melhores remédios naturais para tosse

melhores remédios naturais para tosse
BANNER-25-DESCONTO-Lavanda
Embora os medicamentos sejam necessários, às vezes, para tratar uma tosse, remédios naturais, como gargarejar com água salgada e consumir mel, também podem ser úteis.

A tosse é uma das razões mais comuns pelas quais as pessoas procuram tratamento médico. Inclusive, estima-se que cerca de 40% de todos os casos possam exigir encaminhamento para um pneumologista, cujo médico é especializado em condições pulmonares.

De maneira geral, tossir é perfeitamente natural e pode ajudar a limpar a garganta de muco, poeira e outros irritantes. No entanto, tossir de forma persistente também pode ser um sintoma de muitas condições de saúde, que podem ser:

  • alergias
  • uma infecção viral
  • uma infecção bacteriana

Às vezes, a tosse não está relacionada aos pulmões. Por exemplo, a doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) também pode causar esse sintoma.

Além do mais, você pode tratar tosses causadas por resfriados, alergias e infecções sinusais com vários medicamentos de venda livre (OTC). Já infecções bacterianas requerem frequentemente antibióticos.

Além do tratamento medicamentoso, você pode perguntar ao médico sobre outras opções para ajudar na tosse.

Logo abaixo, listamos alguns remédios caseiros a serem considerados.

melhores remédios naturais para tosse

1. Mel

O mel é um remédio tradicional para dor de garganta.

Ademais, de acordo com uma revisão de 2018 sobre os efeitos do mel na tosse aguda em crianças, os pesquisadores descobriram que o mel pode aliviar esse sintoma de maneira mais eficaz do que alguns medicamentos de venda livre. Esses medicamentos incluíam aqueles contendo difenidramina (Benadryl), um tipo de anti-histamínico; e salbutamol (ProAir), um broncodilatador prescrito.

No entanto, a mesma revisão não encontrou diferença significativa entre o mel e a dextrometorfana (Delsym), um supressor de tosse de venda livre.

Já para criar seu próprio remédio em casa, misture até 2 colheres de chá de mel com chá de ervas ou água morna com limão.

Quanto aos ingredientes, o mel tem propriedades calmantes, enquanto o suco de limão pode ajudar na congestão. Você também pode consumir as 2 colheres de chá de mel de forma pura; ou espalhá-las no pão, como lanche.

Contudo, devido ao risco de botulismo, nunca dê mel a bebês menores de 12 meses.

2. Probióticos

Os probióticos são micro-organismos que têm a capacidade de proporcionar diversos benefícios para a saúde. Embora não aliviem a tosse diretamente, eles ajudam a equilibrar a flora gastrointestinal, que são bactérias as quais vivem no intestino.

Inclusive, esse equilíbrio pode apoiar a função do sistema imunológico, em todo o corpo. Um estudo de 2015 apontou uma diminuição no número de pessoas com infecções do trato respiratório superior, após receberem várias cepas de probióticos, embora as evidências ainda sejam inconclusivas.

Além disso, cada fabricante de suplemento pode ter diferentes recomendações diárias. E os probióticos também são adicionados a alguns tipos de iogurte, bem como à sopa de miso e a kombucha.

Além do mais, como há uma variedade de probióticos disponível, é recomendado que você fale com um médico para saber qual probiótico é adequado para ti – e para sua condição. A forma mais natural de obter probióticos é por meio de alimentos fermentados, incluindo:

  • miso
  • chucrute
  • iogurte
  • kefir
  • kombucha
  • tempeh
  • kimchi

3. Bromelina

Você geralmente não atribui ao abacaxi a ideia de ele ser um remédio para tosse. Mas isso, talvez, seja porque você nunca tenha ouvido falar de bromelina.

evidências leves que sugerem que a bromelina, uma enzima encontrada apenas no caule e na fruta do abacaxi, pode ajudar a suprimir a tosse.

