Você pode usar óleo de melaleuca para marcas na pele?

Óleo de árvore do chá para marcas na pele
BANNER-25-DESCONTO-Lavanda
Óleo de árvore do chá para marcas na pele

Óleo de melaleuca e as marcas na pele

Embora não haja pesquisa científica sobre o uso do óleo de melaleuca para marcas na pele, relatos anedóticos sugerem que funciona. Ademais, pessoas afirmam que o óleo de melaleuca desidrata as marcas na pele, fazendo com que sequem e caiam. Esse óleo essencial é derivado das folhas da árvore do chá australiana (Melaleuca alternifolia).

Quanto às marcas na pele, elas são crescimentos indolores de coloração cutânea que pendem do corpo; e são muito comuns, afetando até metade da população. As marcas na pele são inofensivas, mas podem ser desagradáveis e desconfortáveis, quando crescem em áreas delicadas, como pálpebras, virilha e axilas.

Por outro lado, o óleo de melaleuca é usado há milhares de anos pelo povo aborígene da Austrália, que conta com poder antisséptico do óleo para ajudar a tratar feridas, combatendo as infecções.

Hoje, o óleo de melaleuca é usado principalmente para tratar pé de atleta, acne e infecções fúngicas. Devido ao seu aroma fresco, o óleo de melaleuca é um ingrediente comum em produtos de beleza, como sabonetes, xampus e hidratantes. Você pode encontrar o óleo de melaleuca puro em locais que vendem óleos essenciais.

Continue lendo para saber mais sobre esse tratamento alternativo, e como você pode usá-lo em casa para se livrar de suas marcas na pele.

Eficácia do óleo de melaleuca para marcas na pele

Não há evidências científicas que sustentem a alegação de que o óleo de melaleuca funciona para marcas na pele, mas há teorias que apoiam seu uso.

Efeitos desidratantes

Estudos mostram que o óleo de melaleuca é um tratamento eficaz para a acne, porque mata bactérias e ajuda a secar espinhas. Por isso, é possível que o óleo de melaleuca também possa ajudar a secar marcas na pele.

Dermatologistas frequentemente tratam marcas na pele, ao amarrar uma sutura em torno da base da marca. Isso interrompe o suprimento de sangue da marca na pele, fazendo com que ela seque e caia.

Embora o óleo de melaleuca possa ser uma alternativa a esse procedimento, amarrar um pedaço de fio dental em torno da base de sua marca pode ser melhor para você.

Outros benefícios à saúde do óleo de melaleuca

Antiviral

O óleo de melaleuca tem propriedades antivirais poderosas. Estudos mostraram que o óleo de melaleuca pode ajudar a prevenir a propagação da gripe e de outros vírus.

Estimulação do sistema imunológico

Estudos mostram que o óleo de melaleuca ativa as células brancas do sistema imunológico, ajudando o corpo a combater infecções.

Antimicrobiano

O óleo de melaleuca tem sido usado como solução antisséptica, por séculos. Além disso, estudos mostram que adicioná-lo ao sabonete ajuda a matar vírus e bactérias; bem como pode ajudar a limpar feridas e prevenir infecções.

Antifúngico

Estudos mostram que o óleo de melaleuca podem matar fungos, que causam infecções. Além do mais, pessoas o usam comumente para tratar pé de atleta e fungos nas unhas. Também pode ser usado para tratar infecções por fungos e sapinho oral, ambos causados por leveduras do gênero Candida.

Como usar o óleo de melaleuca em marcas na pele

O óleo de melaleuca pode ser aplicado de diversas formas. Aqui estão alguns exemplos de como você pode usar o óleo de melaleuca em suas marcas na pele:

Compressa de óleo de melaleuca

Use uma solução de óleo de melaleuca:

  1. Molhe uma bola de algodão no óleo de melaleuca.
  2. Use um curativo ou pedaço de fita adesiva para prender a bola de algodão na sua marca na pele.
  3. Deixe agir durante a noite.
  4. Repita esse procedimento todas as noites até que a marca na pele se desprenda.

Interrompa se você sentir irritação.

Mistura de vinagre

Use uma combinação de óleo de melaleuca 100% e vinagre de maçã:

  1. Embeba uma bola de algodão no vinagre de maçã.
  2. Inclua algumas gotas de óleo de melaleuca.
  3. Use fita adesiva para prender a bola de algodão na sua marca na pele.
  4. Deixe no lugar por 10 a 15 minutos.
  5. Enxágue a área com sabão e água.
  6. Repita até três vezes por dia.

Lembre-se: nunca use essa mistura de vinagre perto dos olhos.

Óleo de Melaleuca diluído

O óleo essencial de melaleuca pode ser muito forte, a ponto de causar irritação na pele. Por isso, em vez de usar óleo de melaleuca puro, experimente diluí-lo com um óleo carreador, como óleo de coco ou óleo de jojoba:

  1. Misture 1 colher de sopa de óleo carreador com 3 a 4 gotas de óleo de melaleuca.
  2. Aplique a mistura na sua marca na pele, pelo menos, duas vezes ao dia até que ela caia.
  • Adicione 3 a 4 gotas de óleo de melaleuca a 1 xícara de água limpa.
  • Adicione 1/2 colher de chá de sal marinho fino.
  • Aqueça a combinação no micro-ondas por cerca de 1 minuto.
  • Molhe um pano limpo ou papel toalha na solução e, depois, pressione-o na sua marca na pele por 5 a 10 minutos.
  • Repita de 2 a 3 vezes por dia até sua marca cair.

Banho de sal de óleo de Melaleuca

Os óleos de melaleuca possuem várias concentrações – e alguns já vêm diluídos. Por isso, leia os rótulos com atenção, pois o óleo de melaleuca 100% pode ser muito irritante para a pele. Além disso, não ingira o óleo de melaleuca.

Efeitos colaterais e riscos

Algumas pessoas podem apresentar reações leves na pele, ao aplicar óleo de melaleuca.

Por isso, antes de usá-lo para tratar sua marca na pele, faça um teste de contato:

  1. Aplique uma pequena quantidade de óleo de melaleuca no seu braço.
  2. Aguarde 24 a 48 horas.
  3. Observe qualquer reação adversa.

Se você tiver uma reação, não use o óleo de melaleuca.

Vale reforçar também que nunca se deve ingerir o óleo de melaleuca, pois é tóxico; e, ao beber, pode causar uma reação séria, incluindo confusão e perda de coordenação muscular.

Tampouco, use o óleo de melaleuca perto dos olhos.

Quando procurar um médico

Se sua marca na pele não desaparecer por conta própria, após algumas semanas de tratamento, considere falar com um médico; pois ele tem vários métodos eficazes os quais podem ser concluídos rápidos e facilmente, durante uma consulta no consultório. Ademais, seu médico pode optar por cortar sua marca na pele com tesouras esterilizadas, removê-la com um bisturi ou amarrar uma sutura em torno da base.

Conclusão

O óleo de melaleuca tem muitos usos medicinais, mas o tratamento de marcas na pele não é um deles. Pode haver melhores métodos disponíveis para remover uma marca na pele. Portanto, converse com seu médico sobre procedimentos que podem ser realizados em consultório, para remover marcas na pele.

Deixe um comentário