Como fazer chá de lavanda

Como fazer chá de lavanda
BANNER-25-DESCONTO-Lavanda

Após um dia longo e desgastante, pode ser tentador buscar um copo de vinho ou o aroma calmante da lavanda. Embora haja evidências de que um copo de vinho tinto possa oferecer alguns benefícios, a lavanda, uma erva que você pode cultivar em seu jardim, pode ajudar a aliviar a ansiedade e relaxar a mente – tudo sem a ressaca

A lavanda, ou Lavandula angustifolia, é uma das flores mais comuns, cujos óleos essenciais são usados na aromaterapia devido às suas propriedades relaxantes. Além do mais, ela é frequentemente elogiada por seus efeitos calmantes na mente, ainda mais quando usada como auxílio para dormir. Inclusive, algumas pesquisas descobriram que ela pode ser benéfica para ajudar os insones a obterem o sono tão necessário. Além disso, chefs frequentemente utilizam o mel de lavanda ou usam as pétalas para enfeitar saladas.

Embora o extrato de lavanda possa ser vendido como suplemento de saúde nos Estados Unidos, não é aprovado para tratar condições específicas.

Como fazer chá de lavanda

Prepare você mesmo

A forma mais comum de consumir lavanda é fazendo um chá com seus botões. Ferver os botões de lavanda para fazer um chá ajuda a liberar os óleos e aromas. Existem alguns estudos pequenos que sugerem que inalar seu aroma pode levar a um sono melhor (1, 2).

Como fazer

Preparar seu próprio chá de lavanda é bastante fácil:

  1. Ferva 240 ml de água.
  2. Coloque 4 colheres de chá de botões de lavanda fresca em uma bola de chá ou sachê.
  3. Coloque a bola de chá e a água em uma xícara de chá.
  4. Deixe em infusão por 10 minutos.
  5. Aproveite!

Experimente cultivar um pouco em seu jardim, e prepare uma xícara antes de dormir para um sono tranquilo. Se botões de lavanda fresca não estiverem disponíveis, botões secos também funcionam.

Nota: Nunca tente fazer chá de lavanda com óleo essencial. Isso pode ser extremamente perigoso.

Lavanda e suas diversas habilidades

Entre as coisas positivas às quais a lavanda tem sido associada está na melhoria da saúde mental, incluindo o auxílio no alívio da ansiedade, depressão e insônia (3, 4, 5).

Há também algumas evidências de que a lavanda pode tratar aftas, bem como a condição de queda de cabelo, a alopecia, e ser usada em um banho para tratar distúrbios de circulação (6, 7, 8).

Quem deve evitar a lavanda

Os Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos alertam sobre seu uso para mulheres grávidas, pois pouco se sabe sobre sua segurança durante a gravidez ou amamentação (9).

Além disso, um estudo descobriu que alguns meninos jovens que usaram lavanda desenvolveram ginecomastia, ou aumento do tecido mamário. Quando esses meninos pararam de consumir lavanda, a condição desapareceu (10, 11).

Ademais, pessoas com pele sensível ou alergias devem consultar seu médico antes de usar lavanda, pois pode desencadear uma reação alérgica. (9, 12, 13).

Deixe um comentário