Para desfrutar dos benefícios máximos do abacaxi e da bromelina, coma uma fatia de abacaxi ou beba 104 ml de suco de abacaxi fresco três vezes ao dia.

Além disso, algumas pesquisas de 2018 sugerem que ela pode ajudar a aliviar a sinusite e problemas sinusais relacionados a alergias, os quais contribuem para tosse e muco. No entanto, não há evidências o suficiente para sustentar isso, segundo o Centro Nacional de Saúde Complementar e Integrativa dos Estados Unidos (NCCIH).

Ademais, às vezes, a bromelina é usada também para tratar inflamação e inchaço.

Todavia, crianças, ou adultos que tomam anticoagulantes, não devem tomar suplementos de bromelina. Além disso, se estiver tomando antibióticos, como amoxicilina, evite usar bromelina, pois pode aumentar a absorção do antibiótico.

Portanto, sempre converse com um médico antes de tomar novos suplementos, especialmente se estiver tomando outros medicamentos ou complementos, pois alguns podem causar interações.

4. Hortelã-pimenta

As folhas de hortelã-pimenta são bem conhecidas por suas propriedades curativas. Não é à toa que é comum encontrar hortelã-pimenta em uma variedade de alimentos e bebidas. Porém, ela é muito mais do que isso, pois o óleo de hortelã-pimenta também pode ajudar a aliviar os sintomas do resfriado. Além do mais, o seu mentol pode ser reconfortante para a tosse também.

Para se beneficiar, você pode beber chá de hortelã-pimenta, ou inalar a erva a partir de um tratamento a vapor.

Para fazer um tratamento a vapor, coloque 7 ou 8 gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta em cerca de uma xícara de água fervente. Depois, cubra a cabeça com uma toalha, e respire profundamente através de cima da água.

5. Raiz de marshmallow

A raiz de marshmallow vem da Althaea officinalis, uma planta perene que floresce no verão. Porém, vale lembrar que ela não é o mesmo marshmallow fofo que você assa sobre uma fogueira.

Além do mais, as folhas e raízes da planta de marshmallow têm sido usadas desde os tempos antigos, para tratar gargantas irritadas e suprimir tosse.

Inclusive, um estudo de 2020 descobriu que a planta de marshmallow foi eficaz na redução da tosse, devido ao seu efeito calmante nos tecidos irritados da garganta e seios. Ademais, isso pode ser em virtude também das propriedades anti-inflamatórias e dos antioxidantes da planta.

Além disso, a raiz de marshmallow também contém mucilagem, que reveste a garganta e acalma a irritação.

Hoje em dia, você pode obter raiz de marshmallow em chá ou na forma de cápsulas. O chá morno pode ser reconfortante para uma tosse a qual ocorre com dor de garganta.

Entretanto, embora a erva seja geralmente considerada segura, os médicos não recomendam a raiz de marshmallow e as folhas para crianças.

6. Tomilho

Algumas pessoas usam tomilho para doenças respiratórias. Além disso, um ensaio clínico randomizado de 2021 descobriu que o extrato herbal de tomilho e hera ajudou a reduzir tanto a tosse aguda quanto a gravidade da tosse, em participantes do estudo; os quais também não relataram efeitos colaterais adversos.

As folhas de tomilho podem conter compostos chamados flavonoides, que relaxam os músculos da garganta envolvidos na tosse, reduzindo a inflamação.

Você pode fazer chá de tomilho em casa usando 2 colheres de chá de folhas de tomilho trituradas, e 1 xícara de água fervente. Cubra a xícara, deixe em infusão por 10 minutos, e coe.

7. Gargarejo com água salgada

Embora o remédio possa parecer relativamente simples, um gargarejo com água salgada pode ajudar a acalmar a garganta arranhada, bem como dissolver o muco que causa a tosse.

Para ajudar a aliviar a irritação, misture 1/4 a 1/2 colher de chá de sal com 240 ml de água morna.

