Usos e benefícios do óleo essencial de olíbano para a cura

o que é olíbano
BANNER-25-DESCONTO-Lavanda
o que é olíbano

Óleos essenciais, como o óleo de olíbano, têm sido utilizados por milhares de anos, devido às suas propriedades terapêuticas e de cura – como parte da prática da aromaterapia. Eles são obtidos a partir das folhas, caules ou raízes de plantas as quais são conhecidas por suas propriedades para a saúde.

Mas afinal, o que é óleo essencial de olíbano?

O olíbano, às vezes referido como frankincense, é um tipo comum de óleo essencial usado na aromaterapia, que pode oferecer uma variedade de benefícios para a saúde, incluindo: aliviar o estresse crônico e a ansiedade; reduzir a dor e a inflamação; e fortalecer a imunidade.

Se você é novo em óleos essenciais e não tem certeza por onde começar, considere adquirir um óleo de olíbano de alta qualidade. É suave, versátil e continua sendo favorito de quem é fã da sua impressionante lista de benefícios.

O que é o Óleo Essencial de Olíbano?

O óleo de olíbano pertence ao gênero Boswellia e é obtido da resina das árvores Boswellia carterii, Boswellia frereana ou Boswellia serrata, que são comumente cultivadas na Somália e em regiões do Paquistão. Essas árvores são diferentes de muitas outras, pois podem crescer com muito pouco solo, em condições secas e desoladas.

A palavra “olíbano” vem do termo “franc encens”, que significa incenso de qualidade em francês antigo. O olíbano tem sido associado a diferentes religiões ao longo dos anos, especialmente à religião cristã, pois foi um dos primeiros presentes dados a Jesus pelos Reis Magos.

Como cheira o olíbano? Ele tem um aroma que lembra uma combinação de pinho, limão e notas amadeiradas.

Quanto à Boswellia serrata, ela é uma árvore nativa da Índia que produz compostos especiais, os quais promovem os efeitos anti-inflamatórios e anticancerígenos. Entre os valiosos extratos da árvore Boswellia que os pesquisadores identificaram, vários se destacam como os mais benéficos, incluindo terpenos e ácidos boswellicos, que têm fortes propriedades anti-inflamatórias e protetoras das células saudáveis.

Top 10 Benefícios do Óleo de Olíbano

1. Ajuda a Reduzir Reações de Estresse e Emoções Negativas

Quando inalado, o óleo de olíbano demonstrou reduzir a frequência cardíaca e a pressão arterial elevada. Ele possui habilidades antiansiedades e reduz a depressão. Porém, ao contrário de medicamentos prescritos, o olíbano não tem efeitos colaterais negativos ou os que causam sonolência indesejada.

Um estudo de 2019 descobriu que compostos do olíbano, o incensol e o acetato de incensol, têm a capacidade de ativar canais iônicos, no cérebro, para aliviar a ansiedade ou depressão.

Em um estudo envolvendo camundongos, o ato de queimar resina de Boswellia como incenso teve efeitos antidepressivos: “O acetato de incensol, um componente do incenso, desencadeia psicoatividade ao ativar canais TRPV3 no cérebro.”

Pesquisadores sugerem que esse canal no cérebro está implicado na percepção de calor na pele.

2. Ajuda a Reforçar a Função do Sistema Imunológico e Previne Doenças

Estudos demonstraram que os benefícios do olíbano se estendem a habilidades de reforço imunológico, que podem ajudar a destruir bactérias perigosas, vírus e, até mesmo, cânceres. Pesquisadores da Universidade de Mansoura, no Egito, conduziram um estudo de laboratório e descobriram que o óleo de olíbano exibe forte atividade imunomoduladora.

Ele pode ser usado para prevenir a formação de germes na pele, boca ou na sua casa. Esta é a razão pela qual muitas pessoas escolhem usar o olíbano para aliviar naturalmente problemas de saúde bucal.

Além do mais, as qualidades antissépticas deste óleo podem ajudar a prevenir gengivite, mau hálito, cáries, dores de dente, aftas e outras infecções, conforme demonstrado em estudos envolvendo pacientes com gengivite induzida por placa.

3. Pode Ajudar na Luta contra o Câncer e Lidar com os Efeitos Colaterais da Quimioterapia

Vários grupos de pesquisa descobriram que o olíbano tem efeitos promissores anti-inflamatórios e anti-tumorais, em estudos de laboratório e em animais. O óleo de olíbano demonstrou ajudar a combater células de tipos específicos de câncer.

