10 benefícios e usos do óleo de olíbano

Óleo de olíbano: história, usos e benefícios
BANNER-25-DESCONTO-Lavanda
Melhore o seu humor e o seu sistema imunológico com este incenso antigo
Óleo de olíbano: história, usos e benefícios

O olíbano é mais conhecido por suas conexões bíblicas, o que explica por que o óleo continua tão popular em época festiva.

Contudo, por milhares de anos, o óleo de olíbano também tem sido usado como medicina tradicional, em comunidades ao redor do mundo, como África, Ásia e Oriente Médio; sendo considerado como um remédio natural para tratar uma série de doenças.

O aroma natural, amadeirado e semelhante ao pinheiro é uma escolha popular para muitas pessoas que incorporam práticas aromaterapêuticas em suas vidas, com intuito de encontrar calma e um senso de paz interior.

Existem muitos benefícios do óleo de olíbano que você pode desfrutar. Inclusive, muitos deles estão sendo estudado por cientistas que desejam entender mais sobre este óleo antigo.

Aqui, olhamos para o passado e o presente, com um olho nas possíveis terapias médicas que ele possa oferecer no futuro.

Como funciona o óleo de olíbano?

Você pode desfrutar dos benefícios do óleo de olíbano ao aplicá-lo topicamente, inalá-lo diretamente do frasco ou por meio da difusão.

Quanto ao universo da aromaterapia, ele se tornou um óleo de massagem muito popular, que pode ajudar a relaxar os músculos e oferecer algum alívio da dor. As pessoas também adicionam um pouco do óleo aos difusores para tratar resfriados e desobstruir as vias respiratórias.

Outras maneiras de experimentar as propriedades de saúde do óleo de olíbano incluem: adicionar algumas gotas diluídas à água do banho ou pingar algumas gotas em um lenço para inalação.

Benefícios do óleo de olíbano

Alguns dos benefícios mais notáveis do óleo essencial de olíbano incluem sua capacidade de:

1. Reforçar a proteção imunológica

De acordo com um estudo de 2003, o olíbano pode ajudar a impulsionar a atividade do sistema imunológico, melhorando sua resposta ao combater germes e bactérias.

Embora seja necessária mais pesquisa, isso se mostra útil para melhorar os níveis de energia, odores corporais desagradáveis, saúde bucal e nosso bem-estar físico em geral.

Outro exemplo de seus possíveis benefícios para a saúde foi destacado em um estudo de 2011, que mostrou como o olíbano ajudou o corpo a combater a gengivite.

2. Melhorar a condição da sua pele

Vários estudos descobriram que o óleo essencial de olíbano pode fazer maravilhas para a pele. Por exemplo, em 2013, pesquisadores descobriram que o óleo foi capaz de reduzir a irritação e vermelhidão, ao mesmo tempo em que ajudou a produzir um tom de pele mais uniforme.

O óleo de olíbano também é adstringente, ajudando a melhorar a elasticidade da pele e reduzir a aparência de rugas.

Há sugestões de que isso se deve à estrutura pentacíclica triterpenoica do óleo, que pode acalmar a pele e melhorar sua aparência.

Alguns pesquisadores, inclusive, foram tão longe a ponto de comparar o olíbano a um esteroide, devido aos efeitos potentes que pode ter na pele.

3. Melhorar o humor

Em um estudo com animais realizado em 2008, pesquisadores descobriram que os efeitos do óleo de olíbano são semelhantes aos medicamentos comuns, usados para aumentar o ânimo e diminuir o humor deprimido.

O óleo ativou os canais TRPV3 do cérebro, que são partes associadas à percepção de calor na pele.

Além disso, eles também são reconhecidos por promover a psicoatividade, que pode nos levar a experimentar um humor mais positivo.

Portanto, essas descobertas sugerem que o óleo de olíbano pode desempenhar um papel no aumento da positividade mental e na diminuição das emoções negativas.

4. Apoiar uma digestão melhor

Os ácidos boswellicos presentes no olíbano foram encontrados úteis no tratamento de uma doença inflamatória crônica, ao mesmo tempo em que ajudaram a acalmar o trato gastrointestinal.

E há outras maneiras pelas quais o óleo de olíbano pode contribuir para uma digestão eficaz e suave.

