Como tratar uma tosse seca de forma natural e medicinal

Como se livrar da tosse seca
BANNER-25-DESCONTO-Lavanda

Vários remédios caseiros ou medicamentos de venda livre (MVC) podem ajudar a aliviar a tosse seca. No entanto, é melhor procurar um médico para identificar a causa, a fim de determinar o melhor tratamento.

Como se livrar da tosse seca

Tosse é um sintoma de irritação no sistema respiratório superior, bem como um mecanismo de defesa natural. Você pode ter uma tosse produtiva (úmida) ou uma tosse seca que não produz muco.

Ambos os tipos de tosse podem ocorrer em crianças e adultos. As opções de tratamento incluem remédios caseiros e medicamentos prescritos, para aliviar e eliminar as causas da tosse seca.

Continue lendo para saber mais sobre tratamentos médicos e naturais para tosse seca, bem como o que pode causá-la.

Tratamento médico para tosse seca

Tosses secas podem ser desconfortáveis. No entanto, há uma variedade de medicamentos de venda livre disponíveis na sua farmácia local, que podem ajudar a aliviar a tosse.

Descongestionantes

Descongestionantes são medicamentos de venda livre, que tratam a congestão no nariz e nos seios da face.

Quando você contrai um vírus, como o resfriado comum, os descongestionantes vão contrair os vasos sanguíneos do nariz; podendo reduzir o inchaço e facilitar a respiração. Eles também podem diminuir a produção de muco pós-nasal.

Vários tipos de descongestionantes estão disponíveis, como:

  • pseudoefedrina
  • oximetazolina
  • fenilefrina

Se você estiver procurando um medicamento contra resfriado para seu filho, nunca dê um que é destinado a adultos. Em vez disso, escolha um medicamento de venda livre formulado especificamente para crianças, e siga as instruções do fabricante – ou consulte um médico.

Supressores de tosse e expectorantes

Existem dois tipos de medicamentos de venda livre para tosse: supressores de tosse e expectorantes.

Supressores de tosse (antitússicos): Esses medicamentos diminuem a sua tosse, ao bloquear o reflexo do sintoma. Isso é útil para tosse seca que é dolorosa, ou que o mantém acordado à noite. O principal medicamento de venda livre para supressão de tosse é a dextrometorfano.

Expectorantes: Destinados à tosse úmida, esses medicamentos afinam o muco localizado em suas vias aéreas, para que você possa tossi-lo com mais facilidade. A guaifenesina é o expectorante de venda livre mais utilizado.

Medicamentos prescritos

Se os tratamentos de venda livre não ajudarem a aliviar a tosse, consulte um médico. Dependendo da condição subjacente que está causando a tosse, um médico pode prescrever:

  • um antialérgico oral para alergias sazonais
  • corticosteroides inalados para asma
  • antibióticos para infecções
  • inibidores de ácido para refluxo ácido

Remédios caseiros e tratamentos naturais para tosse seca

Alguns desses remédios caseiros não foram extensivamente estudados ou comprovados como eficazes. Em vez disso, a maioria do suporte é anedótico. Além disso, vale reforçar também que nem todos esses remédios caseiros para tosse seca são apropriados para bebês e crianças.

Pastilhas para tosse de mentol

Pastilhas para tosse de mentol estão disponíveis na maioria das farmácias. Essas pastilhas medicadas contêm compostos da família da hortelã. Elas têm um poderoso efeito refrescante que acalma os tecidos irritados, relaxando o reflexo da tosse.

Dito isso, é uma boa ideia usá-las com moderação. Inclusive, há pesquisas sugerindo que o uso excessivo de pastilhas para tosse de mentol pode, na verdade, piorar a tosse.

Umidificador

O umidificador é um aparelho que adiciona umidade ao ar; pois o ar seco, comum em casas aquecidas, pode irritar os tecidos da garganta inflamada.

Usar um umidificador no seu quarto durante a noite pode ajudar a: soltar o muco; facilitar a respiração; e, torná-lo mais confortável durante o sono.

Para crianças pequenas, use um umidificador de névoa fria. Umidificadores que usam elementos de aquecimento e água quente podem queimar uma criança, se forem derrubados.

