Como encontrar alívio com massagem na ATM

Massagem na ATM
BANNER-25-DESCONTO-Lavanda
Massagem na ATM

Alívio com massagem na ATM: A eventual dor de cabeça ou desconforto no pescoço podem parecer uma parte típica da vida cotidiana.

Então, um dia, durante o almoço, talvez você perceba um som de estalo sempre que mastiga, ou não consiga abrir a boca tão amplamente.

Esses são sinais reveladores de disfunção da ATM (articulação temporomandibular).

A ATM (articulação temporomandibular) é o que conecta a mandíbula (maxilar inferior) ao crânio, localizada logo abaixo das orelhas. Os músculos da ATM controlam a mastigação. Já disfunção ou desalinhamento podem afetar o pescoço, ombros, rosto e dentes.

De acordo com um estudo, a disfunção da ATM afeta de 20% a 40% da população adulta. No entanto, estudos descobriram que a massagem é extremamente útil no tratamento da dor na ATM e nos sintomas da disfunção dessa região.

Inclusive, a terapeuta de massagem registrada, Hannah Etlin-Stein MSc, RMT em Toronto, Canadá, tratou muitos clientes diagnosticados com disfunção da ATM, na sua prática. Ela incorpora o trabalho na ATM em planos de tratamento, além de ensinar clientes sobre técnicas de automassagem e respiração, para eles continuarem por conta própria.

Continue lendo para saber mais sobre a massagem na ATM, e técnicas de automassagem para ajudar no controle dos sintomas.

Indicativos de que pode haver disfunção da ATM

Uma pesquisa de 2022 destaca os seguintes sintomas possíveis da disfunção da ATM:

  • dor muscular ao mastigar, engolir ou falar
  • restrição de movimento, como dificuldades para abrir a boca
  • estalos, estalidos e rangidos da mandíbula
  • problemas dentários, como dentes desalinhados
  • dor no pescoço, couro cabeludo e ombros
  • dores de cabeça frequentes
  • dor e sensibilidade na articulação
  • dor, zumbido ou coceira nas orelhas
  • tontura

A massagem ajuda a aliviar a disfunção da ATM?

Uma pesquisa de 2021 conclui que técnicas manuais conservadoras de fisioterapia, incluindo a massagem, são altamente benéficas no alívio da disfunção da ATM. Inclusive, houve melhorias significativas no alívio da dor e na abertura máxima da boca.

Etlin-Stein acrescenta: “Como nossas mandíbulas não existem em um vácuo, é essencial abordar também outras áreas do corpo que podem estar contribuindo para a disfunção da ATM. Isso inclui trabalho na coluna, couro cabeludo, ombros e pelve, por exemplo.”

É por isso que massagear pontos de gatilho pode trazer alívio.

Pontos de gatilho são pontos sensíveis que, quando pressionados, enviam uma sensação para outra parte do corpo. Sensações podem incluir dor, formigamento, espasmos ou coceira.

Quais são os pontos de gatilho para a disfunção da ATM?

O músculo masseter — um músculo da mandíbula localizado acima e abaixo do osso da bochecha — pode ter pontos de gatilho relacionados à disfunção da ATM. Além do mais, massagear os pontos de gatilho do masseter pode aliviar dores de cabeça, dores de ouvido e dores de dente.

Alguns músculos do pescoço, como o grupo muscular suboccipital (na parte de trás do crânio) e o esternocleidomastoideo (aqueles dois espessos feixes de músculos na frente do pescoço) podem conter pontos de gatilho da ATM.

Além disso, músculos temporais nas laterais do rosto, logo na frente das orelhas (pense nas têmporas, onde você naturalmente massagearia se tivesse dor de cabeça) podem conter pontos de gatilho.

Ademais, massagear o trapézio superior (uma grande faixa de músculos que se estende pelo pescoço), parte superior das costas e ombros também pode aliviar a pressão na ATM.

Como fazer automassagem para a disfunção da ATM

A automassagem pode ser feita com suas próprias mãos ou ferramentas especialmente projetadas. E os três tipos de técnicas de massagem que você pode usar para a disfunção da ATM são: amassar, friccionar e alongar.

Amassar (considere a ação de amassar massa) envolve erguer, rolar e torcer um músculo entre os dedos.

A massagem por fricção é geralmente usada para aumentar a circulação em uma área, sendo realizada com as almofadas dos dedos ou polegares. Essa massagem usa pressão suave a moderada, ao esfregar para frente e para trás sobre uma área, geralmente perpendicular às fibras musculares.

A técnica de alongamento, ou espalhamento, é uma maneira de alongar um músculo, espalhando-o e movendo a pele com os dedos, nós dos dedos ou palmas das mãos.

