Usando aromaterapia para aliviar a dor da enxaqueca

Aromaterapia para enxaqueca
BANNER-25-DESCONTO-Lavanda
Aromaterapia para enxaqueca

A aromaterapia é o uso de extratos de plantas cujo objetivo é promover um corpo e mente mais saudáveis. Os extratos, ou “óleos essenciais”, podem se tornar agentes medicinais para diversos tipos de doenças. Você pode aplicá-los no corpo ou ingeri-los como uma alternativa mais natural para combater o estresse e a dor. Continue lendo para saber mais.

O que São Enxaquecas?

As enxaquecas diferem das dores de cabeça comuns em termos da intensidade da dor e dos efeitos colaterais presentes. Com dores de cabeça típicas, geralmente você pode tomar um medicamento de venda livre e a pulsação diminuirá em poucos minutos ou em algumas horas.

Isso, muitas vezes, não é o que acontece com as enxaquecas. Em vez disso, as enxaquecas podem ser debilitantes e podem causar náuseas, sensibilidade à luz e dormência muscular. São dores de cabeça graves e amplificadas que podem durar de uma hora a vários dias.

Mais de 36 milhões de americanos sofrem de enxaquecas, e aproximadamente 73% deles são mulheres. As enxaquecas afetam principalmente pessoas entre 15 e 55 anos, embora de 5% a 10% de todas as crianças também experimentem enxaquecas. As enxaquecas podem ser hereditárias. Você tem mais chances de ter enxaquecas se tiver histórico genético delas.

Quais São os Sintomas de uma Enxaqueca?

Os sintomas de enxaqueca são o seguinte:

  • Pessoas com enxaqueca frequentemente relatam auras, que são semelhantes ao que você vê após um flash de câmera, em sua visão. A aura muitas vezes se torna grande o suficiente para bloquear a capacidade de ver. Essa sensação dura em torno de 20 a 60 minutos.
  • Ao contrário da dor generalizada de uma dor de cabeça comum, a dor de uma enxaqueca geralmente é limitada a um lado da cabeça ou ao lobo frontal.
  • Pode haver uma sensação de formigamento em seus braços e pernas. A sensação geral é semelhante a um músculo “adormecido” quando você não o move por um tempo.
  • Você pode experimentar afasia, ou dificuldade em sua fala e habilidades de comunicação. Isso geralmente desaparece logo após o término da enxaqueca.

O Que Pode Causar uma Enxaqueca?

As enxaquecas podem ser causadas por:

  • Estresse
  • Luz solar
  • Dieta
  • Desidratação
  • Baixo nível de açúcar no sangue
  • Mudanças hormonais, especialmente em mulheres
  • Hábitos de sono inadequados
  • Jet lag (descompensação de fuso horário)

Como São Diagnosticadas as Enxaquecas?

Infelizmente, os médicos não podem usar exames de sangue para determinar se você está ou será afetado por enxaquecas. Você deve marcar uma consulta com seu médico se estiver tendo enxaquecas inesperadas ou frequentes; pois ele pode lhe fornecer um diagnóstico oficial, garantindo que suas enxaquecas não sejam resultado de uma condição médica subjacente.

Seu médico avaliará seu histórico familiar e seus sintomas para dar um diagnóstico. Pode ser benéfico manter um registro de seus sintomas, o que pode ajudar seu médico a entender sua condição.

Como a aromaterapia pode ser usada para aliviar enxaquecas?
Embora não haja evidências conclusivas de que os óleos essenciais tratarão as enxaquecas, algumas pesquisas demonstram um possível efeito positivo.

Óleo de Lavanda

Em um estudo publicado no European Journal of Neuroscience, 47 pessoas com enxaqueca foram divididas em grupos de caso e grupos de controle. As pessoas do grupo de caso inalaram óleos essenciais de lavanda por 15 minutos, enquanto que as pessoas do grupo de controle inalaram parafina pelo mesmo período de tempo. Todos os participantes registraram a gravidade de sua dor a cada 30 minutos durante duas horas.

Das 129 enxaquecas no total, 92 responderam ao cheiro de lavanda, enquanto o grupo de controle teve menos de 50% de resposta à parafina. Os pesquisadores concluíram que inalar lavanda pode ser um tratamento seguro para o manejo das enxaquecas.

Você pode usar o óleo de lavanda para obter alívio de várias maneiras. Por exemplo, você pode manter uma garrafa de óleo essencial de lavanda em seu armário e em sua bolsa. Isso permitirá que você o tenha à mão quando sentir uma enxaqueca chegando. Outra alternativa é borrifar em seu travesseiro o óleo de lavanda. O sono ruim pode desencadear uma enxaqueca, e o aroma de lavanda pode mantê-lo relaxado permitindo que você tenha uma noite de sono melhor.

Óleo de Hortelã-Pimenta

O óleo essencial de hortelã-pimenta também pode ser um recurso valioso. Além disso, o hortelã-pimenta é considerado um dos principais óleos para aliviar dores de cabeça leves devido às suas propriedades relaxantes.

Outros óleos altamente eficazes no combate às dores de cabeça incluem manjericão, gaultheria e ylang-ylang.

Você pode incorporar o hortelã-pimenta, ou outros óleos essenciais, da seguinte maneira:

  • Adicionando algumas gotas desses óleos essenciais à água do seu banho e desfrutando este momento em um ambiente com pouca luz;
  • Aplicando algumas gotas nos dedos indicadores e massageando suavemente as têmporas e a parte de trás da cabeça;
  • Colocando algumas gotas em um difusor de óleo para dispersar o aroma no ambiente.

Quando estiver tomando um banho ou usando um difusor, é recomendável manter o espaço fechado para evitar a dispersão do aroma infundido com óleo essencial.

Outras Maneiras de Limitar ou Reduzir as Enxaquecas

Assim como ocorre com qualquer tipo de cefaleia, pode ser desafiador prever quando uma enxaqueca irá retornar. O que você pode fazer é tentar minimizar ao máximo os sintomas e evitar os desencadeadores.

Experimente estes métodos para prevenir enxaquecas:

  • Mantenha um registro de suas atividades, alimentação e qualidade do sono quando a enxaqueca se manifestar. Isso o ajudará a identificar as possíveis causas.
  • Comece a incorporar regularmente óleos essenciais em sua rotina diária, mesmo antes do início de uma enxaqueca. Isso pode contribuir para acalmar seu corpo e reduzir o estresse de forma geral, não apenas quando ocorrer uma enxaqueca.
  • Mantenha uma programação de sono consistente.
  • Certifique-se de se manter bem hidratado.
  • Adote uma alimentação saudável.

Caso não consiga aliviar os sintomas da enxaqueca, agende uma consulta com seu médico. Juntos, vocês podem desenvolver um plano de tratamento personalizado capaz de reduzir ou aliviar os sintomas.

Deixe um comentário