Tudo sobre óleo essencial de bergamota

óleo essencial de bergamota
BANNER-25-DESCONTO-Lavanda
O óleo essencial de bergamota possui um aroma calmante, sabor picante, e uma gama de usos potenciais com possíveis benefícios. Também é um ingrediente comum em produtos cosméticos bem como é usado para dar sabor ao chá Earl Grey.
óleo essencial de bergamota

O óleo essencial de bergamota é extraído das cascas de frutas cítricas (Citrus bergamia), que crescem em árvores de laranjeira bergamota. A árvore de bergamota provavelmente teve origem no Sudeste Asiático.

Ela ganhou destaque recebendo seu nome da cidade de Bergamo, no sul da Itália. No presente momento, é plantada em várias regiões do planeta.

Como usar o óleo essencial de bergamota

Você pode comprar o óleo essencial de bergamota na internet ou em algumas lojas de produtos naturais. Para usar na pele, é necessário misturar o óleo com um óleo carreador, como o azeite, e depois aplicá-lo.

No entanto, antes de usar em uma grande área da pele, lembre-se de testá-lo primeiro em uma pequena parte da pele, para verificar se ocorre alguma reação alérgica. Se ocorrer uma reação, não use mais o óleo.

O aroma cítrico característico da bergamota é frequentemente encontrado em produtos de cuidados pessoais, como perfumes, colônias, produtos de higiene e cosméticos. As pessoas também usam o óleo de bergamota comestível como flavorizante de alimentos e bebidas. Além disso, ele também pode ter algum valor medicinal.

Aromaterapia

O óleo essencial de bergamota é bem conhecido, devido ao seu tratamento de aromaterapia calmante. Aqui estão algumas maneiras de usá-lo regularmente:

  • Misture 15-30 gotas de óleo essencial de bergamota com um óleo carreador, para usar como loção corporal ou para massagem.
  • Adicione de 2 a 5 gotas de óleo essencial de bergamota em produtos ,como sabonete líquido, xampu e esfoliantes faciais.
  • Adicione óleo essencial de bergamota em velas aromatizadas caseiras e purificadores de ar. Você também pode colocá-lo em vaporizadores para distribuir seu aroma em um ambiente, ou adicioná-lo a potpourri.
  • Aplique-o em um lenço de pano ou de papel para um aroma calmante em movimento.

De acordo com um estudo de 2017, o uso do óleo de bergamota, como parte da aromaterapia, pode ser útil como terapia complementar para a saúde mental. No entanto, o estudo observa que mais pesquisas são necessárias para determinar o efeito em grande escala, bem como a segurança do óleo.

Pele

Vários compostos do óleo essencial de bergamota possuem atividades imunomoduladoras, cicatrizantes e propriedades anti-inflamatórias.

Isso pode tornar o óleo de bergamota um tratamento eficaz para acne e pequenas feridas na pele, desde que você não tenha uma pele sensível. A bergamota também pode ajudar a melhorar os sintomas da psoríase.

Onde aplicar o óleo essencial de bergamota?

Para usar o óleo essencial de bergamota, como tratamento localizado para acne ou outras pequenas questões da pele:

  • Aplique o óleo de bergamota, diluído com um óleo carreador, diretamente nas espinhas, cistos, pequenos cortes e cravos.
  • Deixe agir durante a noite.
  • Misture o óleo diluído na água ou no seu limpador facial favorito, para usar como enxágue facial.

Cabelo

Os entusiastas do óleo essencial de bergamota (e pessoas que adoram cabelos macios e levemente perfumados) acreditam na capacidade deste óleo de amaciar e domar cachos. Evidências anedóticas também indicam que o óleo de bergamota pode acalmar um couro cabeludo irritado.

Algumas evidências também sugerem que o uso do óleo no cabelo pode promover o crescimento capilar.

Para usar, coloque algumas gotas no seu shampoo habitual. Você também pode misturar 1-2 gotas com 1 colher de sopa de óleo carreador, e massagear o couro cabeludo como tratamento noturno.

Mistura com outros óleos essenciais

Muitos outros óleos essenciais podem fornecer benefícios semelhantes. Experimente misturá-los entre si para ver quais você gosta. Alguns óleos que você pode misturar com o óleo essencial de bergamota são:

  • Óleo de Lavanda: Lavanda é um aroma clássico para aromaterapia. É comumente empregado em itens e terapias para a pele, cabelo e problemas de acne.
  • Óleo de árvore do chá: Elogiado por suas propriedades antibacterianas, o óleo de árvore do chá pode combater a acne e acalmar a inflamação da pele.
  • Óleo de camomila: Calmante como chá ou na pele, a camomila também pode elevar o humor.