Na China, pesquisadores investigaram os efeitos anticancerígenos dos óleos de olíbano e mirra em cinco linhagens de células tumorais, em um estudo de laboratório. Os resultados mostraram que as linhagens de câncer de mama e pele humanas apresentaram maior sensibilidade à combinação dos óleos essenciais de mirra e olíbano.

Inclusive, um estudo de 2012 encontrou até um composto químico no olíbano, chamado AKBA, que é eficaz em matar as células de câncer, as quais se tornaram resistentes à quimioterapia. Com base nesse estudo, isso pode torná-lo um potencial tratamento natural do câncer.

4. Adstringente e Pode Matar Germes e Bactérias Nocivas

O olíbano é um agente antisséptico e desinfetante, com efeitos antimicrobianos. Ele tem a capacidade de eliminar germes do resfriado e da gripe de forma natural, tanto no ambiente doméstico quanto no corpo; podendo substituir produtos químicos de limpeza.

Um estudo de laboratório, publicado na revista Letters in Applied Microbiology, sugere que a combinação de óleo de olíbano e óleo de mirra é especialmente eficaz quando usado contra patógenos. Esses dois óleos, que são usados em combinação desde 1500 a.C., têm propriedades sinérgicas e aditivas, quando expostos a microrganismos como Cryptococcus neoformans e Pseudomonas aeruginosa.

5. Garante a Proteção da Pele e Evita Sinais de Envelhecimento

O olíbano oferece benefícios notáveis para a pele, contribuindo para fortalecê-la, melhorar sua firmeza e promover mecanismos de defesa contra bactérias e imperfeições à medida que envelhecemos. Além disso, ele auxilia na tonificação e elevação da pele, diminui a visibilidade de cicatrizes e acne, e favorece o tratamento de feridas.

Também pode ser benéfico para desbotar estrias, cicatrizes cirúrgicas ou marcas associadas à gravidez, bem como para curar a pele seca ou rachada.

Além disso, uma revisão publicada no Journal of Traditional and Complementary Medicine indica que o óleo de olíbano reduz a vermelhidão e a irritação da pele, ao mesmo tempo em que produz um tom de pele mais uniforme. Estudos sugerem que é a estrutura pentacíclica triterpenoide (semelhante a esteroides) do óleo de olíbano que contribui para seu efeito calmante na pele irritada.

6. Melhora a Memória

Pesquisas sugerem que o óleo de olíbano pode ser usado para melhorar a memória e as funções de aprendizado. Inclusive, alguns estudos com animais mostram que o uso de olíbano durante a gravidez pode aumentar a memória da prole da mãe.

Em um desses estudos, quando ratos grávidos receberam olíbano oralmente durante o período de gestação, houve um aumento significativo no poder de aprendizado, memória de curto e longo prazo de sua prole.

7. Pode Contribuir para o Equilíbrio Hormonal e Aprimorar a Fertilidade

Os benefícios do óleo de olíbano podem incluir a redução de sintomas associados à menstruação e à menopausa, equilibrando os níveis hormonais. Embora a pesquisa sobre esse tópico seja limitada, ele tem sido usado para ajudar a aliviar:

  • dor
  • cólicas
  • constipação
  • dores de cabeça
  • ansiedade
  • náusea
  • fadiga
  • mudanças de humor

O óleo de olíbano também pode ajudar na regulação da produção de estrogênio e reduzir o risco de desenvolvimento de tumores ou cistos, em mulheres pré-menopáusicas.

Ademais, estudos em animais mostraram que o óleo de olíbano pode ser usado como agente promotor de fertilidade, devido ao fato da estrutura química do óleo ter atuação semelhante à dos esteroides. Quando o óleo de olíbano foi usado internamente em ratos, aumentou a fertilidade e o número de implantações e fetos viáveis, sugerindo que o óleo pode aumentar possivelmente a motilidade e densidade de espermatozoides.

8. Facilita a Digestão

O olíbano ajuda o sistema digestivo a desintoxicar adequadamente e a produzir movimentos intestinais. Além disso, a pesquisa indica também que ele pode ajudar a reduzir a dor e as cólicas estomacais; a aliviar náuseas; a eliminar o excesso de água no abdômen, que pode causar inchaço; e aliviar dores estomacais relacionadas à TPM.

