Quais são os melhores óleos essenciais para acne?

Óleos essenciais para acne
BANNER-25-DESCONTO-Lavanda
Para ajudar no tratamento da acne, muitas pessoas relatam sucesso ao usar óleos essenciais tópicos. Além disso, estudos preliminares sugerem que eles podem ser benéficos.
Óleos essenciais para acne

Se você possui acne e procura uma alternativa aos tratamentos disponíveis em farmácias e prescritos por médicos, pode considerar o uso de óleos essenciais. Os óleos essenciais são substâncias químicas vegetais (geralmente extraídas por destilação a vapor, mas às vezes por prensagem a frio, como no caso dos óleos cítricos) provenientes de diferentes partes da planta, incluindo:

  • caules
  • raízes
  • folhas
  • sementes
  • flores

Extratos de plantas têm uma longa história na medicina tradicional popular. Eles também são estudados na medicina moderna devido a seus benefícios, incluindo a capacidade de eliminar bactérias, que é uma das principais causas da acne.

Muitas pessoas relatam que os óleos essenciais podem ajudar no tratamento da acne, e estudos preliminares sobre esses remédios naturais e botânicos corroboram essas informações.

Embora seja necessária mais evidência para compreender completamente os benefícios do uso de óleos essenciais para o cuidado da pele, eles geralmente são seguros para experimentar (desde que sejam diluídos primeiro); e você pode obter resultados positivos. Claro, se notar irritação ou sensibilidade na pele após o uso de óleos essenciais, é melhor interromper o uso. Os óleos essenciais são destinados a ser inalados ou diluídos em um óleo carreador para serem aplicados na pele – lembre-se: não os ingira.

O que causa a acne?

A acne começa quando a pele descama e o óleo da pele (sebo) obstrui os poros. Um poro obstruído torna-se um terreno fértil para bactérias, especialmente a bactéria Propionibacterium acnes (P. acnes), que contribui para o surgimento das espinhas. Aplicar um agente bactericida tópico na superfície da pele é um dos tratamentos utilizados para a acne.

Vários óleos essenciais têm propriedades antibacterianas. Um estudo de laboratório descobriu que os mais eficazes contra a P. acnes incluem:

  • tomilho
  • canela
  • alecrim

Você pode adquirir os óleos essenciais derivados dessas plantas em várias lojas físicas, incluindo supermercados focados em produtos orgânicos, lojas de produtos naturais e lojas de medicina herbal.

O que são óleos essenciais?

Óleos essenciais são extratos altamente concentrados da natureza, provenientes de folhas, flores, raízes ou caules. Eles possuem uma ampla gama de propriedades médicas e terapêuticas, como:

Alguns dos óleos essenciais mais comuns são:

  • Hortelã-pimenta (usada para aumentar a energia e auxiliar na digestão).
  • Lavanda (para aliviar o estresse).
  • Sândalo (para acalmar os nervos e ajudar na concentração).
  • Bergamota (boa para reduzir o estresse e melhorar condições de pele, como eczema).
  • Rosa (para melhorar o humor e reduzir a ansiedade).
  • Camomila (para o humor e relaxamento).
  • Ylang-ylang (para aliviar enxaquecas, enjoos e condições de pele).
  • Melaleuca (usada para combater infecções e fortalecer a imunidade).
  • Jasmim (usado para ajudar na depressão, no parto e na libido).
  • Limão (para auxiliar na digestão, melhorar o humor, aliviar dores de cabeça e muito mais).

Como usar óleos essenciais para acne

Os óleos essenciais não devem ser ingeridos. Quando aplicados na pele, algumas substâncias químicas vegetais podem ser absorvidas. Eles também podem ser misturados com óleos carreadores (que são os mais comumente usados para diluir óleos essenciais) e aplicados diretamente na pele.