Para determinar a proporção de cada óleo em sua mistura, considere que a bergamota tem um aroma muito perceptível, que pode sobrepujar outros cheiros, Porém, esse aroma não dura muito tempo. Outros aromas de óleo podem ser menos intensos, mas permanecerão por mais tempo. Esses fatores podem ajudá-lo a determinar quais óleos você deseja misturar, e em que quantidades.

Lembre-se de que, antes de experimentar qualquer óleo novo, você deve testar uma quantidade em uma pequena área da pele.

Se você não desenvolver uma reação, pode ser seguro usar. Além disso, não se esqueça de usar um óleo carreador ou outra diluição, para proteger a sua pele.

Benefícios do óleo essencial de bergamota

A pesquisa sobre o óleo essencial de bergamota descobriu múltiplos benefícios. Estes são:

Redução do estresse

Um pequeno estudo de 2015, realizado em mulheres no Japão, descobriu que o óleo de bergamota inalado, misturado com vapor de água, reduziu os sentimentos de ansiedade e fadiga.

Um estudo de 2017 apoia esse e outros achados anteriores sobre saúde mental. Pesquisadores sugerem que você pode usá-lo como parte de uma terapia complementar para a saúde mental.

Combate à intoxicação alimentar

Compostos da bergamota podem ser eficazes na destruição de bactérias responsáveis por doenças transmitidas por alimentos.

Pesquisas antigas descobriram que o óleo essencial de bergamota pode ser usado para controlar doenças transmitidas por alimentos, podendo oferecer uma solução melhor em comparação com o uso de antibióticos e outros aditivos; especialmente agora que as bactérias estão se tornando cada vez mais resistentes aos antibióticos.

Um estudo de 2016 também testou o efeito de diferentes tipos de óleo essencial de bergamota em cepas de Listeria monocytogenes, a bactéria que causa a infecção por listeriose. Cientistas utilizaram amostras de listeria provenientes de diversas origens, tais como peixes e aves.

As diferentes formulações de bergamota tiveram efeitos fracos a fortes, na interrupção do crescimento das diferentes amostras de bactérias. Dada a variabilidade, pesquisadores concluíram que a eficácia do óleo essencial de bergamota contra bactérias alimentares deve ser estimada.

Um estudo de 2017 sobre ervas e fungo aspergillus também descobriu que o óleo essencial de bergamota possui qualidades antifúngicas. As propriedades do óleo podem ajudar a inibir o crescimento de fungos. Outro estudo in vitro de 2022 também encontrou um efeito semelhante sobre fungos, que podem contaminar frutas.

Isso pode ser particularmente útil na proteção de alimentos contra o crescimento de fungos, o que também pode ajudar a reduzir o uso de conservantes artificiais. Dito isso, o óleo de bergamota não se dissolve facilmente em água, e pode se degradar facilmente; podendo ser um obstáculo para o seu uso nesta área.

Redução do colesterol

Numerosos estudos descobriram que o óleo essencial de bergamota pode ser capaz de reduzir o colesterol, de acordo com uma revisão de estudos de 2019.

Uma revisão de 2016 de estudos em humanos e animais também indicou que os flavonoides, encontrados na bergamota, poderiam ajudar a reduzir os níveis de lipídios. No entanto, o estudo indicou que o mecanismo exato que impulsiona esse resultado precisa ser esclarecido.

Um estudo com animais de 2018 também confirmou esse achado. Também descobriu que os polifenóis da bergamota tiveram um efeito anti-inflamatório nos fígados de ratos, que se recuperavam da doença hepática gordurosa não alcoólica.

Redução da dor e da inflamação

Linalol e carvacrol são elementos identificados no óleo essencial de bergamota. Uma revisão de estudos de 2017 analisou os efeitos de múltiplos compostos de óleos essenciais, na resposta à dor, bem como em outras condições em humanos e animais.

Descobriu que tanto o linalol quanto o carvacrol tinham capacidades analgésicas, anticonvulsivantes e anti-inflamatórias, quando usados de várias maneiras, incluindo a aplicação na pele.

A revisão também indicou que os efeitos toxicológicos potenciais dos óleos essenciais em humanos requerem estudos adicionais. Outro estudo de 2020 realizado em ratos confirmou achados semelhantes.

Dito isso, não está claro, a partir desses estudos de pesquisa, como o óleo de bergamota pode ser usado para obter esses benefícios em pessoas; ou se isso é seguro.

Riscos no uso do óleo essencial de bergamota

Existem alguns riscos a serem considerados, antes de usar o óleo essencial de bergamota.

