12 Benefícios do Chá de Hortelã-Pimenta já comprovados pela ciência

Chá hortelã-pimenta
BANNER-25-DESCONTO-Lavanda
O chá de hortelã-pimenta é naturalmente adocicado e isento de cafeína. Pode estar associado a benefícios para a saúde, incluindo a melhoria da digestão, o aumento do foco e o alívio de enxaquecas.
Chá hortelã-pimenta

A hortelã-pimenta (Mentha × piperita) é uma erva aromática da família da menta, cujo cruzamento é entre a hortelã-da-água e a hortelã-verde (1).

Originária da Europa e da Ásia, ela tem sido usada por milhares de anos devido ao seu sabor agradável e mentolado, e aos benefícios para a saúde.

A hortelã-pimenta é usada como aromatizante em balas, doces e outros alimentos. Além disso, muitas pessoas consomem a hortelã-pimenta como chá refrescante e sem cafeína.

As folhas de hortelã-pimenta contêm vários óleos essenciais, incluindo mentol, mentona e limoneno (2).

O mentol confere à hortelã-pimenta suas propriedades refrescantes e um aroma inconfundivelmente mentolado.

Embora o chá de hortelã-pimenta seja frequentemente consumido pelo seu sabor, ele pode também ter vários benefícios para a saúde. O próprio chá raramente foi estudado cientificamente, mas os extratos de hortelã-pimenta, sim.

Aqui estão 12 benefícios comprovados pela ciência do chá de hortelã-pimenta e dos seus extratos.

1. Pode aliviar problemas digestivos

A hortelã-pimenta tem o potencial de aliviar sintomas do sistema digestivo, tais como: desconforto por gases, inchaço e indigestão.

Pesquisas com animais sugerem que a hortelã-pimenta tem propriedades relaxantes para o sistema digestivo e podem proporcionar alívio da dor. Ela também impede que os músculos lisos se contraiam, o que pode aliviar espasmos no intestino (3).

Uma revisão de 2014 de 9 estudos, envolvendo 726 pessoas com síndrome do intestino irritável (SII) tratadas com óleo de hortelã-pimenta por, pelo menos, 2 semanas, concluiu que a hortelã-pimenta proporcionou alívio significativamente melhor dos sintomas do que um placebo (4).

Em um estudo com 72 pessoas com SII, cápsulas de óleo de hortelã-pimenta reduziram os sintomas da SII em 40%, após 4 semanas, em comparação com apenas 24,3% com placebo (5).

Além disso, em uma revisão de 14 ensaios clínicos, com quase 2.000 crianças, a hortelã-pimenta reduziu a frequência, a duração e a gravidade da dor abdominal (6).

Além disso, outro estudo mostrou que o cheiro do óleo de hortelã-pimenta reduziu a incidência de náuseas e vômitos, diminuindo a gravidade da náusea em pessoas submetidas à quimioterapia (7).

Embora não haja estudos sobre o chá de hortelã-pimenta e a digestão, é possível que o chá possa ter efeitos semelhantes.

2. Pode ajudar a aliviar dores de cabeça tensionais e enxaquecas

Visto que a hortelã-pimenta age como relaxante muscular e analgésico, ela pode diminuir certos tipos de dores de cabeça (8).

O mentol do óleo de hortelã-pimenta aumenta o fluxo sanguíneo, proporcionando uma sensação refrescante e, possivelmente, aliviando a dor (9).

Em um estudo clínico randomizado de 2010, envolvendo 35 pessoas com enxaqueca, o óleo de hortelã-pimenta aplicado na testa e nas têmporas reduziu significativamente a dor após 2 horas, em comparação com um placebo (10).

Outro estudo descobriu que a administração de gotas de óleo de hortelã-pimenta no nariz reduziu a intensidade e a frequência das dores de cabeça, e foi tão eficaz quanto a lidocaína, um analgésico comum (11).

Embora o aroma do chá de hortelã-pimenta possa ajudar a relaxar os músculos e melhorar a dor de cabeça, não há evidências científicas que confirmem esse efeito. No entanto, a aplicação de óleo de hortelã-pimenta nas têmporas pode ser útil.

3. Pode refrescar o hálito

Existe um motivo pelo qual a hortelã-pimenta é um sabor comum em pastas de dente, enxaguantes bucais e gomas de mascar.

Além do seu cheiro agradável, a hortelã-pimenta tem propriedades antibacterianas que ajudam a eliminar os germes, os quais causam a placa dentária; podendo melhorar o hálito (12).