Ele faz isso ao acelerar a secreção de enzimas digestivas; ao aumentar a produção de urina; ao relaxar os músculos do trato digestivo; e, ao ajudar a melhorar a circulação – que é necessária para a saúde digestiva adequada. Ademais, o olíbano tem sido benéfico na redução dos sintomas da síndrome do intestino permeável, da colite crônica, da colite ulcerativa, da doença de Crohn e da síndrome do intestino irritável.

9. Atua como um Auxiliar do Sono

Os usos do olíbano incluem a redução dos níveis de ansiedade e do estresse crônico, os quais podem impedir o sono. Ele possui um aroma calmante e relaxante, que pode naturalmente ajudá-lo a adormecer.

Este auxiliar natural do sono ajuda a abrir as vias respiratórias, permitindo que o corpo atinja uma temperatura ideal para dormir, eliminando a dor que o mantém acordado. Tudo isso foi comprovado em estudos que analisaram compostos de olíbano.

10. Ajuda a Reduzir a Inflamação e a Dor

Estudos mostraram que o olíbano inibe a produção das principais moléculas inflamatórias, que estão associadas a condições como artrite, asma, além de distúrbios intestinais dolorosos, como a síndrome do intestino irritável, e muitas outras condições.

Ademais, ele pode ser útil para prevenir a degradação do tecido cartilaginoso, e demonstrou reduzir significativamente os níveis de inflamação perigosa e dolorosa; tornando-o uma opção de tratamento natural para condições relacionadas à dor, que afetam músculos, articulações e tendões.

O óleo essencial de olíbano tem sido usado terapeuticamente por séculos para aliviar ou prevenir uma variedade de problemas de saúde, incluindo ansiedade, dificuldade para dormir, inflamação e problemas digestivos. No entanto, a pesquisa sobre os poderes deste extrato de planta está apenas começando – especialmente os estudos envolvendo ensaios humanos.

Embora existam evidências de seus benefícios, alguns envolvem estudos de laboratório ou em animais – de modo que são considerados “mitos” por céticos. No entanto, os resultados desses ensaios são promissores, e relatos anedóticos indicam que isso é um tratamento útil e poderoso.

Alguns potenciais benefícios do olíbano, que precisam de mais pesquisas, incluem sua capacidade de:

  • prevenir doenças cardíacas
  • combater o diabetes
  • equilibrar hormônios
  • aumentar a fertilidade

Como Usar

O óleo de olíbano é usado através da inalação do óleo ou da absorção da pele: neste segundo modo, o óleo é geralmente misturado com um óleo carreador, como óleo de coco ou óleo de jojoba. Além do mais, acredita-se que o óleo transmita mensagens ao sistema límbico do cérebro, que influencia o sistema nervoso.

Conselho: um pouco de óleo vai longe, e não deve ser ingerido em grandes quantidades, pois pode ser tóxico.

Ao comprar óleos essenciais, evite os que dizem “óleo de fragrância” ou “óleo de perfume”, pois esses podem ser sintéticos e não fornecer os benefícios desejados para a saúde. Em vez disso, procure óleos que indiquem “óleo essencial puro” ou “óleo essencial 100%” para os óleos essenciais de mais alta qualidade.

Dica: aproveite os melhores óleos de olíbano, que apresentam uma combinação de uma variedade de óleos das árvores boswellia.

1. Banho Relaxante para Reduzir o Estresse

O óleo de olíbano induz sentimentos de paz, relaxamento e satisfação.

Deseja aprender a utilizar o óleo de olíbano para reduzir o estresse? É simples, basta adicionar algumas gotas do óleo de olíbano a uma banheira com água quente.

Você também pode adicionar olíbano a um difusor de óleo ou vaporizador, para combater a ansiedade, bem como para experimentar a sensação de relaxamento na sua casa, o tempo todo. Além do mais, algumas pessoas acreditam que a fragrância do olíbano pode aumentar a intuição e a conexão espiritual.

2. Limpador Doméstico Natural

O óleo de olíbano é um antisséptico. Ou seja, significa que ajuda a eliminar bactérias e vírus de sua casa, limpando espaços internos. A planta costuma ser queimada para ajudar a desinfetar uma área e é usada como um desodorizante natural.

Dica: use-o em um difusor de óleo essencial para ajudar a reduzir a poluição interna, desodorizando e desinfetando qualquer cômodo ou superfície de sua casa.

