Óleo de Wintergreen: tudo sobre ele

Óleo de Wintergreen
BANNER-25-DESCONTO-Lavanda
Óleo de Wintergreen

Esse óleo é extraído das folhas da planta wintergreen, podendo ajudar a aliviar dores, dores de cabeça ou resfriados. Porém, as pesquisas sobre ele são limitadas.

Quanto ao processo de produção, ele envolve a fermentação do material natural da planta, seguido pela destilação, a fim de obter um produto mais puro. Quando fica pronto, o óleo de wintergreen consiste, quase que inteiramente, em salicilato de metila, um ingrediente ativo deste produto.

Já a produção natural de óleo de wintergreen tem diminuído, favorecendo a criação sintética de salicilato de metila. Em alguns produtos, o salicilato de metila sintético pode aparecer como ingrediente de vários tipos de óleos, incluindo óleo de wintergreen, óleo de gaultheria ou óleo de teaberry.

Portanto, continue lendo para descobrir mais sobre o óleo essencial de wintergreen: para que é usado, dicas para encontrar um óleo de qualidade e os benefícios e riscos potenciais associados ao seu uso.

Usos e formas do óleo de wintergreen

Alívio de dor e inflamação

O ingrediente ativo do óleo de wintergreen, o salicilato de metila, está intimamente relacionado à aspirina, possuindo propriedades analgésicas e anti-inflamatórias. Portanto, produtos contendo óleo de wintergreen são frequentemente usados como anti-inflamatórios e analgésicos tópicos.

Além disso, o óleo de wintergreen também foi utilizado na medicina tradicional para as seguintes condições:

  • infecções bacterianas
  • resfriados
  • dor de cabeça
  • cólicas
  • problemas de pele
  • dor de garganta
  • cárie dentária

Inseticida

O óleo de wintergreen também pode ser encontrado em inseticidas e repelentes. No entanto, pesquisas sugerem que, em comparação com outros óleos essenciais, pode ser mais eficaz como inseticida ou fumigante, em vez de repelente. *

Aromatizantes e fragrâncias

Na indústria e manufatura, o óleo de wintergreen é usado como agente aromatizante para produtos, como balas, pastas de dente e enxaguatórios bucais, além de aditivo de fragrância.

Benefícios do óleo de wintergreen

Muitos dos benefícios ou usos declarados do óleo de wintergreen são derivados de evidências anedóticas, o que significa que são fortemente baseados em depoimentos pessoais.

Por outro lado, existem pesquisas limitadas sobre os possíveis benefícios à saúde do óleo de wintergreen e do seu ingrediente ativo, o salicilato de metila. Mas afinal, o que a pesquisa nos diz até agora?

Os benefícios para a dor são mistos

As pesquisas sobre o óleo de wintergreen ou salicilato de metila, como analgésico tópico, mostraram resultados mistos, embora o óleo de wintergreen tenha sido sugerido como um tratamento alternativo potencial para aliviar dores lombares. *

Quando funcionou

Um estudo de 2010, envolvendo adultos com distensão muscular, descobriu que a aplicação de um adesivo cutâneo contendo salicilato de metila e mentol proporcionou uma quantidade significativa de alívio da dor, em comparação com o adesivo de placebo. *

Além disso, um estudo de caso de 2012 descobriu que a aplicação tópica de salicilato de metila proporcionou alívio da dor de cabeça de um indivíduo, que tinha dores de cabeça graves após terapia eletroconvulsiva. *

Quando não funcionou

Uma revisão de vários ensaios clínicos de salicilatos tópicos, incluindo salicilato de metila, não encontrou apoio para seu uso em dores musculoesqueléticas. * Os autores indicaram que ensaios maiores e de melhor qualidade precisam ser realizados para avaliar a eficácia.

O óleo de wintergreen funcionou contra algumas bactérias

Um estudo de 2017 descobriu que 0,5% de óleo de wintergreen tinha atividade antibacteriana semelhante ou maior do que um antibiótico de controle contra formas persistentes de Borrelia burgdorferi: o agente causador da doença de Lyme. *

No entanto, em concentrações mais baixas, o efeito antibacteriano foi menor (ou ausente).

Além disso, outros estudos sobre Neisseria gonorrhoeae e uma espécie de Streptococcus não observaram atividade antibacteriana no óleo de wintergreen. * *

O óleo de wintergreen funciona em produtos dentários

Em 2013, um subcomitê da Food and Drug Administration revisou o salicilato de metila usado em produtos odontológicos de venda livre, que controlam a placa e a gengivite. * Exemplos desses produtos incluem: enxaguatórios bucais, bochechos e sprays.

Como conclusão, ao ser usado de acordo com uma concentração definida, seja por si só ou combinado com eucaliptol, mentol e timol, o salicilato de metila é seguro e eficaz nesses produtos.

