Tudo o que você precisa saber sobre o óleo essencial de jasmim

Óleo essencial de jasmim
BANNER-25-DESCONTO-Lavanda
Óleo essencial de jasmim

Óleo essencial de Jasmim

O óleo de jasmim é um óleo essencial derivado das flores brancas da planta de jasmim comum, também conhecida como Jasminun officinale. Acredita-se que a flor tenha origem no Irã, mas hoje também pode ser encontrada em climas tropicais.

Ao longo dos séculos, o jasmim tem sido popular por sua fragrância doce e romântica, sendo utilizado em alguns dos perfumes mais conhecidos do mundo, incluindo o Chanel No. 5. Além disso, é um ingrediente comum em bebidas alcoólicas, doces e sobremesas.

O óleo de jasmim e os componentes das misturas sintéticas de óleo essencial de jasmim possuem propriedades que oferecem diversos benefícios à saúde. Embora seja um remédio caseiro popular usado para tratar desde a depressão até infecções, ele é mais conhecido como afrodisíaco.

Benefícios e Usos do Óleo essencial de Jasmim

O óleo essencial de jasmim é um remédio caseiro popular, com possibilidades de possuir vários benefícios à saúde. Embora nem todos esses benefícios tenham sido cientificamente comprovados, muitos deles têm respaldo.

Antidepressivo

evidências de que a aromaterapia pode reduzir efetivamente os sintomas depressivos. Um estudo que investigou o óleo essencial de jasmim descobriu que, em comparação com um placebo, o óleo de jasmim aumentou a atividade comportamental.

Isso incluiu aumentos significativos na saturação de oxigênio no sangue, na taxa de respiração e na pressão sanguínea. Os participantes do grupo do óleo de jasmim também relataram que se sentiram mais alerta. Portanto, pesquisadores concluíram que o efeito estimulante e ativador do óleo essencial de jasmim pode ser útil para aliviar a depressão e melhorar o humor.

Ademais, o uso do óleo essencial de jasmim na massagem de aromaterapia mostrou ser particularmente eficaz.

Além disso, outro estudo publicado no Journal of Health Research examinou os efeitos da inalação do óleo de jasmim, no sistema nervoso central e no estado de ânimo. Quando inalado, o óleo de jasmim afetou a atividade cerebral e os estados de ânimo, cujos participantes relataram que se sentiram mais positivos, energéticos e românticos.

Você pode colher os benefícios mentais da aromaterapia com óleo essencial de jasmim, ao usá-lo em óleo de massagem ou em um difusor, ou inalando-o diretamente do frasco.

Antisséptico

O óleo essencial de jasmim, feito a partir de várias espécies da planta, mostrou possuir propriedades antibacterianas. Seus efeitos antissépticos foram extensamente estudados e demonstraram combater várias bactérias.

Um estudo descobriu que o óleo natural de jasmim derivado da planta Jasminum sambac, bem como suas misturas sintéticas, apresentaram atividade antibacteriana contra uma cepa de E. coli.

Em outro estudo, o óleo demonstrou atividade antimicrobiana contra vários microrganismos orais, incluindo E. coli, L. casei e S. mutans. Também funcionou como agente antimicrobiano contra todas as cepas de cândida, a bactéria que causa candidíase oral.

O óleo essencial de jasmim pode ser eficaz no tratamento e prevenção de infecções quando diluído e aplicado na pele, ou usado como enxaguatório para infecções orais, como candidíase oral.

Afrodisíaco

Há muito tempo, acredita-se que o aroma romântico do jasmim tenha um efeito afrodisíaco. Ele é usado como fragrância e, em partes da Índia, as flores de jasmim são frequentemente incluídas na decoração dos quartos dos recém-casados, para criar um clima romântico.

Contudo, há poucas evidências científicas que comprovem seus efeitos como afrodisíaco. Por outro lado, sabemos que inalar jasmim ou usá-lo na massagem de aromaterapia melhora o humor; e foi relatado aumentar os sentimentos românticos e positivos, bem como os níveis de energia.

Essas coisas poderiam, teoricamente, preparar alguém para o romance e o sexo. Além disso, seu efeito estimulante nas ondas cerebrais pode tornar uma pessoa mais alerta para estímulos sexuais, aumentando possivelmente o fluxo sanguíneo para o pênis, de acordo com um pequeno estudo que investigou a associação entre odores e resposta sexual.

Portanto, se você deseja apimentar as coisas na intimidade com o óleo essencial de jasmim, experimente aplicar um pouco do óleo em seu pescoço. Seu calor corporal intensificará o aroma. Você também pode adicionar algumas gotas à roupa de cama, a um banho quente ou a um difusor no quarto.

Antiespasmódico

O jasmim é usado como remédio caseiro para tratar espasmos de várias partes do corpo, desde espasmos estomacais até tosse espasmódica.

Entretanto, há evidências muito limitadas sobre a capacidade do óleo essencial de jasmim em reduzir espasmos. Porém, um estudo o considerou eficaz na redução da dor do parto, quando diluído e usado na massagem. Embora a evidência seja limitada, usar o óleo essencial de jasmim para massagear os músculos certamente não fará mal, além de proporcionar algum alívio dos espasmos.