Sopa, caldo, chá ou outra bebida quente

Líquidos quentes, como sopa e chá, ajudam a adicionar umidade, enquanto proporcionam alívio imediato para gargantas doloridas e arranhadas.

Líquidos quentes também ajudam a mantê-lo hidratado, o que é essencial para o processo de cicatrização.

Em geral, se você tem tosse seca, os líquidos são seus amigos. Manter-se hidratado ajuda a garantir que a garganta fique úmida, a fim de se curar adequadamente. Além disso, procure beber pelo menos 8 copos de água por dia – porém, mais é melhor.

Mel

O mel tem propriedades anti-inflamatórias, que podem ajudar a reduzir a inflamação na garganta; bem como dissolver o muco a fim de acalmar a garganta dolorida.

Para isso, experimente adicionar mel a uma xícara de chá quente, ou água morna com limão. Ou, simplesmente, coma uma colher toda vez que a tosse retornar.

Ademais, uma revisão de 2018 descobriu que o mel era tão eficaz quanto a difenidramina, usada no Benadryl, para crianças com tosse. No entanto, não foi tão eficaz quanto a dextrometorfano, usado em Delsym e Robitussin.

Gargarejo com água salgada

A água salgada acalma os tecidos inflamados e promove a cicatrização. O sal também pode matar as bactérias localizadas na boca e na garganta.

Além do mais, um descobriu que fazer gargarejo com água salgada três vezes ao dia reduziu a duração de uma tosse em 2,4 dias. Além disso, esse método, segundo o estudo, reduziu a duração da rouquidão vocal, espirros e nariz entupido.

Para fazer um gargarejo com água salgada, misture meia colher de chá de sal com 240 ml de água morna, e dê um gole. Incline a cabeça para trás e faça gargarejo suavemente por 30 segundos; depois, cuspa. E lembre-se: nunca engula água salgada.

Ervas

Diversas plantas possuem propriedades anti-inflamatórias, as quais podem auxiliar na diminuição da inflamação da garganta.

As ervas também estão repletas de antioxidantes, que podem fortalecer o seu sistema imunológico.

As ervas usadas para tratar a tosse seca são:

Você pode adicionar ervas à sua dieta, fazendo chás com elas; ou adicionando-as às suas receitas favoritas. Você também pode procurar suplementos e extratos na loja de produtos naturais da sua cidade.

Inalação de vapor

Assim como a água as bebidas quentes, o vapor da água quente pode ajudar a umedecer os tecidos secos e irritados das suas passagens nasais, bem como da garganta. Também pode aliviar a irritação da garganta, reduzindo a tosse.

Para aplicar este método de inalação a vapor, aqueça a água no micro-ondas ou no fogão. Em seguida, despeje a água em uma tigela. Coloque uma toalha sobre a cabeça e a tigela, e inspire lentamente o ar quente e úmido por 2 a 3 minutos.

Você também pode tomar um banho quente, e inspirar o vapor enquanto toma banho. Se não precisar do banho, mas quiser o vapor, feche a porta do banheiro, ligue o chuveiro quente e deixe o vapor se acumular. Depois, inspire profundamente o ar úmido.

Bromelina

A bromelina é uma enzima encontrada no abacaxi. Ela tem poderosas propriedades anti-inflamatórias que podem ajudar a reduzir o inchaço e a irritação na garganta.

A bromelina também pode ajudar a dissolver o muco. É possível obter uma pequena quantidade de bromelina ao consumir um copo de suco de abacaxi. Porém, muitas pessoas preferem tomar suplementos, que têm uma concentração muito maior.

Vitaminas

As vitaminas são compostos orgânicos dos quais seu corpo precisa para funcionar adequadamente. Diferentes vitaminas têm diferentes finalidades. Por exemplo, a vitamina C tem uma função significativa no seu sistema imunológico.

Para obter o máximo benefício, procure um multivitamínico na sua farmácia local.

Probióticos

Os probióticos são bactérias saudáveis, ​​tomadas sob a forma de suplemento, que podem melhorar a sua flora intestinal. Eles não ajudam a aliviar a tosse diretamente, mas um equilíbrio saudável de bactérias mantém o seu intestino saudável, fortalecendo o seu sistema imunológico para que você possa combater infecções.

