Como usar óleos essenciais

como usar óleos essenciais
BANNER-25-DESCONTO-Lavanda
como usar óleos essenciais

Óleos essenciais são extratos naturais altamente concentrados, que são obtidos a partir das folhas, flores e caules das plantas.

A forma mais comum de usar óleos essenciais é inalá-los, tanto pelo seu aroma incrível quanto pelas suas propriedades terapêuticas. Mas também podem ser usados em difusores e umidificadores, além de serem diluídos em um óleo carreador e aplicados na pele.

Os óleos essenciais possuem uma ampla variedade de propriedades medicinais e terapêuticas. Suas propriedades antifúngicas, antibacterianas e antivirais os tornam um produto útil no seu armário de remédios.

Eles também têm sido mostrados como promotores de um sono saudável, alívio de dores de cabeça e redução de dor. Além disso, os óleos essenciais podem melhorar condições de pele, ajudar no tratamento de resfriados comuns e estimular a digestão saudável.

A seguir, vamos dar uma olhada em algumas das maneiras de usar óleos essenciais, juntamente com seus benefícios e dicas para utilizá-los com segurança.

Como usar óleos essenciais com difusor?

Um difusor é um dispositivo que espalha óleos essenciais no ar. Há diversos modelos de difusores de óleos essenciais que você pode escolher para esse fim. Por questões de segurança, siga as instruções do fabricante.

Alguns tipos populares de difusores de óleos essenciais incluem:

  • Cerâmica
  • Elétrico
  • De vela
  • Anéis para lâmpadas
  • Difusor de varetas
  • Ultrassônico

Inale Simplesmente

O método mais simples de inalação é abrir uma garrafa de óleo essencial puro e inalar profundamente algumas vezes. Mas não deixe o óleo não diluído tocar na sua pele.

Para utilizar o método de vapor, é necessário ter uma bacia com água quente e uma toalha. Coloque a bacia sobre uma mesa e acrescente algumas gotas de óleo essencial. Cubra a sua cabeça e a bacia com uma toalha. Feche os olhos e inale profundamente o vapor por vários minutos. Repita esse processo algumas vezes durante o dia.

Quando estiver dispersando óleos essenciais no ar, considere mulheres grávidas ou lactantes, crianças ou animais de estimação em seu ambiente. Alguns óleos essenciais podem ser perigosos para eles.

evaporação a seco

Este método requer apenas algum tipo de material seco, como uma bola de algodão ou um tecido.

Adicione algumas gotas de óleo essencial ao material. Mantenha-o próximo ao nariz e inspire profundamente ou permita que o aroma se disperse naturalmente.

Você pode colocar o material nas aberturas do seu carro, na gola da sua camisa ou na fronha do seu travesseiro.

Como usar óleos essenciais na pele

Você pode usar óleos essenciais para cuidados com a pele e massagem de diversas maneiras. Dilua os óleos essenciais com um óleo carreador e aplique a mistura na pele. Siga uma receita ou sua intuição para criar uma mistura em um frasco roll-on, para que você tenha sua combinação favorita à mão.

Concentre-se nas áreas de dor muscular, tensão e rigidez. Você também pode massagear suavemente o óleo nos pontos de pressão, como suas têmporas, pulsos e terceiro olho. Você também pode usar os óleos para massagear seus pés e colocar algumas gotas ao redor do nariz.

Outra opção é adicionar óleos essenciais aos seus produtos cosméticos favoritos, como tônicos, soros e géis para músculos. Mas, primeiro, sempre tenha o cuidado de diluir o óleo essencial em um óleo carreador.

Como usar óleos essenciais no banho ou chuveiro

Embora seja melhor armazenar os óleos essenciais fora do banheiro devido ao calor e umidade, você encontrará muitos usos para eles aqui. Adicione algumas gotas de óleos essenciais ao seu xampu, condicionador e sabonete líquido.

Para inalar óleos essenciais durante o banho, adicione algumas gotas nas paredes do chuveiro e inspire profundamente enquanto toma banho. Ou adicione algumas gotas de óleo essencial diluído em um pano de lavagem morno, que pode ser usado para inalação e para esfoliar suavemente o corpo.

Dilua algumas gotas de óleos essenciais com um óleo carreador, antes de adicioná-los à água do seu banho. Ou use um produto de banho com óleo essencial de sal ou espuma.

Como usar óleos essenciais em um umidificador

Se você optar por adicionar óleos essenciais ao seu umidificador, verifique as instruções do fabricante. Alguns produtores de umidificadores por ultrassom desaconselham a utilização de óleos essenciais.