Cicatrizante

O óleo essencial de jasmim pode ter um efeito cicatrizante, promovendo a cicatrização de feridas por meio da formação de tecido cicatricial. Além disso, sabemos que o óleo de jasmim possui propriedades antissépticas benéficas no tratamento de infecções cutâneas.

De acordo com a pesquisa, o óleo essencial de jasmim também possui propriedades anti-inflamatórias e pode ser útil no cuidado geral da pele e no tratamento da psoríase.

Ademais, um estudo recente em animais descobriu que o extrato de jasmim acelerou a cicatrização de feridas crônicas, como úlceras diabéticas. Ele aumentou significativamente acontração da ferida, a formação de tecido de granulação e a formação de novos vasos sanguíneos.

Ou seja, aplicar óleo essencial de jasmim diluído em ferimentos leves, como pequenos arranhões e cortes, pode ajudar na cicatrização mais rápida.

Reduz os sintomas da menopausa

Óleos essenciais para o alívio dos sintomas da menopausa não são novidade. Eles têm sido usados por anos para tratar os sinais, como ondas de calor e depressão.

Embora as evidências sobre o efeito do jasmim nos sintomas da menopausa sejam muito limitadas, ele se mostrou eficaz na melhoria do humor e na redução da depressão.

Um pequeno estudo descobriu que a massagem de aromaterapia realizada uma vez por semana, durante oito semanas, reduziu significativamente os sintomas da menopausa. Essas massagens usaram combinação de óleos essenciais de jasmim, lavanda, rosa e gerânio-rosa, com um óleo carreador.

Então, se você procura maneiras naturais de reduzir os sintomas da menopausa, massagens regulares de aromaterapia, com base nessa mesma combinação de óleos essenciais, podem ajudar.

Galactagogos

Galactagogos são substâncias naturais ou sintéticas que podem promover a lactação. A flor de jasmim é um remédio caseiro popular, que tem possibilidades de melhorar a lactação.

Além disso, mães lactantes em partes do sul da Índia usam colares de flores de jasmim em seus cabelos, devido à sua associação com o aumento da lactação e atraso na ovulação.

Inclusive, alguns especialistas acreditam que os efeitos do jasmim na inalação podem estar relacionados a mudanças hormonais que resultam em maior lactação. Porém, essa teoria permanece não comprovada, e não há evidências científicas ligando o jasmim ao aumento da lactação.

Sedativo

Embora algumas evidências tenham confirmado que o óleo essencial de jasmim pode aumentar o estado de alerta e os níveis de energia, também há evidências de que ele pode ter um efeito calmante.

Além disso, um estudo mais antigo descobriu que o odor do chá de jasmim em menor concentração teve um efeito sedativo nos estados de ânimo e na atividade nervosa.

Além do mais, em um estudo piloto mais recente, pessoas com transtorno de ansiedade generalizada foram convidadas a inalar óleo essencial de jasmim por 5 minutos por dia, durante 10 dias. Com resultado, o óleo essencial de jasmim pareceu reduzir significativamente o estado de ânimo elevado, melhorando sintomas, como insônia, palpitações e irritabilidade.

Como Usar o Óleo de Jasmim

Existem várias maneiras de usar o óleo essencial de jasmim, bem como outros óleos. A forma de uso depende de como o óleo é dispensado. E vale lembrar que óleos em sua forma pura são mais potentes e devem ser diluídos.

Além do mais, certifique-se sempre de usar o óleo essencial de jasmim conforme as instruções da embalagem. Para isso, coloque de 3 a 5 gotas do óleo essencial em um recipiente com 30 ml de óleo carreador, como óleo de amêndoa doce ou óleo de coco aquecido.

Aqui estão algumas maneiras de usar o óleo essencial de jasmim:

  • Em um difusor.
  • Inalado diretamente do frasco.
  • Adicionado a uma tigela de água quente para criar vapor aromático.
  • Diluído em um óleo carreador e adicionado a um banho quente.
  • Misturado com um óleo carreador, como óleo de amêndoa, e aplicado topicamente (ou como óleo de massagem).

Óleo essencial de Jasmim é Seguro?

O óleo essencial de jasmim é geralmente considerado seguro e não irritante, sendo raros os relatos de irritação da pele. Entretanto, assim como qualquer planta, sempre há o risco de uma reação alérgica. Portanto, para evitar que isso aconteça, óleos essenciais devem ser diluídos em um óleo carreador, antes de serem aplicados na pele. Além disso, óleos essenciais não são destinados a serem ingeridos – e alguns são tóxicos.

Vale lembrar também de que você deve testar novos produtos. Para fazer esse teste, aplique uma pequena quantidade de óleo diluído em uma área do antebraço. Se não houver reação em 24 horas, ele deve ser seguro para usar.

Se você estiver grávida, amamentando ou tiver histórico de reações alérgicas graves, consulte um médico antes de usar qualquer óleo essencial.

Conclusão

O óleo essencial de jasmim é considerado favorito da aromaterapia, por várias razões. Você pode usá-lo para melhorar seu humor e sua pele, ou simplesmente desfrutar da doce fragrância floral que ele proporciona ao seu ambiente.

Deixe um comentário