Mas cuidado: o óleo de wintergreen nunca deve ser engolido.

Riscos do óleo essencial de wintergreen e salicilato de metila

O salicilato de metila, o ingrediente ativo do óleo de wintergreen, pode ser tóxico. Portanto, você sempre deve ter cuidado ao usá-lo.

Inclusive, deve-se ter cuidado especial com crianças, que podem ser atraídas pelo cheiro do óleo de wintergreen. Além do mais, vale reforçar de que o óleo de wintergreen nunca deve ser usado em crianças, e deve sempre ser mantido em uma embalagem fora do alcance delas.

O salicilato de metila pode ser tóxico

O wintergreen pode ser muito perigoso, e até fatal, se ingerido. Para falar a verdade, uma única colher de chá de salicilato de metila é, aproximadamente, ao equivalente a 90 comprimidos de aspirina para bebês. *

Ademais, como o salicilato de metila é absorvido pela pele, uma reação negativa também pode ocorrer quando aplicado topicamente. Portanto, nunca aplique qualquer óleo essencial na pele, sem diluí-lo primeiro em um óleo carreador.

Inclusive, um estudo de caso de 2002 relatou toxicidade aguda em um homem, que recebeu tratamento tópico de salicilato de metila para psoríase. *

Interage com a varfarina

O óleo de wintergreen ou salicilato de metila também pode exacerbar os efeitos de medicamentos anticoagulantes, como a varfarina, podendo causar sangramento ou hemorragia.

Portanto, indivíduos que estão tomando medicamentos anticoagulantes ou que têm distúrbios de sangramento, como hemofilia, não devem usar o óleo de wintergreen.

Além disso, devido ao fato de que pode ser absorvido pela pele, mulheres grávidas ou lactantes nunca devem usar o óleo de wintergreen.

Alergia à aspirina

Como o salicilato de metila é tão semelhante à aspirina e a outros salicilatos, pessoas sensíveis a eles não devem usar o óleo de wintergreen.

Como usar o óleo de wintergreen

Lembre-se de que o óleo de wintergreen deve sempre ser usado externamente. Como é um óleo essencial muito forte que pode ser absorvido pela pele, ele, portanto, nunca deve ser aplicado puro.

Além do mais, óleos essenciais devem ser diluídos em uma substância carreadora, que pode incluir óleos, como semente de uva e jojoba; seguindo sempre as diretrizes apropriadas de diluição.

Ao fazer uma solução com óleo de wintergreen, este deve representar apenas 2% a 3% do volume final da solução, de acordo com o Instituto de Estudos Aromáticos de Nova York.

Para uma diluição de 2,5%, experimente misturar 15 gotas de óleo essencial de wintergreen com 6 colheres de chá (1 onça fluida) de óleo carreador.

Se optar por fazer uma solução com óleo de wintergreen e outros óleos essenciais, esse pode se misturar bem com os óleos de hortelã-pimenta, lavanda e eucalipto.

No entanto, devido ao potencial de toxicidade quando ingerido e à evidência limitada de sua eficácia na aromaterapia, o óleo de wintergreen não é recomendado para fins terapêuticos, como um difusor de ambiente.

4 dicas para encontrar óleo essencial de boa qualidade

O ingrediente ativo do óleo de wintergreen, o salicilato de metila, muitas vezes é sintetizado quimicamente. Em muitos casos, o nome “óleo de wintergreen” pode ser usado de forma intercambiável com salicilato de metila sintético.

Portanto, como garantir que você selecione um óleo de wintergreen de alta qualidade, derivado de plantas? Para isso, siga estas dicas:

  1. Verifique o nome em latim da planta. Isso pode ajudar a verificar se você está selecionando o óleo essencial específico que deseja.
  2. Procure informações sobre pureza. Alguns óleos essenciais são misturados com outras substâncias e podem não ser 100% puros.
  3. Avalie o preço. Se parecer muito barato em comparação com outros produtos, pode não ser verdadeiro.
  4. Cheire. Ele cheira como você espera? Se não, não compre.

Conclusão

O óleo de wintergreen é um óleo essencial tradicionalmente derivado das folhas da planta wintergreen. O salicilato de metila, o ingrediente ativo do óleo de wintergreen, pode ser sintetizado quimicamente e, muitas vezes, é chamado de ‘óleo de wintergreen' em muitos produtos.

Ademais, ao longo dos anos, o óleo de wintergreen tem sido usado para uma variedade de propósitos relacionados à saúde, incluindo dores, inflamação e cárie dentária.

No entanto, muitos dos benefícios do óleo de wintergreen são atualmente baseados em evidências anedóticas. Portanto, mais pesquisas precisam ser realizadas para avaliar os benefícios à saúde deste óleo essencial.

Deixe um comentário