Óleo de hortelã-pimenta para cães

óleo de hortelã-pimenta para cães
BANNER-25-DESCONTO-Lavanda
óleo de hortelã-pimenta para cães

O óleo de hortelã-pimenta (óleo essencial de hortelã-pimenta) é um ingrediente comum em muitos produtos domésticos, incluindo suplementos de saúde para animais de estimação. Você pode ter se perguntado: “O óleo de hortelã-pimenta é seguro para cães?” Como qualquer coisa que você dá ao seu animal de estimação, entender o que é, como funciona e como usá-lo com segurança é fundamental para que possamos usá-lo corretamente com nossos animais de estimação e aproveitar os benefícios dessa planta multimodal.

O que é o óleo de hortelã-pimenta?

A hortelã-pimenta, ou Mentha Piperita, é uma planta maravilhosa repleta de usos medicinais para todas as espécies. Ela faz parte da família da menta e contém altos níveis de mentol. O mentol é o composto que confere à hortelã-pimenta suas propriedades refrescantes e de resfriamento, e é o que auxilia muitas pessoas no alívio da dor e da congestão nasal. O óleo de hortelã-pimenta é um óleo essencial (concentrado) feito por destilação a vapor da planta de hortelã-pimenta. Isso resulta em uma forma altamente concentrada da hortelã-pimenta, onde uma pequena quantidade tem um efeito significativo.

Quais são os benefícios do óleo de hortelã-pimenta para cães?

O óleo essencial de hortelã-pimenta pode ser bastante útil sob diversas condições. É um analgésico poderoso, o que significa que ajuda a aliviar a dor sem precisar de medicamentos. Em um estudo realizado com objetivo de testar o poder analgésico da hortelã-pimenta, ficou demonstrado que ela é tão eficaz quanto o acetaminofeno (Tylenol), quando utilizado por pacientes com dores de cabeça tensionais.

A hortelã-pimenta também é amplamente utilizada para aliviar a coceira e reduzir a inflamação na pele. Ela serve como uma ótima pomada para problemas de pele, como erupções cutâneas, urticária e áreas inflamadas. O óleo de hortelã-pimenta acelera também a cicatrização de feridas devido às suas propriedades antimicrobianas.

A hortelã-pimenta também possui qualidades antiespasmódicas, que a tornam ideal para aliviar sintomas de Síndrome do Intestino Irritável, como cólicas e inchaço, assim como é ótima para aliviar problemas de náuseas e vômitos. Muitos suplementos digestivos contêm hortelã-pimenta devido a essas propriedades úteis.

O aroma da hortelã-pimenta é revigorante e refrescante, tornando-a útil não apenas em momentos de estresse, mas também quando você está doente ou congestionado. O mentol presente no óleo de hortelã-pimenta é um poderoso descongestionante. A hortelã-pimenta desperta os sentidos e é energizante, o que é ótimo para animais mais velhos, deprimidos ou estressados.

É seguro usar óleo de hortelã-pimenta no meu cão?

Preocupações com a segurança do óleo de hortelã-pimenta em cães circulam pela internet. Infelizmente, como há muitas informações sobre saúde natural na internet nos dias de hoje, grande parte do que você encontrará é exagerada ou simplesmente falsa.

Devido a diversos óleos essenciais considerados “inseguros” para animais de estimação, os relatos usados para validar esse “perigo” são baseados em métodos grosseiros ou no uso de óleos de má qualidade. Quando diluído de forma correta, bem como obtido e formulado cuidadosamente, o óleo de hortelã-pimenta para cães é bastante seguro e possui inúmeros benefícios. Ao comprar óleos essenciais para você ou para seu animal de estimação, você deve sempre ter em mente algumas coisas. Se o seu óleo essencial de hortelã-pimenta passar por esses testes, ele pode ser usado com segurança em seus animais de estimação, desde que seja devidamente diluído.

Como deve estar rotulado

  • Cada frasco deve exibir um número de lote, ou alguma forma de rastrear o produto, e a sua data de fabricação.
  • Deve constar também o país de onde o óleo foi produzido. Idealmente, o óleo essencial deve ser misturado e engarrafado domesticamente. Se não for, certifique-se de que exista testes independentes de terceiros para verificar se o óleo é legitimamente, com afirmações de que ele foi testado a mofo ou contaminantes.

Óleo Essencial Real vs. Sintético

  • Empresas que produzem óleos reais e não adulterados são transparentes quanto a isso. Se você não conseguir descobrir se o seu óleo de hortelã-pimenta tem ingredientes sintéticos, usa aditivos ou é adulterado, é melhor evitá-lo.
  • Empresas que vão além falam sobre suas condições de cultivo, condições do solo, técnicas de colheita, saneamento e técnicas de destilação.

Como usar óleo de hortelã-pimenta com segurança em cães

A diluição é fundamental! Usar óleo de hortelã-pimenta não diluído pode ser muito agressivo para a pele e membranas mucosas. Portanto, sempre dilua seu óleo de hortelã-pimenta.

Para aplicações tópicas, o óleo de hortelã-pimenta deve ser diluído com um óleo carreador, na proporção de: 0,5%-2% de óleo essencial, com 98%-99,5% de óleo transportador. Em um difusor, use apenas 1-2 gotas de óleo essencial, e certifique-se de que seu animal de estimação tenha a capacidade de sair livremente da sala com o difusor. Se eles não quiserem ficar na sala com o óleo, não os force em permanecê-los. O olfato do seu cão é muito mais sensível do que o seu, então tenha a certeza de que eles ainda obterão os benefícios mesmo à distância, embora você não sinta o cheiro do óleo.

Se o seu animal de estimação entrar em contato com uma grande quantidade de óleo essencial ou óleo não diluído, não use água para enxaguar a pele, os olhos ou as membranas mucosas. Use outro óleo carreador, como azeite de oliva ou óleo de coco, para diluir. Usar água apenas distribuirá ainda mais o óleo e causará mais irritação.

Devido às propriedades muito poderosas do óleo de hortelã-pimenta, é melhor não usá-lo internamente (seja por meio de via oral ou de outra forma), a menos que isso esteja sob a estrita supervisão de um veterinário treinado em aromaterapia.

Considerações Finais

O óleo de hortelã-pimenta oferece uma grande variedade de benefícios terapêuticos para o seu cão. Encontrar uma marca bem-sucedida e formulada pode ser complicado, mas existem muitas marcas confiáveis para escolher no Brasil.

Quando diluído adequadamente, o óleo de hortelã-pimenta pode ser usado de várias maneiras em seu cão.

Deixe um comentário