3. Produto de Higiene Bucal Natural

Devido às suas propriedades antissépticas, o óleo de olíbano é uma ótima adição a qualquer rotina de higiene oral, podendo ajudar a tratar a placa e outros problemas dentários. Procure produtos de cuidados bucais naturais que contenham óleo de olíbano – especialmente se você aprecia o aroma.

Ele pode ajudar a prevenir problemas de saúde bucal, como cáries, mau hálito ou infecções bucais. Você também pode considerar fazer sua própria pasta de dente, misturando óleo de olíbano com bicarbonato de sódio.

4. Antienvelhecimento e Combate a Rugas

O óleo essencial de olíbano é um poderoso adstringente, ajudando a proteger as células da pele. Ou seja, ele pode ser usado para ajudar a: reduzir espinhas de acne; disfarçar a aparência de poros dilatados; prevenir rugas; e, até mesmo, ajudar a levantar e a tonificar a pele, a fim de retardar naturalmente os sinais de envelhecimento.

O óleo pode ser usado em áreas onde a pele fica flácida, como o abdômen, queixo ou sob os olhos. Misture 6 gotas de óleo com 30 ml de óleo carreador inodoro, e aplique diretamente na pele.

Certifique-se de sempre fazer um pequeno teste de área primeiro, para verificar possíveis reações alérgicas.

5. Alivia Sintomas de Indigestão

Se você sofre de desconforto digestivo, como gases, constipação, dor de estômago, síndrome do intestino irritável, TPM ou cólicas, o óleo de olíbano pode ajudar a aliviar o desconforto gastrointestinal. Ele ajuda a acelerar a digestão dos alimentos, de forma semelhante às enzimas digestivas.

Para isso, adicione 1 ou 2 gotas de óleo em um recipiente com 237 ml de água (ou a uma colher de sopa de mel), para alívio gastrointestinal. Se você for ingeri-lo, certifique-se de que seja um óleo 100% puro – não ingira óleos de fragrância ou perfume.

6. Tratamento para Marcas de Cicatriz, Feridas, acnes ou estrias

O óleo de olíbano pode ajudar na cicatrização de feridas, bem como diminui a aparência de cicatrizes. Também pode ajudar a reduzir a aparência de manchas escuras causadas por espinhas, estrias e eczema, além de auxiliar na cicatrização de feridas cirúrgicas.

Para isso, misture 2 ou 3 gotas de óleo com um óleo base inodoro ou uma loção, e aplique diretamente na pele. Tenha cuidado para não aplicá-lo em pele ferida – porém, é seguro para a pele em processo de cicatrização.

7. Remédio Natural para Resfriados ou Gripe

Da próxima vez que você tiver uma infecção respiratória causada por um resfriado ou gripe, use o óleo essencial de olíbano para ajudar a aliviar a tosse. Ele pode ajudar a eliminar o catarro nos pulmões. Portanto, comece a usá-lo no dia em que notar os sintomas.

Ele também age como anti-inflamatório nas passagens nasais, tornando a respiração mais fácil – mesmo para aqueles com alergias ou asma. Para tratar o catarro excessivo e sintomas de resfriado, adicione algumas gotas a um pano e inale para obter os benefícios respiratórios; ou use um difusor de óleo.

8. Ajuda a Aliviar Inflamações e Dores

Para melhorar a circulação e reduzir os sintomas de dor nas articulações ou nos músculos, os quais estão relacionados a condições como artrite, distúrbios digestivos e asma, experimente massagear o óleo de olíbano na área dolorida, ou difundi-lo na sua casa.

Você pode adicionar uma gota de óleo à água fervente, e mergulhar uma toalha nela. Em seguida, coloque a toalha em seu corpo ou sobre o rosto para inalar e reduzir dores musculares.

Também difunda várias gotas na sua casa; ou misture várias gotas com um óleo carreador, para massagear seus músculos, articulações, pés ou pescoço.

Receitas de Óleo de Olíbano para Fazer em Casa

O óleo de olíbano combina bem com óleos carreadores, como o óleo de jojoba, óleo de coco ou manteiga de karité. Ele pode ser combinado com outros óleos essenciais para obter suporte adicional, dependendo dos benefícios que você esteja procurando.

Por exemplo, ele combina bem com óleos cítricos (como o óleo de limão) para dar mais energia. Enquanto isso, os óleos de lavanda e olíbano se combinam perfeitamente como ótimos relaxantes.

Isso o torna um óleo versátil e popular, que se adapta bem a várias combinações e usos práticos, os quais podem ser usados dia após dia. Portanto, experimente uma dessas receitas para começar a experimentar os benefícios do óleo de olíbano.