Por exemplo, foi sugerido que ele poderia acelerar a secreção de enzimas digestivas, melhorar a circulação, relaxar os músculos e aumentar a produção de urina no trato digestivo.

Isso poderia significar que, ao adicionar uma pequena quantidade de óleo essencial de olíbano diluído ao estômago, pode reduzir o desconforto gástrico e promover a saúde intestinal.

5. Reduzir os sintomas da artrite

Também foi sugerido que os benefícios do óleo de olíbano podem se estender à redução da inflamação das articulações causada pela artrite, graças às suas propriedades anti-inflamatórias.

Isso se baseia em descobertas de pesquisadores em um estudo de 2016, que constataram que o óleo pode ser capaz de prevenir a liberação de leucotrienos – compostos que podem ser responsáveis pela inflamação.

Além disso, em um estudo com camundongos realizado em 2014, cientistas descobriram que a perda de cartilagem e a inflamação da membrana sinovial da articulação foram reduzidas pelo uso de ácido boswellico tópico e oral. E uma revisão de 2018 destacou que, em comparação com um placebo, o olíbano foi capaz de reduzir a dor da osteoartrite e melhorar a mobilidade.

6. Aliviar problemas respiratórios

Praticantes de medicina tradicional usaram o olíbano para tratar asma e bronquite, por séculos.

Além do mais, a ciência moderna investigou sua eficácia e descobriu que os compostos do óleo podem desempenhar um papel fundamental na prevenção da produção de leucotrienos. Essas substâncias são a razão pela qual os músculos bronquiais se contraem em pessoas com asma.

O mesmo estudo envolveu um grupo de pessoas que tomaram um suplemento diário de 500 mg de extrato de boswellia, como tratamento complementar, em conjunto da sua medicação existente para asma.

Como resultado, pesquisadores descobriram que menos inaladores tradicionais foram necessários durante o estudo de 4 semanas.

7. Manter a saúde bucal

Estudos também analisaram a eficácia do óleo essencial de olíbano para a saúde bucal. Um estudo de 2017 sugeriu que os ácidos boswellicos podem conter propriedades antibacterianas, que ajudam a prevenir e tratar infecções bucais.

Ademais, um estudo em tubo de ensaio produziu resultados que mostraram como o extrato de olíbano foi capaz de combater a Aggregatibacter actinomycetemcomitans, uma bactéria responsável por causar uma forma agressiva de doença gengival.

Além disso, os autores de um estudo muito menor sugeriram que o olíbano poderia diminuir a fonte de infecção na boca.

Isso exigiu que os participantes mastigassem chiclete contendo olíbano, por 5 horas. E quando foram coletadas amostras de saliva, mostrou que a quantidade de micróbios presentes diminuía a cada hora que passava.

8. Oferecer propriedades anticâncer

Embora muito mais pesquisa seja necessária antes de se chegar a conclusões sólidas, estudos iniciais sugeriram que o olíbano pode conter propriedades anticâncer.

Até o momento, vários estudos em tubos de ensaio produziram resultados que indicam que ele pode ser útil no combate a células cancerosas de próstata, mama, pele, cólon e pâncreas.

Outros estudos também investigaram a eficácia do olíbano na redução dos efeitos colaterais do tratamento do câncer.

Um estudo envolveu um grupo de pessoas sendo tratadas por tumores cerebrais, a quem foram administrados 4.500 mg de extrato de ácido boswellico, todos os dias. No final do estudo, o edema cerebral (acúmulo de fluido no cérebro) foi reduzido, cuja dose regular de medicação dos pacientes também foi reduzida.

9. Melhorar o desempenho cognitivo

Pesquisadores também têm estudado se o óleo de olíbano beneficia o cérebro, em termos de aprimorar as funções de aprendizado e retenção de memória.

Inclusive, houve até alguns estudos em animais que demonstraram como o uso do óleo durante a gravidez pode desempenhar um papel no aprimoramento da memória do bebê.

Por exemplo, pesquisadores envolvidos em um estudo em animais descobriram que, quando ratos grávidos receberam doses orais de olíbano durante o período de gestação, o poder de aprendizado, a memória de curto e longo prazo de seus filhotes aumentaram significativamente.