Como os óleos essenciais são substâncias químicas vegetais concentradas, eles podem ser muito fortes. Além disso, sempre que for utilizar um óleo essencial na pele, leia cuidadosamente as orientações antes. Também é aconselhável fazer um teste de contato em seu antebraço interno, para ter certeza de que o óleo não cause erupções cutâneas ou outras irritações. Aplique uma pequena quantidade de óleo e aguarde 24 horas para ter certeza de que você não tenha uma reação.

Quando se aplica um óleo essencial na acne, menos é mais. Primeiro, misture uma gota do seu óleo essencial favorito com 10 gotas de óleo carreador (como jojoba ou amêndoa) ou água.

Lave as mãos com sabão e use um pedaço de algodão, ou um cotonete, para aplicar suavemente o óleo em uma imperfeição. É melhor não usar óleo essencial ou qualquer produto tópico em espinhas já estouradas. Se você estiver usando outros produtos para acne (seja sem receita médica ou medicamentos prescritos), converse com seu dermatologista antes de aplicar óleos essenciais, a fim de garantir de que não haja interações.

Você também pode adicionar óleos essenciais aos seus produtos de cuidados com a pele favoritos, como tônicos ou soros.

Por fim, nunca coloque óleos essenciais nos olhos ou próximos a eles (mesmo os vapores podem ser irritantes). Além disso, mantenha-os longe de animais de estimação!

Top 11 melhores óleos essenciais para acne

1. Tomilho

Na cozinha, a delicada essência desta erva é frequentemente usada para realçar molhos de massa e batatas cozidas. No laboratório, o tomilho mostrou-se eficaz no combate às bactérias que causam acne.

Pesquisadores do Reino Unido testaram os efeitos da tintura de tomilho na acne, que é uma solução concentrada que contém álcool. Os dados mostraram que a tintura de tomilho foi mais eficaz no alívio da acne do que tratamentos tópicos populares, como o peróxido de benzoíla.

2. Alecrim

Em testes de laboratório, o óleo essencial de alecrim destruiu efetivamente as bactérias causadoras de acne, P. acnes, ao danificar as paredes celulares e, por fim, matando as células bacterianas em si. Além de suas propriedades antibacterianas, o alecrim também pode ser usado para reduzir a vermelhidão e o inchaço, o que é útil no tratamento da acne cística.

3. Canela

Descobriu-se que a canela é boa não apenas para assar e polvilhar no seu latte. Este produto da casca da árvore, amplamente estudado, provou ser eficaz no combate ao P. acnes. Também foi relatado que reduz a dor menstrual e os níveis de colesterol. A canela também foi demonstrada ser eficaz contra bactérias estafilococos e E. coli.

4. Óleo de melaleuca (Tea tree)

O óleo de melaleuca possui propriedades antimicrobianas, antissépticas e anti-inflamatórias, tornando-o um óleo essencial popular para combater a acne. A pesquisa mostra que o tea tree também é eficaz na cicatrização de feridas, o que significa que pode ser usado tanto para combater a acne quanto para aliviar espinhas; especialmente se você as tiver espremido (o que todos nós fazemos de vez em quando).

Um estudo de 2018 descobriu que a combinação de óleo de melaleuca com aloe vera e própolis (um composto criado por abelhas) foi mais eficaz no combate à acne do que o creme antibiótico tópico eritromicina.

5. Orégano

O orégano foi testado como um óleo essencial que combate a acne com resultados promissores. Um estudo de 2018 descobriu que o óleo essencial de orégano tinha a atividade antimicrobiana mais forte contra P. acnes e Staphylococcus epidermidis, outra bactéria associada à acne. (O tomilho foi o segundo mais eficaz.) O uso de óleo de orégano como tratamento local pode ser uma maneira eficaz de eliminar espinhas e prevenir futuras erupções.

6. Lavanda

Pesquisas mostraram que a lavanda é eficaz para acalmar condições de pele, especialmente na redução dos sintomas da dermatite atópica (eczema). No que diz respeito ao combate à acne, são necessárias mais pesquisas. No entanto, a lavanda pode ser útil na cicatrização de imperfeições e na prevenção de cicatrizes de acne.

