6 benefícios do óleo essencial de grapefruit

Óleo essencial de grapefruit
BANNER-25-DESCONTO-Lavanda
Óleo essencial de grapefruit

O óleo essencial de grapefruit é um óleo com uma coloração alaranjada, que é frequentemente usado na aromaterapia.

Através de um método conhecido como prensagem a frio, o óleo é extraído das glândulas da casca do grapefruit.

O óleo essencial de grapefruit, cujo aroma é cítrico, possui propriedades distintas as quais oferecem uma variedade de benefícios à saúde, incluindo a redução da pressão sanguínea e dos níveis de estresse.

Aqui estão 6 benefícios do óleo essencial de grapefruit.

1. Pode Suprimir o Apetite

Para aqueles que desejam suprimir um apetite hiperativo, a pesquisa indica que a aromaterapia com óleo de grapefruit pode ser útil.

Um estudo descobriu que ratos expostos ao aroma do óleo essencial de grapefruit por 15 minutos, 3 vezes por semana, tiveram uma redução no apetite, na ingestão de alimentos e no peso corporal (1).

Outro estudo recente mostrou que o aroma do óleo essencial de grapefruit aumentou a atividade no nervo vagal gástrico em roedores, resultando em um apetite menor. Esse nervo desempenha um papel importante na estimulação da produção de sucos gástricos, que são necessários para a digestão.

O mesmo estudo também examinou os efeitos do aroma de limoneno, um componente significativo do óleo essencial de grapefruit. Cheirar o limoneno teve resultados semelhantes na supressão do apetite e na ingestão de alimentos (2).

Embora esses resultados sejam promissores, atualmente estão limitados a estudos em animais. Portanto, mais pesquisas sobre os efeitos do óleo essencial de grapefruit em seres humanos são necessárias.

2. Pode Promover a Perda de Peso

O óleo essencial de grapefruit pode ajudar a perder algum peso extra, embora a pesquisa nessa área seja limitada.

Um estudo em ratos descobriu que o aroma do óleo essencial de grapefruit estimulou a quebra do tecido adiposo, levando a uma redução na ingestão de alimentos (2).

Da mesma forma, um estudo em tubos de ensaio com células de gordura de ratos mostrou que o óleo essencial de grapefruit inibiu a formação de tecido adiposo, ao ser aplicado diretamente nas células (3).

Além disso, o óleo essencial de grapefruit, aplicado topicamente, também foi observado para promover a perda de peso em seres humanos.

Um exemplo disso é um estudo que incluiu mulheres pós-menopáusicas, o qual avaliou o uso de massagens abdominais com óleo essencial duas vezes ao dia, durante 5 dias por semana, e uma massagem de aromaterapia de corpo inteiro com uma mistura contendo 3% de óleo de grapefruit, cipreste e outros óleos, realizada uma vez por semana (4).

No final do estudo de 6 semanas, os resultados mostraram não apenas uma diminuição da gordura abdominal, mas também uma redução na circunferência da cintura do grupo que usou os óleos essenciais (4).

No entanto, o uso de diferentes óleos torna impossível afirmar se os resultados podem ser atribuídos especificamente ao óleo de grapefruit (4).

Lembre-se de que a evidência de quaisquer benefícios do óleo essencial de grapefruit para perda de peso é muito limitada e de baixa qualidade. Portanto, são necessários mais estudos para confirmar esses efeitos, antes de fazer quaisquer alegações.

Além disso, não é recomendável ingerir óleos essenciais em doses suplementares.

3. Pode Ajudar a Equilibrar o Humor

Devido aos efeitos colaterais de alguns medicamentos usados para tratar a ansiedade e a depressão, muitas pessoas procuram remédios alternativos (5).

Estudos mostram que a aromaterapia pode ser uma terapia complementar benéfica para equilibrar o humor e aliviar a ansiedade (6).

Atualmente, há pouca pesquisa sobre os efeitos específicos do óleo essencial de grapefruit nesse aspecto. No entanto, estudos relacionam os óleos essenciais cítricos, que contêm os mesmos compostos do óleo de grapefruit ,a efeitos calmantes e antiansiedade (7).

Os efeitos calmantes são atribuídos, em parte, ao limoneno (8).

4. Efeitos Antibacterianos e Antimicrobianos

O óleo essencial de grapefruit tem potentes efeitos antibacterianos e antimicrobianos.

Estudos em tubos de ensaio mostram que ele apresentou propriedades antimicrobianas contra bactérias potencialmente prejudiciais, como Staphylococcus aureus, Enterococcus faecalis e Escherichia coli (9, 10).

Um estudo que comparou 5 óleos essenciais descobriu que o óleo essencial de grapefruit foi um dos mais poderosos, em relação aos seus efeitos antimicrobianos contra o MRSA — um grupo de bactérias que geralmente é mais resistente aos antibióticos comuns (11, 12).

Por fim, pode também ajudar a prevenir úlceras gástricas causadas pela bactéria H. pylori.

Por exemplo, um estudo em tubos de ensaio que examinou as propriedades de 60 óleos essenciais descobriu que o óleo essencial de grapefruit branca tinha efeitos antibacterianos contra H. pylori (13).

