Óleo essencial de hortelã-pimenta é seguro para cães? Veja a Opinião de um especialista

Óleo essencial hortelã-pimenta é seguro para cães
BANNER-25-DESCONTO-Lavanda
Óleo essencial hortelã-pimenta é seguro para cães

Os óleos essenciais estão em alta nos dias de hoje, principalmente devido às suas múltiplas utilizações. Os óleos essenciais estão sendo usados para praticamente qualquer coisa.

Os óleos essenciais são extratos naturais de plantas e possuem diversos benefícios para diferentes problemas relacionados à pele, cabelo e condições de saúde. Os óleos essenciais são altamente concentrados.

Se mantém óleos essenciais em sua casa e tem um cachorro, então você precisa ler este artigo. Sempre houve uma preocupação em relação ao uso de óleos essenciais em animais de estimação, como cães. Por isso, aqui iremos esclarecer essa preocupação. O óleo essencial de hortelã-pimenta é amplamente utilizado para diversas finalidades. E muitos amantes de animais de estimação se perguntam se o óleo essencial de hortelã-pimenta é seguro para seus cães ou não.

Leia abaixo para descobrir a resposta para todas as dúvidas.

Óleo essencial de hortelã-pimenta é seguro para cães?

A resposta é NÃO.

Os óleos essenciais são difundidos em muitas casas como forma de praticar a aromaterapia. Os potpourris líquidos também são usados como purificadores de ar, no qual incluem óleos essenciais. Portanto, usá-los perto de seus animais de estimação pode prejudicá-los. O potpourri líquido não é tóxico para os humanos, porém, não se pode dizer o mesmo aos cães. Sua ingestão, bem como a exposição à pele, podem ser altamente tóxicas para seus animais de estimação, resultando em problemas como fraqueza, vômitos, diarreia, dificuldade para respirar, etc.

Óleos Essenciais Tóxicos Para Cães

CanelaBétula Doce
CítricosMelaleuca (tea tree)
PoejoWintergreen
Hortelã-pimentaYlan ylang
PinhoLavanda

O óleo de hortelã-pimenta é considerado tóxico para cães e outros animais de estimação. O uso desse óleo pode resultar em efeitos colaterais, que variam de leves a graves, a cães. Alguns dos sintomas leves incluem irritação, reações na pele, diarreia e desconforto. Problemas mais sérios podem surgir, como: insuficiência hepática, vômitos e morte (1).

Houve muitos casos em que animais de estimação sofreram devido à difusão do óleo de hortelã-pimenta em seu ambiente. Se você cultiva uma planta de hortelã-pimenta em seu jardim e tem um cachorro, isso pode ser prejudicial, especialmente se o seu cachorro tem o hábito de comer as folhas.

Óleo de hortelã-pimenta é seguro para cães com pulgas ou alergias?

Muitos tutores de animais de estimação usam o óleo de hortelã-pimenta para o tratamento de pulgas em seus cães. No entanto, isso não é nada seguro. O óleo de hortelã-pimenta tem um aroma forte que repele insetos, mas os cães têm um olfato mais sensível e, portanto, existe a possibilidade de que o cheiro de óleo de hortelã-pimenta possa sobrecarregá-los ou irritá-los.

Normalmente, esse forte cheiro irrita o seu cão, levando-os a lamber a pele para se livrar do cheiro. Dessa forma, os cães acabarão consumindo o óleo de hortelã-pimenta, o que não é recomendado, pois é tóxico e pode prejudicar o animal. Portanto, o óleo de hortelã-pimenta não é uma boa opção para cães com pulgas (2).

O óleo de hortelã-pimenta também não deve ser usado em cães com alergias, pois, devido à sua alta concentração, pode causar irritação na pele dos cães. Os cães podem acabar se coçando e ferindo a pele, o que pode levar a infecções.

No entanto, isso não significa que o óleo de hortelã-pimenta não possa ser usado no tratamento de pulgas. O óleo essencial de hortelã-pimenta diluído pode ser usado para esse fim. É aconselhável consultar um veterinário e descobrir quais produtos, que contenham hortelã-pimenta, possam ser usados no tratamento de pulgas e alergias em cães.

O que Deve Ser Feito se o seu Cão/Animal de Estimação Entrar em Contato com Óleo de Hortelã-Pimenta?

Há chances do animal de estimação não apresentar sintomas ou não ser afetado pelo óleo de hortelã-pimenta. O impacto do óleo de hortelã-pimenta em cães é incerto. Porém, em alguns casos, ao entrar em contato com óleo de hortelã-pimenta, o cão pode apresentar alguns sintomas.