Um estudo de 2016 descobriu que o óleo essencial de lavanda aumenta a produção de colágeno e a regeneração tecidual, principalmente quando usado na fase inicial do tratamento de cicatrizes (logo após o início da cicatrização da imperfeição). Ao promover o fechamento de feridas e a diminuição delas, a lavanda pode resultar em uma pele mais lisa.

7. Bergamota

Os defensores da bergamota, que possui um aroma cítrico e brilhante, dizem que o óleo essencial deste fruto pode melhorar seu humor, bem como ajudar sua pele. Foi sugerido ser anti-inflamatório, o que significa que pode reduzir o inchaço e encolher espinhas. Por esse motivo, a bergamota pode ser um tratamento eficaz para acne cística e cravos.

No entanto, não deve ser usado durante o dia, pois pode tornar a pele sensível ao sol – sendo mais tolerável por pessoas com pele não sensível em geral.

8. Óleo de Rosa Mosqueta

Embora não seja um óleo essencial, o óleo de rosa mosqueta é um óleo carreador que contém altas quantidades de 3 nutrientes chave que podem ajudar a evitar a acne. O primeiro é o ácido linoleico, um ácido graxo ômega-6 que regula a produção de sebo. Quando há pouco ácido linoleico, a produção de sebo aumenta, causando pele oleosa e acne.

O segundo nutriente chave do óleo de rosa mosqueta é a vitamina A, que ajuda a minimizar a produção de sebo.

Finalmente, o óleo de rosa mosqueta contém vitamina C, que tem várias propriedades úteis, incluindo a redução da inflamação, o aumento do colágeno, a renovação celular, e a neutralização da hiperpigmentação que minimiza a aparência das cicatrizes de acne.

9. Eucalipto

Conhecido por seu forte aroma refrescante, o óleo de eucalipto também tem propriedades anti-inflamatórias. Isso o torna ideal para uso em acne inflamada e dolorosa (desde que seja diluído com um óleo carreador primeiro).

Além disso, ele pode ser especialmente bom para peles secas. De acordo com um estudo de 2012, o eucalipto pode melhorar a produção de ceramidas, a capacidade de retenção de água da pele e a resistência da barreira cutânea. É por isso que muitos shampoos anticaspa incluem extrato de eucalipto.

10. Capim-limão

O capim-limão possui propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias. Como a acne é uma condição inflamatória da pele causada por bactérias, o óleo essencial de capim-limão pode ser bom para a acne. Um estudo de 2014 descobriu que aplicações tópicas do óleo essencial de capim-limão tinham propriedades anti-inflamatórias poderosas.

11. Hortelã-pimenta

Devido às suas propriedades antibacterianas, o óleo essencial de hortelã-pimenta pode ser útil para a pele propensa à acne.

Embora sua capacidade de tratar a acne ainda não tenha sido estudada, um estudo de 2019 descobriu que o óleo essencial de hortelã-pimenta pode combater diferentes tipos de bactérias nocivas. Também é frequentemente usado para aliviar coceira na pele. Portanto, se sua pele tende a ficar irritada e com erupções, o óleo essencial de hortelã-pimenta pode ajudar.

Quando procurar um médico em relação ao uso de óleos essenciais para acne

Se a acne estiver incomodando você, pode ser melhor procurar um médico para discutir opções de tratamento. Embora muitos remédios caseiros possam aliviar a acne, alguns deles podem danificar sua pele e causar irritação. Para combater a acne, seria bom procurar um médico se você:

  • Tem acne constantemente, mesmo como adulto.
  • Sente que sua confiança e autoestima são afetadas pela acne.
  • Acredita que sua acne pode estar relacionada a um medicamento que você usa.
  • Tem espinhas dolorosas.
  • Tentou remédios caseiros sem sucesso.