A pesquisa mostra que o óleo essencial de grapefruit pode ser eficaz no combate a certas cepas de fungos, como a Candida albicans, uma levedura que pode causar infecções em humanos, especialmente em pessoas com sistemas imunológicos enfraquecidos (14, 15).

No entanto, não se sabe se a aplicação tópica do óleo essencial de grapefruit tem efeito sobre o H. pylori.

Além disso, vale ressaltar novamente que a ingestão de óleos essenciais não é recomendada.

5. Pode Ajudar a Reduzir o Estresse e a Pressão Sanguínea

A pressão sanguínea elevada (hipertensão) é uma condição comum que afeta cerca de 2 em cada 3 adultos, nos Estados Unidos (16).

Muitas pessoas utilizam terapias naturais para ajudar a reduzir a pressão sanguínea — seja em conjunto com medicamentos prescritos ou para evitar medicamentos por completo.

Alguns pesquisadores sugerem que a aromaterapia pode ajudar a controlar tanto a pressão sanguínea quanto os níveis de estresse.

Por exemplo, um estudo clínico recente descobriu que a inalação de óleos essenciais cítricos e de lavanda teve efeitos imediatos e a longo prazo, na redução da pressão sanguínea e do estresse (17).

Os participantes usaram um colar contendo os óleos essenciais por 24 horas, e tiveram uma diminuição específica na pressão sanguínea sistólica diurna (o número superior de uma leitura) (18).

Além disso, eles mostraram uma redução no cortisol — um hormônio liberado em resposta ao estresse (18).

Em outro estudo, o óleo essencial de grapefruit aumentou a atividade nervosa, que ajudou a reduzir a pressão sanguínea em ratos. Os pesquisadores concluíram que o principal ingrediente ativo, o limoneno, provavelmente contribuiu para esses resultados (19).

No entanto, atualmente não há pesquisa que confirme se o óleo essencial de grapefruit, por si só, pode resolver a hipertensão em seres humanos.

6. Tratamento da Acne

O óleo essencial de grapefruit pode contribuir para a saúde da pele, prevenindo e tratando condições como a acne (20).

Muitas marcas de loções e cremes faciais incluem óleos essenciais cítricos, devido ao seu aroma refrescante e à atividade antibacteriana e antioxidante potente.

Esses óleos podem ajudar a manter a pele livre de bactérias, o que pode promover o processo de cicatrização da acne.

Um estudo em tubos de ensaio monitorou a atividade antibacteriana de 10 óleos essenciais contra o P. acnes, uma bactéria comumente associada ao desenvolvimento da acne (21).

Os pesquisadores concluíram que o óleo essencial de grapefruit possui alguma atividade antibacteriana contra o P. acnes. No entanto, essa atividade não foi tão potente quanto a de outros óleos essenciais testados, como o de tomilho e o de canela.

Mais pesquisas são necessárias para determinar se o óleo essencial de grapefruit é um remédio caseiro eficaz contra a acne.

É Seguro usar óleo essencial de grapefruit?

Para a maioria das pessoas, o óleo essencial de grapefruit é seguro para uso tópico ou inalação.

No entanto, há algumas coisas a ter em mente ao usar óleos essenciais, que são:

  • Diluição. Sempre use um óleo carreador ao usar óleos essenciais topicamente, a fim de diluir o óleo antes da aplicação — uma prática de segurança padrão ao usar óleos essenciais.
  • Fotossensibilidade. Antes da exposição ao sol, a aplicação de alguns óleos essenciais — especialmente óleos cítricos — pode causar fotossensibilidade e queimaduras (22).
  • Bebês e crianças. Geralmente, é recomendável consultar um profissional de saúde antes de usar óleos essenciais em crianças, devido a preocupações com segurança.
  • Gravidez. Alguns óleos essenciais parecem ser seguros para uso durante a gravidez, mas é recomendável consultar seu médico antes de usá-los (23).
  • Animais de estimação. O uso de óleos essenciais topicamente ou na aromaterapia pode ter efeitos sobre outros membros da casa, incluindo animais de estimação. Os pets podem ser mais sensíveis aos óleos essenciais do que os humanos (24).

Apesar de ser seguro aplicar a maioria dos óleos essenciais na pele, bem como utilizá-los na aromaterapia, sua ingestão não é aconselhável. Lembre-se: ingerir óleos essenciais pode ser tóxico e, em doses elevadas, até fatal (25, 26).

Conclusão

O óleo essencial de grapefruit é comumente usado tanto topicamente quanto na aromaterapia.

A pesquisa sugere que o uso deste óleo cítrico pode equilibrar o humor, diminuir a pressão sanguínea e aliviar o estresse.

Além disso, o óleo essencial de grapefruit também possui propriedades antibacterianas e antimicrobianas, que podem ajudar no tratamento de várias condições, como acne e úlceras gástricas.

São necessárias investigações adicionais para respaldar os benefícios atribuídos a essas propriedades do óleo. No entanto, o óleo essencial de grapefruit pode ser uma abordagem natural valiosa, quando usado em conjunto com terapias mais tradicionais.

Deixe um comentário