Contudo, observe que, como crianças menores de 6 anos não são geralmente boas em fazer gargarejos, pode ser melhor tentar outros remédios para essa faixa etária.

8. Gengibre

O gengibre é um remédio tradicional popular, o qual é usado frequentemente para tratar náuseas e desconforto estomacal. Porém, além disso, ele também pode aliviar a tosse, ao quebrar o muco.

Portanto, se você tiver tosse, o chá de gengibre é uma boa escolha. Inclusive, o líquido quente pode reduzir a irritação, a secura e o muco da garganta.

Por outro lado, muito gengibre pode causar efeitos colaterais, como irritação na garganta, desconforto abdominal e azia.

Para fazer chá de gengibre, corte um tamanho de 2,5 cm de raiz de gengibre fresco. Ferva-o em 240 ml de água por 10 a 15 minutos, dependendo da intensidade desejada do chá. Ademais, saquinhos de chá de gengibre podem ser adquiridos tanto em estabelecimentos físicos quanto pela internet.

9. Ulmeiro

O ulmeiro é um remédio antigo para tosse e dor de garganta. Inclusive, dizem que ele pode reduzir a inflamação e acalmar a mucosa da garganta.

Porém, não há evidências concretas para confirmar esse benefício. Em oposição, o ulmeiro não está associado a efeitos colaterais graves.

Além do mais, o ulmeiro está disponível em cápsulas, comprimidos, pastilhas e chá; sendo que esses dois últimos podem ser ideais para aliviar a irritação na garganta.

10. Açafrão

O açafrão tem sido usado tradicionalmente para muitas doenças ao longo dos anos, incluindo a tosse. Inclusive, seu composto ativo, a curcumina, tem propriedades anti-inflamatórias potentes.

Mas para torná-lo mais eficaz, você pode consumir açafrão com pimenta preta. Tudo isso porque a piperina, o principal composto da pimenta preta, aumenta a biodisponibilidade do açafrão; apoiando a absorção do açafrão pelo corpo.

Como dica, experimente tomar chá de açafrão quente ou leite dourado. Além disso, adicione um toque de pimenta preta e um pouco de mel para adoçar.

11. Evite desencadeadores de refluxo ácido

O refluxo gastroesofágico (DRGE) ocorre quando o conteúdo do estômago retorna para a garganta. Isso pode causar irritação, resultando em tosse.

Se você acha que o DRGE está causando seus sintomas, evitar alimentos desencadeadores comuns pode ajudar. Estes incluem:

  • cafeína
  • álcool
  • chocolate
  • bebidas carbonatadas
  • alimentos ácidos, como suco de cítricos
  • hortelã
  • tomates
  • alimentos apimentados
  • alimentos ricos em gordura

12. Beba líquidos quentes

Você pode ajudar a aliviar a tosse bebendo muitos líquidos quentes.

Beber líquidos pode ajudar a aliviar a secura na garganta, a qual é uma causa comum da tosse. Ademais, isso também ajuda a afinar o muco, podendo aliviar a tosse e a congestão.

Tomar líquidos quentes, como caldo ou chá, pode ser ótimo para aliviar a tosse. Se você preferir uma bebida gelada, opte por uma bebida não carbonatada, como água ou chá sem açúcar. Chupar cubos de gelo também pode ajudar.

13. Respire vapor

O ar seco na sua casa pode piorar sua tosse. Mas para evitar que isso ocorra, você pode respirar vapor no banheiro, após um banho quente. Ou, considerar investir em um umidificador.

E sabe por quê? Porque um umidificador fornece mais umidade ao ar que você respira, ao mesmo tempo que ajuda a abrir seus seios nasais. Para obter os melhores resultados, experimente um nível de umidade interna entre 40% e 50%. Mais do que isso pode causar ácaros, mofo e outros alérgenos.