Onde você pode obter uma massagem para a disfunção da ATM?

Por mais maravilhosa e acessível seja a automassagem, ela não pode ser comparada ao tratamento de um profissional ou ao ato de se “entregar completamente”, enquanto o trabalho muscular é realizado.

Terapeutas de massagem profissionais podem trabalhar em uma clínica, estúdio ou ter sua própria prática.

Etlin-Stein acrescenta: “Muitos dos meus clientes nem percebem que os terapeutas de massagem registrados (RMTs) podem ajudar com problemas de ATM; ou que fazer trabalho intraoral faz parte de nossa área de atuação. Uma parte de nosso treinamento é designada tanto para avaliação quanto para tratamento da disfunção da ATM.”

Ela também destaca que o relacionamento — um de positividade, segurança e confiança entre terapeuta e cliente — é o mais importante devido à vulnerabilidade do tratamento da ATM.

Por isso, ao marcar uma consulta com um terapeuta de massagem, é recomendável perguntar sobre suas credenciais, experiência e conhecimento da disfunção da ATM. Além disso, esse tipo de trabalho de massagem pode não ser oferecido em todos os estados.

Inclusive, o encaminhamento de um médico, fisioterapeuta ou fonte confiável pode ser recompensador.

Exercícios que ajudam a aliviar e tratar a disfunção da ATM

Aqui estão alguns exercícios de automassagem para a disfunção da ATM, que você pode experimentar por conta própria.

Entretanto, antes de embarcar em uma nova rotina de exercícios ou automassagem, consultar um profissional de saúde é altamente recomendado.

Como precursor para realizar as técnicas de automassagem, é altamente benéfico se conectar com sua respiração na tentativa de relaxar.

Etlin-Stein descobriu, entre seus colegas e na sua própria prática, que mais clientes têm procurado tratamento para problemas de ATM desde o início da pandemia. A correlação entre a tensão do corpo e o estresse é amplamente conhecida.

Ela diz: “Como RMT, agora entendemos que muitos dos benefícios da terapia de massagem são mediados pelo sistema nervoso. Ensinar habilidades de relaxamento pode ser uma terapia eficaz para a dor na ATM, e a respiração diafragmática é uma das muitas técnicas que frequentemente ensino a clientes que vivem com dor na ATM.”

Portanto, dedicar alguns minutos diários para se concentrar na respiração, na tentativa de relaxar, pode ter um efeito tremendo na disfunção da ATM.

Massagem cruzada do músculo masseter

  1. Faça um punho com ambas mãos.
  2. Coloque os nós dos dedos logo abaixo do osso da bochecha, cerca de um centímetro longe da orelha.
  3. Pressione firmemente e mova para a frente, fazendo semicírculos contínuos.
  4. Continue por 30 a 60 segundos.
  5. Dê uma pausa e repita todo o movimento, mas com a boca aberta.

Massagem por fricção suboccipital

  1. Pegue os dois primeiros dedos ou o polegar de cada mão e coloque-os na parte de trás do crânio.
  2. No ponto logo acima onde o crânio encontra o pescoço, você sentirá duas proeminências ósseas.
  3. Leve os dedos e pressione firmemente no músculo, esfregando para frente e para trás.
  4. Cubra o máximo dessa proeminência óssea quanto desejar, por 30 a 60 segundos.

Massagear o grupo suboccipital de músculos alivia a tensão no pescoço e no músculo masseteriano.

Massagem de amassamento do masseter

Esta é uma técnica favorita de Etlin-Stein, a qual ela recomenda aos clientes.

  1. Para encontrar novamente o músculo masseteriano (sob o osso da bochecha, mais ou menos no meio da orelha à boca), coloque as mãos nas bochechas e contraia a mandíbula. Você sentirá o músculo se contrair.
  2. Relaxe a mandíbula.
  3. Agarre suavemente esse músculo, a princípio, e puxe para longe do rosto; e, depois, de um lado para o outro.
  4. Solte e repita, movendo-se para cima do músculo.

Conclusão

A disfunção da ATM pode ser muito dolorosa, afetando sua qualidade de vida.

Os sintomas da disfunção da ATM podem se espalhar além da própria mandíbula, causando dores de cabeça, dor no pescoço e nos ombros, e, até mesmo, afetando o alinhamento dos dentes.

Entretanto, trabalhar com um terapeuta de massagem profissional provou ser eficaz no alívio dos sintomas e da dor.

Além do mais, a automassagem não é apenas um meio acessível de autocuidado: ela coloca você em uma posição de autoconsciência e envolvimento no seu próprio tratamento.

Portanto, aprofunde-se e comece a trabalhar em busca de alívio.

Deixe um comentário