Nesses casos, procure sinais de envenenamento, como fraqueza, vômitos, salivação excessiva ou qualquer outra doença grave (3). Se encontrar esses sintomas, consulte imediatamente um veterinário.

O veterinário realizará exames para identificar o nível em que o óleo de hortelã-pimenta afetou o seu cão. Testes de sangue também podem ser necessários para verificar se algum órgão interno foi danificado ou não.

Quais São os Sinais de Envenenamento por Óleo Essencial em Cães?

O envenenamento por óleo essencial pode ser observado em cães, quando o óleo é absorvido pela pele ou ingerido pelos cães. Em tal situação, observe os seguintes sintomas no seu cão:

Vômitos

Os vômitos são a maneira natural de expelir toxinas do corpo. Os cães tendem a vomitar após consumir alimentos tóxicos. Portanto, se você observar seu cão vomitando, visite imediatamente o veterinário e ajude o cão a eliminar a toxina de seu corpo.

Diarreia

Este é outro sintoma comum em cães quando consomem produtos tóxicos. Os cães geralmente não respondem bem aos óleos essenciais, resultando em fezes moles. Se vômitos e diarreia continuarem por um longo período de tempo em cães, eles podem se desidratar gravemente. Se esta for a situação, leve imediatamente seu cão aos serviços veterinários de emergência.

Salivação Excessiva

A ingestão de produtos tóxicos pode resultar na produção excessiva de saliva. Se você começar a ver espuma ao redor da boca do seu pet, junto com a salivação, leve-o imediatamente a um veterinário.

Dificuldade em Respirar

O cheiro do óleo essencial é adorado por humanos, mas isso não é o caso dos cães. O cheiro do óleo de hortelã-pimenta, assim como alguns outros óleos essenciais, é muito forte para os cães; e isso pode afetar a respiração normal do seu amigo canino.

Os cães também podem ofegar, pois a ingestão de óleos essenciais pode afetar seus sistemas respiratório e nervoso. Além disso, aqueles que sofrem de problemas respiratórios nunca devem ser expostos a óleos essenciais de forma alguma.

Letargia

Muitos cães refletem sintomas quando são expostos a óleos essenciais, inclusive letargia. Os óleos essenciais afetam seus corpos de várias maneiras e, para se recuperar do desconforto, os cães tendem a dormir mais. Além disso, outros sintomas, como vômitos e diarreia, enfraquecem o cão, deixando-o letárgico.

Vermelhidão

Cães que são expostos a óleos essenciais podem apresentar sintomas como irritação da pele e vermelhidão ao redor do rosto. Alguns cães também podem apresentar sintomas como inchaço no rosto.

Alguns óleos essenciais também podem ser fatais para cães e outros animais de estimação.

Se você observar algum dos sintomas acima em seu cão, dirija-se imediatamente aos serviços de veterinário de emergência e busque ajuda ao seu pet.

Potencial Risco do Uso de Óleos Essenciais

  • Toxicose
  • Irritação da Pele
  • Problemas Gastrointestinais
  • Mudanças Comportamentais

O tratamento comumente usado inclui fluidos intravenosos, que são usados com o objetivo de manter o cão hidratado. Isso também ajuda a liberar as toxinas do corpo canino. Em alguns casos, os veterinários podem tentar induzir o vômito para liberar toxinas. Você não deve tentar fazer isso em casa, a indução de vômito em animais de estimação requer supervisão médica; senão, pode piorar ainda mais a situação.

É Seguro Difundir Óleo de Hortelã-Pimenta Perto de Cães?

Não.

A difusão de óleos essenciais é uma das principais causas de doença em cães. Quando os óleos essenciais são difundidos, liberam pequenas gotículas de óleo no ar. Se os animais de estimação respirarem esses óleos, isso pode causar problemas em seu sistema respiratório. Essas pequenas gotículas também podem grudar no pelo do seu animal de estimação e, quando eles se lambem, podem ingerir óleo de hortelã-pimenta, que é tóxico para consumo.

O óleo de canela é um outro exemplo, pois pode ser potencialmente prejudicial para os cães, especialmente se ingerido em grandes quantidades ou usado puro na pele deles.

A canela contém compostos, como o cinamaldeído, que podem irritar a boca e o trato digestivo de um cão, apresentando sintomas como: salivação, vômitos, diarreia e, em casos graves, danos no fígado. Diferentes óleos essenciais têm ingredientes diferentes que podem desencadear efeitos adversos em cães; portanto, consulte um veterinário antes de difundir óleos.