Reação alérgica

O óleo essencial de bergamota pode ser irritante para a pele em algumas pessoas, especialmente quando não é diluído com óleo carreador. Óleos essenciais, como o óleo de bergamota, ocasionalmente, podem desencadear dermatite alérgica.

Os sinais de uma reação alérgica ou sensibilidade ao óleo de bergamota podem envolver:

  • Vermelhidão
  • Urticária
  • Sensação de queimação
  • Bolhas
  • Dor

Se você também apresentar sintomas, como dificuldade para respirar, lábios ou língua inchados, ou náusea e vômito, pode estar ocorrendo uma anafilaxia, uma reação potencialmente fatal. Nesse caso, alguém próximo a você deve ligar para o 192, ou levá-lo imediatamente ao pronto-socorro.

Para garantir que você não seja alérgico ao óleo essencial de bergamota, é aconselhável testá-lo na pele. Para fazer isso, esfregue uma área do tamanho de uma moeda, no antebraço, com o óleo diluído com óleo carreador. Faça uma solução com o dobro da concentração que você planeja usar.

Por exemplo, se você deseja usar uma solução de 3% de óleo essencial de bergamota em óleo carreador, faça uma pequena amostra de 6% para este teste. Se você não observar nenhuma reação alérgica dentro de 24 horas, deve ser seguro usar.

Gravidez

De acordo com a Associação Nacional de Aromaterapia Holística dos Estados Unidos, o óleo essencial de bergamota é seguro durante a gravidez.

No entanto, você precisa usar uma concentração menor. Uma boa ideia é consultar o seu médico, antes de fazer qualquer aromaterapia durante a gravidez.

Exposição ao sol

Nunca deixe o óleo essencial bergamota na pele durante o dia ou sob a luz solar, mesmo que esteja diluído em óleo carreador ou em um produto de cuidado da pele. Certos compostos do óleo podem causar fotossensibilidade, o que pode levar a uma reação alérgica na pele.

Se você estiver preocupado com a sensibilidade da sua pele à luz solar, procure uma versão de óleo de bergamota livre de bergapteno. Isso é especialmente importante se você também estiver tomando medicamentos que possam aumentar sua sensibilidade à luz solar, como certos antibióticos, por exemplo.

Interações

Você nunca deve ingerir o óleo essencial de bergamota, pois isso pode ser venenoso. Além disso, mesmo inalar ou usar o óleo essencial topicamente pode interferir em certos medicamentos.

Os óleos essenciais não são regulamentados. Portanto, significa que você nem sempre sabe se está usando um óleo puro, ou se ele contém outros ingredientes ocultos.

É importante verificar as interações do óleo essencial de bergamota com outros medicamentos, antes de usar. Uma maneira de fazer isso é conversar com um farmacêutico ou médico sobre os medicamentos que você está tomando, os quais podem interferir com óleos essenciais.

Perguntas frequentes

O óleo essencial de bergamota faz você ficar sonolento?

Quando usado na aromaterapia, ele pode ajudar a reduzir a ansiedade, promovendo um sono melhor. Você pode descobrir que usá-lo como aromaterapia, antes de dormir, pode ajudá-lo a adormecer mais facilmente.

Por que o óleo essencial de bergamota é caro?

O óleo de bergamota puro pode ser caro. Isso provavelmente se deve ao longo processo de produção, mesmo para pequenas quantidades de óleo. Isso também é uma razão pela qual você deve ter cuidado, para evitar produtos mais baratos e de baixa qualidade que podem ser misturados com outros ingredientes.

O óleo essencial de bergamota repele mosquitos?

O aroma da bergamota pode atuar como um repelente natural de insetos. De acordo com pesquisas, esse efeito é mais moderado do que alguns outros óleos essenciais. Dito isso, você pode misturar algumas gotas com água, e colocá-las em uma garrafa de spray limpa. Você pode, então, aplicar o spray em suas roupas ou em algumas áreas da sua pele, para ajudar a prevenir mosquitos ou outros insetos.

Conclusão

O óleo essencial de bergamota possui um agradável aroma cítrico, podendo ser um ingrediente de produtos cosméticos que você já usa.

A pesquisa aponta para a capacidade do óleo essencial de bergamota de: reduzir a inflamação; diminuir os níveis de colesterol; e, aumentar o bom humor.

No entanto, ao usar o óleo, certifique-se sempre de diluí-lo com óleo carreador ou água. Pode provocar irritação cutânea ou desencadear reações alérgicas em algumas pessoas. Também pode causar fotossensibilidade, não devendo ser deixado na pele exposta ao sol. Além disso, você nunca deve ingerir o óleo de bergamota ou qualquer outro óleo essencial.

Deixe um comentário