Em um estudo, pessoas que tinham passado por cirurgia na coluna e haviam recebido um enxaguatório feito com óleos de hortelã-pimenta, melaleuca e limão tiveram uma melhoria nos sintomas de mau hálito, em comparação com aquelas que não receberam os óleos (13).

Em outro estudo de 2013, estudantes do sexo feminino que receberam um enxaguatório bucal de hortelã-pimenta tiveram uma melhoria no hálito após 1 semana, em comparação com o grupo de controle (14).

Embora não haja evidências de estudos científicos de que beber chá de hortelã-pimenta tenha o mesmo efeito, de acordo com a ciência, os compostos da hortelã-pimenta melhoram o hálito.

4. Pode aliviar as vias aéreas congestionadas

A hortelã-pimenta tem propriedades antibacterianas, antivirais e anti-inflamatórias. Portanto, o chá de hortelã-pimenta pode aliviar as vias aéreas congestionadas em virtude das infecções, resfriados comuns e alergias (15).

Além disso, algumas pesquisas mais antigas demonstram que o mentol, um dos compostos ativos da hortelã-pimenta, melhora a percepção do fluxo de ar nas cavidades nasais. Portanto, o vapor do chá de hortelã-pimenta pode fazer você se sentir como se estivesse respirando mais facilmente (16).

Além disso, estudos antigos demonstraram que bebidas quentes, como caldo de galinha e chá, temporariamente aliviam os sintomas de congestão nasal, como coriza, tosse e dor de garganta. (17).

Embora o chá de hortelã-pimenta não tenha sido estudado quanto aos seus efeitos na congestão nasal, as evidências sugerem que ele pode ser útil.

5. Pode melhorar a energia

O chá de hortelã-pimenta tem o potencial de aumentar os níveis de energia e diminuir a sensação de fadiga.

Embora não haja estudos específicos sobre o chá de hortelã-pimenta, pesquisas demonstram que compostos naturais da hortelã-pimenta podem ter efeitos benéficos na energia.

Em um estudo, 24 jovens saudáveis experimentaram menos fadiga mental durante um teste cognitivo, quando receberam cápsulas de óleo de hortelã-pimenta (18).

Em outro estudo, a aromaterapia com óleo de hortelã-pimenta reduziu a incidência de fadiga de forma mais eficaz do que um placebo, em pessoas internadas em um centro cardiológico (19).

6. Pode ajudar a aliviar cólicas menstruais

Visto que a hortelã-pimenta age como relaxante muscular, ela pode aliviar cólicas menstruais (15).

Embora o chá de hortelã-pimenta não tenha sido estudado quanto a esse efeito, os compostos da hortelã-pimenta demonstram melhorar os sintomas.

Em um estudo com 127 mulheres que sofriam de dores menstruais, cápsulas contendo extrato de hortelã-pimenta demonstraram ser igualmente eficazes na redução da intensidade, bem como na duração da dor, em comparação com um medicamento anti-inflamatório não esteroide (20).

Embora sejam necessárias pesquisas adicionais, é possível que o chá de hortelã-pimenta possa ter efeitos semelhantes.

7. Pode ser benéfico contra infecções bacterianas

Embora não haja estudos sobre os efeitos antibacterianos do chá de hortelã-pimenta, o óleo de hortelã-pimenta mostrou ser eficaz na eliminação de bactérias (21).

Em um estudo, o óleo de hortelã-pimenta demonstrou a capacidade de eliminar e evitar o crescimento de bactérias comuns transmitidas por alimentos, como E. coli, Listeria e Salmonella, presentes em sucos de abacaxi e manga. (22).

O óleo de hortelã-pimenta também mata vários tipos de bactérias que causam doenças em seres humanos, incluindo Staphylococcus e bactérias ligadas à pneumonia (23).

Além disso, estudos indicam que a hortelã-pimenta reduz vários tipos de bactérias comuns da boca (12).

Além disso, o mentol também demonstrou atividade antibacteriana em alguns estudos mais antigos, os quais foram realizados em tubos de ensaio (24).

8. Pode melhorar o sono

O chá de hortelã-pimenta é uma escolha ideal antes de dormir, pois é naturalmente isento de cafeína.

Além disso, como relaxante muscular, a hortelã-pimenta pode ajudar você a relaxar antes de pegar no sono (15).

Embora não haja muitas evidências científicas de que a hortelã-pimenta melhore o sono.