Quais São os Potenciais Benefícios do Uso de Óleo de Hortelã-Pimenta para Cães?

Embora haja um longo debate sobre segurança do óleo de hortelã-pimenta para cães, alguns afirmam que o óleo de hortelã-pimenta é benéfico para os animais de estimação, desde que misture com um óleo carreador antes de realizar a aplicação tópica.

Um óleo carreador, como o óleo de coco, deve ser usado para diluir o óleo de hortelã-pimenta, bem como reduzir sua concentração. Desta forma, as chances de ocorrerem irritação na pele e reações alérgicas são bem menores.

Lembre-se: óleos essenciais não devem ser ingeridos.

Você também pode consultar um veterinário para saber os diferentes produtos de óleo de hortelã-pimenta, que podem ser usados em seus animais de estimação, a fim de oferecer alívio de alergias.

Se você considerar todos os pontos acima, poderá usar o óleo de hortelã-pimenta para aplicação tópica em seus animais de estimação.

Aqui estão alguns dos benefícios dos óleos essenciais diluídos para cães:

Alívio de Pulgas e Carrapatos

Esta é uma das razões mais comuns para o uso de óleo de hortelã-pimenta em cães. O spray de hortelã-pimenta pode ser usado para tratar pulgas e carrapatos em cães. No entanto, observou-se que o uso de óleo de hortelã-pimenta pode piorar a situação. É aconselhável consultar o veterinário e optar por outros medicamentos, para obter alívio de pulgas e carrapatos; ou descobrir diferentes produtos de óleo de hortelã-pimenta que podem ser usados para pulgas e carrapatos.

Medidas de precaução adequadas devem ser tomadas antes de usar óleos essenciais.

Você pode experimentar a seguinte receita caseira para oferecer alívio a seu cão contra pulgas e carrapatos:

Ingredientes

  • Óleo de semente de uva (12 colheres de sopa)
  • Óleo de hortelã-pimenta (1 colher de sopa)
  • Frasco de spray

Instruções

  • Adicione os óleos acima no frasco de spray e agite bem para misturar todos os ingredientes
  • Agite o frasco sempre antes de usar e aplique na pelagem do seu cão.

*Nota: Sempre faça um teste de aplicação em uma pequena seção da pelagem do seu cão. Se você observar algum dos sintomas mencionados acima, interrompa o uso do spray e consulte imediatamente o veterinário.

Óleo de Hortelã-Pimenta para Controle de Pragas

Animais de estimação atraem muitas pragas, incluindo formigas. A hortelã-pimenta é um dos aromas que repelem as formigas. Mas não somente formigas, como também aranhas e roedores. Seu aroma forte é desagradável para essas pragas, e pode ser usado como uma alternativa natural a repelentes químicos.

Como fazer repelente de pragas em casa – Misture algumas gotas de óleo de hortelã-pimenta com água, e pulverize em áreas onde deseja afastar pragas. Reaplique conforme necessário.

O que Precisa ser Feito se Você Quiser Usar Óleo de Hortelã-Pimenta em Cães?

Se você receber sinal verde do veterinário, precisará seguir algumas etapas-chave antes de usar o óleo de hortelã-pimenta em seus cães. Afinal, óleos essenciais devem ser usados com segurança.

  • A primeira coisa a fazer é diluir o óleo essencial de hortelã-pimenta com qualquer óleo carreador. Você também pode diluí-lo com água antes da aplicação tópica em cães.
  • Certifique-se de manter o óleo de hortelã-pimenta ou produtos relacionados à hortelã-pimenta fora do alcance de seus cães, pois o contato direto com a hortelã-pimenta pode ter impactos negativos em seus cães.
  • Sempre consulte o veterinário antes de usar qualquer produto relacionado à hortelã-pimenta em seu cão.
  • Evite usar óleo de hortelã-pimenta ao redor de áreas sensíveis do seu cão, como olhos, nariz ou genitais.
  • Óleos essenciais não são considerados seguros para seu filhote, portanto, evite usar óleo de hortelã-pimenta em filhotes, cães grávidos ou aqueles que estão muito doentes.
  • Se seu cão apresentar qualquer sintoma, pare imediatamente o uso do óleo essencial e consulte o veterinário.
  • Evite o uso excessivo de óleo de hortelã-pimenta em seus cães.
  • Você precisa determinar quanto óleo de hortelã-pimenta é seguro para cães.
  • Aplique óleo de hortelã-pimenta apenas uma vez por dia em seu cão.