Um dermatologista poderá sugerir tratamentos adequados para sua pele. Isso pode incluir:

  • Mudanças na dieta.
  • Mudanças em sua rotina de cuidados com a pele.
  • Mudanças no estilo de vida (como reduzir o consumo de cigarros ou cafeína).
  • Medicamentos sem receita médica.
  • Medicamentos prescritos (orais ou tópicos).

Embora alguns medicamentos prescritos para acne possam ser caros, eles podem ser mais econômicos a longo prazo.

Considerações de segurança

Pessoas que não devem usar óleos essenciais sem recomendação médica são:

  • Adultos mais velhos.
  • Crianças menores de 12 anos de idade.
  • Mulheres grávidas ou lactantes.

Ao infundir aromaterapia, esteja atento às outras pessoas que podem estar inalando. Se você tiver pet na sua casa, saiba que alguns óleos essenciais podem ser perigosos para alguns animais. Você também deve consultar um médico ou dermatologista se estiver tomando algum medicamento; ou tiver alguma preocupação de saúde, como pressão alta, baixa imunidade ou epilepsia.

Os óleos essenciais têm o potencial de irritar a pele. Não aplique em pele que esteja ferida, inflamada ou irritada; e pare de usá-los se sentir qualquer irritação.

Dicas de prevenção para acne

Embora os óleos essenciais sejam naturais, o uso deles para acne não está isento de riscos.

Em muitos casos, os óleos essenciais podem causar irritação na pele – ainda mais se não forem diluídos. Isso ocorre porque os óleos essenciais são muito concentrados e altamente potentes.

Para evitar isso, é melhor diluir os óleos essenciais com seu creme ou óleo carreador favorito. Existem tabelas que você pode consultar para medir quantas gotas deve adicionar ao seu produto, para que você não acabe com uma mistura muito fraca ou muito potente.

Além disso, é aconselhável também fazer um teste de contato com esta mistura, antes de usá-la no rosto ou em outras áreas sensíveis. Aplique-a na parte interna do cotovelo, deixe-a por tanto tempo quanto costuma deixar o produto na pele, e monitore a reação.

Perguntas frequentes sobre óleos essenciais para acne

Como misturar óleos essenciais para acne?

Use um óleo não comedogênico, como óleo de jojoba ou óleo de rosa mosqueta, como óleo carreador. A regra geral é usar 1 gota de óleo essencial para cada 5 mililitros (ml) de óleo carreador. No entanto, alguns óleos essenciais são menos potentes do que outros.

O óleo de hortelã-pimenta é bom para espinhas?

Pode ser. Como a hortelã-pimenta tem um efeito refrescante, muitas vezes é usada para aliviar a dor e a inflamação. O óleo essencial de hortelã-pimenta também possui propriedades antibacterianas. Se você tiver espinhas dolorosas e inchadas, este óleo diluído pode proporcionar alívio.

Quais óleos são ruins para pele propensa à acne?

Geralmente, pode ser sábio evitar óleos comedogênicos, pois eles podem entupir os poros. Óleos comedogênicos comuns incluem óleo de coco e óleo de oliva.

Embora certos óleos funcionem bem para a acne de uma pessoa, eles podem causar acne na próxima pessoa. É sábio observar sua pele sempre que usar um novo produto, pois não é possível prever como ela reagirá.

Os óleos podem eliminar as cicatrizes da minha acne?

O óleo de rosa mosqueta e o óleo essencial de lavanda são conhecidos por ajudar nas cicatrizes. No entanto, há falta de pesquisas clínicas em humanos que analisem os efeitos dos óleos essenciais nas cicatrizes de acne.

Conclusão

Os óleos essenciais podem ser tratamentos eficazes para todas as fases da acne, desde a prevenção à cicatrização de espinhas e à redução da aparência de cicatrizes. Além do mais, se você estiver interessado em remédios naturais para cuidados com a pele, esses tópicos podem ser uma ótima opção.

No entanto, antes de experimentar qualquer tratamento para acne, é sempre uma boa ideia consultar um dermatologista para discutir suas opções. Juntos, vocês podem criar um plano que beneficiará sua pele.

Deixe um comentário