Dieta

Você pode pensar que a comida só irrita o seu estômago ou sistema gastrointestinal. Todavia, alguns alimentos podem ser responsáveis pela tosse seca.

Por exemplo, uma tosse pode ser um sintoma de alergias alimentares. Por isso, se você tiver uma tosse seca após comer um certo tipo de alimento, evite o alimento por um tempo para ver se a tosse para.

O refluxo ácido também pode causar uma tosse seca. Alimentos ricos em gordura e alimentos ácidos, como tomates, são frequentemente responsáveis pelo refluxo ácido. Chocolate, cafeína e alimentos apimentados também podem piorar os sintomas de refluxo ácido, como uma tosse seca.

Evite elementos irritantes no ambiente

Quando elementos irritantes entram no seu sistema respiratório, eles podem desencadear o reflexo da tosse e retardar o processo de cicatrização. Elementos irritantes comuns são: fumaça, pólen ou perfumes.

Para isso, considere adotar estas medidas a fim de tornar o seu ambiente menos irritante:

  • Use um purificador de ar: Purificadores de ar ajudam a limpar o ar de alérgenos e elementos irritantes, como poeira, pólen e pelos de animais.
  • Umidificador de névoa fria: O ar seco externo ou da sua casa pode irritar a tosse. Inclusive, o ar quente é especialmente irritante para tosse. Entretanto, um umidificador adiciona umidade de volta ao ar, ajudando a manter suas passagens nasais lubrificadas.
  • Elimine a fumaça: Fumaça de cigarros, canetas de vaporização ou maconha pode irritar a garganta e piorar uma tosse seca.

O que causa tosse seca?

Na maioria das vezes, uma tosse seca é o resultado de um vírus. Não é incomum que uma tosse seca continue por semanas, após um resfriado ou gripe.

A temporada de resfriados e gripes é agravada pelo fato de que os sistemas de aquecimento doméstico podem causar ar seco. A respiração de ar seco pode irritar a garganta e prolongar o tempo de cicatrização.

Outras causas comuns de tosse seca são:

  • asma
  • transtorno de refluxo gastroesofágico (DRGE)
  • gotejamento pós-nasal
  • alergias e irritantes no ar
  • tosse convulsa (coqueluche)

Além do mais, a tosse seca também é um dos sintomas mais comuns da COVID-19. Além disso, medicamentos inibidores da enzima conversora da angiotensina (ECA) podem causar tosse seca crônica, em cerca de 3,9% a 35% das pessoas, dependendo da população.

Entretanto, raramente, uma tosse seca persistente pode ser o resultado de uma condição mais séria, como fibrose pulmonar ou câncer de pulmão.

Perguntas frequentes

Qual é a maneira mais rápida de curar uma tosse seca?

Não há necessariamente uma solução rápida para uma tosse seca. A duração dela pode depender da causa e do tratamento que você tenta. Se você acha que os remédios naturais não estão agindo rápido o suficiente, consulte um médico para uma avaliação.

O que reduz uma tosse seca?

Há muitas coisas que você pode tentar, para obter alívio de uma tosse seca. Você pode beber chá com mel em casa, ou comprar um descongestionante de venda livre, por exemplo. Além disso, um médico pode prescrever medicamentos mais fortes, se necessário.

Como posso parar uma tosse seca à noite?

Você pode usar muitos dos mesmos remédios caseiros ou tratamentos médicos. Alguns medicamentos de venda livre e prescritos podem ser especificamente destinados à tosse noturna. Além disso, caso o refluxo ácido for a causa, inclinar a cabeceira da cama para uma posição mais alta que o estômago pode ajudar, pois essa posição fará com que o ácido estomacal recue para o estômago enquanto você dorme.

Conclusão

Uma tosse seca é, geralmente, um sintoma de um vírus, embora possa ser causada por outras condições.

Na maioria dos casos, você pode tratar uma tosse seca em casa, com medicamentos de venda livre ou remédios caseiros, como um umidificador e gargarejo com água salgada.

No entanto, consulte um médico se a tosse: durar mais de 2 meses; piorar; ou, for acompanhada de outros sintomas.

Deixe um comentário