Além disso, também é importante manter o umidificador limpo. Inclusive, a Agência de Proteção Ambiental (EPA) recomenda limpar o umidificador e seu filtro a cada 2 a 3 dias.

14. N-acetilcisteína (NAC)

A NAC é um aminoácido ao qual pesquisadores acreditam poder ter propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Além do mais, enquanto a cisteína está naturalmente presente em alimentos, como legumes, aves e ovos, a NAC está disponível apenas na forma de suplemento.

Um médico pode recomendar a NAC para doenças respiratórias crônicas, como bronquite crônica ou DPOC. No entanto, não há estudos suficientes que confirmem se esse suplemento é eficaz no tratamento da tosse aguda.

Por outro lado, uma revisão clínica sugere que a NAC pode ser eficaz como expectorante.

Possíveis efeitos colaterais associados à NAC oral incluem:

  • coceira
  • náusea
  • vômito

Como prevenir a tosse

Além de aprender a tratar a tosse, é importante também aprender a como preveni-la.

Portanto, para se proteger contra a gripe, certifique-se de receber a vacina anual contra vírus.

Além disso, lavar as mãos frequentemente e tomar precauções, como usar uma máscara, pode ajudar a protegê-lo contra a COVID-19, além de outras doenças virais que causam tosse.

Se você tem alergias, a identificação dos alérgenos que afetam você pode ajudar a reduzir as crises, bem como evitar o contato deles. Alérgenos comuns incluem:

  • árvores
  • pólen
  • ácaros
  • pelos de animais
  • mofo
  • insetos

As vacinas contra alergias podem ser úteis e reduzir sua sensibilidade aos alérgenos. Por isso, considere conversar com um médico sobre o plano mais adequado para você.

Dicas para prevenir um resfriado

Para se proteger contra um resfriado, considere seguir as medidas abaixo:

  • Evite contato com pessoas doentes. Se você estiver doente, evite ir ao trabalho, à escola ou a outros lugares onde terá contato com outras pessoas, pois isso ajuda a mantê-las saudáveis.
  • Cubra o nariz e a boca sempre que tossir ou espirrar, preferencialmente com um lenço (que você joga fora imediatamente após o uso) ou com cotovelo.
  • Beba bastante líquido para se manter hidratado.
  • Realize a limpeza regular das áreas compartilhadas de sua residência, local de trabalho ou instituição de ensino; sendo especialmente importante para bancadas, brinquedos ou telefones celulares.
  • Lave as mãos com frequência, por 20 segundos, especialmente após tossir, comer, ir ao banheiro ou cuidar de alguém que está doente.

Quando procurar um médico

Se a tosse afetar sua capacidade de respirar ou se estiver tossindo sangue, busque atendimento médico de emergência.

Infecções do trato respiratório envolvem dores no corpo e febre; enquanto alergias, não.

Ademais, converse com um médico se você apresentar os seguintes sintomas, além da tosse:

  • calafrios
  • desidratação
  • febre acima de 101°F (38°C)
  • mal-estar ou sensação geral de indisposição
  • tosse produtiva com muco espesso, verde ou amarelado, com mau cheiro
  • fraqueza

Conclusão

Mel e gargarejos com água salgada são remédios caseiros populares para a tosse. Além disso, você também pode beber chás de ervas feitos de hortelã-pimenta, gengibre, alteia, tomilho, açafrão ou raiz de marshmallow.

Além do mais, há algumas evidências de que suplementos de bromelina e probióticos podem ajudar a aliviar a tosse. Porém, são necessárias mais pesquisas. Além disso, se a tosse for causada por refluxo gastroesofágico (GERD), evitar alimentos desencadeadores pode ajudar. Ademais, beber bastante líquido também é importante para aliviar a tosse.

No entanto, se a tosse persistir, certifique-se de procurar um médico, pois ele pode ajudar a determinar a causa de seus sintomas, bem como encontrar o melhor tratamento para sua tosse.

Deixe um comentário