Considerações finais

O óleo de hortelã-pimenta tem mostrado alguns benefícios para a saúde humana, sendo um dos óleos essenciais mais populares. Porém, é seguro usá-lo para tratar o seu cão? A hortelã-pimenta é considerada tóxica para cães. Há um debate sobre a segurança e o uso do óleo essencial de hortelã-pimenta em cães. Embora o óleo de hortelã-pimenta seja considerado seguro para uso humano, seu uso em cães é altamente questionado.

Os óleos essenciais são altamente concentrados e podem causar irritação, reações alérgicas e outros sintomas (leves e graves) em cães. Para tornar o óleo essencial de hortelã-pimenta relativamente seguro para seus cães, é aconselhável diluí-lo com um óleo carreador. Evite aplicar óleo essencial de hortelã-pimenta nos ferimentos do seu cão.

Perguntas Frequentes

É seguro difundir o óleo essencial de hortelã-pimenta perto de cães?

Não. O óleo de hortelã-pimenta é tóxico e altamente concentrado, com um forte odor que pode causar irritação nos cães.

O que acontece se meu cão cheirar óleo de hortelã-pimenta?

Se o cão entrar em contato com o óleo de hortelã-pimenta, ele pode apresentar alguns sintomas leves a graves, como: diarreia, vômito, fraqueza, insuficiência hepática e, em alguns casos, a morte.

O cheiro de hortelã-pimenta incomoda os cães?

Sim. O óleo de hortelã-pimenta tem um forte odor. E os cães têm um sentido de olfato mais aguçado do que os de humanos. Portanto, o cheiro de hortelã-pimenta pode irritar e incomodar os cães.

A hortelã-pimenta acalma os cães?

Há possibilidades do óleo de hortelã-pimenta acalmar o cão. No entanto, o óleo de hortelã-pimenta precisa ser usado em mistura com algum outro óleo carreador, para reduzir sua concentração e não irritar o pet.

O cheiro de hortelã-pimenta é prejudicial aos cães?

O cheiro de hortelã-pimenta e seu óleo geralmente não são prejudiciais aos cães. Na verdade, muitas vezes, é considerado seguro. Alguns cães podem até achar o cheiro de hortelã-pimenta agradável. No entanto, óleos essenciais concentrados de hortelã-pimenta podem ser irritantes ou tóxicos para cães, se ingeridos ou aplicados topicamente. Tenha cautela ao usar óleos essenciais perto de animais de estimação. Consulte um veterinário para mais detalhes.

A hortelã é boa para cães?

A hortelã em pequenas quantidades pode ser segura para alguns cães e, até mesmo, refrescar o hálito deles. No entanto, a ingestão excessiva de hortelã ou produtos com sabor de hortelã (mesmo lambendo o pelo) pode levar a problemas digestivos. É melhor dar hortelã ao seu cão com moderação.

Quais óleos essenciais são prejudiciais para cães?

Vários óleos essenciais podem ser prejudiciais ou tóxicos para os cães. Alguns dos óleos que devem ser evitados ou usados com cautela são: óleos de árvore do chá, cravo, hortelã-pimenta, eucalipto e canela.

Por quanto tempo o cheiro do óleo de hortelã-pimenta dura?

A duração do cheiro do óleo de hortelã-pimenta pode variar, dependendo de fatores como: a concentração do óleo, o ambiente e como ele é aplicado. Em geral, o forte cheiro do óleo de hortelã-pimenta pode durar de algumas horas a alguns dias. Quando usado em difusores, purificadores de ar ou em superfícies, o cheiro pode permanecer por um tempo. No entanto, o aroma se dissipará gradualmente com o tempo. Para prolongar a fragrância, você pode reaplicar o óleo de hortelã-pimenta conforme necessário.

Os difusores de óleo essencial são seguros para cães?

Os difusores de óleo essencial podem ser seguros para cães se usados com moderação e com óleos bem diluídos. No entanto, alguns óleos são tóxicos para cães, portanto, certifique-se de ter boa ventilação e observe seu cão quanto a reações adversas.

É seguro os cães respirarem o óleo de hortelã-pimenta?

Embora, geralmente, seja considerado seguro a inalação em pequenas quantidades, o forte cheiro de hortelã-pimenta pode ser avassalador para os cães. E quando inalado em grandes quantidades, pode causar irritação respiratória. Por isso, é melhor difundir o óleo de hortelã-pimenta em uma área aberta, para que seu cão tenha a opção de sair, caso fique desconfortável com o aroma.

Deixe um comentário