Óleos essenciais para coceira: eles são seguros?

Óleos essenciais para coceira
BANNER-25-DESCONTO-Lavanda
Óleos essenciais para coceira

Visão Geral

Óleos essenciais são obtidos a partir de vegetais, por meio de um processo de destilação com vapor ou água. Além disso, eles são altamente concentrados e têm fragrâncias intensas; sendo que muitos proporcionam benefícios terapêuticos ou medicinais. Quando utilizados corretamente, certos óleos essenciais são eficazes para aliviar a pele com coceira, bem como seguros para a maioria das pessoas.

A pele com coceira pode ser causada por uma variedade de condições, incluindo ressecamento, caspa, picadas de insetos, erupções cutâneas e alergias. No entanto, a pele que coça incontrolavelmente, ou acompanhada de inchaço, deve ser examinada por um médico ou dermatologista.

Óleos essenciais para coceira e como utilizá-los

Há vários óleos essenciais que são eficazes na redução ou alívio da coceira na pele. Inclusive, alguns deles possuem propriedades antimicrobianas, tornando-os eficazes contra infecções as quais podem causar coceira. Ademais, há outros óleos que têm propriedades anti-inflamatórias, tornando-os eficazes para acalmar a pele irritada e aliviar picadas de insetos com coceira.

Entretanto, antes de ser aplicado na pele, qualquer tipo de óleo essencial utilizado deve ser misturado com um óleo carreador. Além disso, certifique-se de escolher um óleo puro e de alta qualidade de um fabricante em quem confia – óleos orgânicos podem ser a melhor escolha.

Hortelã-pimenta

As propriedades refrescantes do óleo de hortelã-pimenta podem ajudar a reduzir a coceira causada por picadas de insetos, hera venenosa e urticárias. Também pode ser usado para acalmar a coceira relacionada ao diabetes, doença hepática e doença renal. Em um estudo de 2016, participantes tiveram alívio da coceira, ao usar óleo de hortelã-pimenta combinado com petrolato. Esses participantes do estudo foram aconselhados a hidratar a pele antes de aplicar a mistura de óleo de hortelã-pimenta. Ademais, um gel à base de goma guar contendo óleo de hortelã-pimenta também mostrou ser eficaz na redução de coceira intensa (prurido) causada por cicatrizes hipertróficas, resultantes de queimaduras.

Camomila

O óleo essencial de camomila, com seu aroma distinto e calmante para a pele, pode ser usado topicamente para reduzir a coceira causada por eczema, hemorroidas e assaduras. Também é seguro usar no couro cabeludo para a coceira associada à caspa ou pele seca. Você pode massagear uma mistura de óleo de camomila e óleo carreador diretamente no couro cabeludo, antes do xampu. Você também pode adicionar de 5 a 10 gotas de óleo de camomila diretamente no frasco de xampu, e lavar o cabelo como de costume.

Árvore do chá

Os óleos de árvore do chá estão disponíveis em diversas concentrações, podendo ser encontrados em produtos de xampu. Além disso, eles ajudam a aliviar a caspa e a coceira associada aos piolhos. Contudo, ao usar o óleo essencial de árvore do chá, certifique-se de diluí-lo antes de aplicar no couro cabeludo. O óleo de árvore do chá diluído também pode ser usado diretamente na pele, para controlar urticárias ou acalmar a coceira associada ao eczema. Sendo um antifúngico, o óleo de árvore do chá também é eficaz no tratamento de pé de atleta; possuindo propriedades antimicrobianas e anti-inflamatórias.

Lavanda

As propriedades antifúngicas do óleo essencial de lavanda o tornam eficaz para condições, como micose na virilha, pé de atleta e tinha. Ele também pode ajudar a diminuir a ardência e coceira de picadas de insetos. Inclusive, o aroma suave e calmante do óleo de lavanda o torna uma boa escolha para hidratação da pele seca, em todo o corpo. Como dica, use imediatamente uma combinação de óleo essencial de lavanda e óleo carreador na pele úmida, após o banho.

Gerânio rosa

O óleo essencial de gerânio rosa tem um aroma semelhante ao de um jardim inglês, e é amplamente utilizado na medicina popular por suas propriedades antifúngicas e antibacterianas. Além disso, um estudo em animais indicou que o óleo de gerânio rosa também possui propriedades anti-inflamatórias. E ele pode ser usado para aliviar a coceira causada por eczema e pele seca. Você também pode utilizar o óleo de gerânio rosa com um óleo carreador, ou misturá-lo com outros óleos essenciais, como lavanda ou camomila.

Possíveis reações adversas e perigos associados à utilização de óleos essenciais no tratamento da coceira

Opte sempre por um óleo orgânico puro e de alta qualidade; uma vez que óleos adulterados podem ser misturados com ingredientes ou produtos químicos desconhecidos, aumentando a probabilidade de causar uma reação adversa.

Ademais, nunca aplique óleo essencial diretamente na pele, sem antes misturá-lo com um óleo carreador; pois óleos essenciais são altamente concentrados e muito potentes. Se utilizados puros, podem causar irritação na pele e erupções cutâneas. Geralmente, algumas gotas de óleo essencial são suficientes. Tente criar uma solução que tenha cerca de 5% de óleo essencial na sua composição.

Além disso, faça um teste de contato, antes de usá-lo em uma área grande da pele. Tampouco use óleo essencial derivado de uma planta à qual você é alérgico ou sensível. Caso a irritação cutânea aumente ou ocorra o desenvolvimento de uma erupção na pele, lave a preparação de óleo essencial e consulte imediatamente seu médico.

Não use óleo essencial em um bebê ou criança, sem a aprovação do médico deles.

Nunca aplique óleo de hortelã-pimenta no rosto ou peito de uma criança, pois os vapores de mentol, se inalados, podem causar efeitos colaterais graves, como dificuldade respiratória ou dores de cabeça.

Se estiver em período de gestação, evite a utilização de óleos essenciais sem a devida autorização do seu médico.

O que dizem as pesquisas

Óleos essenciais são usados há séculos. Atualmente, estão sendo estudados por seus efeitos em condições de pele, bem como em outras questões médicas. Além do mais, múltiplos estudos sobre a eficácia de vários óleos essenciais no tratamento de condições de pele concluíram que eles são seguros para a maioria das pessoas, quando utilizados corretamente.

Além disso, outro estudo relatou que óleos essenciais e outros derivados de plantas selvagens foram um tratamento barato e eficaz para várias condições de pele, causando menos efeitos colaterais do que medicamentos convencionais.

Conclusão

Há diversos óleos essenciais que podem ser eficazes para a pele com coceira. Inclusive, a maioria das pessoas pode usar óleos essenciais na pele com segurança, desde que os dilui com um óleo carreador (ou outra substância). Ademais, esses óleos podem ajudar a reduzir (ou eliminar) a coceira causada por várias condições, incluindo picadas de insetos, eczema e caspa. No entanto, não devem ser usados por crianças, bebês ou mulheres grávidas, sem a aprovação de um médico.

Deixe um comentário