10. Funcionar como auxílio ao sono

Enquanto alguns óleos essenciais são muito conhecidos por sua capacidade de melhorar o sono, há sugestões de que o óleo essencial de olíbano também pode ter algo a mais a oferecer.

Muitas pessoas usam o óleo para gerenciar níveis elevados de estresse e ansiedade. os quais as impedem de ter uma boa noite de sono. No entanto, o aroma aterrador e calmante do olíbano ajuda a acalmar a mente, permitindo que elas adormeçam naturalmente.

Como mencionamos anteriormente, o óleo de olíbano pode possuir a capacidade de abrir as vias respiratórias, o que pode ajudar o corpo a atingir uma temperatura ideal para o sono, ao mesmo tempo em que alivia a dor que pode perturbar o descanso.

Como usar o óleo de olíbano

As maneiras de usar o óleo de olíbano variam de acordo com o que você deseja alcançar. Duas das práticas mais comuns são:

Como um óleo aromaterapêutico

Difundir o aroma suave e amadeirado do óleo essencial de olíbano na sua casa pode ajudar a elevar o ânimo e iluminar o ambiente.

Para experimentar este método, adicione de 5 a 7 gotas de óleo em um queimador de óleo ou difusor elétrico com água, e permita que o aroma preencha o ambiente; apoiando sua saúde mental e dando força às ideias de calma e relaxamento.

Como uma loção para a pele

Os benefícios do óleo de olíbano se estendem à limpeza da pele, e ele também pode ser capaz de eliminar rugas e linhas finas devido às suas propriedades adstringentes.

Para ver se ele pode ajudar sua pele, basta adicionar algumas gotas de óleo essencial de olíbano ao seu óleo carreador preferido (como óleo de jojoba), ou diretamente ao seu creme ou loção de pele favorito; e aplicar normalmente.

História do óleo de olíbano

A história mais famosa envolvendo o olíbano é sua participação na história de Jesus Cristo, que foi um presente aos seus pais, Maria e José.

O óleo também tem laços estreitos com a fé judaica, já que era regularmente adicionado a oferendas queimadas no Templo de Jerusalém. Os judeus também o usavam como parte de uma mistura de incenso especial em serviços divinos.

Além do mais, há evidências que mostram que os antigos egípcios usavam o óleo de olíbano em rituais religiosos; e o óleo também foi negociado no Oriente Médio e no Norte da África por mais de 500 anos.

O óleo essencial de olíbano se tornou muito popular nos círculos de aromaterapia, sendo um ingrediente comum em uma série de produtos cosméticos, devido ao seu aroma fresco de pinho.

Perguntas frequentes sobre o óleo de olíbano

O olíbano pode ajudar pessoas com SII?

Cientistas descobriram que, quando o olíbano é usado em combinação com outras ervas medicinais, ele foi capaz de reduzir a ansiedade e a depressão em pessoas que têm a síndrome do intestino irritável (SII).

Eles descobriram também que a mistura poderia ajudar a reduzir inchaço e dor abdominal.

O olíbano é útil no combate às doenças cardíacas?

Embora seja necessária muito mais pesquisa, estudos iniciais indicam que os efeitos anti-inflamatórios do óleo podem reduzir o tipo de inflamação associada às doenças cardíacas.

Outro estudo sugeriu que o olíbano também pode oferecer efeitos protetores ao coração.

O olíbano pode aumentar a fertilidade?

Existem muitos usos do óleo de olíbano, bem como um número crescente de benefícios. Portanto, sua capacidade de aumentar a fertilidade pode, um dia, ser incluída nessa lista.

Até o momento, não houve estudos suficientes nessa área, embora um realizado em 2013 tenha sugerido que suplementos de olíbano poderiam aumentar a fertilidade em ratos.

Nome do produtoÓleo essencial de olíbano serrata (Indiano) 100% Puro
Nome botânicoBoswellia Serrata
Tipo de fragrânciaTerroso
Benefícios e usosReforço imunológico, pele, auxílio digestivo
Adequado para difusores?Sim, este óleo essencial de olíbano serrata (indiano) é perfeito para difusores.
Adequado para velas e sabonetes?Sim, este óleo essencial de olíbano serrata (indiano) é perfeito para a fabricação de velas e sabonetes.
Método de extraçãoDestilação a vapor
Tipo de frascoÀ prova de violação e resistente aos raios UV

Deixe um comentário