Como se livrar dos ratos: descubra as 7 maneiras

Como se livrar dos ratos
BANNER-25-DESCONTO-Lavanda
Como se livrar dos ratos

Visão Geral

Os ratos deslocam-se para as residências humanas em busca de alimento, aconchego ou refúgio. Sua reprodução é veloz, e eles têm a capacidade de disseminar enfermidades. Muitas vezes, causam danos ao roer fios, livros e brinquedos; ou ao entrar em armários e estragar alimentos roendo sacos de armazenamento e, até mesmo, recipientes de plástico. Além de tudo isso, os ratos deixam rastros de urina e fezes, que contêm bactérias e vírus.

Portanto, com todos esses malefícios que os ratos podem trazer, continue lendo para descobrir como se livrar deles (se você os tiver na sua casa) e como prevenir uma infestação (se não os tiver).

7 dicas para se livrar dos ratos

Os ratos podem passar por espaços apertados, devido ao seu tamanho reduzido. Rachaduras, mesmo pequenas, com 1/4 de polegada por exemplo, precisam ser vedadas. Se você tiver ratos na sua casa, conhecer os locais preferidos deles o ajudará a se livrar deles mais rapidamente. Além disso, as pelotas fecais que eles deixam para trás revelam onde estão. Por isso, mantenha a comida longe dessas áreas, e armazene tudo o que for comestível em recipientes à prova de roedores.

Uma vez que você esteja familiarizado com o paradeiro dos ratos, experimente uma das seguintes maneiras de se livrar deles.

1. Adote um gato

Se ninguém de sua família tiver alergia a gatos, adotar um felino pode ser a maneira mais fácil de se livrar dos ratos. Se um gato não for uma opção, compre areia de gato e espalhe-a nas áreas mais frequentadas pelos ratos. Isso pode funcionar como um dissuasor. Porém, apenas certifique-se de manter a areia de gato fora do alcance de crianças.

2. Use óleos essenciais

O forte cheiro do óleo de hortelã-pimenta e do óleo de cravo parece repelir os ratos. Pensando nisso, sature bolas de algodão com esses óleos essenciais, e coloque-as em áreas que atraem os ratos, como gavetas, armários e entradas de casa. Embora o cheiro por si só não seja suficiente para se livrar completamente dos ratos, isso pode funcionar em conjunto de outros métodos.

3. Armadilhas humanas

As armadilhas humanas mantêm os ratos vivos, para que você possa libertá-los. Coloque armadilhas nas áreas de sua casa mais frequentadas pelos ratos, e verifique-as todas as manhãs. Geralmente, os roedores saem à procura de alimento durante a noite. Exemplos de petiscos saborosos para atrair os ratos são: manteiga de amendoim, queijo e pipoca com manteiga.

Entretanto, certifique-se de libertar qualquer rato que você capture a, pelo menos, um quilômetro de distância de sua casa; e, de preferência, não em uma área habitada. Além do mais, não toque nos ratos diretamente, a fim de evitar possíveis doenças que eles possam estar carregando.

4. Experimente uma solução de pimenta ardida

Isca envenenada pode parecer uma solução fácil, mas também pode ser arriscada. O veneno pode adoecer animais de estimação e crianças da sua casa. Portanto, é mais seguro ficar com iscas e tratamentos não venenosos. Experimente uma solução concentrada de pimenta ardida. Pulverize-a em locais fora do alcance de crianças e animais de estimação, mas onde os ratos costumam visitar, como embaixo do fogão ou atrás de armários.

5. Construa sua própria armadilha humana

Se você é habilidoso, tente construir suas próprias armadilhas vivas e fáceis de usar, com itens domésticos:

  • Balde, vara e copo de plástico: Espete o copo com a vara, e coloque a construção de copo e vara na parte superior aberta do balde. Espalhe um pouco de manteiga de amendoim no copo, como isca. O rato deverá correr para o copo e, em seguida, cair no balde. Liberte o rato de manhã. Repita conforme necessário.
  • Vidro e moeda: Usando um copo grande com manteiga de amendoim espalhada no interior, equilibre um lado sobre uma moeda em pé. Quando o rato entrar em busca da manteiga de amendoim, ele deverá derrubar a moeda e ficar preso dentro do copo. Repita conforme necessário.

