edema;
  • sua contusão não tiver uma causa óbvia e você estiver tomando medicamentos anticoagulantes;
  • contusões aparecerem sem motivo aparente;
  • sua contusão não desaparecer ou aumentar após três ou quatro semanas;
  • sua contusão estiver no olho ou cabeça, com sinais de concussão.

Conclusão

As contusões tendem a ser lesões não graves. Inclusive, você pode encontrar alívio facilmente em casa. Já as formas mais comuns de lidar com contusões incluem:

  • aplicar compressas frias nos primeiros dois dias;
  • elevar a área contundida;
  • descansar;
  • tomar medicamentos sem receita para a dor;
  • mergulhar a área contundida.

Os óleos essenciais podem auxiliar no processo de cicatrização e recuperação, sendo ótimas opções quando usados corretamente. Alguns funcionam bem para a dor, enquanto outros podem ajudar a reduzir a aparência de contusões. Porém, há óleos essenciais que são eficazes para ambas situações.

Todavia, se você tiver contusões persistentes sem causa aparente, consulte seu médico.

Deixe um comentário