Alecrim e seus benefícios à saúde

Alecrim: benefícios à saúde
BANNER-25-DESCONTO-Lavanda

Quais são os usos do alecrim?

O alecrim é uma erva amplamente adotada na gastronomia, principalmente para realçar o sabor dos pratos. Embora seu potencial culinário seja vasto, o alecrim também possui muitos benefícios para a saúde.

Alecrim: benefícios à saúde

O alecrim é um ingrediente culinário indispensável

O alecrim, ou Rosmarinus officinalis, cresce nativamente em climas quentes da Ásia e do Mediterrâneo. Suas fragrantes agulhas sempre-verdes têm uma variedade de cores, incluindo roxo, azul, rosa ou branco.

As folhas de alecrim são frequentemente usadas como tempero para alimentos, especialmente nas cozinhas mediterrâneas e italianas. Devido ao seu aroma adocicado, também podem ser adicionadas para dar sabor a carnes e sopas.

O alecrim também possui benefícios para a saúde

Há benefícios para a saúde que o alecrim pode proporcionar. No entanto, pesquisas são limitadas no momento, e a maioria dos estudos se concentra no uso de extratos em alta dose e óleo essencial de alecrim, que são completamente diferentes do alecrim consumido em pratos, como frango assado e batatas.

Compostos terapêuticos

O extrato de alecrim possui propriedades antioxidantes e antimicrobianas, devido aos constituintes químicos da planta. Esses compostos são classificados como ácidos fenólicos, flavonoides e diterpenoides.

Como aditivo alimentar natural, o alecrim é usado para prevenir a oxidação e contaminação em carnes e certos óleos, como carne bovina e suína. Um estudo de 2018 sugere que o alecrim pode ser um substituto útil para antioxidantes alimentares e bebidas sintéticos, devido à sua capacidade de retardar a deterioração.

Além disso, pesquisadores do mesmo estudo explicam que o uso terapêutico do alecrim, para a preservação de alimentos, depende do método de extração e concentração de compostos.

Aromaterapia

Estudos mostraram que o uso do óleo essencial de alecrim, como tratamento de aromaterapia, pode ser útil para melhorar o desempenho dos estudantes nos exames, bem como o desempenho cognitivo de pessoas com doença de Alzheimer.

Quando usado como parte do tratamento de massagem de aromaterapia, também pode ajudar a melhorar a dor nos nervos, além de proporcionar qualidade de vida de pessoas com diabetes.

Embora esses resultados sejam encorajadores, são necessárias mais pesquisas para entender completamente como a aromaterapia com alecrim pode beneficiar a saúde.

Pode ter benefícios cognitivos

Alguns estudos sugerem que a ingestão de alecrim pode beneficiar a saúde cognitiva. Por exemplo, um estudo de 2018 descobriu que beber água contendo extrato de alecrim teve efeitos benéficos no desempenho cognitivo de adultos saudáveis.

Um estudo mais antigo de 2013 indica que o extrato de folhas de alecrim pode ser capaz de tratar e prevenir a demência. Outro estudo anterior, em 2012, indicou que o alecrim pode melhorar a função cognitiva de pessoas mais velhas.

Essas descobertas sugerem que o alecrim pode melhorar o desempenho cognitivo, porém, mais pesquisas são necessárias para investigar essa possível ligação.

Pode melhorar o humor e o sono de algumas pessoas

Evidências limitadas sugerem que suplementos de alecrim em doses elevadas podem ajudar a melhorar o humor e a qualidade do sono de adultos saudáveis.

Um pequeno estudo de 2017 demonstrou que a ingestão diária de 1.000 mg de alecrim, durante 1 mês, ajudou a reduzir os sintomas de ansiedade e depressão, e melhorou a qualidade do sono de estudantes universitários, em comparação com um tratamento com placebo.

Advertências sobre o alecrim

Embora o consumo de alecrim e o uso de seu óleo essencial na aromaterapia sejam seguros, podendo oferecer alguns benefícios para a saúde, não se deve tomar suplementos de alecrim em doses elevadas (ou óleo essencial), sem consultar um médico ou profissional de saúde qualificado antecipadamente.

Suplementos de alecrim têm o potencial de causar efeitos colaterais e interagir com certos medicamentos. Se estiver grávida, amamentando ou tiver uma condição médica, ou estiver tomando um ou mais medicamentos, evite suplementos de alecrim – a menos que sejam especificamente recomendados por um profissional de saúde qualificado.

Embora o uso culinário do alecrim seja seguro, você sempre deve consultar um profissional de saúde antes de experimentar novos suplementos ou tratamentos.

Deixe um comentário