6. Preencha os espaços com lã de aço

Preencha os espaços apertados em que os ratos gostam de se esconder com lã de aço. A lã de aço é impossível e desagradável de roer, e vai criar um dissuasor natural para os pequenos invasores.

7. Tape com fita adesiva

Depois de identificar alguns dos pontos de entrada usados pelos ratos, como embaixo da pia, ao redor dos canos, ou na parte de trás dos armários onde há fios, cubra-os com fita adesiva.

Para uma infestação grave

A captura humanitária é a melhor opção. Em geral, as armadilhas são mais preferidas do que as iscas envenenadas, pois são menos perigosas para crianças e animais de estimação. Mas se você estiver lidando com uma infestação grave que possa colocar sua família em risco, considere o uso de armadilhas de mola, ou chame uma empresa profissional de controle de pragas, pois ela pode realizar a tarefa mais rapidamente para você.

Doenças transmitidas por ratos

Os ratos são pequenos e fofos. Inclusive, alguns indivíduos chegam a tê-los como pets. No entanto, a razão pela qual você não quer que eles entrem em sua casa é por causa das doenças que eles carregam. Estas incluem:

Síndrome pulmonar por hantavírus e coriomeningite linfocítica: Inalar poeira que contenha urina e fezes de rato pode causar essas doenças nos sistemas respiratório e neurológico.

Durante suas visitas noturnas, os ratos deixam urina e fezes por onde passam. É por isso que você precisa limpar minuciosamente qualquer área por onde os ratos possam percorrer. Se encontrar uma área com muitas fezes, use uma máscara e luvas para limpá-la, e lave bem as mãos depois.

O contato direto e, menos frequentemente, mordidas de ratos também podem espalhar essas doenças.

Leptospirose: Esta doença infecciosa causada por bactérias pode se espalhar ao beber água que contenha vestígios de urina de animais infectados. Os animais de estimação também podem estar em risco dessa doença. Por isso, se você tiver ratos na sua casa, remova a tigela de água do seu animal de estimação durante a noite, e limpe-a diariamente.

Salmonelose: Causada por bactérias, a salmonelose pode afetar qualquer pessoa, mas crianças com menos de 5 anos têm risco maior. Ela se transmite por meio das fezes de rato.

Peste, tifo e varíola (infecções riquetsiais): Pulgas e ácaros de ratos podem espalhar essas doenças. Embora existam tratamentos disponíveis, é melhor prevenir essas doenças evitando o contato direto com os ratos e suas fezes.

Prevenção de futuras infestações

A melhor maneira de evitar infestações de ratos é mantendo sua casa limpa. Aqui estão algumas dicas:

  • Estabeleça regra de que todas as refeições acontecem à mesa.
  • Armazene alimentos, como grãos, sementes, feijão e farinha, em recipientes de vidro ou metal.
  • Limpe superfícies de refeições e culinária no final do dia. Aspire quaisquer migalhas de comida que caiam no chão, sob móveis e ao redor de eletrodomésticos.
  • Retire a tigela de comida do seu animal de estimação após as refeições, e feche bem os sacos de comida para animais.

Conclusão

Os ratos podem transmitir doenças, por isso aja rapidamente. Afinal, quanto mais você deixar esse problema para depois, maior será o desafio de controlar uma invasão de ratos na sua casa; uma vez que a taxa de reprodução desses roedores se tornará cada vez maior e mais rápida. Portanto, use armadilhas e medidas de dissuasão para tornar sua casa livre de ratos o mais rápido possível.

Dependendo da gravidade da infestação, pode levar de um dia a algumas semanas para livrar sua casa de ratos. Durante o período de captura, certifique-se de limpar minuciosamente todas as superfícies por onde os ratos possam passar durante a noite, para minimizar os riscos à saúde.

Deixe um comentário