Para usar óleos essenciais em um umidificador, adicione algumas gotas no reservatório de água. O óleo se vaporizará naturalmente por todo o ambiente. Para alcançar ótimos resultados, opte por uma névoa fria e faça uma limpeza regular do seu umidificador.

Precauções ao usar óleos essenciais

A intensidade e os riscos potenciais dos óleos essenciais exigem que você os utilize com cuidado. Não ingira óleos essenciais.

Pessoas que não devem usar óleos essenciais sem recomendação médica incluem:

  • pessoas mais velhas
  • crianças com menos de 12 anos
  • mulheres grávidas ou em período de amamentação

Também certifique-se de considerar os animais de estimação no ambiente. Alguns óleos essenciais podem ser perigosos para os animais de estimação.

Converse com um médico antes de usar óleos essenciais, se você estiver tomando algum medicamento ou tiver alguma preocupação com a saúde, incluindo pressão alta, imunidade baixa ou epilepsia.

Fale com uma aromaterapeuta certificada, se desejar mais informações sobre um plano de tratamento individualizado.

Utilize um óleo carreador

Sempre misture os óleos essenciais com um óleo carreador de qualidade terapêutica. Evite óleos derivados de nozes de árvores, se você tiver alergia a nozes.

Sensibilidade da pele

Os óleos essenciais têm o potencial de irritar a pele. Evite usar óleos essenciais em áreas sensíveis, como os olhos, ouvidos e boca. Não os aplique em pele ferida, inflamada ou irritada.

Você pode verificar alergias potenciais na pele fazendo um teste de contato, antes de usar qualquer óleo carreador ou óleo essencial. Para realizar um teste de contato, aplique uma pequena quantidade do óleo diluído no pulso interno ou abaixo da orelha. Espere 24 horas para ver se ocorre alguma irritação.

Certos óleos cítricos podem causar fotossensibilidade, quando a pele é exposta ao sol após o uso. Além disso, evite usá-los em áreas da pele que serão expostas ao sol dentro de 12 horas.

Benefícios dos óleos essenciais

Embora mais pesquisas sejam necessárias, os óleos essenciais têm uma riqueza de benefícios comprovados para a saúde. Eles são uma forma acessível, versátil e conveniente de melhorar sua saúde e qualidade de vida.

Você pode usá-los para aliviar a dor e cãibras, melhorar a saúde respiratória e tratar condições da pele. Eles também aliviam a congestão, promovem padrões saudáveis de sono e melhoram o humor.

A seguir, apresentamos os benefícios de alguns óleos essenciais amplamente conhecidos:

Lavanda. As propriedades sedativas do óleo de lavanda o tornam útil para acalmar emoções e preocupações físicas, como lesões leves na pele, cãibras e congestão nasal. Além disso, o óleo de lavanda também é utilizado para aliviar ansiedade, dores de cabeça e insônia.

Melaleuca. Os benefícios do óleo de melaleuca superam o seu forte cheiro medicinal. Este óleo é um item básico para cuidados com a pele e ajuda a tratar acne, fungos nas unhas e verrugas.

Hortelã-pimenta. O óleo de hortelã-pimenta é um óleo potente usado para melhorar a função respiratória e aliviar a congestão nasal. Também possui propriedades que ajudam na digestão. O aroma estimulante da hortelã-pimenta pode aliviar náuseas e melhorar a função cerebral.

Laranja. O óleo de laranja pode aliviar a ansiedade e o estresse. Este óleo essencial pode acalmar o sistema nervoso e promover um fluxo linfático saudável. Entretanto, caso haja exposição solar, este óleo essencial à base de cítricos pode resultar em queimaduras na pele.

Limão. Este óleo é usado para aumentar a imunidade, circulação e fluxo linfático. Suas propriedades antibacterianas e antivirais o tornam útil no tratamento de condições da pele, como picadas de insetos, furúnculos e espinhas. No entanto, assim como o óleo de laranja, o óleo de limão pode causar fotossensibilidade na pele.

Conclusão

Os óleos essenciais oferecem uma variedade de benefícios para a saúde, desde cuidados com a pele até o alívio do estresse. A maneira mais comum de usá-los é inalando-os, seja diretamente do frasco ou usando um difusor ou um umidificador.

Você também pode diluir os óleos essenciais com um óleo carreador e aplicá-los diretamente na pele. Ou você pode ser criativo e adicionar a mistura a um sabonete líquido, shampoo ou banho.

Lembre-se sempre de usar os óleos essenciais com cuidado, especialmente se você estão começando. Além disso, esteja atento a quaisquer reações adversas e esteja ciente da potência.

Deixe um comentário