Tudo que você precisa saber sobre óleo essencial de limão

Óleo essencial de limão
BANNER-25-DESCONTO-Lavanda
Pesquisas sugerem que o óleo essencial de limão pode ajudar no tratamento da depressão e ansiedade, bem como outros benefícios para a saúde e o bem-estar.
Óleo essencial de limão

O óleo essencial de limão é um ingrediente totalmente natural que também serve como remédio caseiro para a saúde. Ele é extraído da casca de limões frescos, por meio de extração a vapor; ou, por um processo de “prensagem a frio” que perfura e gira a casca enquanto o óleo é liberado, cujo método é menos frequente.

O óleo essencial de limão pode ser diluído e aplicado na pele de forma tópica, além de ser difundido no ambiente e inalado. Algumas pessoas acreditam que óleo essencial de limão é um ingrediente que: combate a exaustão; ajuda na depressão; melhora a pele; combate vírus e bactérias prejudiciais; e, reduz a inflamação.

Nos últimos tempos, a literatura médica começou a acompanhar as alegações feitas por pessoas que usaram óleo essencial de limão por anos. Para saber mais sobre os benefícios do óleo essencial de limão, bem como os possíveis efeitos colaterais do uso e muito mais, continue lendo este artigo.

Pode diminuir os sintomas de ansiedade e depressão

Você pode ter notado que, ao usar produtos com aroma de limão para limpar sua casa, você se sente mais relaxado ou animado, tendo um humor melhor.

É claro que parte disso pode ser o resultado natural de melhorar o ambiente, mas o aroma real dos limões, provavelmente, desempenha um papel nessa sensação de calma.

Um estudo de 2006 realizado em camundongos mostrou que o óleo essencial de limão era um agente calmante e melhorador de humor, durante três experimentos de teste de estresse. O mesmo estudo concluiu que o óleo essencial de limão foi mais eficaz na redução do estresse do que outros óleos essenciais, como lavanda e rosa.

Além disso, um pequeno estudo de 2016 descobriu que o óleo essencial de limão reduziu a ansiedade entre as pessoas que passaram por cirurgia ortopédica.

Existem indicadores promissores também que afirmam que a difusão do óleo essencial de limão tem um efeito na redução de alguns sintomas de ansiedade e depressão.

Pode aliviar os sintomas da enjoos matinais

Náuseas e vômitos são alguns sintomas mais comuns no início da gravidez. Pode haver motivos para acreditar que o óleo essencial de limão pode aliviar (ou pelo menos diminuir) a gravidade desses sintomas.

Em um estudo de 2014, envolvendo 100 mulheres grávidas, a aromaterapia com óleo essencial de limão foi apontada como agente que diminuiu significativamente os níveis de náusea e vômito.

Pode tornar a sua pele mais saudável

O óleo de limão é um dos óleos essenciais que podem matar bactérias prejudiciais, as quais podem se desenvolver na sua pele.

Em um estudo recente, o óleo essencial de limão mostrou-se eficaz contra cepas de bactérias, como Staphylococcus aureus e E. coli. Isso o torna uma boa escolha para limpar topicamente pequenos ferimentos.

Outras pesquisas, incluindo um estudo de laboratório realizado em 2017 e pesquisas in vitro e in vivo em 2018, confirmaram o efeito do óleo essencial de limão contra bactérias causadoras de infecções, tendo também a possibilidade de prevenir inflamações na pele.

Ele também possui propriedades protetoras, como antioxidantes, que podem iluminar e preservar o tom de sua pele. No entanto, como a maioria dos óleos cítricos, pode causar sensibilidade da pele quando exposto ao sol. Falaremos mais sobre isso em breve.

Pode atuar como analgésico

O óleo essencial de limão é, às vezes, usado na aromaterapia como um analgésico natural. Os efeitos antiestresse e antidepressivos deste óleo podem ter algo a ver com a forma a qual ele ajuda nosso corpo a interpretar nossa dor, sem entrar em pânico.

Um estudo de 2014, feito em camundongos, mostrou que a aromaterapia com óleo de limão mudou a forma de como o cérebro dos animais respondia aos estímulos dolorosos.

Para determinar como o óleo de limão afeta os humanos que estão com dor, são necessárias mais pesquisas.

Pode ajudar a respirar melhor e aliviar a garganta irritada

Se você está resfriado ou com dor de garganta, o óleo essencial de limão é um bom remédio caseiro.

Tente configurar um difusor com óleo de limão, para liberar seu aroma doce e cítrico em seu quarto enquanto você descansa. As propriedades calmantes do óleo de limão podem ajudar a relaxar a sua mente e os músculos da garganta.

Não há muitos dados clínicos que respaldem a aromaterapia com óleo de limão, para o alívio do resfriado comum, mas sabemos que a vitamina C e as propriedades antioxidantes do suco de limão são benéficas para você respirar um pouco mais fácil.

No entanto, o processo de extração do óleo essencial de limão, por meio de extração a vapor, não transfere a vitamina C para o óleo. Existe uma chance remota de que o óleo essencial de limão prensado a frio possa conter vestígios de vitamina C, mas a maior parte dela acaba na água durante o processamento.

Lembre-se de que não é seguro ingerir óleos essenciais.

Ajuda a se sentir em alerta e concentrado

O óleo essencial de limão melhora o seu humor, mas também pode funcionar para aumentar a sua capacidade cerebral.

Em um pequeno estudo de 2004 com alunos da quarta série, os estudantes que frequentaram aulas de línguas em uma sala onde o óleo de limão estava difundido tiveram um desempenho muito melhor em suas provas.

