Óleo de coco para herpes labial

Óleo de coco para herpes labial
BANNER-25-DESCONTO-Lavanda

Visão Geral

O óleo de coco é um daqueles ingredientes poderosos que tem sido amplamente utilizado medicinalmente por milhares de anos. Porém, uma das utilizações menos conhecidas do óleo de coco é o tratamento de feridas causadas por herpes labial.

O óleo de coco contém triglicerídeos de cadeia média, que possuem propriedades antivirais, antifúngicas e antibióticas robustas; as quais podem promover a cicatrização e ajudar a prevenir infecções secundárias de feridas causadas por vírus.

O óleo de coco também possui propriedades antissépticas que podem reduzir o desconforto. Além disso, é altamente hidratante, o que pode acalmar a área afetada e diminuir os sintomas visíveis.

Herpes Labial, também conhecido como “ferida febril”, são pequenas bolhas cheias de líquido que aparecem agrupadas nos lábios ou ao redor deles. Após se romperem, uma crosta se forma sobre as bolhas. O herpes labial pode ser transmitido de pessoa para pessoa e é causado pelo vírus herpes simplex, que é extremamente comum.

Óleo de coco para herpes labial

Como usar o óleo de coco para herpes labial

O óleo de coco pode ser tanto aplicado topicamente quanto ingerido, para ajudar no tratamento do herpes labial. Para obter os melhores resultados, use óleo de coco orgânico e não processado.

Para aplicação tópica, comece com uma pequena quantidade de óleo de coco derretido. Aplique diretamente na área com uma bola ou cotonete de algodão, massageando suavemente nas bolhas. Mas se suas mãos tocarem nas bolhas, lave-as imediatamente.

Você pode ingerir o óleo de coco, comê-lo puro ou adicioná-lo aos alimentos; bem como derretido no café ou utilizado como óleo de cozinha.

É eficaz?

Há uma pesquisa limitada sobre o uso específico do óleo de coco para herpes labial, mas vários estudos mostram diferentes benefícios à saúde do óleo de coco, e sua eficácia em determinados tratamentos.

O óleo de coco contém monolaurina e ácido láurico, dois ingredientes com propriedades antivirais, antimicrobianas e antibacterianas poderosas. Estudos indicam que esses ingredientes são eficazes contra alguns vírus, incluindo o herpes.

Além disso, as propriedades anti-inflamatórias e analgésicas do óleo de coco virgem também podem reduzir o inchaço e melhorar a cicatrização.

Contudo, mesmo ao tratar o herpes labial com óleo de coco, levará algum tempo para a cura acontecer completamente. O primeiro surto geralmente é o mais longo, durando cerca de duas semanas. Surtos subsequentes podem durar cerca de uma semana, embora o óleo de coco e outros tratamentos possam reduzir esse período para um a três dias.

Riscos e efeitos colaterais

A utilização tópica do óleo de coco é geralmente segura para a maioria das pessoas. No entanto, pessoas com pele sensível podem ter irritação cutânea ou acne. Portanto, aplique-o em uma pequena área para testar, antes de usar em uma área mais extensa.

Inclusive, há mais riscos associados à ingestão de óleo de coco; uma vez que ele é uma gordura que pode causar desconforto digestivo, especialmente se você não estiver acostumado a consumi-lo puro ou em grandes quantidades. Portanto, se optar por consumi-lo, faça-o com moderação – assim como qualquer outra gordura.

Além disso, algumas evidências também indicam que a ingestão de óleo de coco pode ser prejudicial à saúde cardíaca, devido ao alto teor de gorduras saturadas. Portanto, consuma óleo de coco apenas em pequenas quantidades de vez em quando. Se estiver tentando reduzir os níveis de colesterol, escolha óleos saudáveis para o coração os quais se mantenham líquidos à temperatura ambiente.

Outros remédios para herpes labial

Além de medicamentos prescritos e antivirais de venda livre (ambos eficazes), existem vários outros remédios “naturais” alternativos que podem ser usados para curar e reduzir os sintomas do herpes labial.

O gel de aloe vera é um exemplo primordial. Algumas pesquisas iniciais encontraram evidências de que o aloe vera puro aplicado topicamente pode aliviar o desconforto causado pelo herpes labial, graças às suas propriedades anti-inflamatórias e cicatrizantes.

Ademais, a melissa é outro remédio natural que pode ajudar no tratamento do herpes labial, devido aos seus efeitos antivirais e anti-inflamatórios. Como membro da família da hortelã, a melissa, ou uma infusão de melissa, pode reduzir o inchaço e a vermelhidão associados ao herpes labial, melhorando sua aparência. Se as feridas estiverem nos lábios, você pode usar um bálsamo labial contendo esse ingrediente para manter os lábios hidratados. Use um produto contendo pelo menos 1% de melissa e sem ingredientes irritantes.

Você pode aplicar qualquer um desses ingredientes topicamente nas feridas, com o óleo de coco.

Conclusão

As propriedades antivirais, antissépticas e anti-inflamatórias tornam o óleo de coco mais eficaz, sendo um possível remédio para o herpes labial. Por isso, aplicá-lo topicamente várias vezes ao dia é a melhor maneira de obter resultados imediatos, sem as gorduras saturadas que você teria ao ingeri-lo. Além disso, você pode combiná-lo com tratamentos antivirais de venda livre ou outros remédios naturais, como aloe vera ou melissa, para acelerar a cicatrização o máximo possível.

Deixe um comentário