No entanto, um estudo descobriu que inalar 3 gotas de óleo de hortelã-pimenta por dia, ao longo de um período de 7 dias, melhorou a qualidade do sono de pessoas com câncer (25).

Ainda assim, são necessários mais estudos de alta qualidade sobre os efeitos da hortelã-pimenta no sono.

9. Pode ajudar na perda de peso

O chá de hortelã-pimenta é naturalmente isento de calorias e tem um sabor agradavelmente doce, o que o torna uma escolha inteligente quando você está tentando perder peso.

Entretanto, há uma carência de estudos que investigam os impactos do chá de hortelã-pimenta sobre o peso.

Em um estudo realizado em 2013, com 13 pessoas saudáveis, o consumo de uma cápsula de óleo de hortelã-pimenta levou a uma redução no apetite, em comparação com aqueles que não consumiram hortelã-pimenta. (26).

Por outro lado, um estudo em animais mostrou que camundongos que receberam extratos de hortelã-pimenta ganharam mais peso do que o grupo de controle (27).

Portanto, mais pesquisas são necessárias sobre a relação da hortelã-pimenta com perda de peso.

10. Pode melhorar alergias sazonais

A hortelã-pimenta contém ácido rosmarínico, um composto vegetal encontrado no alecrim e em plantas da família da menta (28).

O ácido rosmarínico está relacionado à redução dos sintomas de reações alérgicas, como coriza, coceira nos olhos e asma (29).

Em um estudo de 2004, envolvendo 29 pessoas com alergias sazonais, aquelas que receberam um suplemento oral contendo ácido rosmarínico por 21 dias tiveram menos sintomas de coriza, coceira nos olhos e outros sintomas do que as que receberam um placebo (30).

Embora não se saiba se a quantidade de ácido rosmarínico encontrada na hortelã-pimenta é suficiente para afetar os sintomas de alergia, há alguma evidência de que a hortelã-pimenta pode aliviar as reações alérgicas.

Na verdade, em um estudo mais antigo com ratos, o extrato de hortelã-pimenta reduziu os sintomas alérgicos, como espirros e coceira no nariz (31).

11. Pode melhorar a concentração

Consumir chá de hortelã-pimenta pode aprimorar sua habilidade de concentração e foco.

Embora não existam estudos sobre os efeitos do chá de hortelã-pimenta na concentração, 2 estudos pequenos pesquisaram esse efeito benéfico do óleo de hortelã-pimenta, seja por ingestão ou inalação.

Em um estudo, 24 adultos jovens tiveram um desempenho significativamente melhor em testes cognitivos, quando receberam cápsulas de óleo de hortelã-pimenta (18).

Em outro estudo mais antigo, cheirar o óleo de hortelã-pimenta melhorou a memória e a alerta, em comparação com o ylang-ylang, que é outro óleo essencial popular (32).

12. Fácil de adicionar à sua dieta

O chá de hortelã-pimenta é delicioso e fácil de incluir na sua dieta.

Você pode comprá-lo em saquinhos de chá, em forma de folhas soltas ou, simplesmente, cultivar a sua própria hortelã-pimenta.

Para fazer o seu próprio chá de hortelã-pimenta:

  1. Leve 2 xícaras (473 mililitros) de água para ferver.
  2. Apague o fogo e coloque algumas folhas de hortelã-pimenta rasgadas na água.
  3. Em seguida, cubra e permita que as folhas infundam por 5 minutos.
  4. Coe o chá e beba.

Como o chá de hortelã-pimenta é naturalmente isento de cafeína, você pode bebê-lo a qualquer hora do dia.

Aproveite-o como um mimo após as refeições, para auxiliar na digestão; à tarde para aumentar os seus níveis de energia; ou, antes de dormir para ajudá-lo a relaxar.

Conclusão

O chá de hortelã-pimenta e os compostos naturais encontrados nas folhas dela podem beneficiar a sua saúde de várias maneiras.

Embora as pesquisas sobre o chá de hortelã-pimenta sejam limitadas, vários estudos destacam os benefícios do óleo e dos extratos de hortelã-pimenta.

A hortelã-pimenta pode ajudar a melhorar a digestão, refrescar o hálito e aumentar a concentração.

Além disso, esta erva tem propriedades antibacterianas, bem como pode melhorar os sintomas de alergias, dores de cabeça e vias aéreas congestionadas.

O chá de hortelã-pimenta é uma bebida deliciosa, naturalmente adocicada e livre de cafeína, que pode ser consumida com segurança a qualquer hora do dia.

Deixe um comentário