Óleo de canela: Benefícios e usos

Óleo de canela
BANNER-25-DESCONTO-Lavanda

O perfume da canela é ardente, doce e, para muitos, repleto de lembranças alegres relacionadas a refeições saborosas e dias acolhedores. O óleo de canela é valorizado por sua fragrância exuberante, e está ligado também a vários benefícios à saúde e à beleza.

A canela, em diversas formas, tem sido estudada por seu efeito no controle de infecções, no controle do açúcar no sangue, e em outras condições. Segundo pesquisas, o óleo de canela:

  • é antibacteriano
  • é antifúngico
  • é antidiabético
  • e tem propriedades antioxidantes

Tipos de óleo de canela

O óleo de canela é extraído da casca ou folhas de várias espécies de árvores, incluindo a árvore Cinnamomum verum e a árvore Cinnamomum cassia.

A maioria do óleo de canela disponível comercialmente é derivada da árvore Cinnamomum cassia e é chamada de canela cassia. A canela proveniente da Cinnamomum verum é chamada de canela do Ceilão, e é mais cara.

Ambos tipos são compostos por substâncias e fitoquímicos, como cinamaldeído e eugenol. Graças a esses elementos que tornam a canela benéfica para a saúde.

Óleo de canela

Usos e benefícios do óleo de canela

Elevador de humor

As propriedades do óleo de canela o tornam uma escolha popular para tratamentos caseiros de aromaterapia.

Nessa técnica terapeutica, óleos essenciais são difundidos ou borrifados no ar para serem inalados ou absorvidos pela pele. A aromaterapia tem sido associada a muitos benefícios, incluindo: redução da depressão e ansiedade, e melhor sono.

Todavia, o uso do óleo de canela na aromaterapia não foi extensivamente estudado. Porém, muitas pessoas apreciam o aroma da canela e o consideram relaxante.

Propriedades antibacterianas

Pesquisas sugerem que o óleo de canela:

  • Combate organismos bacterianos de difícil tratamento. Um estudo, que utilizou culturas bacterianas e testes laboratoriais, descobriu que compostos do óleo de canela tiveram efeito antimicrobiano contra Pseudomonas aeruginosa; cuja bactéria é potencialmente perigosa e resistente a medicamentos, impactando plantas, seres humanos e outros animais.
  • Apoia a saúde bucal. As propriedades antibacterianas e antifúngicas da canela mostraram ser eficazes contra Streptococcus mutans e o biofilme de Candida ssp: dois agentes que causam infecções bucais e cáries nos dentes.
  • Desinfeta. As propriedades antibacterianas tornam o óleo de canela oriundo da casca uma alternativa segura, eficaz e não química, que pode ser usada para preservar produtos e aumentar sua vida útil. Um estudo descobriu que o óleo de canela pode ser efetivamente utilizado como conservante de cosméticos, produtos de higiene pessoal e desinfetantes hospitalares.

Crescimento e volume capilar

Não há evidências científicas que ligam a canela ao crescimento capilar em humanos. Contudo, estudos em camundongos encontraram algum espessamento e crescimento capilar.

Ademais, relatos anedóticos e práticas tradicionais indicam que uma máscara feita de canela, azeite de oliva e mel pode ser eficaz para promover o crescimento e espessamento do cabelo.

Saborização de alimentos e cosméticos

O óleo de canela está disponível em duas versões: como óleo essencial e como óleo comestível. Além disso, ele também pode ser encontrado em: gomas sem açúcar, balas duras, chá e produtos de panificação preparados comercialmente.

Ademais,o óleo de canela é usado em produtos de higiene, como pasta de dente, enxaguante bucal, sabonete e loção corporal. Também é usado para aromatizar sprays de ambiente, velas e itens sazonais, como pinhas e grinaldas.

Como usar o óleo de canela

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Tisserand, muitos fabricantes de óleo essencial de canela recomendam evitar o uso tópico por completo.

Uma recomendação geral é manter a concentração do óleo de canela baixa, se ele for entrar em contato com a pele. Por exemplo, uma orientação de concentração de 0,01% ou menos é equivalente a 1 gota de óleo de canela para 30 a 40 mililitros (ml) de líquido carreador.

MililitrosOnças equivalentesColheres de sopa equivalentes
30–40 ml1–1.5 oz.2 colheres de sopa

Adicionar a purificadores de ar

Para perfumar sua casa, experimente adicionar uma gota de óleo de canela a sachês de tecido ou flores secas; ou adicione algumas gotas a um difusor com água. Alguns purificadores de ar comercialmente fabricados têm aromas de canela.

Adicionar a óleos corporais e hidratantes

O óleo de canela pode ser misturado com um óleo carreador e usado para massagem. Para isso, misture uma gota de óleo de canela com dois a três copos de um óleo carreador, como óleo de amêndoas, e use para massagem ou hidratação da pele.

Usar paus de canela

Paus inteiros de canela contêm óleo de canela e podem ser usados na aromaterapia. Basta colocar um ou dois paus em uma panela grande de água morna, e deixar a mistura ferver, permitindo que o vapor adicione fragrância ao ambiente.

Você também pode usar paus de canela ao preparar café e chá, ou como mexedores para bebidas quentes.

Efeitos colaterais e riscos do óleo de canela

O óleo de canela é muito forte e é fácil usar em excesso. Os efeitos colaterais e reações adversas incluem erupções cutâneas ou queimação na pele.

É muito importante diluir o óleo de canela com um óleo carreador, antes de usar. Portanto, experimente usar uma gota de óleo essencial de canela para dois ou mais copos de um óleo carreador, como azeite, amêndoa, jojoba ou óleo de gergelim.

Ademais, nunca esfregue ou massageie o óleo de canela diretamente na pele, a menos que esteja diluído com um óleo carreador.

Além disso, o óleo de canela não se mistura com água. Portanto, não despeje óleo não diluído diretamente na água do banho, pois ele formará gotículas e pode queimar ou irritar a pele.

Você também não deve ingerir o óleo de canela puro, tampouco colocá-lo em cápsulas destinadas ao uso oral. O óleo de canela pode queimar as membranas mucosas e o revestimento do esôfago. Por isso, evite esfregar o óleo de canela puro nas gengivas, ou deixar que ele entre em contato com os olhos.

Além do mais, algumas pessoas são alérgicas à canela. Então, se você é uma delas, evite o uso de óleo de canela ou produtos que o contenham.

Conclusão

O óleo de canela possui uma variedade de benefícios para a saúde e beleza. Pode ser usado como agente antibacteriano e antifúngico, além de ser empregado na aromaterapia como relaxante. Entretanto, o óleo de canela é muito forte e deve ser usado com parcimônia.

Deixe um comentário