Outro estudo pequeno realizado em 2008 concluiu que a aromaterapia com óleos essenciais, como o limão, poderia melhorar a função cognitiva de pessoas com doença de Alzheimer.

Pode ser eficaz no tratamento e prevenção de surtos de acne

O óleo essencial de limão é empregado no tratamento de diversas condições dermatológicas, inclusive a acne.

Quando diluído e aplicado topicamente, o óleo essencial de limão pode matar bactérias que podem ficar presas nos poros, causando espinhas. Ele também pode clarear a sua pele, ao ser esfoliado suavemente nas células mortas da pele que, comumente, ficam presas nos folículos capilares e nos poros.

Como o óleo de limão possui propriedades de cura, você obtém o benefício adicional de uma cicatrização mais rápida das espinhas, bem como do tratamento de suas cicatrizes de acne.

Pode promover a cicatrização de feridas

Como o óleo essencial de limão está repleto de propriedades antimicrobianas, é muito provável que ele possa fazer parte do seu kit de primeiros socorros.

Em um teste com animais, o óleo essencial de limão promoveu uma cicatrização mais rápida no tecido infectado pela sarna.

Você pode limpar e desinfetar a área de um pequeno corte ou arranhão com óleo de limão diluído; a fim de desencorajar a infecção e, possivelmente, ajudar na cicatrização mais rápida da ferida.

Possui propriedades antifúngicas

O óleo essencial de limão possui poderosas propriedades antifúngicas, para tratar certos crescimentos de pele. Além do mais, uma revisão de estudos de 2017 observa que ele é eficaz contra fungos que causam pé de atleta, candidíase e infecções, quando aplicado topicamente.

Efeitos colaterais potenciais

Assim como outros óleos essenciais da família dos cítricos, o óleo essencial de limão é geralmente seguro para uso tópico e em aromaterapia. Notavelmente, é relatado como seguro para mulheres grávidas e bebês com mais de 3 meses de idade.

Existem relatos de casos que afirmam que o óleo essencial de limão torna a pele mais sensível à irritação, quando é exposto ao sol. Por isso é melhor evitar a luz solar direta, quando usar qualquer óleo essencial cítrico.

Essa irritação é chamada de fototoxicidade, que causa uma vermelhidão temporária a qual se parece com uma queimadura solar moderada. Você também pode sentir uma sensação de queimação na pele, na área onde aplicou o óleo de limão.

Você, geralmente, pode evitar reações alérgicas ao diluir adequadamente qualquer óleo essencial que você use; bem como fazer um teste de contato na pele antes de tentar aplicá-lo em uma área maior.

O óleo de limão não é aprovado como seguro para os animais. Determinados óleos essenciais podem ser prejudiciais quando ingeridos ou inalados por animais de estimação. Pense nos seus amigos peludos que podem estar por perto, quando você inala a aromaterapia.

Como usar este óleo essencial

Você pode usar com segurança o óleo essencial de limão, através da difusão ou aplicação tópica.

Para difundir o óleo essencial de limão, coloque 3 ou 4 gotas no difusor de sua escolha. Certifique-se de estar em uma área bem ventilada, limitando suas sessões de aromaterapia por até 30 minutos.

Para usar o óleo essencial de limão topicamente, misture-o bem com um óleo carreador de sua escolha.

Teste a mistura em uma pequena área discreta de sua pele, como os antebraços, antes de aplicá-la em um local sensível, como o rosto. Se após 24 horas você observar vermelhidão ou irritação, não use a mistura.

Para evitar danos à pele, certifique-se de lavar o óleo de limão, antes de expor a pele à luz solar.

Por que óleos carreadores são importantes?

O óleo essencial de limão tópico é seguro para aplicação direta na pele – se você usar um óleo carreador. Esses óleos são menos concentrados e não corrosivos, os quais não prejudicam a camada externa da sua pele.

Para diluir os óleos essenciais com segurança, adicione cerca de 12 gotas do seu óleo essencial para cada 30 ml do seu óleo base, ou óleo carreador. Os óleos carreadores populares são: óleo de amêndoa, óleo de jojoba e óleo de coco.

Os óleos essenciais não são produtos de grau alimentício e não são regulamentados. Além disso, os óleos essenciais de limão contêm elementos instáveis, o que significa que podem oxidar e, eventualmente, deteriorar.

Para sua própria segurança, evite ingerir o óleo essencial de limão ou qualquer óleo essencial.

Onde comprar óleo essencial de limão

A compra de um óleo essencial pode ser um pouco complicada. Existem muitas marcas que vendem produtos de óleo essencial mistos, que afirmam ser benéficos. Porém, esses produtos muitas vezes têm vários ingredientes além dos óleos.

Procure por um óleo que seja prensado a frio e 100% puro. Verifique a lista de ingredientes, antes de fazer a compra de um óleo essencial. Um frasco de óleo essencial deve sempre indicar claramente onde foi produzido.

Além disso, você pode comprar óleo essencial de limão em lojas físicas de produtos naturais ou online.

Conclusão

O óleo essencial de limão é um ingrediente anti-inflamatório e antimicrobiano, que pode ajudar a: melhorar seu humor; encontrar clareza mental; reduzir o estresse; e muito mais.

Porém, lembre-se: não é porque que um produto é considerado “natural” que significa que ele não tenha possíveis efeitos colaterais. Nunca aplique óleo de limão diretamente na pele, sem um óleo carreador; e nunca ingira qualquer óleo essencial.

Os óleos essenciais não substituem os tratamentos médicos prescritos pelo seu médico, mas podem funcionar como um ótimo complemento à sua rotina regular de saúde e bem-estar.

Deixe um comentário