Manteiga Corporal Redutora de Cicatrizes

Tempo Total: 5 minutos

Serve: 4

INGREDIENTES:

  • 60 ml de manteiga de karité ou óleo de coco
  • 10 gotas de óleo de jasmim
  • 10 gotas de óleo de olíbano
  • Recipiente pequeno ou frasco para misturar os ingredientes

MODO DE PREPARO:

  1. Em um recipiente de banho-maria, derreta a manteiga de karité até que ela fique líquida.
  2. Certifique-se de que o óleo não esteja muito quente para não queimar a pele. Em seguida, adicione outros óleos e mexa para combinar. Ter a manteiga de karité à temperatura ambiente ou um pouco mais quente é o ideal.
  3. Você pode aplicá-lo diretamente na cicatriz imediatamente ou, se quiser transformá-lo em uma textura de creme estável, coloque a mistura na geladeira até que esfrie por alguns minutos; e, em seguida, use um mixer em alta velocidade para transformar os óleos em um creme branco.
  4. Despeje em um pote de vidro ou recipientes, e mantenha-o em temperatura ambiente para usar sempre que desejar.

Creme Facial ou Gel Corporal Indutor do Sono

Tempo Total: 5 minutos

Serve: 1

Este creme noturno totalmente natural é ótimo para ajudá-lo a adormecer. Também funciona como um impulsionador da saúde da pele, se você aplicá-lo no rosto, podendo ajudar a limpar espinhas ou acne.

INGREDIENTES:

  • 5 gotas de óleo essencial de olíbano
  • 5 gotas de óleo essencial de lavanda
  • 3,75 ml de óleo de coco orgânico
  • 1/2 colher de chá de azeite
  • Recipiente pequeno ou frasco para misturar os ingredientes

MODO DE PREPARO:

  1. Use óleo de coco que não esteja sólido, mas, sim, macio. Se necessário, aqueça-o primeiro em banho-maria.
  2. Adicione outros óleos e mexa para combinar. Aplique no rosto e corpo. Você pode querer dar uma secada após a aplicação, para evitar que o óleo penetre nos lençóis. Você também pode armazenar o creme para usar em outro momento.

Riscos e Efeitos Colaterais

Em relação à segurança do óleo, você deve saber que o óleo essencial de olíbano é extremamente bem tolerado, especialmente em comparação com medicamentos prescritos. Até o momento, não há relatos de efeitos colaterais graves do uso do óleo de olíbano.

No entanto, é sempre uma boa ideia seguir as diretrizes de segurança para óleos essenciais, ingerindo apenas algumas gotas de qualquer óleo essencial de cada vez, em água ou outra bebida – especialmente se você for iniciante no uso deste óleo.

Raramente, o óleo de olíbano pode causar reações em algumas pessoas, incluindo pequenas erupções cutâneas e problemas digestivos, como náusea ou dores de estômago.

Além do mais, o óleo de olíbano também é conhecido por ter efeitos anticoagulantes. Portanto, qualquer pessoa que tenha problemas relacionados à coagulação sanguínea não deve usar o óleo de olíbano, ou deve conversar com um médico primeiro. Caso contrário, o óleo pode ter uma possível interação adversa com medicamentos anticoagulantes.

Conclusão

  • O olíbano, pertencente ao gênero Boswellia e proveniente da árvore Boswellia sacra, é, por vezes, referido como frankincense. Considerado como um tipo comum de óleo essencial utilizado na aromaterapia, ele pode proporcionar uma variedade de benefícios para a saúde, incluindo: auxílio no alívio do estresse crônico e da ansiedade; redução da dor e inflamação; fortalecimento da imunidade; e, até mesmo, ajuda no combate ao câncer.
  • As utilizações do óleo de olíbano incluem: um banho relaxante para redução do estresse; limpador doméstico natural; produto de higiene natural; combatente do envelhecimento e das rugas; alívio dos sintomas de indigestão; remédio para cicatrizes, feridas, estrias ou acne; remédio natural para resfriados ou gripes; e, alívio da inflamação e dor.
  • Com baixos riscos de segurança, trata-se de um óleo versátil que pode ser combinado com vários outros óleos essenciais (e óleos carreadores que não são conhecidos devido aos efeitos colaterais adversos). No entanto, se você for iniciante em óleos essenciais, o olíbano é uma excelente opção para começar.

Deixe um comentário